M.P.T.

Consumo elevado de óleo lubrificante

29 posts neste tópico

Boa tarde galera, tenho um Gol.

O meu problema já é uma novela e preciso da opinião de vocês.

 

Comprei e já fui logo trocando óleo filtros, velas, cabos, limpeza de bicos, antichamas e tudo mais.

De cara já coloquei helix semi-sintético 15w40 por ser mais barato e foi aí onde tudo começou.

Me assustei ao ver com alguns kms (não sei quantos) ele baixou um tanto considerável na vareta do óleo.

Levei a oficina e estava vazando na tampa do bujão do cárter. Foi trocada e completado o óleo.

Continuou baixando e eu completando. A cada mil km baixava 500ml.

Outro bom mecânico me indicou completar com Barhdal B12, mas não adiantou nada.

 

Fui em várias oficinas e todas me disseram que esse carro tem esse problema crônico. Todos me disseram que o carro não está "queimando óleo" devido a alguns testes deles.

Mudei pro óleo lubrax 10w40 e continuou baixando 500ml a cada mil km.

 

 

 

Ai fica minha dúvida, todos disseram que meu motor ta bom, tem barulho de novo, nunca foi aberto e no manual consta esse consumo.

 

O que fazer?? Alguém pode me ajudar?!

Editado por M.P.T.
Rafael Fardin curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rapaz complicado hein...nunca ouvi falar que o G5 tinha esse problema crônico...

No entanto, coloco no meu o óleo recomendado pela Volks que é 5W 40...Sintético..

 

Às vezes queremos economizar no óleo e acabamos tendo prejuízos depois...

 

Não estou dizendo que esse é o seu problema...Mas, fica a dica em relação ao tipo de óleo...

E, vamos aguardar mais respostas...

 

Abç!! 

M.P.T. curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O óleo recomendado é o 5W40 mesmo. O meu também baixa, mas é pouco, entre as trocas de óleo, que faço a cada 5 mil km. Agora a pouco fiz descarbonização do motor, que estava bem sujo. Até o consumo melhorou. Meu cunhado tem um Linea, que baixa 1 litro a cada 1500 km, e a Fiat disse ser normal.

 

Eu acho estranho, mas não resulta nenhum problema no carro.

Rafael Fardin e M.P.T. curtiram isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O óleo recomendado é o 5W40 mesmo. O meu também baixa, mas é pouco, entre as trocas de óleo, que faço a cada 5 mil km. Agora a pouco fiz descarbonização do motor, que estava bem sujo. Até o consumo melhorou. Meu cunhado tem um Linea, que baixa 1 litro a cada 1500 km, e a Fiat disse ser normal.

 

Eu acho estranho, mas não resulta nenhum problema no carro.

Opa, bom dia.

O seu baixa quanto aproximadamente em cada troca? Qual a marca do óleo que vc usa?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Desculpe a sinceridade, mas sê um "mecânico" mandar você jogar gasolina no carro e tacar fogo você vai fazer???

 

Para tratar a manutenção do seu carro dessa forma é bom reservar uns 4,5 mil por ano somente pra refazer do motor todo ano.

M.P.T. curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Desculpe a sinceridade, mas sê um "mecânico" mandar você jogar gasolina no carro e tacar fogo você vai fazer???

 

Para tratar a manutenção do seu carro dessa forma é bom reservar uns 4,5 mil por ano somente pra refazer do motor todo ano.

 

Não é bem assim também. O negócio é que já não sei mais o que fazer...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não é bem assim também. O negócio é que já não sei mais o que fazer...

O carro apresenta defeitos de uso por causa do consumo de óleo?

M.P.T. curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito estranho isso, se seu carro estar consumindo esse oleo todo, deve ter vestigios de oleo na sonda lambda,velas, na saida do escapamento e quando acelera deve sair uma fumaça pelo escapamento.

Se nao tiver esses vestigios no seu carro, deve ter um vazamento embaixo do carro que vc ainda nao achou.

 

 

 

(Obs: sempre usei 15w40 sn semi-sintetico e nunca tive problemas.....)

M.P.T. curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O carro apresenta defeitos de uso por causa do consumo de óleo?

O carro me aparenta estar normal. Consumo está bom e tudo mais.

O que seria esses defeitos de uso?

Muito estranho isso, se seu carro estar consumindo esse oleo todo, deve ter vestigios de oleo na sonda lambda,velas, na saida do escapamento e quando acelera deve sair uma fumaça pelo escapamento.

Se nao tiver esses vestigios no seu carro, deve ter um vazamento embaixo do carro que vc ainda nao achou.

 

 

 

(Obs: sempre usei 15w40 sn semi-sintetico e nunca tive problemas.....)

Pior que não apresenta nenhuma dessas coisas que vc falou.

Vazamento só teve no inicio quando não colocaram direito a tampa do cárter.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
O carro me aparenta estar normal. Consumo está bom e tudo mais. O que seria esses defeitos de uso?

 

Falhas, dificuldade para pegar, carro preso, ETC. Se o carro está normal, não tem porque se preocupar.

Já tentou usar o óleo 5W40 e testar o consumo de óleo? É mais fino, mas é o recomendado. 

M.P.T. curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Falhas, dificuldade para pegar, carro preso, ETC. Se o carro está normal, não tem porque se preocupar.

Já tentou usar o óleo 5W40 e testar o consumo de óleo? É mais fino, mas é o recomendado. 

 

Não não, o carro ta 100% nesse sentido.

Ainda não usei o 5W40 justamente por ser bem mais fino e facilitando ainda mais a queima..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quando procurei uma oficina para fazer a descarbonização, uma das empresas condenou o meu motor. Estava batendo pino e etc. defeitos. Levei até na CC para fazer testes, e nada foi encontrado, o motor estava zerado.

 

Baixar óleo pode ser um vício do motor, mas se não acarreta outros defeitos, não deve ser nada grave.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como pode tanto óleo sumir e não deixar vestígios?

Consumo de óleo é normal em quase 90% dos motores, até o manual cita isso...

Sobre usar o 20w50 acho muito grosso, por assim dizer, eu usaria o 15w50 semi sintético, pois vai melhorar na partida com motor frio.

Realmente sua região é muito quente e óleo fino deve consumir mais rápido sim.

Amigo, mande passar um pente fino visual no motor, e mande retirar as velas para ver se estão encharcadas ou com aspecto úmido, assim vai achar para onde está indo todo esse óleo...

Abç

Rafael Fardin e biguia curtiram isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como pode tanto óleo sumir e não deixar vestígios?

Consumo de óleo é normal em quase 90% dos motores, até o manual cita isso...

Sobre usar o 20w50 acho muito grosso, por assim dizer, eu usaria o 15w50 semi sintético, pois vai melhorar na partida com motor frio.

Realmente sua região é muito quente e óleo fino deve consumir mais rápido sim.

Amigo, mande passar um pente fino visual no motor, e mande retirar as velas para ver se estão encharcadas ou com aspecto úmido, assim vai achar para onde está indo todo esse óleo...

Abç

Complicado viu, aparentemenaté tudo Ok segundos os mecânicos. Velas secas e etc.

Por onde está indo esse óleo?!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

15w-40? 20w-50???? Nenhuma surpresa você estar com problemas com seu G5. Motor EA111 gosta mesmo é de filtro de óleo, óleo sintético ou semi 5w40 ou 10w40, API SN a cada 5 mil km.

Quando trocou o antichamas, ele estava em péssimo estado? Com esses horríveis óleos que você vem usando, pode ser excesso de borra no motor. Já olhou sua tbi/caixa e filtro de ar? Podem estar bem melados de óleo e ser um dos sintomas da borra!

Editado por kaallrose

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

15w-40? 20w-50???? Nenhuma surpresa você estar com problemas com seu G5. Motor EA111 gosta mesmo é de filtro de óleo, óleo sintético ou semi 5w40 ou 10w40, API SN a cada 5 mil km.

Quando trocou o antichamas, ele estava em péssimo estado? Com esses horríveis óleos que você vem usando, pode ser excesso de borra no motor. Já olhou sua tbi/caixa e filtro de ar? Podem estar bem melados de óleo e ser um dos sintomas da borra!

Sim, ele já estava quase totalmente obstruído, mas já veio assim do antigo dono.

Já foi verificado todos esses itens e todos se mostraram em perfeitas condições.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim, ele já estava quase totalmente obstruído, mas já veio assim do antigo dono.

Já foi verificado todos esses itens e todos se mostraram em perfeitas condições.

 

Troque seu óleo por um de API SN 5w40  e faça mais uma troca antecipada com 3 mil km. Verifique se tem vazamento na tampa de óleo e troque o defletor de óleo ( anti-chamas ).

 

Depois dessa kilometragem é recomendado fazer trocas com 5 mil km, pois o óleo já fica no nível de troca.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Troque seu óleo por um de API SN 5w40  e faça mais uma troca antecipada com 3 mil km. Verifique se tem vazamento na tampa de óleo e troque o defletor de óleo ( anti-chamas ).

 

Depois dessa kilometragem é recomendado fazer trocas com 5 mil km, pois o óleo já fica no nível de troca.

Opa, obrigado pela dica, mas seria um sonho se algum óleo durasse pelo menos 2mil km sem a vareta ir do máximo ao mínimo..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim, ele já estava quase totalmente obstruído, mas já veio assim do antigo dono.

Já foi verificado todos esses itens e todos se mostraram em perfeitas condições.

 

Obstruído? Melhor abrir o motor para limpar, passar a usar o óleo correto e talvez resolva seu problema!

Se conhecer alguma oficina que tenha câmera endoscópica, manda dar uma verificada antes de abrir.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pelo que estou notando a borra tomou de conta do motor, o ideal, seria mandar descarbonizar tudo e quando montar colocar o 5w40 especificado e acabar com essa salada..

Rsrsrs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pelo que estou notando a borra tomou de conta do motor, o ideal, seria mandar descarbonizar tudo e quando montar colocar o 5w40 especificado e acabar com essa salada..

Rsrsrs

Aparentemente não há borra.. Como faço pra saber ainda certo?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aparentemente não há borra.. Como faço pra saber ainda certo?

Tira uma foto do bocal de abastecimento de óleo pra galera dar uma olhada aqui. Se puder, tire a chapinha defletora que fica nesse mesmo bocal.

Enviado de meu XT1069 usando Tapatalk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia galera, desculpe o meu sumiço.

Sem saber o que fazer e infinitos mecânicos dizendo que meu motor estava bom e que era normal o G5 1.0 baixar óleo resolvi vender o carro.

Editado por M.P.T.
biguia curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia galera, desculpe o meu sumiço.

Sem saber o que fazer e infinitos mecânicos dizendo que meu motor estava bom e que era normal o G5 1.0 baixar óleo resolvi vender o carro.

Estava com 55.500km rodados.

Hoje estou com um Gol G6 1.6 prata Trend 2013.

Que maravilha! E esse não tá com o problema que disseram ser "normal" de baixar óleo né?
Rodrigolm curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar Agora