adenilson707

Câmbio(Manual e I-Motion) - Dúvidas, Problemas - Discuta Aqui

282 posts neste tópico

Carro não tem mais garantia, quando tinha disseram que era normal do mesmo jeito, nunca resolveram nenhum problema mesmo então não fiz mais as revisões na css.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Carro não tem mais garantia, quando tinha disseram que era normal do mesmo jeito, nunca resolveram nenhum problema mesmo então não fiz mais as revisões na css.

Leva em outra oficina cara, e pede para darem uma olhada na lubrificação do sistema de embreagem, as vezes e isso, falta de lubrificação.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Irei amanhã cedo em outra oficina pedir para olharem a lubrificação da embreagem, o pedal da embreagem está bem 'sêco' sem lubrificação visível e também sem vazamentos, mas isso só o torna um pouco duro acredito, não deve influenciar nada quanto a funcionalidade.

Tem também o cabo que leva a pressão que vai do pedál para dentro do motor certo? este cabo é bem visível e próximo a bateria, por baixo dela (acredito eu que seja ele, pois é muito parecido com o que ví na internet a venda, segue imagem: s_MLB_v_F_f_213104868_6745.jpg

Este cabinho preto, ou um semelhante passsa ali por baixo da bateria, na parte posterior dela, e por acaso a bateria vazou e caiu aquela espuma branca em cima, que corroeu, mas foi muuuito pouco, o cabo é muito grosso e vistoso e apenas ficou uma parte aspera, não prejudicando em nada visualmente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Finalmente Solução! fui em duas outras oficinas que disseram a mesma coisa: Estou ferrado!

kit_embreagem_corsa_luk.jpg

Esta belezinha vai me custar 400 reais + 200 de mão de obra.

Este kit Luk é melhor que o Sach? a diferença de preço é consideravel, em média de 100 reais para menos no Sach.

Constataram que o pedal da embreagem está muito alto, literalmente, ele não tem mais folga para subir de tão alto que tá, está encostando no topo ( diferente do acelerador e freio que tem uma folga, você puxando o pedal em sua direção ele vai um pouquinho, diferente da minha embreagem que está mais alta que o freio)

Este negócio de embreagem mais alta que o freio me disseram ser o Platô (segundo o primeiro mecânico) ou o disco de embragem (segundo o segundo mecânico)

Realmente eu não sabia que era isso porquê ja peguei o carro assim, com 15mil km rodados eu não imaginava que poderia dar problema uma coisa dessas.. Dizem ser o famoso 'pé descansando na embreagem' do antigo dono. O motor só começava a atuar quando eu ja havia soltado quase todo o pé da embreagem, estando o pé quase na altura do freio que o motor começava a agir sobre o câmbio.

Nessa foto do pedal acima, vocês vêem que existe uma folga de 1 dedo entre o pedal e o batente que segura ele certo? o do meu não existe mais esse batente, o pedal encostou no talo.

Me disseram que o carro está com os cabos do câmbio perfeito, que o carro não tinha trambulador e que o pedal estava perfeito e o cabo de fluido do pedal estava perfeito também...

Eai pessoal? trocar o bagulho todo mesmo?

***Acrescentando: Me indicaram um kit Luk de 400 reais para Golf 1.6 e A4, no mercado livre encontro o Luk para gol g5 por 300, mas com frete vai sair msm preço.. e o Luk para Golf que me indicaram no ml ta 500 reais e aki tá 360~380.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

é cara o Kit da Luk é o melhor msm, e este problema se deu devido ao antigo dono ficar descansando o pe na embreagem, o mecanico que levo meu carro mesmo, quando comprei meu carro ele me alertou, que embreagem e so pra trocar marcha e mais nada, pois ele havia trocado uma embreagem de um gol com menos de 20.000km rodados. Motivo, este dai, ficar com o pé sempre na embreagem.

Pode mandar colocar esse Kit da luk ai e nao ter mais problemas com o carro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ó o que eu lí:

Poderá haver falta de curso da mola diafragmática e de placa de pressão do platô por problema de acionamento, como cabo de embreagem desfiando ou falha do comando hidráulico, resultando em falta de desacoplamento parcial ou total da embreagem. Nesse caso será difícil ou impossível engrenar uma marcha estando o veículo parado. Em geral o problema começa com a primeira ficando dura de engatar e a ré, geralmente não sincronizada, começa a arranhar ao tentar ser engatada.

Isso é exatamente o que me acontece...

8/03/2012 troquei o fluido de freio pelo DOT 5.1, PORRXA! me custou 100 dilmas, vou falir. (2x20 óleo, 30 mãodeobra, 15 alinhamento= 85, sendo que uma garrafa de DOT5.1 ta lacrada, vou voltar e trocar por outra coisa.

O cilindro hidráulico ouvi um cara falando que era coisa de mil reais... o cara falou que poderia ser ele... o cara que fez a sangria do óleo de freio. Ele me alertou que se o cilindro estivesse em seus ultimos dias, poderia estourar de vez ao fazer a sangria.

Eu com pena de gastar 600 reais pra por o kit de embreagem novo (e se for o cilindro fecha a cagáda com chave de ouro) vou acabar gastando mais com outras coisas E o kit depois =/ e cilindro depois?

Ninguem teve problema parecido? o curso do meu pedal realmente ta alto, e o acionamento da embreagem está uns 3 dedos abaixo do limite da altura do pedal, realmente é fim de vida, mas os sintomas citados acima são exatamente os que eu passo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ja tive problema com minha embreagem, melhorou muito com a troca do kit, dificil ser acionador hidraulico, acho q deve ser o kit gasto mesmo, se nao fosse hidraulica o pedal ja estaria la no chão, mas como é hidrulica o pedal nao desce. Esse negocio de sangria é papo furado de concessionaria. Troquei pelo da sachs mesmo pq era mais barato, nao tive problema ate agora.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

odeio aquela frase: ÚNICA DONA

isso ai é coisa de mulher

meu gol: 2009, 28 mil km, nada de problemas na embreagem e etc, único problema é a falta de 100cv a mais :lol:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ruanios,

Na revisão de 45.000 do meu voyage 1.6 coloquei na OS reclamação semelhante a sua apesar de não tão crítica, e conseguiram melhor muito o engate das marchas, mas o consultor não abriu pra mim o que foi feito, apenaz limitou-se a falar que foi um "ajuste". Dei mole porque não insisti na pergunta, mas o fato é que melhoram. Portanto, esgote as possibilidades de regulagens antes de trocar a embreagem original por uma paralela...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É uma coisa bem simples que eu sempre fiz em todos os meus carros com câmbio manual :thumbup:

Vc puxa a coifa do câmbio é joga um pouco de silicone de spray bem na bolinha de plástico :thumbup: o câmbio fica mais macio nas trocas de marcha.o resultado fica bom! só não fica melhor porque hoje o câmbio do gol é de plástico e a cabo de aço :mrgreen::mrgreen:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fácil na parte da frente da coifa,tem uma costura...é só puxar pra cima não precisa ficar com medo! não rasga nein fuds e pra colocar de volta vc vai ver os encaixes não tem erro é bem simples mesmo :thumbup:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ná hora já fica um pouco mais macio ! quanto mais vc usa mais macio fica ! vc só está diminuindo o atrito do plástico :thumbup: agora aquele câmbio de gol gts antigo de ferro lubrificado fica muito mas muito bom :thumbup::thumbup:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Fácil na parte da frente da coifa,tem uma costura...é só puxar pra cima não precisa ficar com medo! não rasga nein fuds e pra colocar de volta vc vai ver os encaixes não tem erro é bem simples mesmo :thumbup:

desculpe a ignorância, mas tenho que tirar a manopla do câmbio primeiro? é rosqueada? pq não achei costura na coifa...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não precisa tirar a manopla não amigo! Se não me engano é até relativamente dificil tirar a manopla.

A coifa se tira puxando a parte central posterior (da frente no centro, virado pro painel) segundo o nosso amigo "marcio H"

Não testei mas amanhã eu testo! só funciona com esse spray de silicone? eu tenho aqueles desingripante que lubrifica, serve não?

Eu tenho um problema na passagem de marcha que enganxa e você sente toodo o processo do engate, acho dificil ser isso, mas se melhorar minha vida ao menos um pouco ja to feliz ;]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Beleza amigo, valeu!! Tentarei fazer isso no fds... vou aproveitar que meu sogro comprou um silicone novo e vou lá "serrar"... rs...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
odeio aquela frase: ÚNICA DONA

isso ai é coisa de mulher

meu gol: 2009, 28 mil km, nada de problemas na embreagem e etc, único problema é a falta de 100cv a mais :lol:

100 cv a mais , eu animo...auehuaheuhauheuahuehuahue

Quanto a ré o manual fala pra esperar um pouco com o pé na embreagem totalmente pressionada para então engatar a ré... Acho que dever ser ajuste dos anéis de sincronismo do cambio para evitar que alguém engate a ré com o carro andando para a frente. No meu gol 2012 o pedal de embreagem veio pouca coisa mais alto algo partode uns 2 mm que o de freio mas a inclinação é diferente não entendi isso da volks, nada que atrapalhe o funcionamento. Claro que eu queria os 3 pedais alinhados e paralelos como os de competição...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No motor também talvez tenha algo meio solto, ja que você falou em fazer todas as regulagens possíveis antes de trocar o kit...

Eu ja ví algumas pessoas com o mesmo problema pela internet, quando eu estou passando por terreno irregular preciso ir muito devagar, senão parece que tem algo solto dentro do motor se debatendo com certa violência, porém isso é muito raro pois não costumo passar por locais assim com velocidade e também gosto de manter um giro constante porquê acredito que se você soltar o carro, pressionando a embreagem, parece que o barulho acontece mais facilmente.

Não sei se tem a vêr.. e meu carro tem 1 clíck quando vai pra frente também, coloquei em outro tópico, um grilo que acontece todos os dias, ao acelerar o carro se impulsiona pra frente e solta um 'clíck' não é forte nem parece ferro com ferro, não faço idéia do que seja. Mesmo com o carro em movimento, em uma deseceleração, na retomada, ele dá o Click novamente.

Troquei o óleo de freio, o óleo do motor botei 5x40 Castrol hoje também, não sei o que fazer, vou partir pro kit novo msm... ja fui acoxar o protetor de carter e nada de sair.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fiz o serviço hoje. Dá mta diferença mesmo... incrível! Vale a pena. Só achei estranho que qdo joguei o silicone, parece que ficou dando uns "estalos"... alguém passou por isso?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já fiz esse procedimento em outros carros que tive, inclusive c/graxa(trambulador do opala) agora, esse cambio do g5 é show de bola, passo todas as marchas só c/dedo, parece que "puxa" p/o engate, até o momento sem reclamações, mais vou experimentar o silicone tbn, pois acredito que vai diminuir o desgaste(atrito) da peça plastica, que c/o tempo apresenta uma pequena folga na alavanca de marchas, valeu pela dica!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma pena... troquei o kit de embreagem agora pela manhã, 513 dilmas com a mão de obra.

Nada de melhorar a passagem de marcha, continua com o 'batente' ao engatar a marcha ;|

Melhorar melhorou o engate, a fase de 'acoplamento' esta muito mais suave durante a mudança de marchas, bem mais leve o pedal também... porém os batentes nas marchas continuam os mesmos.

Ainda ganhei um chiado acentuado na direção hidráulica ;| pode ser porquê ta desalinhado? vou mandar alinhar agora atarde e se não resolver, voltar chorando pra oficina ;|

Lí mais um pouco hoje sobre o assunto e vi que deve ser as engrenagens que ficam dentro da transmissão, o anel sincronizador das marchas |; pena

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala Ruanios! Tranquilo cara?

Tava lendo teu problema aí, é de quebrar a cabeça heim! :think:

Você disse que trocou a embreagem, mas o atuador hidráulico dela foi trocado também? Não só fora, mas dentro do cãmbio tem uma "linha" metálica por onde passa o fluido de freio, levando ele até o atuador. As vezes pode acontecer de vazar nessa conexão dele, o que apresenta um merejamento de óleo na parte "seca" do cãmbio, onde fica a embreagem. Pergunte pro seu mecânico se havia sinais de vazamento por lá. Outro problema que pode acontecer é no sistema de engate e seleção das marchas. Os cabos podem até estar zerados, mas o mecanismo que faz as marchas entrarem pode ter vindo com defeito. Peça para darem uma conferida, lembrando que pra tirar o mecanismo você não precisa de retirar o câmbio novamente. Se mesmo assim estiver tudo certo, verifique o engate dos cabos na própria alavanca de câmbio. Os cabos em si não possuem regulagem, nem o pedal de embreagem, mas se um dos cabos - ou mesmo os dois - tiverem vindo montados errado, com a trava pra fora ou pra dentro do acoplamento, a marcha pode ter essa dificuldade mesmo de entrar. Se mesmo assim tudo estiver montado certo, só abrindo o câmbio mesmo para ver. Um teste simples pra ver se os sincronizadores podem estar com defeito é passar as marchas com o motr desligado. Passando legal, pode ser os anéis sincronizadores. É bom olhar também as luvas e os garfos. É raro, mas pode acontecer de ser problema neles. As engrenagens de 1ª a 5ª + ré eu acredito que devem estar boas, porque se não tivessem uma das marchas não entraria nunca, nunca mesmo.

Bom amigo, escrevi pra caramba e nem me apresentei haha

Meu nome é Gabriel, sou novo aqui no fórum. Acabei falando tanto mas é porque eu vivo disso, sou mecânico :thumbup:

Abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caramba Gabriel valeu mesmo, em assuntos mais complicados como este é difícil encontrar alguém para lhe ajudar até mesmo a pensar juntos em como resolver.

Pensei no atuador hidráulico e em vazamento, ja verifiquei o atuador do pedal e está ótimo, o garfo está perfeito também, dentro da transmissão, onde vai o platô, disco e rolamento estava meio sujo, mas tipo só um pó, normal do desgaste, nada que viesse a ser marejamento de óleo, estava bem sêco. Meu óleo de freio nunca desce, o que desce a cada ano é o da hidráulica.

Utilizo óleo DOT 5.1 e fiz sangria para tentar ajudar, nada de resolver.

O disco estava com uns filamentos de ferro meio dentro dele prêso, tava meio estranho, mas esteticamente estava normal.

O rolamento estava muito estranho mesmo! tinha ficado as marcas do chapel chinês, tipo os dentes do chapel tinham feito um afundamento no rolamento de cerca de 1mm cada dente.

Sobre cabos, eu mando olharem e eles sempre dizem: Estão firmes, então estão bons! Como da para verificar os cabos pela alavanca de câmbio? tirando a coifa de couro é por ali? Porquê ninguem quer fazer isso, juro, ja tentei com 3 mecânicos para olharem os cabos e eles só dizem que tão bom.

Meu carro tem dificuldade de passar as marchas com o carro parado. Tipo eu pensei em sincronizador, porquê ele é dificil de entrar na primeira vez, nas seguintes ele fica perfeito sabe? Tipo: Aperta embreagem e poe a primeira, ela entra dificil e topando, mas se eu não soltar o pé da embreagem, ela fica perfeita pra entrar. Se eu soltar ou engatar outra, fica ruim de entrar a primeira dinovo.

O mecanismo que faz as marchas entrarem (em cima atrás da caixa da transmissão), o rapaz mecheu nele com a mão e não relatou nenhum problema, até enxeu de graxa ali pra vêr se ajudava.

Eu não sou mecânico, mas tenho muito interesse no assunto e relativo conhecimento, devido aos meus problemas com carro, agente vai pesquisando na internet e aprendendo né? não que dê para comparar!

Vlw Gabriel! Meu nome é Adriano e eu tbm tenho um problema sério de escrever demais OAIEHAOIEHAE vlw!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar Agora