adenilson707

ADITIVOS - (óleo, gasolina, radiador) - Discuta Aqui

236 posts neste tópico

Boa noite pessoal.

 

Fiz uma revisão por conta no meu Gol G5 1.6 Power ontem. Um dos itens foi a limpeza e troca do líquido de arrefecimento, colocando aditivo (o rosa, que segundo o mecânico seria o G12).

Chegando em casa, abri o capô e reparei que o radiador estava VAZIO, apenas com meio dedo do líquido rosa. Entrei em contato na hora com a oficina em que fiz a revisão (autorizada da Porto Seguro aqui na minha cidade). O mecânico me informou que eu não precisava me preocupar, pois era normal, uma vez que o líquido estava circulando por todo o sistema do carro em virtude da troca e que após umas 3 horas com o carro desligado esfriando, o líquido retornaria para o radiador.

Nesse sentido, na manhã seguinte fui verificar e para minha surpresa estava do mesmo jeito, praticamente vazio!

Voltei na oficina, e o mecânico completou com água apenas, dizendo ser normal, alegando que já estava circulando no carro 2 litros de aditivo. Ele afirmou que fica assim, pois quando se faz a limpeza, acaba entrando ar no sistema tb, mas após completar com água fica normal.

 

Desculpe o longo texto, mas alguém já passou por isso? Será que é normal mesmo como o mecânico falou? E por fim, será que foi colocado o aditivo na proporção correta (40% para 60% de água)?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa noite pessoal.

 

Fiz uma revisão por conta no meu Gol G5 1.6 Power ontem. Um dos itens foi a limpeza e troca do líquido de arrefecimento, colocando aditivo (o rosa, que segundo o mecânico seria o G12).

Chegando em casa, abri o capô e reparei que o radiador estava VAZIO, apenas com meio dedo do líquido rosa. Entrei em contato na hora com a oficina em que fiz a revisão (autorizada da Porto Seguro aqui na minha cidade). O mecânico me informou que eu não precisava me preocupar, pois era normal, uma vez que o líquido estava circulando por todo o sistema do carro em virtude da troca e que após umas 3 horas com o carro desligado esfriando, o líquido retornaria para o radiador.

Nesse sentido, na manhã seguinte fui verificar e para minha surpresa estava do mesmo jeito, praticamente vazio!

Voltei na oficina, e o mecânico completou com água apenas, dizendo ser normal, alegando que já estava circulando no carro 2 litros de aditivo. Ele afirmou que fica assim, pois quando se faz a limpeza, acaba entrando ar no sistema tb, mas após completar com água fica normal.

 

Desculpe o longo texto, mas alguém já passou por isso? Será que é normal mesmo como o mecânico falou? E por fim, será que foi colocado o aditivo na proporção correta (40% para 60% de água)?

 

Troca de mecânico. Não é normal entrar ar no sistema,  se tem ar ele tem que tirar. E outra, tem que estar sempre no nível, o sistema é selado, não tem como baixar e subir nível do nada.

 

Abs!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Troca de mecânico. Não é normal entrar ar no sistema,  se tem ar ele tem que tirar. E outra, tem que estar sempre no nível, o sistema é selado, não tem como baixar e subir nível do nada.

 

Abs!!

Obrigado pela resposta Dogg.

Então quer dizer que não tem nada haver o que ele disse que após a limpeza e troca do líquido de arrefecimento, este fica circulando pelo sistema e após o resfriamento do carro por 3 horas o líquido retorna ao radiador? É isso mesmo?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela resposta Dogg.

Então quer dizer que não tem nada haver o que ele disse que após a limpeza e troca do líquido de arrefecimento, este fica circulando pelo sistema e após o resfriamento do carro por 3 horas o líquido retorna ao radiador? É isso mesmo?

 

Exato! o fluido se mistura a água (no gol não sei a proporção, mas a maioria é 40% aditivo e 60% água ), logo forma um mesmo volume. Como eu disse, o sistema é selado, o que pode ocorrer é quando quente aumentar um pouco o volume do reservatório ( por isso tem o limite máximo ), mas nunca ficar sem água/aditivo.

 

Abs!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Exato! o fluido se mistura a água (no gol não sei a proporção, mas a maioria é 40% aditivo e 60% água ), logo forma um mesmo volume. Como eu disse, o sistema é selado, o que pode ocorrer é quando quente aumentar um pouco o volume do reservatório ( por isso tem o limite máximo ), mas nunca ficar sem água/aditivo.

 

Abs!!

Entendi. Obrigado pela dica.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fiz a troca do liquido de arrefecimento na terça feira e coloquei um aditivo diferente dos que são mencionados aqui, é o Valeo Protect Ultra- Aditivo Organico concentrado na cor rosa, fiz troca usando 2 litros deste produto e o restante com agua limpida e sem cloro, alguem ja usou o mesmo ? estou apostando no mesmo pois trata-se da Valeo fabricante de radiadores.post-11339-0-69166300-1363955859_thumb.j

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fiz a troca do liquido de arrefecimento na terça feira e coloquei um aditivo diferente dos que são mencionados aqui, é o Valeo Protect Ultra- Aditivo Organico concentrado na cor rosa, fiz troca usando 2 litros deste produto e o restante com agua limpida e sem cloro, alguem ja usou o mesmo ? estou apostando no mesmo pois trata-se da Valeo fabricante de radiadores.attachicon.gifIMGP0001.jpg

 

Tenho um desses guardado, nunca usei, sempre usei Paraflu.

 

Mas velho, da uma lida, se tiver "mono etilenoglicol" tá valendo, é o que faz aumentar a temperatura de ebulição da água e previne contra corrosão do sistema. parece besteira, mas tem aditivos que quase 90% da composição é água, aí é triste ..

 

Abs!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tenho um desses guardado, nunca usei, sempre usei Paraflu.

 

Mas velho, da uma lida, se tiver "mono etilenoglicol" tá valendo, é o que faz aumentar a temperatura de ebulição da água e previne contra corrosão do sistema. parece besteira, mas tem aditivos que quase 90% da composição é água, aí é triste ..

 

Abs!!

Boa noite, sim ele tem monoetilenoglicol, inibidores organicos,corante(rosa), componente anticorrosivo e agua desminerazalida, andei verificando mais e as informações foram ótimas de mecanicos e até de uma distruibuidora Visconde de radiadores, por enquanto senti que o carro ta andando bem sem problemas, e aqui é muito quente e ja senti no ponteiro de temperatura que com ele demora um pouco mais a subir, na embalagem diz a cada 150 mil kms trocar ele, troquei agora com 67 mil, obrigado pela atenção, valeu a informação.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

<br /><br />sim, tem bastante garantia pela frente ainda.<br /><br />mas como eu falei são apenas alguns milímetros, coisa que passaria despercebido por pessoas menos detalhistas. e além disso, não tenho nenhum problema de aquecimento, meu motor estabiliza em 90 graus cravado. <br /><br />minha segunda revisão é em abril, não acha que dá pra esperar ? até porque não sei qual o líquido original...<br />Bom, já que é pouca coisa dá pra esperar, só não esqueça e claro de pedir na hora pra que chequem o sistema de cima a baixo, pois não é normal abaixar. E outra, cuidado, pois o ponteiro que mede a temp da água engana, é igual ao velocimentro, marca 100 mas você está a 90; a temp. no ponteiro pode estar 90 graus, mas na realidade está a 95 ou 100...claro nada que vá criar problemas, é só uma observação, o que não pode é passar disso.

<br /><br />agora é oficial... já abaixou um dedo do mínimo. mas o ponteiro do painel nao passa de 90 e leitor OBD oscila entre 85 e 99. quinta feira estou levando na revisao. <br /><br /><br />Sent from my iPad using Tapatalk HD

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa tarde galera!

Devo pegar meu goleta hoje! (1.0 Trend 09/10)

Então...

Qual óleo de motor devo usar na troca?

Trocar de quantos em quantos km rodados?

Qual a calibragem correta dos pneus?

E no visual, o bichim ta sem as calotas, então deixo sem ou compro novas? O carro é prata.

 

Minha sugestão:

 

Use os os fluidos recomendados pelo manual, tanto na especificação quanto na periodicidade da troca.

Nos pneus também, use a calibragem indicada.

A não ser que o carro seja mexido, aí muda tudo...

Vi aqui no fórum mesmo os manuais para download.

Afinal a fábrica testou isso tudo pra você... aproveite!

 

Abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pow,

 

Fui hoje fazer a limpeza e a troca do líquido de arrefecimento do meu carro e o cara só colocou 1 litro de aditivo. Falei pra ele que acho que é pouco, mas ele disse que é a quantidade correta.

 

Fiquei desconfiado que a quantidade está incorreta, visto que a limpeza dá o aditivo grátis.

 

E aí galera?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pow cara.. eu também acho que é pouco também... pois acho.. e não tenho certeza que o GOL pega de 4~6 litros de água no arrefecimento.. a parada agora é só confirmar essa minha afirmação..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pow,

 

Fui hoje fazer a limpeza e a troca do líquido de arrefecimento do meu carro e o cara só colocou 1 litro de aditivo. Falei pra ele que acho que é pouco, mas ele disse que é a quantidade correta.

 

Fiquei desconfiado que a quantidade está incorreta, visto que a limpeza dá o aditivo grátis.

 

E aí galera?

 

 

Pow cara.. eu também acho que é pouco também... pois acho.. e não tenho certeza que o GOL pega de 4~6 litros de água no arrefecimento.. a parada agora é só confirmar essa minha afirmação..

Falae Alex e Douglas, blz?

 

Comigo fizeram parecido na oficina da Porto Seguro de minha cidade. Disseram ter colocado 2L de aditivo. Cheguei em casa o carro tava seco (apenas um dedo do aditivo rosa). Liguei na mesma hora relatando o ocorrido e reclamando. Disseram que era normal entrar um pouco de ar após a troca e como o carro estava quente com o liquido circulando, após 4 horas como carro desligado, retornaria ao nível normal.

Não foi o que ocorreu, no dia seguinte estava do mesmo jeito, cheguei na oficina e completaram com água até o nivel máximo. Questionei sobre a quantidade de aditivo e me disseram que estava correto, ou seja, os 2L que alegam ter colocado.

Hoje, passado mais de um mês, o carro parece normal e o nível do líquido no radiador está no mínimo. Venho monitorando e não está abaixando do mínimo, vem mantendo lá.

 

Resumindo, achei muito estranho esse fato ocorrido, bem como a explicação que me deram, sendo assim decidi não voltar mais lá para fazer as manutenções do carro.

 

Não esclareci muito a dúvida de vcs, mas apenas estou compartilhando o que o mecânico do meu carro disse, ser correto 2L de aditivo.

 

Valeu.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado José Alexandre.


Agora alguém sabe a quantidade de água misturado com aditivo cabe no sistema de arrefecimento?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

já tem um tópico excelente sobre a troca do fluido do arrefecimento indicando como fazer, quantidade etc. é só procurar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

já tem um tópico excelente sobre a troca do fluido do arrefecimento indicando como fazer, quantidade etc. é só procurar.

 

Achei o tópico.

 

Apesar de ter informações muito úteis, não tem nada que diz exatamente a quantidade que pega de água + aditivo no sistema de arrefecimento do Gol G5.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

sei que a proporção é de 60% Água (Desmineriizada) e 40% Aditivo

 

Isso o manual diz, só não diz a quantidade de litros dessa proporção...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aqui acabei de ver nesse site.. mais ja dá para ter uma noção de quando pega.. estou procurando um atualizado...

 

http://www.radiadoresrodrigues.com.br/dicas.htm

 

Pois é... uma pena que não tem do Gol G5.

 

E olha que já pesquisei bastante pela net e não encontrei nada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pois é... uma pena que não tem do Gol G5.

 

E olha que já pesquisei bastante pela net e não encontrei nada.

mais pode ter certeza que deve pegar de aditivo de 2~2,5 litros... pois pela tabela ja se tem uma noção que os motores pegam no total de 6~7.1 litros no total.. 

Editado por DouglasMDC

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

mais pode ter certeza que deve pegar de aditivo de 2~2,5 litros... pois pela tabela ja se tem uma noção que os motores pegam no total de 6~7.1 litros no total.. 

 

Pois é... então o cara que trocou o aditivo do meu colocou bem pouco de aditivo, visto que ele pos apenas 1 litro.

 

A sorte que o nível depois baixou e coloquei um pouco do que eu tinha guardado aqui de aditivo, que deve ter sido uns 600 ml.

 

Será que tem algum risco da proporção está abaixo do que manda o manual do Gol?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pois é... então o cara que trocou o aditivo do meu colocou bem pouco de aditivo, visto que ele pos apenas 1 litro.

 

A sorte que o nível depois baixou e coloquei um pouco do que eu tinha guardado aqui de aditivo, que deve ter sido uns 600 ml.

 

Será que tem algum risco da proporção está abaixo do que manda o manual do Gol?

Concerteza sim.. mais como não sabemos o quanto o sistema leva de líquido no total.. até para nós mesmo que queremos fazer a manutenção fica difícil... saber ao certo.. estou pesquisando a fundo aqui para ver se descubro o quanto de água pega no total...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Este aditivo presta? Sempre completei com o vermelho e na limpeza e troca do líquido foi colocado um da cor azul.

 

1358461035_474068155_1-Fotos-de--Promoca

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Este aditivo presta? Sempre completei com o vermelho e na limpeza e troca do líquido foi colocado um da cor azul.

 

1358461035_474068155_1-Fotos-de--Promoca

Vai no que é recomendado pela fabricante.. é mais jogo...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar Agora