Entre para seguir isso  
Seguidores 0
Jr.40

Presilhas Internas do Para-Choque quebradas

8 posts neste tópico

Não sei se já perceberam, mas os para-choques têm presilhas internas e nelas são fixadas as capas pretas internas ao para-lamas.

São duas presilhas, superior e inferior. Geralmente quando essas presilhas se soltam, a capa preta do para-lama, que na foto está suja, fica bamba e as laterais do para-choque ficam mais abertas.

Caso essas presilhas se quebrem, como colá-las (fixar) novamente ao para-choque sem danificar a pintura externa?

Pensei em grudar com Super Bonder (desisti...), com Durepox, com plástico derretido (acho que é a melhor alternativa).

Alguém tem alguma ideia de algo que grude plástico em plástico sem danificar a pintura?

Aqui estão elas... São os dois parafusos! Não tô falando do parafuso dentro do buraco!!!

IMG_20130609_192623.jpg

Essa imagem aqui é do encaixe da presilha (peguei na internet)

1364239045_446856064_3-Parachoque-trasei

Editado por all_right

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que achei o que preciso... A velha Araldite... 40 kgf/cm2... Fortinho, heim! Tenho que tirar o para-choque, limpar bem...

Esta cola, Araldite, tem como componente principal o epóxi, conhecido como um dos mais fortes e duráveis fixadores da atualidade, o que remete a ela, características muito boas de adesividade e resistência, podendo ser usada em uma variedade muito grande de reparos.

Pode colar materiais como vidro, cerâmica, madeira, metal, tijolo, couro, a maioria de plásticos duros, borrachas e outros materiais.

É uma cola que apresenta grande durabilidade, desde que respeitando-se as características de conservação, manuseio e aplicabilidade. Para mais detalhes devemos observar as características fornecidas pelo fabricante.

Editado por all_right

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o meu uma vez eu usei cola de parabrisa, mais acabei colocando outro dps de um motoqueiro me arrancar metade dele.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Araldite me pareceu uma boa alternativa e fácil de ser encontrada...

40 kgf/cm²! Poxa vida... forte pra caramba.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

all_right

Também precisei colar alguns plásticos e fiz experiencias com diversos adesivos. 

O epóxi não consegue aderir a alguns plásticos.

Um técnico de ar condicionado me deu uma dica que testei e foi positiva em alguns plásticos que não conseguem ser colados por adesivos comuns. É o seguinte: Coloca-se super bonder líquido em abundancia e depois derrame bicarbonato de sódio em cima. O acabamento não fica bom mas resolvi algumas colagens deste modo e foi bastante eficiente. 

Se tentar esta solução, conta como foi.

Bicarbonato de sódio você encontra nas farmácias e é bem barato.

Evandro Amaro curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

all_right

Também precisei colar alguns plásticos e fiz experiencias com diversos adesivos. 

O epóxi não consegue aderir a alguns plásticos.

Um técnico de ar condicionado me deu uma dica que testei e foi positiva em alguns plásticos que não conseguem ser colados por adesivos comuns. É o seguinte: Coloca-se super bonder líquido em abundancia e depois derrame bicarbonato de sódio em cima. O acabamento não fica bom mas resolvi algumas colagens deste modo e foi bastante eficiente. 

Se tentar esta solução, conta como foi.

Bicarbonato de sódio você encontra nas farmácias e é bem barato.

 

Quais as medidas de bicarbonato?  Colheres... etc.

Aquela farinha branca misturada com super bonder vai virar o quê?

Mexeu com um palito?

 

Vi isso!

 

 

Olá, pessoal.

Aprendi hoje duas dicas muito interessantes, que repasso a vocês: como OTIMIZAR colas como Araldite e Super Bonder.

O truque é simples: para colas a base de cianoacrilato (conhecidas comercialmente como SUPER BONDER), basta polvilhar BICARBONATO DE SÓDIO ou SAL DE COZINHA por cima. Não sei definir qual é a reação química que se forma, mas a cola fica POTENCIALIZADA, com muito maior aderência. Ao que consta, tanto faz o bicarbonato ou o sal de cozinha, pois os resultados são parecidos. Curiosamente, a mistura do bicarbonato acaba aquecendo a temperatura da mistura! A forma de aplicação da Super Bonder é a mesma, sendo que o bicarbonato ou o sal deve ser polvilhado por cima. Vale a pena realizar alguns testes até dominar a técnica por tentativa e acerto.

Vi essa "gambiarra" ser utilizada para colar uma MORSA DE BANCADA, e inacreditavelmente, o resultado foi excelente! Testei a morsa recém colada com apertos, torções e pancadas, e ela resistiu muito bem! O colega que me ensinou esse truque disse que essa mistura é muito eficiente para colar ALUMÍNIO, sendo que ele costuma colar pedaleiras de motocicleta dessa forma, nunca tendo problemas. Por curiosidade, me mostrou o carter do seu carro, que havia sido reparado dessa forma para um vazamento, já há alguns anos...

Outro "macete" qur também aprendi: CIMENTO comum de construção (numa mistura bem homogênea) potencializa colas epóxi (aquelas de "duas bisnaguinhas" conhecidas comercialmente como ARALDITE), também servindo esta mistura para dar acabamento em peças coladas.

Vale a pena relembrar que colas a base de cianoacrilato (SUPER BONDER) são mais adequadas para materiais NÃO POROSOS (vidro, metal, porcelana, etc..), apesar de serem recomendadas pelo fabricante também para materiais porosos (plástico, madeira, couro, borracha, etc.). Em caso de contato com a pele, pode ser removida com ACETONA.

Já para materiais POROSOS (plástico, madeira, couro, borracha, etc.), a cola mais adequada é a epóxi (ARALDITE), pois esta não "estraga" o material.

Fia aí a dica aos colegas montadores.

http://br.groups.yahoo.com/group/grupocentralradio/message/2301

 

 Super Bonder + bicarbonato
Para colar peças de plástico rígido recomendo o uso de Super Bonder com bicarbonato de sódio. Meu irmão me deu esse toque e utilizei a técnica para colar minha backlight, funciona muito bem. O bicarbonato cimenta junto à cola e rola uma liga muito forte. Li em outros lugares que rolar de usar farinha fina, areia e até sal para obter o mesmo efeito, mas só fiz com o bicarbonato.

http://mountainbikebh.com.br/forum/viewtopic.php?f=51&t=16652

 

Pelo que entendi, depois de limpa a área, mistura-se os dois aos poucos... como se mistura o ARALDITE.

Mas li também que o Araldite é mais recomendado para superfícies porosas, com o plástico.

 

O que vc colou?

rodrigo_am2 curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá all_right

Eu colei a tampa do porta-luvas que estava rachado e tambem outros acabamentos de uma blazer antiga que tenho. 

Basta "derramar" a cola superbonder em quantidade generosa e depois derramar o bicarbonato em cima da cola. O excesso de bicarbonato que não fica aderido à cola você joga fora ou guarda para outra aplicação.

 

Cheguei a colocar mais bonder sobre a colagem já realizada e mais bicarbonato e não há problemas.

 

Não mistura nada, não usa palito (vai ficar colado), a secagem é rápida. Apenas derrama o bonder no local da colagem e depois derrama bicarbonato por cima em quantidade suficiente para cobrir toda a parte onde está a cola. 

 

Como já disse, fica um acabamento ruim porque a camada fica exposta e branca. Mas é muito resistente.

Em alguns lugares onde ficavam presilhas metálicas com porca, as presilhas não prendiam mais no plástico. Colei deste modo e as mesmas ficaram fixas e depois de colocado o parafuso deu um aperto muito bom e resistente.

 

Já apliquei isso há mais de um ano e ainda estão lá, firmes e fortes.

 

Indico para locais onde não vá ocorrer torções ou onde os plásticos não precisam flexibilidade. O resultado é sólido.

Não tentei outras técnicas como sal, areia fina, farinha, etc... 

Apenas com bicarbonato e foi 10.

Editado por CVBecker

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá, pessoal. Desculpem por upar este tópico antigo. Então, meu Gol infelizmente soltou esta presilha hoje, estou desesperado pois fica estranho a lateral aberta. Essa solução de Super Bonder com sal deu certo? Não soltou depois de um tempo?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar Agora
Entre para seguir isso  
Seguidores 0