GMT Performance

Membros
  • Total de itens

    267
  • Registro em

  • Última visita

  • Days Won

    5

GMT Performance last won the day on Junho 22 2023

GMT Performance had the most liked content!

Sobre GMT Performance

  • Rank
    Piloto de Kart
  • Data de Nascimento 07/06/92
  1. Queria entender o porque de usar um pistão que tem 4 cavas como o das Hornet... Se a intenção é taxa, faz um Special Order logo. A AFP, por exemplo, já faz eles com cabeça plana pro 1.6. Se mandar as medidas, é bem provável que façam pro 1.0. E tem outra coisa, se duvidar o volume das cavas das válvulas ainda é maior que o volume da cava do pistão original. O que isso significa? Que ao invés de aumentar você corre o risco de diminuir a taxa de compressão. Sem contar que ela, originalmente, já é bem alta... O buraco é bem mais embaixo... Gabriel Tavares GMT Performance (61) 8131-7736
  2. Os slots dos discos servem para dissipar melhor o calor. Já o kevlar das pastilhas aumenta a "resistência" à fadiga das mesmas - em outras palavras elas aguentam regimes de trabalho mais intensos que as originais. O ponto fraco é a vida útil, normalmente baixa. Quanto à adoção dos discos traseiros... Acredito que não implicaria na funcionalidade do ABS, uma vez que ele só corrigiria a frenagem quando ouvesse diferença de velocidade entre as rodas. Abraço Gabriel Tavares GMT Performance (61) 8131-7736
  3. Nada cara, tá tranquilo! Abraço! Gabriel Tavares GMT Performance (61) 8131-7736
  4. "Morgan Freeman", Respeito sua opinião. Quanto ao fato de "se vc nao curtir o serviço de alguem nao vai poder reclamar? Cade o cdc?", acho que ficou bem claro que o problema não foi esse. Mas enfim, acho que esta discussão já foi tão longe que o próprio tópico acabou perdendo a finalidade para o qual foi criado. Abraço! Gabriel Tavares GMT Performance (61) 8131-7736
  5. Zamai, Agradeço o reconhecimento cara! Infelizmente é assim, não dá para agradar todo mundo... De qualquer forma, obrigado novamente. Precisando, estamos aí! Abraço! Gabriel Tavares GMT Performance (61) 8131-7736
  6. Agradeço o reconhecimento Kiko! Precisando de qualquer coisa, só falar! Abraço Gabriel Tavares GMT Performance (61) 8131-7736
  7. Se você prefere ser irônico ao invés de responder o que eu escrevi, ok.
  8. Bom, vamos lá... “Relaxa cara... não é nada pessoal. É tudo objetivo. São as visões de outros preparadores mais experientes, um pouco. Tem que dar o braço a torcer por eles... aprender com eles. Ser humilde e absorver mais conhecimento. Cabeçote mexido de EA 111, dutos polidos e novos ângulos nas sedes de válvulas não rendem quase nada, no máximo um pouquinho de torque, pois a injeção corrigiu e não deu nada de cavalaria!!! E isso com absurdos 1,3 mm de rebaixamento, no limite. (eu vi os testes em dinamômetro de um Polo)” Eu gostaria de saber em qual comentário eu citei que não aceitaria a opinião de outros preparadores. Uma das coisas que eu mais falei contigo era a de que cada preparador tem uma “linha de trabalho” específica. Se as pessoas com quem falou defenderam até o fim o uso de remapeamento de injeção mesmo quando se quer extrair o máximo do potencial de um motor, ótimo. Isso é a opinião deles. Meu jeito de trabalhar é outro, e se você discorda, você tem total liberdade de procurar profissionais que você julgue como melhor capacitado. “Não levei pro lado pessoal. Mas vc já criticou o trabalho de outro preparador sob argumento de que tem crédito por fazer um curso voltado na área e embasar tudo em cálculos, ao contrário do cara que não tinha o curso. Lembra? Jovânia da MotorState? E não foi em tópico nenhum. Foi pessoalmente. Não me deixe mentir... Outra coisa... Sabe porque você se defendeu assim? Pois sabe que é verdade, afinal deixei este comentário em específico na terceira pessoa do plural (sujeito indeterminado) pra realmente dar a entender que alguém falou e sem falar quem!” Lembro, lembro sim. E continuo defendendo o uso de cálculos a fim de embasar qualquer tipo de preparação. Querer “chutar” o diâmetro das linhas, a vazão dos bicos ou a pressão da bomba, por exemplo, apenas porque foi feito em outro carro e deu certo é querer cair no método da “tentativa e erro”. E isso, me desculpe, mas é burrice. Se você prefere confiar o SEU dinheiro em ‘profissionais’ assim, vá em frente. O que eu posso te garantir é que em QUALQUER carro que eu for mexer, eu provarei com cálculos o porquê de cada peça e o porquê de se fazer cada modificação. Ah, e antes que esqueça, eu me defendi assim porque acho um absurdo querer falar “... na terceira pessoa do plural (sujeito indeterminado)...” ao invés de se dirigir/citar a pessoa em questão. Em algumas culturas, inclusive, é considerado educação o “falar na cara”. “Eu nunca falei aqui que eu esperaria que o cabeçote me traria um rendimento 100% do MEU esperado! E até vc se queixou do pouco rendimento extraído do seu carro, a ponto de me falar que ele ficou "espertinho" e que ia mexer em muito mais, até atingir seu 200 cv no aspro. Porém tenho ciência que me deixou clara a necessidade de escapamento, bicos, reprogramação etc. O tal stage 2! Mas também vc mesmo não sabia que apenas isso seria tão pouco ou insignificante!!!???” Calma, agora você foi quem entrou em contradição. Eu, EU mesmo te falei que no estágio 2 do seu carro a gente poderia partir para algumas opções, que seriam, e deixo bem claro, o uso do Piggyback da HIS ou a possível reprogramação da central do seu carro. Lembra? Mas não para por aí. Para chegar nos +/- 150 cv que na época você queria, eu deixei bem claro que, além do cabeçote, partiríamos para, no mínimo, um comando, uma polia regulável, um escapamento e, citando novamente, um retrabalho na parte de injeção do seu carro – o que poderia vir a ser a instalação do módulo vendido pela HIS ou até mesmo a reprogramação. Você mesmo chegou a ir na LENZA, situada no SOF Norte para ver o preço e os ganhos de torque e potência, mas comentou comigo que o próprio responsável pelo serviço defendeu a idéia (burra e irresponsável) de que rebaixar um cabeçote não traria aumento na taxa de compressão (!). Lembra disso também? Logo, se eu lhe passei um projeto simplificado para o seu carro em específico, é nítido que eu tinha e ainda tenho a consciência dos ganhos que iriam ter, mas como você mesmo me falou na época, você estaria sem dinheiro e não iria prosseguir com a preparação. “Não adianta vc ficar emburrado pq eu disse que a potência ficou insignificante... Tem que aprender e ouvir críticas, independente de ser constrututiva. Se toda vez que ouvir uma se emburrar, ninguém mais vai querer seus serviços. Outra coisa... CUIDADO! Vc tem que provar todos os dias para seu cliente a qualidade do seu serviço. Senão pode mudar de ramo. Pessoas que pensam assim não vão pra frente. Aliás, seu serviço é de excelência. Elogio muito ele para os colegas do fórum. É cuidadoso, caprichoso. É inteligente e tudo mais. Mas aprenda a ouvir críticas, cara... Sobre o cabeçote! O Carro ficou esperto em médias e só. Não ganhou nada em aceleração e nem em final. Se um cabeçote aplainado, dutos mexidos, novos ângulos, escape sem catalisador e filtro esportivo rendeu 1,5 kgfm e nenhum cavalos, não era no meu gol que apenas o cabeçote ia aparecer alguma coisa a mais.” Na verdade não sou eu que preciso aprender a ouvir críticas, mas você que precisa ler e compreender o que está lendo. Interpretação de texto é um dos itens essenciais para quem estuda para concursos, como você. Deveria saber disso... E quanto a provar... Companheiro, eu preciso provar meu serviço para clientes meus, não para pessoas que me mostram com o que escrevem que não tem confiança no meu trabalho. “Cliente” assim eu prefiro manter longe. Não é porque eu presto um serviço ao público que eu tenho que me sujeitar a todas as vontades e acatar tudo o que falam como verdadeiro. Em relação ao cabeçote... Acho que já comentei o suficiente a respeito da necessidade de mais peças e etc. “Vou só citar um trecho de quem diz que não é necessária uma FT pra se tirar o máximo, ok? E que não é necessário TIRAR as partes eletrônicas pra facilitar o controle e diminuir os gastos e quem nem sempre é necessário módulo suplementar pra se chegar onde quer (no máximo). Mais uma coisa! Não contesto o seu conhecimento, mas há muito mais por traz da cortina. ...” “Sério, me responda o que você entende de “máximo rendimento”? De novo cara, às vezes parece que eu explico mas você não quer prestar atenção... Eu não digo que alterar os mapas de injeção não trazem ganhos. Eles trazem, mas os ganhos são limitados. Você já viu algum carro nacional acima dos 500 cv usando gerenciamento original remapeado? Não, e porque? Porque simplesmente existe um limite tecnológico neste tipo de retrabalho. O que eu digo é que, mesmo em carro de relativa potência equipados com turbo compressores, mas que antes eram aspirados, você precisaria de outros eletrônicos para ter uma leitura correta por parte da injeção original. Não adianta cara, não tem muito pra onde fugir. Por mais que se diga que foi apenas reprogramação, tente observar melhor – os carros onde são adaptados turbos ou outros tipos de compressores e são ditos como “reprogramados, existe, no mínimo, chip’s que possuem funções de clampers já integradas neles. “E não queremos tirar o máximo, fazemos o q funciona, o máximo nesse carro... Ele quebra, não agüenta... A pressão ai é 0,6 -0,7 e 190cv , mais nada, Ok." Você sabe o porque dele quebrar? A primeira coisa é o coletor de admissão. De plástico, não suporta pressões maiores que 0,9. Só isso já limita bastante o projeto. Quebra porque girando mais as válvulas do cabeçote flutuam, uma vez que as molas originais não dão conta do recado. Quebra porque os tuchos hidráulicos não aguentam pancada a vida inteira. Enfim, quebra porque não existem peças prontas pro EA111, e como ninguém quer “brincar” de desenvolver peça e testar os limites, comentam apenas isso, que se faz apenas o que funciona. Isso, pra mim, é querer ser sempre o mesmo, não ter diferencial algum, querer fazer sempre a mesma coisa sem buscar nada mais de novidade. Isso não é avançar, isso é estagnar. “É isso... não ache que só uma FT ou similar da vida extrairá e dará essa margem toda de esperado. Há quem já foi mais fundo!!! E vamos respeita quem tem + de 30 ano de mercado, nome reconhecido e mexe com carro na casa dos milhões. E não fica bravo... use isso como conhecimento!” Enfim, eu falo do que eu faço; você fala do que ouve vários dizendo. Julgue da forma que quiser. Gabriel Tavares GMT Performance (61) 8131-7736
  9. Se você prefere levar para o lado pessoal, tudo bem. Peço apenas que você leia todos as páginas do tópico e preste especial atenção aos comentários feitos por mim. Fazendo isso, perceberá que em momento algum eu quis me promover como sendo melhor ou pior que qualquer preparador existente, a ponto de ter que usar o curso que faço como argumento para defender minhas ideias. Aliás, quem tocou nesse assunto indiretamente no comentário foi você. Outro ponto é que eu, meu amigo, não tenho que te provar nada. Eu tentei te explicar tranquilamente algo que eu vejo muitas pessoas confusas, mas se você prefere ser irônico a ponto de fazer comentários deste tipo... Acho que não é de hoje que você não "vai com a cara" dos meus serviços. E este é um direito seu. Se você prefere confiar o pouco dinheiro investido no motor do seu carro em outro preparador, a única coisa que eu posso fazer é torcer para que aproveite ao máximo a (possível) potência extraída. Porém, eu preciso deixar claro aqui que desde aquela vez que eu fiz o cabeçote do seu carro eu lhe expliquei que apenas "taxar" ele não seria suficiente para obter 100% de aproveitamento do potencial dele. Inclusive eu já comentava contigo a respeito do uso de Piggybacks naquela época. Por fim, pra gente não perder mais tempo discutindo coisas pessoais e elevando o tópico à uma discussão infundada (da sua parte), comento que os módulos com características de serem ECU's de gerenciamento paralelo e mútuo ao módulo de injeção original não possuem quaisquer visor ou monitor. Gabriel Tavares GMT Performance (61) 8131-7736
  10. Quem não entende de módulos de injeção e ignição suplementares (Fueltech, Pandoo, Injepro, Megasquirt...) demonstra não ser um profissional capacitado para realizar qualquer dimensionamento e acerto de um motor preparado. Se alguém mexer nos mapas de injeção por pura "curiosidade", é sinal de irresponsabilidade, pois assume-se o risco de mexer em algo que não se conhece. Lembro apenas que já existem módulos que bloqueiam o acesso aos mapas de injeção/ignição por meio de senhas. Uma breve pesquisa no mercado a respeito das funções dos produtos oferecidos esclareciam isso. "E se tem quem prometa e comprove deixar o carro com acelerador e injeção originais, além do PC de bordo, e a mesma potência, torque esperados e sem delay... pra que vou investir em FT? É carro pra rua... imagina "arrancar" esses itens de um Jettão? É literalmente retroceder!!!" Prometem até um certo ponto. É impossível, por exemplo, usar uma injeção original reprogramada sem ao menos 1 clamper em carros que recebam pressão positiva no coletor de admissão (uso de turbinas, blowers, ...). Você pergunta o porque de investir em módulos suplementares, e eu te respondo com outra pergunta: porque não ganhar facilidade de acerto e flexibilidade? 'Retroceder' é querer andar limitado. Por fim, existem também módulos denominados "Piggyback", que funcionam em conjunto com a injeção original mas possuem recursos de acerto masi avançados do que os conseguidos apenas com remapeamento. Gabriel Tavares GMT Performance (61) 8131-7736
  11. As pessoas tiram acelerador eletrônico pelo fato de "facilitar" o controle e diminuir os gastos, mas já existem módulos suplementares para o controle dela no mercado. Outro ponto é que "tiram" a injeção pelo simples fato de que, mesmo com uma ótima reprogramação, não se chega nem a 70% dos recursos e funções que um módulo de injeção/ignição suplementar traz. Cuidado, na verdade você precisa de mais conhecimento teórico e prático para instalar e acertar uma Fueltech do que para sair reprogramando centrais originais. Gabriel Tavares GMT Performance (61) 8131-7736 Não sei te dizer se perde a funcionalidade pois nunca montei um que possuísse i-Motion. Importar uma injeção seria mais caro que montar uma Fueltech completa. Dê uma olhada no "www.megasquirtracing.com.br". Abraço Gabriel Tavares GMT Performance (61) 8131-7736
  12. Lembra que dá para recondicionar o compressor, o que sai muito mais em conta. Abraço Gabriel Tavares GMT Performance (61) 8131-7736
  13. Vai precisar de Injeção Programável sim, ainda mais se usar bico auxiliar. Só reprogramar a central original e usar clampers não vão deixar o carro "redondo". Abraço Gabriel Tavares GMT Performance (61) 8131-7736
  14. Preparação é adaptação. Tudo dá, depende apenas do bolso e da vontade. Querer extrair potência de um 1.0 é possível? Sim, mas lembra que o trabalho vai ser maior. Quanto ao supercharger, o usado nos Fiesta é muito pequeno. Você teria que optar por um M30 ou algo do tipo. Precisaria estudar a potência que você quer e a pressão de trabalho - os M24 já trabalham no limite praticamente. Usar o coletor original eu acharia arriscado: mais cedo ou mais tarde ele vai abrir, mesmo com pouca pressão. Gabriel Tavares GMT Performance (61) 8131-7736