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Vazamento de Óleo - Causas e Soluções

vazamento de óleo

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9 respostas neste tópico

#1
GMT Performance

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Opa galera, beleza?

Ultimamente tenho reparado que o pessoal tem muita dúvida e interesse nessa parte de reparação mecânica. Unindo o útil ao (des)agradável, resolvi fazer um tópico aqui explicando alguns vazamentos de óleo dos motores da família Gol. Como o meu próprio carro apresentou isso, aproveitei e registrei o processo de diagnóstico e reparação dos defeitos. Acho que vai ser um pouco extenso, mas pra quem gosta de detalhes, espero que seja um prato cheio.
De cara o que se via era bastante óleo vazando pela tampa de válvulas. Pelo fato de não haver junta de borracha entre a tampa e a face superior do cabeçote, e sim uma cola especial, os motores EA111, tanto 1.0 quanto 1.6 tendem a apresentar sinais de merejamento por essa peça.
http://imageshack.us/photo/my-images/837/dsc02864k.jpg/
http://imageshack.us/photo/my-images/820/dsc02865w.jpg/

Olhando mais atentamente todo o conjunto, vi que a parte inferior do motor também apresentava muito óleo escorrido.
http://imageshack.us/photo/my-images/819/dsc02868r.jpg/
http://imageshack.us/photo/my-images/209/dsc02874e.jpg/

Para testar e saber se era visível o outro vazamento que podia ter, liguei e deixei o motor funcionando. Com ele quente e em marcha-lenta, pude perceber que um grande volume de óleo escorria pela região direita (olhando as polia do virabrequim de frente) da bomba de óleo, bem em sua junção com o bloco, indicando que a sua junta já não tava mais cumprindo o seu papel.
http://imageshack.us/photo/my-images/209/dsc02896tg.jpg/

Bom, sabendo de onde eram os dois vazamentos, comecei a desmontagem dos componentes. Pra retirada da tampa de válvulas e também da bomba de óleo, precisei retirar tanto as correias auxiliares (nesse caso 2 – uma do alternador e direção e outra do A/C) como a correia dentada. O primeiro passo foi colocar o motor no ponto. Tanto a polia do comando quanto a do virabrequim possuem marcações. A do comando possui uma marca que deve coincidir com uma seta em alto relevo na própria capa da correia dentada. Já a polia da árvore de manivelas possui um dente com um leve corte em sua ponta, que deve igualar com uma marcação existente na bomba de óleo.
http://imageshack.us/photo/my-images/407/dsc02880b.jpg/
http://imageshack.us/photo/my-images/843/dsc02882sy.jpg/

Feito isso, pude continuar e retirar o tensionador e a correia dentada. Lembrando que esses motores não trabalham com tensionadores para as correias auxiliares.

Na foto abaixo dá pra ver a polia do comando já fora, bem como o calço do motor. Nesse caso, o calço foi retirado apenas pra melhorar a visualização do pessoal. Só é preciso tirar ele quando se vai substituir a correia.
http://imageshack.us/photo/my-images/825/dsc02883c.jpg/

Agora, com todos os parafusos da tampa fora, era hora de retirar ela.
http://imageshack.us/photo/my-images/801/dsc02885ot.jpg/
Uma coisa muito importante que o pessoal deve lembrar é que a tampa de válvulas cumpre o papel de “mancal” do comando de válvulas nesses motores. Diferentemente dos GM e Fiat, por exemplo, onde a tampa de válvulas é um componente a parte, nesses motores VW toda vez que se vai fazer alguma intervenção nela, é preciso retirar a correia.

http://imageshack.us/photo/my-images/585/dsc02886s.jpg/

No detalhe, percebe-se a marca deixada pelo óleo que vazava e escorria pelo cabeçote.
http://imageshack.us/photo/my-images/706/dsc02887l.jpg/

Aproveitei e verifiquei também o retentor do comando, o qual não apresentava sinais de vazamento, cumprindo bem o seu papel.
http://imageshack.us/photo/my-images/100/dsc02891x.jpg/

Já com toda a superfície de contado do cabeçote limpa, bem como a tampa de válvulas, prossegui remontando ela.
http://imageshack.us/photo/my-images/341/dsc02892f.jpg/
http://imageshack.us/photo/my-images/140/dsc02893jo.jpg/

Com a tampa de válvulas solucionada, parti então para a bomba de óleo. Pra ter acesso a ela e retirá-la, é preciso desmontar o cárter, o pescador de óleo e o sobrecárter.
http://imageshack.us/photo/my-images/337/dsc02898x.jpg/
http://imageshack.us/photo/my-images/687/dsc02905ed.jpg/
http://imageshack.us/photo/my-images/571/dsc02911k.jpg/

Aqui, no detalhe da foto, por onde o óleo vazava pela junta.
http://imageshack.us/photo/my-images/607/dsc02907p.jpg/

Com tudo limpo novamente e a junta nova no lugar, parti para a remontagem.
Lembrando que a junta me custou R$ 25,00 na concessionária Brasal do SIA Trecho 1, aqui em Brasília.
http://imageshack.us/photo/my-images/29/dsc02913i.jpg/
http://imageshack.us/photo/my-images/42/dsc02915vh.jpg/
http://imageshack.us/photo/my-images/502/dsc02914p.jpg/
http://imageshack.us/photo/my-images/254/dsc02916n.jpg/
http://imageshack.us/photo/my-images/842/dsc02921c.jpg/
http://imageshack.us/photo/my-images/405/dsc02922gi.jpg/

Bom galera, é isso. Não seis e deu pra entender direito, mas qualquer dúvida é só perguntar.
Abraços!

#2
adenilson707

adenilson707

    É o Que Liga. Botando Pressão no Tapetão

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No meu caso o retentor do comando de válvulas(original) estava ruim
Troquei por uma Sabó
Valor: R$ 40,00
  • speedy curtiu isso

#3
GMT Performance

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No meu caso o retentor do comando de válvulas(original) estava ruim
Troquei por uma Sabó
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Se duvidar a qualidade é até melhor que da genuína haha

#4
dimsva

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Amigo, tbm estou com 2 problemas no meu gol um é o vazamento no carter pequeno mais visivel e o outro é a água do radiador esta baixando demais a cada 2 ou 3 dias tenho que repor pois fica abaixo do minimo, ja verifiquei não há vazamendo coloco o tal adtivo G12 recomendado no manual e mesmo assim abaixa.

Vc tem idéia do que seja o nivel do radiador estar baixando muito ?

#5
GMT Performance

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Amigo, tbm estou com 2 problemas no meu gol um é o vazamento no carter pequeno mais visivel e o outro é a água do radiador esta baixando demais a cada 2 ou 3 dias tenho que repor pois fica abaixo do minimo, ja verifiquei não há vazamendo coloco o tal adtivo G12 recomendado no manual e mesmo assim abaixa.

Vc tem idéia do que seja o nivel do radiador estar baixando muito ?


Opa cara, beleza?

Com certeza existe vazamento no seu carro. O certo é fazer o teste de pressão manualmente, tanto com o motor frio quanto com ele quente.

A causa pode vim de vários lugares. Bomba d'água pode não estar vedando direito, mangueiras com rachaduras/furos, abraçadeiras frouxas, radiador com algum furo... Só vendo mesmo para saber.

Abraço!

#6
dimsva

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Opa blz sim
Valeu Gmt grato pela ajuda.. acho q o certo mesmo é leva em uma mecânica e manda da uma geral no carango pois carro com 29 mil km e vazando óleo e baixando muito a agua é complicado rsrsr. Assim q eu levar arrumar posto aqui oque era o problema vlw abrç

#7
dimsva

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Opa cara, beleza?

Com certeza existe vazamento no seu carro. O certo é fazer o teste de pressão manualmente, tanto com o motor frio quanto com ele quente.

A causa pode vim de vários lugares. Bomba d'água pode não estar vedando direito, mangueiras com rachaduras/furos, abraçadeiras frouxas, radiador com algum furo... Só vendo mesmo para saber.

Abraço!


Gmt,
Finalmente fui ao meu mecânico é o seguinte o primeiro problema da água baixar muito é o radiador do ar quente quebrou umas das entradas o segundo q é o vazamento de óleo, é ,um tal de junta traseira do motor (junta igrejinha) que tem que ser trocada no mais o carro ta blz vou gastar uns 500 pila pra troca a junta e isola o ar quente e uns 1.200,00 se for trocar o radiador e a junta, mais nao to muito afim pois tem que desmontar o painel inteiro tenho medo do pessoal deixar mal montado e ficar aquela bateção.

Agora é encostar na oficina e pronto so o q me desanima é meu carro com 30 mil km tendo problemas de carro velho... :-(

#8
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Gmt,
Finalmente fui ao meu mecânico é o seguinte o primeiro problema da água baixar muito é o radiador do ar quente quebrou umas das entradas o segundo q é o vazamento de óleo, é ,um tal de junta traseira do motor (junta igrejinha) que tem que ser trocada no mais o carro ta blz vou gastar uns 500 pila pra troca a junta e isola o ar quente e uns 1.200,00 se for trocar o radiador e a junta, mais nao to muito afim pois tem que desmontar o painel inteiro tenho medo do pessoal deixar mal montado e ficar aquela bateção.

Agora é encostar na oficina e pronto so o q me desanima é meu carro com 30 mil km tendo problemas de carro velho... :-(


Junta igrejinha? Hahahah Essa eu nunca tinah ouvido falar...

Só não entendi a ligação em trocar o radiador e trocar a mangueira do ar quente. O radiador também apresenta vazamento? Ou é só em uma das mangueiras do ar quente?

Cara, e te falar, tem como tirar o radiador sem desmontar o painel frontal viu? Precisa é tirar o pára-choque pra poder desaparafusar o condensador (se o seu carro tiver). A diferença é que tirando o radiador por cima você tem que tirar primeiro a ventoinha, e não o conjunto radiador + ventoinha de uma vez.

Abraço!

#9
dimsva

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Junta igrejinha? Hahahah Essa eu nunca tinah ouvido falar...

Só não entendi a ligação em trocar o radiador e trocar a mangueira do ar quente. O radiador também apresenta vazamento? Ou é só em uma das mangueiras do ar quente?

Cara, e te falar, tem como tirar o radiador sem desmontar o painel frontal viu? Precisa é tirar o pára-choque pra poder desaparafusar o condensador (se o seu carro tiver). A diferença é que tirando o radiador por cima você tem que tirar primeiro a ventoinha, e não o conjunto radiador + ventoinha de uma vez.

Abraço!


Eu denovo aqui rsrs
Entaum o radiador quebro bem onde a mangueira é encaixada !
Nao sei como mais foi isso. Meu mecânico so me deu a alternativa de tirar o painel e ai é complicado sabe como é desmonta depois numca mais é o mesmo mandei isolar mesmo deixei o carro hj vou pegar sexta feira tomara q resolva...
kkkk
abrç

#10
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Eu denovo aqui rsrs
Entaum o radiador quebro bem onde a mangueira é encaixada !
Nao sei como mais foi isso. Meu mecânico so me deu a alternativa de tirar o painel e ai é complicado sabe como é desmonta depois numca mais é o mesmo mandei isolar mesmo deixei o carro hj vou pegar sexta feira tomara q resolva...
kkkk
abrç


Eaí cara, problema resolvido?




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