Harq

Dimensionado para Gol G5 1.6

42 posts in this topic

Prezados,

Estou com a intenção de colocar um coletor de escape dimensionado do Giba Escapamentos de São Paulo.

Minha intenção é comprar pela Internet.

Alguém aqui já colocou?

Se colocou, pergunto vem os locais certos para colocar os dois sensores que existe no coletor de escape

original do Gol G5 1.6?

Dá para postar fotos? :D

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Harq sem querer desanimar vc mas quando tive um voyage sport coloquei um escap completo,coletor tubos de 2 polegadas e 2 JK...melhora o desempenho!...sim melhora! na minha humilde opinião é muita grana para pouco desempenho;vc já colocou velas e filtro esportivo...vai lá na nascar e coloca um chip...junto com uma polia regulável..acredito em uns 115 cavalinhos,com bem menos din din :mrgreen::mrgreen:

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ao invés de trocar o escape acho que pra motor original ha outras coisas que compensam mais como filtro inbox , chipe , velas iridium e assim vai como nosso amigo acima falou ...

abraço

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Harq sem querer desanimar vc mas quando tive um voyage sport coloquei um escap completo,coletor tubos de 2 polegadas e 2 JK...melhora o desempenho!...sim melhora! na minha humilde opinião é muita grana para pouco desempenho;vc já colocou velas e filtro esportivo...vai lá na nascar e coloca um chip...junto com uma polia regulável..acredito em uns 115 cavalinhos,com bem menos din din :mrgreen::mrgreen:

Márcio, vc fez esse upgrade (chip+polia) na Nascar? Vale a pena mesmo? É aquele valor que está no site deles mesmo (se nao me engano R$500)?

To afim de fazer no meu Power mas estou meio receoso se compensa mesmo.

valeu!

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Shiomi não fiz não ! mas acredito que sim,uns 500 de chip + uns 150 de polia...uns 10 cavalinhos por 650..700 reais :lol::lol:

Hoje uma "preparação" barata é isso chip,filtro,velas e uma polia regulável ahh um volante aliviado ajuda muito nas arrancadas.

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Tenho um Gol G5 1.6 Power 2011, K&N inbox, Iridium, Sprint Booster e Remapeamento Nascar, queria colocar o coletor dimensionado GIBA com escape de 2" com dois abafadores, mas me informaram (Nascar) que devido ao nosso carro ter duas sondas lambda (uma em cima no coletor-no catalisador e outra pós coletor) a luz da injeção iria ficar acendendo, por conta da segunda sonda. E o pessoal da Nascar ainda não consegue desativar a segunda sonda no programa.

Alguém teve algum problema parecido? Caso sim, como resolveu?

Abraços!

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ao invés de trocar o escape acho que pra motor original ha outras coisas que compensam mais como filtro inbox , chipe , velas iridium e assim vai como nosso amigo acima falou ...

abraço

na verdade, isoladamente num adianta nada...

se fizer tudo melhora, e o escape melhora sim a resposta em alta

só levar em algum lugar que saiba fazer, eu só não confiaria em comprar algo assim pela internet...

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Tenho um Gol G5 1.6 Power 2011, K&N inbox, Iridium, Sprint Booster e Remapeamento Nascar, queria colocar o coletor dimensionado GIBA com escape de 2" com dois abafadores, mas me informaram (Nascar) que devido ao nosso carro ter duas sondas lambda (uma em cima no coletor-no catalisador e outra pós coletor) a luz da injeção iria ficar acendendo, por conta da segunda sonda. E o pessoal da Nascar ainda não consegue desativar a segunda sonda no programa.

Alguém teve algum problema parecido? Caso sim, como resolveu?

Abraços!

bom, o seu modelo vem com 2 sondas...o meu que é 08/09 vem só com uma...

e é uma pré e outra pós catalisador...

bicho, e sobre a segunda sonda...acho que é só usar uma cópia de central mais velha que só tenha uma sonda...

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chip.. ja li mta coisa que nao vale a pena amigos..

filtro + escapa + injeção reprogramavel

dai sim

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chip.. ja li mta coisa que nao vale a pena amigos..

filtro + escapa + injeção reprogramavel

dai sim

To contigo. Concordo.

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mais pq tu queis colocar filtro esportivo?[

olha aqueles infllow, sao otimos.

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Alguém já colocou a Polia Regulável? Como fizeram o ajuste? Dá Resultado? To pensando em fazer um UP de volante aliviado e pensei em colocar a polia junto...

Com relação à sonda pós catalisador, me falaram para usar uma especie de afastador da sonda (uma porca com rosca interna e externa que afasta a sonda de dentro do escape, passando a ler menos O2 e resolvendo o problema da central... Será que dá certo hein?

Vocês já andaram com o Sprint Booster? coloquei recentemente no meu G5 power, gostei muito da pegada que o carro fica, no modo RED o acelerador fica muito sensivel, bastando um simples toque para resposta imediata (parece aqueles aceleradores rápidos de moto OFF-ROAD, que so tem 3/4 de volta), a impressão que dá é que o carro ganhou uns 10kgfm de torque! ehehehe Me fez lembrar o meu antigo Voyage Sport 93 com bloco 2.0 e cabeçote trabalhado (276º, 3E e etc..)

GOL G5 1.6 POWER 2011

Reprogramação NASCAR

Filtro K&N InBox

SprintBooster

Velas Iridium

UP de Volante+Polia em vista (Vale?)

Faltando coragem pro Turbo...

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Andei com um Peugeot 207 automático de um amigo meu com esse Sprint Booster, e realmente há uma boa melhora na resposta, cheguei até a cogitar de colocar no Gol, mas acabei desistindo.

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Alguém já colocou a Polia Regulável? Como fizeram o ajuste? Dá Resultado? To pensando em fazer um UP de volante aliviado e pensei em colocar a polia junto...

Opa cara, beleza?

Sou novo aqui no fórum, mas enfim...

Bom, vamos lá! Hahahaha A polia regulável nada mais é do que uma “ferramenta” usada pra alterar as curvas de torque e potência do motor. Tá, e como ela funciona?

Toda vez que se vai trocar a correia dentada ou as polias de um motor, é necessário colocar ele “no ponto”. Colocar o motor nada mais é do que sincronizar a parte debaixo com a de cima, ou seja, sincronizar, deixar no mesmo ponto e no mesmo ciclo (dos 4 possíveis nos motores de ciclo Otto) tanto o cabeçote quanto o virabrequim. No caso dos EA 111, são necessárias 2 etapas.

Para colocar o virabrequim no ponto, é necessário recorrer a duas marcações existentes. Na engrenagem do virabrequim existe uma marca – que nada mais é do que um risco. Além dessa marca existe um outro risco que fica localizado na bomba de óleo, ficando abaixo do tensor da correia, mas mesmo assim ainda visível. O que deve-se fazer é alinhar ambas as marcações, ficando “indicando” a parte do meio do bloco (apontada para cima). Estando as duas alinhadas, isso indicará que o 1º e o 4º cilindros estão em PMS, ou seja, em ponto morto superior, o que indica que eles estão na altura máxima de seu curso. Já o 2º e o 3º pistão vão estar em PMI, ou ponto morto inferior, estando eles na altura mínima de seu curso. Sendo assim, a parte debaixo do motor está no ponto.

Fazendo isso, é bem provável que o cabeçote já esteja no ponto também. Lá na polia do comando existe uma outra marcação em forma de risco bem parecida com essa do virabrequim. Na capa (que vai fixada no bloco do motor) protetora da correia dentada tem outra marcação, em forma de seta apontando para cima bem em cima do suporte que vai ligado ao calço do motor. Essas duas marcações devem coincidir. Caso o virabrequim esteja no ponto correto mas a marcação da polia do comando estiver na outra extremidade da marcação da capa, deve-se dar uma volta completa no virabrequim a fim de enquadrar o comando, deixando o cabeçote no ponto. Isso se deve pelo fato de a cada 2 voltas completas do virabrequim, o comando dá 1 volta. Beleza, mas a pergunta não era de uma simples polia regulável?

Aí é que tá! É nesse ponto do cabeçote que a polia vai cumprir sua função de regulagem livre.

Nesse tipo de polia regulável existem 3 marcações graduadas. A primeira é um 0º ao centro, sendo as outras graduações “positivas” ou “negativas”. Olhando de frente, ao girar a polia para a esquerda, você irá adiantar o comando. Girando para a direita você irá atrasar ele. O porque realmente e como funciona é assunto muito longo e complexo que envolve outros conhecimentos e princípios da mecânica. Porém, pra resumir, adiantar ou atrasar um comando de válvulas significa alterar a abertura/fechamento das válvulas não no seu tempo de duração, mas em qual momento exato elas vão abrir ou fechar durante os ciclos de funcionamento do motor. Com esse adianto ou atraso é possível mudar as faixas de torque/potência. A grosso modo, podemos dizer que adiantando o comando, ou seja, girando a sua polia para a esquerda em direção aos graus “negativos” indicados a esquerda do 0º central, você irá ganhar torque e potência em baixas rotações. Girando ela ao contrário, em direção a direita, ganha-se torque/potência em altas rotações. Ok, e como regula ela?

Regular essas polias requer uma certa experiência e um certo conhecimento em preparação. Com a polia já montada no comando e a correia dentada já tensionada, deve-se afrouxar os parafusos que vão ao redor do parafuso (maior) central que fica a polia no próprio comando de válvulas. Segurando o virabrequim, o comando deve girar. Segurando o comando, o virabrequim é quem deve girar. Com essa movimentação, é possível observar a mudança na graduação do comando, adiantando ou atrasando seu ponto. Agora, uma coisa é certa, toda vez que se ganha torque ou potência em uma faixa de giro, se perde em outra. Ganhar em baixa é perder em alta, assim como vale para o contrário. Ganhar em alta significa perder em baixa. Tudo depende de quantos graus você move o comando. Quanto mais se ganha, mais se perde.

Um ponto, porém, bastante importante é que deve-se tomar cuidado pra não atropelar as válvulas. Adiantar ou atrasar o ponto em muitos graus, como 10 ou até mesmo 6 graus pode fazer com que quando os pistões atinjam o seu PMS, eles acabem por dar de encontro com as válvulas de admissão ou de escape ainda abertas, o que pode destruir um cabeçote e de brinde um bloco também. Bom, mas vale a pena então?

Sim e não cara. Te digo apenas que só uma polia regulável vai trazer um rendimento quase imperceptível no carro. Você falou que quer aliviar o volante do motor também... Quer uma opinião? Com R$ 800,00 já dá pra você brincar com esse seu cabeçote. Abre os dutos, dá uma polida nos de admissão e de quebra ainda dá uma rebaixada na carcaça do cabeçote. Te garanto que isso mais uma polia e, se couber no orçamento, um comando mais nervoso vão trazer mais alegria do que investir numa torneadora pra aliviar esse volante. Tudo bem que não é tão caro assim, mas no custoxbenefício, já

Vale mais a pena o que eu to te falando.

Bom, espero ter ajudado cara! :thumbup:

Um abraço!

Gustavo765 likes this

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Valeu pela ajuda GMT !

Comprei o volante aliviado e também comprei um Coletor Dimensionado 4x1, estou esperando chegar para por no lugar, vamos ver no que vai dar!

Com relação ao trabalho do cabeçote e comando, quantos mm você acredita que dá para facear o cabeçote, sem chegar a uma taxa perigosa?

Havia pensado no comando 280 da Carlini

Saudade do meu AP 2.0 bem mais fácil de preparar do que esse EA111 1.6 VHT, e mais barato inclusive... eheheh

Grande abraço.

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Valeu pela ajuda GMT !

Comprei o volante aliviado e também comprei um Coletor Dimensionado 4x1, estou esperando chegar para por no lugar, vamos ver no que vai dar!

Com relação ao trabalho do cabeçote e comando, quantos mm você acredita que dá para facear o cabeçote, sem chegar a uma taxa perigosa?

Havia pensado no comando 280 da Carlini

Saudade do meu AP 2.0 bem mais fácil de preparar do que esse EA111 1.6 VHT, e mais barato inclusive... eheheh

Grande abraço.

Opa Kiko!

Pois é cara, abraçou um coletor também? Massa! Hahaha Mas vai trocar só o coletor ou meter logo um de 2,0"/2,5" até o final? Trocar só coletor sem trocar abafador e o intermediário é estrangular os gases depois. Esse seu coletor aí é de quantas polegadas?

Cara, quanto ao cabeçote, eu não lembro exatamente qual é a margem de retífica nele. Mas quer um conselho, rebaixa 0,5mm que já deve dar uma taxada boa.

Você comentou do comando... Já olhou naquela loja "SOBE"?

Quanto ao turbo cara... Não adianta, é de R$ 8.000 pra cima mesmo... Se quiser brincar com pressão mesmo, pode pensar em pistão, biela, parafuso de pistão, bronzina Clevite... Tudo forjado. Mas também te digo, vale cada centavo! Experiência própria! Hahaha

Nem me fala cara, AP é "só o ouro" como jpa dizem lá no meu trabalho! Hahahaha To até montando um golzinho quadrado turbo aqui... Tem coisa melhor que aquele motor não!

To falando, falando e nem me apresentei direito! :D Meu nome é Gabriel cara! Acabo falando tanto de motor/preparação mas é porque vivo disso, sou mecânico :thumbup:

Grande abraço cara!

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Opaaa, até que enfim um cara que é preparador aqui no fórum.. eu já sei sua resposta, mas não custa perguntar...

Gabriel, você turbinaria um gol g5 1.0?

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Opaaa, até que enfim um cara que é preparador aqui no fórum.. eu já sei sua resposta, mas não custa perguntar...

Gabriel, você turbinaria um gol g5 1.0?

Beleza Lincoln?

Cara, 1.0 não vale a pena. Não vale por ser um motor que vai quebrar mais fácil mesmo forjando e por ser tecnicamente limitado.

Se quiser realmente turbinar o 1000cc, te dou um conselho. Usa os pisões do 1.6 e passa ele pra 1600cc. Manda usinar o bloco, abrindo as câmaras e usa o virabrequim do 1.6 mesmo. Não sei quanto de potência você iria querer, mas depois dos 200cv, só "miolo" forjado pra aguentar.

Grande abraço!

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Nessa brincadeira vai uns 10k brincando.. na hora de vender o preço vai lá embaixo e vai ser difícil achar alguém que compre.. isso é foda! Com 10k dá pra pegar um gol gt e se divertir :P

Ou então fazer um swap completo 1.8 20v ou até mesmo um ap 2.0 e guardar o original, talvez gaste mais, mas vai ter o sistema original guardado.. (sonho!!!)

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Nessa brincadeira vai uns 10k brincando.. na hora de vender o preço vai lá embaixo e vai ser difícil achar alguém que compre.. isso é foda! Com 10k dá pra pegar um gol gt e se divertir :P

Ou então fazer um swap completo 1.8 20v ou até mesmo um ap 2.0 e guardar o original, talvez gaste mais, mas vai ter o sistema original guardado.. (sonho!!!)

Hahaha pois é!

Cara o 20v dos Audi é show! Mas dá pra economizar colocando só o cabeçote deles e usando o bloco de AP 2.0. Aquele dos Golf, bloco longo. O problema só de usar o conjunto do Audi é que tem que fazer muito mais adaptação dos calços. Não que no AP não tenha que adaptar, mas é mais fácil e acaba saindo mais em conta tanto a mão-de-obra quanto as peças em si.

Abraço cara!

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Vai mudar o escapamento e deixar o carro barulhento...

Melhor seria:

chip+filtro inbox+velas+sprintbooster.

Com esse conjunto, voc vai sentir diferença.

abs

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Vai mudar o escapamento e deixar o carro barulhento...

Melhor seria:

chip+filtro inbox+velas+sprintbooster.

Com esse conjunto, voc vai sentir diferença.

abs

Verdade cara, com esse conjunto já dá pra sentir uma diferença sim, mas mudar o escapamento não significa deixar ele mais barulhento não.

Usando abafador e silencioso não fica barulhento não, fica só é mais grave o som.

Abraço MzMogi!

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Fala GMT!

"Abraçei" um coletor 4x1 para o Gozinho sim! as dimensões são: tubos em 1,5" e saída de 2".

Estou me capitalizando para colocar o restante do escape em 2" mesmo!

Com relação à dúvida do MzMogi, não necessáriamente um escape de alto desempenho precisa ser barulhento (a não ser que o proprietário queira) ou emita CO2 acima do permitido, o Giba por exemplo me indicou a utiliza~ção de uma linha em 2" com flexível e 2 abafadores de alto fluxo do tipo STOCK, que deixam o barulho muito próximo ao original. Com relação à emissão de CO2 acima do permitido pela retirada do catalisador, existem hoje no mercado catalisadores de alto fluxo, que permitem um maior escoamento dos gases perante o original, e que também fazem o papel de controlar as emissões, mas não são nada baratos...

Vou concluir as instalação das peças para postar as impressões!

Grande abraço!

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Estou pensando apenas no adaptador em Inox, só queria um ronco mais encorpado, acham que só isso seria suficiente?

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