Acrof

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Sobre Acrof

  • Rank
    Permissao para Dirigir
  • Data de Nascimento 05/22/90

Informações de Perfil

  • Carro
    Voyage 1.0 2009
  • Cidade
    Belo Horizonte-MG
  • Sexo
    Masculino
  1. Na verdade, é a borracha dos cabos sim. Se o filamento interno dela se desgastar ou mesmo se romper, não vai acontecer fuga de corrente. O motor vai falhar cilindro e tal, mas enquanto a borracha estiver boa, não haverá fuga. O que acontece é que com os inúmeros ciclos de aquecimento e resfriamento, ocorrem micro trincas na borracha de isolamento, quando isso acontece, a energia (que está procurando o caminho mais rápido pra passar) vai tentar passar pela trinca e vai aos poucos arrombando ela e deixando-a maior. Acredito que o mesmo ocorra com a bobina, onde o plástico é muito mais suscetível a criar essas trincas por dilatação e resfriamento do que a borracha. De toda forma, a fuga de corrente acontece com mais facilidade quando o sistema de ignição está sob estresse. Ou seja, quando as velas estão com uma abertura maior do que o sistema foi projetado pra suportar. Se a centelha pular com facilidade no eletrodo da vela, ela não vai fazer tanta força pra procurar outro caminho (carcaça da bobina, e cabos, no caso)
  2. A bobina original do meu era Bosch. Aliás, pode pesquisar na internet, a maioria vai falar que bobina Bosch é melhor. (igual falam que vela NGK é melhor) Não diferente, falam que cabos de vela NGK são melhores tbm. Não quer dizer que as outras marcas sejam ruins, de forma alguma, apenas quer dizer que a maioria teve melhores experiências com essas marcas. Quero só ver o sistema de ignição do Voyage abrir o bico agora que está usando tudo do bom e do melhor, e agora que a bobina não precisa mais fazer força pra gerar centelha na vela. hahah No meu Fire, que usa velas com abertura 0.8mm, as bobinas já completaram 15 ANOS e estão perfeitas até hoje, com 130mil Km rodados. Os cabos de vela, NGK, só foram trocados 3 vezes, sendo que as duas primeiras vezes foi preventivamente, e só na última foi corretivamente. Há cerca de 1 ano, também fiz upgrade de velas para as BKR6E-IX nele, e ao contrário do motor da Volks, o Fire sim se beneficia enormemente delas. Partida instantânea, mesmo em dias frios, sobe giro mais fácil, bebe menos. Eu gostei muito! Voltando ao Voyage: Não existe uma razão lógica (fora as velas) pro sistema de ignição dos EA111 durar tão pouco, sendo que na esmagadora maioria dos carros é normal a vida útil do sistema passar dos 10 anos (exceto cabos de vela, cuja borracha se deteriora em 5 anos). Se vc me falar que é porque a bobina fica muito próxima do motor eu já descarto isso, porque no Fire a bobina fica praticamente parafusada direto no cabeçote. Pode entrar num clube Fiat qualquer, Palio/Uno/etc, e pode procurar, você vai passar o dia inteiro tentando achar alguém com problemas nas bobinas do motor Fire. Também tenho conta em clubes Renault e Honda, e nem de perto se vê tanto problema quanto nesse sistema dos EA111...
  3. Eu já troquei em casa, não é tããão difícil. A grande questão é o PORQUE eu precisei trocar... Meu pai levou o carro num "mexânico" de confiança dele, só que o FDP colocou aditivo Ki-Suco (só corante) no sistema. Resultado? Em 6 meses o sistema de arrefecimento apodreceu, a água ficou marrom e lamacenta, a carcaça da válvula termostática começou a vazar, enfim... Quase que o sistema de arrefecimento inteiro dá perda total! Meu pai voltou no tal mexânico, que trocou a carcaça da termostática e pôs novo aditivo. Só que novamente pôs aditivo Ki-suco, e a carcaça da válvula termostática ele pôs genérica, da marca AJE. Não bastasse isso cobrou quase 700 reais (peças e mão de obra) do coitado do meu pai que confiava nesse FDP. Resultado? Em 4 meses o sistema de arrefecimento abriu o bico de novo! A carcaça paralela estava vazando em 2 pontos diferentes, e o reservatório estava atolado de ferrugem de novo! Assumi o carro à partir daí. Comprei: -Lixa, bem fina. -Carcaça da termostática original VW -Tubo d'água original VW -3L Aditivo Havoline XLC concentrado. (o melhor aditivo que consegui encontrar na face da Terra, dura 500mil Km ou 5 anos) -5 Litros de água destilada (H²O puro, é caro, quase 10 reais o litro, mas nada se equipara a essa pureza) -1 frasco Limpa radiadores Koube -Reservatório de expansão, original VW. Primeiro limpei todo o sistema, dando vários enxágues com água de torneira, depois com água e sabão neutro de cozinha, só nisso foram uns 7 enxágues. Até a água permanecer cristalina. Nisso dei uma ultima lavada, dessa vez usando o limpa radiador ao invés do detergente. Saiu mais um bocado de sujeira, dei mais uns 3 enxágues, e pronto. A água saia até cheirosa do carro. kkk Em seguida, quando o carro esfriou, soltei a mangueira inferior do radiador e drenei o sistema. Depois, desmontei carcaça da termostática e tubo dágua, e em seguida o reservatório de expansão. Usando a lixa fina dei o acabamento no cabeçote e no bocal da bomba dágua (que estavam entupidos de silicone do mexânico....) Antes de instar a nova tubulação, passei um pouquinho de nada de graxa nos O-rings, pra que eles encaixassem sem o cabeçote danificar eles. Feito isso posicionei tudo certinho, encaixei e parafusei dando o torque exato. (0.9 N.m. se bem me lembro), coloquei o novo reservatório e recoloquei todas as mangueiras. Testei com água de torneira e ... SUCESSO! Não vazou em lugar nenhum! Feito o teste, drenei o sistema e completei com uma mistura de 50% aditivo e 50% água destilada. Conferi a concentração com um termodensímetro, que acusou pouco aditivo (devia ter água no motor ainda), então pus mais um pouco de aditivo concentrado até ficar perfeito. Tem mais de 1 ano que fiz isso e até agora o carro está perfeito. Porque estou contando tudo isso? Pra você ver os danos que um mecânico ruim pode causar! No seu caso, se ainda tem aditivo limpo no seu carro, basta enxaguar 1 vez com água. Vc solta a mangueira inferior do radiador e abre a tampa do reservatório e esgota tudo. Recoloca a mangueira (com a abraçadeira) enche de água e deixa o carro rodando só com água até armar a ventoinha, depois quando esfriar tu drena de novo e coloca o novo aditivo. Se comprar aditivo pronto uso, é só despejar direto e completar o sistema. Se comprar aditivo concentrado, como eu, terá que diluir o mesmo com água 50-50%. Se puder usar água de-ionizada ou mesmo a destilada(muito mais cara), melhor. Se for fazer vc mesmo, recomendo esse aditivo Havoline XLC, que até hoje continua vermelhinho e limpo. (vendem ele pronto uso, e também na versão concentrada) Ao todo, gastei umas 2 garrafinhas e meia de aditivo, e 2.5L de água destilada. Se seu carro tiver Ar condicionado vc gastará um pouco mais que isso. AH SIM! Se seu carro tem ar condicionado, lembre-se de deixar o AR QUENTE LIGADO. Ele usa água do motor pra aquecer o ar, e se vc não girar a alavanca pra posição mais quente, a água velha que está dentro do carro não vai ser drenada junto com a água do radiador! Se for levar o carro em oficina, leve o carro já com o ar quente ativado! E tenha a absoluta certeza de que irão usar um aditivo decente! NÃO, repetindo: NÃO DEIXE que coloquem Ki-suco no seu carro. Compre um aditivo à base de "Etilenoglicol", marcas como Valeo, Delphi, Koube, Ipiranga, Havoline, Petronas, ACDElco, Total, Motul, Mobil, e claro, os originais Volks/Honda/Nissan/Toyota/etc são confiáveis também. Se for trocar na concessionária, peça o aditivo original! Exija ver as garrafinhas vazias ao final da troca. FUJA, como o diabo foge da cruz, de aditivos Ki-suco de 10 reais. Aditivo bom é mais caro, 20-25 reais, alguns passam dos 30 reais por litro. Mas se vc gasta isso todo ano com troca de óleo, porque não gastar num bom aditivo, que vai durar uns 2 anos sem dar dor de cabeça? Acho que falei tudo... Ah, um último detalhe: Se ao montar tudo vc perceber que a ventoinha do radiador fica ligada direta, que o ponteiro de temperatura do painel passou da metade, CUIDADO! Pode ser que haja uma bolha de ar no sistema, ou seja, a bomba d'água não está conseguindo fazer a água circular pelo motor. Pra retirar a bolha de ar, deixe o carro aquecer e com um pano seco, abra e feche rapidamente a tampa do reservatório, deixe a água borbulhar um pouco e feche. Comigo aconteceu isso só na última etapa do processo, e resolvi com essa técnica. Pode ser que não aconteça, mas fique de olho! Até mesmo saindo da oficina/concessionária! Pois sem circular a água, seu motor super aquece e vai precisar de retífica!
  4. Estou usando velas Iridium num Voyage 2009 1.0 aqui faz mais de 1 ano. Já rodou facilmente uns 20milKm desde lá, consumo e potência se mantém inalterados. A vela que coloquei foram as BKR7E-IX com gap do eletrodo de 0.8mm. Muito se engana quem fala que não vale a pena ter uma vela assim, explico o porque: Aos 50 mil Km o sistema de ignição desse carro deu perda total.. A bobina estava detonada (contei 19 TRINCAS na carcaça plástica da mesma). Cabos de vela já tinham sido trocados mas já estavam ruins. Velas tbm já tinham sido trocadas, mas tbm estavam zoadas. Fiquei pensando comigo.... "Como pode??? Velas NGK são as melhores velas... Bobina Bosch é a que dizem ser a melhor de todas... Cabos de vela NGK são indiscutivelmente bons também. Como... COMO que tudo isso conseguiu dar defeito?!" Foi quando me voltei pras velas... O gap original era 0.9, mas elas já estavam com 1.2mm de abertura, por conta do desgaste... Acredito que o defeito crônico que o sistema de ignição do EA111 sofre ocorre por causa das velas. Que com pouca Km fica com o eletrodo muito aberto, o que acaba forçando tanto a bobina quanto os cabos de vela! Como a vela Iridium é uma vela que facilita o salto de centelha, além de outras artimanhas para melhorar a queima, mesmo diminuindo de gap, dos 0.9mm originais, pros 0.8mm das Iridium, o carro se mantém econômico e sem perder potência. Porém o que pouca gente percebe é que esse gap menor vai facilitar a vida da bobina e cabos de vela. E como as iridium tem durabilidade insana, esse gap de 0.8 se manterá por muuuuuuuuitos Km. Isso fará com que, durante toda a vida útil das Iridium (> 100mil Km), a bobina e cabos de vela sejam preservados! Aqui em casa, como eu disse, o sistema de ignição inteiro deu PT. Então comprei: -Cabos de vela NGK St-v25 -Velas Iridium BKR7E-IX -Bobina Bosch F000zs0210 Comprei também um torquímetro e um jogo de chaves de vela. Troquei todo o sistema em casa mesmo. As novas velas foram todas torqueadas com exatos 2.5Kgfm, pra não correr risco de danificar cabeçote ou de ficarem presas. Os cabos de vela foram colocados na ordem certinha. E desde então o carro tem funcionado como um reloginho suíço!
  5. Velas BKR7EIX funcionarão no carro, apesar do gap do eletrodo se de 0,8mm, comparado com os 0,9mm das velas originais. Segundo o amigo Adenilson ai em cima, existe a BKR7EIX-10, cujo gap é de 1,0mm, e que o deixa o carro menos preso do que usando a BKR7EIX comum. Porém, desse modelo -10 eu não encontrei à venda no mercado brasileiro. Sua bobina está ruim por acaso? Se não estiver, não tem porque trocar ela! Se a bobina apresentar trincas na sua carcaça plástica, e estiver escapando centelha de dentro dela (basta ligar o motor à noite e no escuro, e ver se saem estalos luminosos dela), daí sim vc troca. No geral, o povo fala que bobina Bosch é melhor (a original de fábrica do meu era Bosch), mas marcas como Magnetti Marelli e afins tbm são consideradas boas. Quantos aos cabos de vela, vai depender do tipo de bobina de ignição que seu Voyage usa. Confira o PDF fornecido pela NGK para identificar a sua bobina, e descobrir o cabo de vela certo pro seu Voyage: http://www.ngkntk.com.br/automotivo/wp-content/uploads/2012/08/02-Informativo-Cabo-ST-V423.pdf
  6. Cara, pelo menos no meu Mille, a diferença de performace, consumo e partida foi ABISMAL em comparação às velas comuns da Bosch. Se pesquisar, verá muita gente falando que realmente as velas Bosch prendem muito o motor Fire. Meu Uno passou a fazer ABSURDOS 18Km/L na rodovia! Isso pra um carro com 14 anos nas costas e com mais de 126mil quilômetros rodados! Embora não tenha sentido ganho de potência, ele passou a subir o giro mais fácil, o carro ganhou fôlego. Antes ele não tinha força pra ganhar velocidade na rodovia na 4ª marcha, chegava em uns 80Km/h e empacava nessa velocidade. Agora, ele ganha velocidade até na 5ª! Em termos de partida, por ser um carro que não é Flex, e não precisa checar que tipo de combustível está usando nem usa sistema de partida à frio, ele dá a partida instantaneamente. Estou falando de 1 segundo ou menos. No meu Uno sim achei que foi um excelente investimento, e que deu MUITO retorno. Já no Voyage, realmente, ele está pegando de imediato. A partida está perfeita. Mas suavidade de funcionamento, performance, eu não notei melhora, agora resta só medir o consumo e ver se deu algum ganho. Mas as vantagens das Iridium vai além disso. Elas facilitam o salto da centelha, então, cabos de vela e a porcaria da bobina sofrerão menos e viverão mais! Só de saber que não vou ter que me preocupar em ter que gastar outros 350 reais pra substituir bobina e cabos de vela tão cedo, acho que já faz o investimento nas Iridium compensar.
  7. Quando eu disse 9 trincas, me referia às trincas em locais passíveis de escapar centelha. kkk Tinha trincas em locaisinúteis da bobina, se fosse contar esses também, ai era melhor falar que a bobina tinha menos furos que uma peneira. kkk Mas bem, atualizando: As BKR7EIX chegaram hoje, já coloquei elas no lugar e dei torque de 27Nm (2,7Kgfm), que é o mesmo torque dado no Mille Fire, que também tem cabeçote em alumínio. (no site da NGK fala pra dar entre 25Nm e 30Nm em cabeçotes de alumínio, então os 27Nm parecem ser um torque intermediário interessante. Novas versus velhas: Close up nas Iridium: O carro está dando partida normalmente agora. Ganho de desempenho eu não notei nenhum... Vamos ver se o consumo melhorará.
  8. Infelizmente o idiota do mercadolivre que me vendeu as Iridium me mandou velas BKR8E-IX, agora está sendo uma dor de cabeça pra devolver as velas e ele me mandar as certas... Mas como o Voyage tava muito ruim, mas muito ruim mesmo pra dar a partida, eu resolvi trocar os cabos e a bobina de uma vez. Ao remover a bobina original do carro, eu fiquei em estado de choque... Eu esperava uma trinquinha ou duas... Ao todo, eu contei mais de 9 TRINCAS na carcaça plástica da bobina! Não me admira que o Voyage estava TÃO ruim pra dar a partida, e ficava estalando feito um condenado em marcha lenta. Os cabos de vela adotados foram NGK, a bobina foi uma Bosch igual à original. Agora falta só o idiota me mandar as velas certas que o Voyage vai ficar tinindo! xD A partida que antes levava umas 3 tentativas de 7 segundos, agora acontece em uma única virada de chave de 2 segundos. Esse tempo deve baixar ainda mais depois das velas novas. Aproveitando a caixa do filtro de ar desmontada, já limpei o corpo de borboleta com Car80 (nem tava sujo, mas é melhor fazer assim, do que esperar criar uma crosta de sujeira).
  9. Depois nos dê um parecer sobre o que achou da aderência deles. Se possível, fale como se comportaram tanto no seco quannto no molhado, e em situações de arrancada e freada.
  10. Então tá. Busquem pela internet sobre o P7, e as dezenas de relatos sobre aquaplanagem, bolhas, e desgaste acentuado, etc. Pneu voltado a performace, mas que na rodovia pode te matar? Um buraco, água, qualquer coisa desse gênero pode inutilizar instantâneamente o P7 (e sua vantagem no piso seco) e causar um acidente. Se for pra usar o P7 no seco, em pista lisa tipo Europa, ai tudo bem, mas nós todos sabemos bem que isso é raro no nosso país. É claro que não vou falar que o XM2 é um pneu esportivo, indestrutível ou infalível, longe disso, mas ele é o pneu mais balanceado no geral pra quem tem carro com aro 13 e 14, à partir daí surgem outras opções interessantes dos concorrentes, mas abaixo, sinto muito. Não vou mentir, ou exagerar, ao dizer que o XM2 está muito à frente da concorrência nesses dois aros, são simplesmente perfeitos para as estradas e carros brasileiros (que utilizem aro 13 ou 14").
  11. Cara, essa lógica não se aplica a esse pneu. hehehe Se fosse pra resumir o XM2 em uma palavra, essa palavra seria: Bruxaria. kkk Não tem jeito lógico de descrever essa coisa, pois ela desafia a lógica. Ele tem SIM uma aderência fora do normal, e ouso dizer, se aproxima de alguns pneus esportivos que já utilizei. Mas mesmo assim, consegue ser um pneu com durabilidade excelente. Como a Michelin fez um pneu que consegue ser (muito) macio e ter muita aderência, sem que isso comprometa de qualquer forma sua durabilidade? Como eu disse antes: Bruxaria. hahaha Acredite cara, eu peguei esse pneu não porque achei que ele fosse durar mais (como a Michelin o promove), mas sim por conta dos resultados incríveis que ele obteve nos testes de frenagem. Meu carro não tem ABS, logo, quis pegar o pneu de passeio com maior aderência do mercado brasileiro (e do aro do meu carro, claro) pra compensar essa deficiência, e o melhor que encontrei nesse quesito foi o XM2.
  12. De jeito nenhum. Uso os XM2 no meu Uno a quase 1 ano, e só tenho elogios. Silêncio, maciez e ADERÊNCIA! Eu preciso levar o carro ao extremo pra conseguir ouvir esses pneus cantarem. Os genéricos que eu usava antes (novos também) não tinham aderência nenhuma nem no molhado nem no seco, se for comparar com os Michelin. O XM2 parece que cola no chão. Tanto é, que nos testes de frenagem realizdos pela Michelin, o XM2 parou 2-4metros antes da concorrência. Isso é MUITA coisa. Isso é suficiente pra decidir se vc morre debaixo de um caminhão ou sai ileso de um acidente. Michelin XM2 é o melhor custo benefício que encontrei no Brasil para pneus aro 13 e 14, não há o que se discutir, esses pneus beiram a perfeição! hahaha xD
  13. Agora já foi. Comprei a -8 mesmo. Não gosto de mexer em especificação de vela, a comum vai ter as mesmíssimas especificações da BKR7ESB (gap, numero de eletrodos, etc), que é a original pro carro. Até entendo que um gap maior gere uma centelha maior, o que por consequência trás uma queima melhor, mas um gap maior também significa que a bobina e cabos serão mais exigidos. E bem, no final das contas meus pais (donos do Voyage) não se importam com performace nem nada assim, então tá tranquilo, mesmo que o carro fique um pouco amarrado. EDIT Comprei também o torquímetro. Agora essas velas nunca mais ficarão presas!
  14. Segundo o catálogo bosch, a SP-29 é a vela pros primeiros Fox 1.6 Totalflex, sendo que a partir dos veículos 2008, mudou para a SP-30. Pro Fox 1.0 TotalFlex, a indicação até 2005 era usar a Sp-28, a partir daí, adotou-se a Sp-30. Resumindo: o Voyage estava sim usando vela fora da especificação. kkkk Que mancada meu.... Eu não gosto de vela Bosch. Pelo menos nos motores Fiat o carro fica manco, amarrado. Agora é esperar as encomendas chegarem, pro Voyage curtir seu sistema de ignição 0Km.
  15. Cabos de vela já sairam sem problemas. Já as velas 3 e 4...... ACABARAM DE SAIR TAMBÉM! Não não danificou a rosca nem nada. Elas estavam bem presas mas uma vez que deu o primeiro giro, usando o braço de alavanca, o resto saiu facinho. kkk Agora vou repetir o processo nas velas 1 e 2, e torcer pelo melhor... As velas que estavam instaladas nele são Bosch (começou errado...) modelo SP-29. Não faço ideia se são as corretas pra esse carro. Mas de qualquer forma, a abertura do eletrodo aparenta ter mais de 1mm, o que já não é interessante pra esse motor né..