Entre para seguir isso  
Seguidores 0
CaniBala

Troquei água do radiador e usou apenas 2 litros!?

23 posts neste tópico

Galera meu Gol estava com a água do radiador com cor de ferrugem e decidi trocar, primeiramente esgotei a água tirando a manqueira de baixo do carro e coloquei aquele produto da Bardahl para limpeza do radiador+água e rodei com o carro durante 7 dias como manda o manual, depois disso esgotei nomente a água do radiador e coloquei água+aditivo na proporção de 60/40, mas o estranho foi que mesmo esgotando a água aparentemente toda gastei apenas 2,5 litros da solução para deixar o liquido do radiador no nivel correto, mas se não me engano o líquido total do radiador é na casa dos 5 litros não? O que pode ter ocorrido? Esgotei a água como fiz da primeira vez tirando a mangueira de baixo do carro e coloquei uma mangueira de água colocando água no reservatorio até a água embaixo do carro sair limpa. O carro estava um pouco inclinado será que não saiu toda a água do sistema do carro? Mesmo a água saindo limpa embaixo do carro pode ter ficado alguma coisa? Coloquei o liquido antei um pouco com o carro e a água ainda ficou um pouco suja, o que pode ser?

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala brother blz?

Com ctza vc fez algo de errado, o reservatorio tem aproximadamente 6 litros...

Acho que nessas situacoes nao compensa vc trocar em casa, eu mesmo troquei em um local q havia um consultor da radiex e n cobraram nda d mao d obra apenas o valor dos produtos, foram 3 litros de aditivo e 3 litros de agua desmineralizada, gastei 120 reais ao todo pois coloquei um aditivo sintetico havia um mais barato porem preferi o mais caro e mais concentrado....

Deixou o ar quente ligado durante a troca? ha um local no painel q passa agua guente do radiador para aquecer o ar.....no seu caso com ctza ha mta agua suja ainda dentro do motor, na bomba etc....

Brunozenho e CaniBala curtiram isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala brother blz?

Com ctza vc fez algo de errado, o reservatorio tem aproximadamente 6 litros...

Acho que nessas situacoes nao compensa vc trocar em casa, eu mesmo troquei em um local q havia um consultor da radiex e n cobraram nda d mao d obra apenas o valor dos produtos, foram 3 litros de aditivo e 3 litros de agua desmineralizada, gastei 120 reais ao todo pois coloquei um aditivo sintetico havia um mais barato porem preferi o mais caro e mais concentrado....

Deixou o ar quente ligado durante a troca? ha um local no painel q passa agua guente do radiador para aquecer o ar.....no seu caso com ctza ha mta agua suja ainda dentro do motor, na bomba etc....

Então meu carro não tem ár, só o ventilador mesmo =T. Pelo que você disse era o que eu imaginei, ficou água dentro do carro... O pior que desperdicei 1 litro do produto, R$ 50,00 jogado fora... Eu até queria levar o carro em um local especializado, mas aqui na minha cidade só tem lugar meia boca que por melhor que seja ainda é pior que eu mesmo fazer mas vou procurar algum lugar. Posso colocar aquele aditivo azul ou só o rosa mesmo?

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem que cuidar para não ficar ar no sistema.

Ao ir colocando água no reservatório, tem que abrir os "orings" do radiador até sair apenas água, sem ar, após isso completa o reservatorio.

CaniBala curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

aee.. o liquido ficou preso no bloco.so saio o liquido das mangueira e radiador,pra ficar bom, tem q ser feito com o carro ligado, para q o valvola termostatica libere a agua do bloco pelomenos umas duas ou tres vezes , e tbm colocar o ar no quente...ai sim saira todo o liquido...

mas se der,leva numa oficina especializada em radiadores..

CaniBala curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem que cuidar para não ficar ar no sistema.

Ao ir colocando água no reservatório, tem que abrir os "orings" do radiador até sair apenas água, sem ar, após isso completa o reservatorio.

Esse cuidado eu cheguei a ter :D, fiz a sangria do ar.

aee.. o liquido ficou preso no bloco.so saio o liquido das mangueira e radiador,pra ficar bom, tem q ser feito com o carro ligado, para q o valvola termostatica libere a agua do bloco pelomenos umas duas ou tres vezes , e tbm colocar o ar no quente...ai sim saira todo o liquido...

mas se der,leva numa oficina especializada em radiadores..

Era isso que eu imaginei mas não sabia onde podia ter ficado água, estou pensando em encontrar uma oficina especializada boa por aqui, mas me diga para retirar a água total com o carro ligado eu devo tirar a mangueira da parte de baixo do radiador ou a de cima que volta a água do radiador para o reservatório? E nisso eu posso ir completando agua ou o motor pode ir rodando para esgotar a agua desde que ele esteja mais frio?

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

isso mesmo.. a mangueira do reservatorio ai vc coloca a da torneira no lugar...e deicha o eletroventilador ligar umas duas ou tres vezes...mas isso e demorado uns 20 minutos ou mais;

e depois vc ainda vai ter q tirar o esseço da agua da torneira...

CaniBala curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

vixe, comprei 2 l de aditivo e fiquei preocupado

É essa quantidade que vai mesmo. Depois de trocada a agua toda, nao precisa esgotar nada pra colocar aditivo. Apenas deixe a mangueira de retorno do radiador pro reservatorio solta e vai adcionando aditivo no reservatorio. O próprio "peso" do aditivo vai abrindo espaço para ele e a agua que estava em excesso vai saindo no retorno. É só fechar e apertar bem as abraçadeiras e bota o bicho pra funcionar. hehehe Coloque 2 litros de aditivo concentrado. Recomendo o da wurth. Comprei na própria loja da wurth por 19,00 R$ cada litro. Abs

CaniBala curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera meu Gol estava com a água do radiador com cor de ferrugem e decidi trocar, primeiramente esgotei a água tirando a manqueira de baixo do carro e coloquei aquele produto da Bardahl para limpeza do radiador+água e rodei com o carro durante 7 dias como manda o manual, depois disso esgotei nomente a água do radiador e coloquei água+aditivo na proporção de 60/40, mas o estranho foi que mesmo esgotando a água aparentemente toda gastei apenas 2,5 litros da solução para deixar o liquido do radiador no nivel correto, mas se não me engano o líquido total do radiador é na casa dos 5 litros não? O que pode ter ocorrido? Esgotei a água como fiz da primeira vez tirando a mangueira de baixo do carro e coloquei uma mangueira de água colocando água no reservatorio até a água embaixo do carro sair limpa. O carro estava um pouco inclinado será que não saiu toda a água do sistema do carro? Mesmo a água saindo limpa embaixo do carro pode ter ficado alguma coisa? Coloquei o liquido antei um pouco com o carro e a água ainda ficou um pouco suja, o que pode ser?

Abraços

Foi pouca solução proque você só completou as galerias de água do bloco e do cabeçote. Por ter completado até sair água pela mangueira de baixo do radiador você não chegou a completá-lo, daí o pouco volume completado.

CaniBala curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É essa quantidade que vai mesmo. Depois de trocada a agua toda, nao precisa esgotar nada pra colocar aditivo. Apenas deixe a mangueira de retorno do radiador pro reservatorio solta e vai adcionando aditivo no reservatorio. O próprio "peso" do aditivo vai abrindo espaço para ele e a agua que estava em excesso vai saindo no retorno. É só fechar e apertar bem as abraçadeiras e bota o bicho pra funcionar. hehehe Coloque 2 litros de aditivo concentrado. Recomendo o da wurth. Comprei na própria loja da wurth por 19,00 R$ cada litro. Abs

Eu acho que o do Gol G5 dá 2,5 litros.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É essa quantidade que vai mesmo. Depois de trocada a agua toda, nao precisa esgotar nada pra colocar aditivo. Apenas deixe a mangueira de retorno do radiador pro reservatorio solta e vai adcionando aditivo no reservatorio. O próprio "peso" do aditivo vai abrindo espaço para ele e a agua que estava em excesso vai saindo no retorno. É só fechar e apertar bem as abraçadeiras e bota o bicho pra funcionar. hehehe Coloque 2 litros de aditivo concentrado. Recomendo o da wurth. Comprei na própria loja da wurth por 19,00 R$ cada litro. Abs

Editado por CaniBala

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

São exatamente quantos litros de agua no sistema de arrefecimento?

Procurei que nem doido no manual do carro e não existe essa informação.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O manual do Gol, na minha opinião, diz pouca coisa. Segundo um vendedor de radiadores (ver http://www.radiadoresrodrigues.com.br/dicas.htm ), o Gol 1.0 tem capacidade de 6,2L de fluido de arrefecimento, o que corresponde a 2,5L de aditivo e 3,7L de agua desmineralizada/deionizada/destilada (voce encontra em lojas de baterias e em alguns postos de combustivel, por exemplo).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala brother blz?

Com ctza vc fez algo de errado, o reservatorio tem aproximadamente 6 litros...

Acho que nessas situacoes nao compensa vc trocar em casa, eu mesmo troquei em um local q havia um consultor da radiex e n cobraram nda d mao d obra apenas o valor dos produtos, foram 3 litros de aditivo e 3 litros de agua desmineralizada, gastei 120 reais ao todo pois coloquei um aditivo sintetico havia um mais barato porem preferi o mais caro e mais concentrado....

Deixou o ar quente ligado durante a troca? ha um local no painel q passa agua guente do radiador para aquecer o ar.....no seu caso com ctza ha mta agua suja ainda dentro do motor, na bomba etc....

 

E ficou bom com esse Radiex véi???

 

Qual foi o aditivo Radiex que vc colocou no seu G5?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E ficou bom com esse Radiex véi???

 

Qual foi o aditivo Radiex que vc colocou no seu G5?

 

Fala Brother, mal a demora em responder..estava um tempo sem acessar aqui.

Então, coloquei faz uns 5 meses, está em perfeito funcionamento. Coloquei o liquido rosa existem 2 tipos um comum e outro sintético um pouco mais caro, eu coloquei sintético paguei uns 32 reais o litro aqui na Voli em SP Capital, gostei do serviço e o produto é bom tbm...foram 3 litros deste sintético mais 3 litros de agua deionizada algo assim, esqueci o nome rs...pois agua comum cria ferrugem, gastei menos que 120 reais, valeu a pena!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Valeu pelo toque véi.

 

Estava observando bem meu reservatório do radiador e por enquanto o líquido está rosinha e limpinho!!

 

De qualque forma, bom saber que gostou da Radiex. Vou anotar.

 

abçs



Fala Brother, mal a demora em responder..estava um tempo sem acessar aqui.

Então, coloquei faz uns 5 meses, está em perfeito funcionamento. Coloquei o liquido rosa existem 2 tipos um comum e outro sintético um pouco mais caro, eu coloquei sintético paguei uns 32 reais o litro aqui na Voli em SP Capital, gostei do serviço e o produto é bom tbm...foram 3 litros deste sintético mais 3 litros de agua deionizada algo assim, esqueci o nome rs...pois agua comum cria ferrugem, gastei menos que 120 reais, valeu a pena!

Valeu pelo toque véi.

 

Estava observando bem meu reservatório do radiador e por enquanto o líquido está rosinha e limpinho!!

 

De qualque forma, bom saber que gostou da Radiex. Vou anotar!

 

abçs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fica esperto!

 

Uma vez fiz a troca do liquido do sistema inteiro num chevette que tinha, utilizei um produto antes de limpeza pra tirar ferrugem do sistema etal pra depois utilizar o aditivo.

 

Vixe tava tão enferrujado que as mangueiras de agua ressecaram e em uma viagem com calor e pressão rasgaram!

 

Recomendo verificar as mangueiras...se tiver muito antiga troca também!

 

Esse produto que você usou antes do aditivo é um tira ferrugem?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse assunto é bem interessante, to querendo eu mesmo fazer a troca, ja que as oficinas aqui usam água da torneira pra fazer o serviço. precário!

 

vamos ver se entendi.

 

- aquecer o carro para que a válvula termostática abra. ( apos isto deixa o carro ligado?)

- manter o ar quente ligado

- apos retirar toda a água retirar a mangueira do retorno e colocar aguar corrente no reservatório para que ele faça a limpeza interna, fazer isto ate a agua sair limpa

- esvaziar novamente toda a agua do sistema

- conectar todas as mangueiras

- abrir o suspiro no radiador para que o ar saia

- usar agua destilada, desmineralizada com 40% de aditivo

- verificar o nivel da agua

- se necessário completar ou tirar a agua

 

pesquisei e achei isto, esse lance da válvula termostática que nao entendi bem, se quando retirar a colocar agua fria ela fecha, e ai? como a agua vai passar do bloco do motor pra o radiador? pra ficar tudo ok?

 

aguem tem mais dicas?

 

ou devo ir pra oficina pra nao fazer besteira?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Voces Utilizam agua normal ou desmineralizada?

Água da torneira serve.

Água desmineralizada é a mesma agua da torneira. Só não use agua mineral. O unico problema da agua da torneira é o cloro utilizado no tratamento da agua em grandes centros. Se sua cidade não tiver uma alta concentração de cloro na agua não tem problema algum, só colocar aditivo e boa. Se tiver muito cloro, é só deixar dentro de uma bacia que o cloro evapora. Abraço

Fernão curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala brother blz?

Com ctza vc fez algo de errado, o reservatorio tem aproximadamente 6 litros...

Acho que nessas situacoes nao compensa vc trocar em casa, eu mesmo troquei em um local q havia um consultor da radiex e n cobraram nda d mao d obra apenas o valor dos produtos, foram 3 litros de aditivo e 3 litros de agua desmineralizada, gastei 120 reais ao todo pois coloquei um aditivo sintetico havia um mais barato porem preferi o mais caro e mais concentrado....

Deixou o ar quente ligado durante a troca? ha um local no painel q passa agua guente do radiador para aquecer o ar.....no seu caso com ctza ha mta agua suja ainda dentro do motor, na bomba etc....

 

Amigo na boa, acho que te passaram a perna.

 

Aditivo concentrado e colocaram 3 litros? Não quero criticar, apenas alertar ao demais que tem dúvidas.

 

Nesse caso é melhor comprar o original G13 da VW, basta 1, este sim é concentrado e não é tão caro quanto se pensa.

 

Ah, o sistema todo tem algo em torno de 6,5 à 7,2 a depender do modelo e se tem ar ou não, na dúvida consultem o link abaixo.

 

https://wwws.br-petrobras.com.br/ns606p01/alubrax/

 

Abs.

Editado por Giovani Novaes

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera meu Gol estava com a água do radiador com cor de ferrugem e decidi trocar, primeiramente esgotei a água tirando a manqueira de baixo do carro e coloquei aquele produto da Bardahl para limpeza do radiador+água e rodei com o carro durante 7 dias como manda o manual, depois disso esgotei nomente a água do radiador e coloquei água+aditivo na proporção de 60/40, mas o estranho foi que mesmo esgotando a água aparentemente toda gastei apenas 2,5 litros da solução para deixar o liquido do radiador no nivel correto, mas se não me engano o líquido total do radiador é na casa dos 5 litros não? O que pode ter ocorrido? Esgotei a água como fiz da primeira vez tirando a mangueira de baixo do carro e coloquei uma mangueira de água colocando água no reservatorio até a água embaixo do carro sair limpa. O carro estava um pouco inclinado será que não saiu toda a água do sistema do carro? Mesmo a água saindo limpa embaixo do carro pode ter ficado alguma coisa? Coloquei o liquido antei um pouco com o carro e a água ainda ficou um pouco suja, o que pode ser?

Abraços

Amigo para escoar totalmente o líquido de arrefecimento basta SOLTAR a mangueira que fica na base do radiador.

Não é necessário esquentar o carro pois a válvula termostática (não obstrui 100%) a passagem do líquido de arrefecimento.

Então faça assim;

1° Soltar mangueira de retorno que fica na base do radiador.

2° Abrir aquecimento do ar

3° Abrir reservatório do liq. de arrefecimento.

Vai sair a "água" toda

Enviado de meu LG-E977 usando Tapatalk

Editado por Rodrigolm

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar Agora
Entre para seguir isso  
Seguidores 0