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HildegardoPS

Você usa Gasolina Aditivada ou Comum?

12 posts neste tópico

Senhores

Como todos sabem, agora tenho um corollinha. estou também participando do Corolla Clube, lá encontrei essa matéria de um dono de Corolla que é técnico em bombas (Posto) de gasolina.

 

Achei muito interessante quero compartilhar com vocês.

 

Vale apena ler.

 

Grande Abraço!

 

 

 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

 

 

Pessoal, sou técnico em manutenção de bombas de combustível... essas bombas que vocês vêem nos postos... já fazem uns 17 anos que estou nesse ramo e já prestei serviços para praticamente todas as bandeiras... Shell, BR, Ale, Ipiranga, Esso (que foi comprada pela Cosan e virou Shell no Brasil )... 

Bom, é o seguinte, no manual não fica claro se devemos abastecer com gasolina comum ou com aditivada, somente alertam para não utilizarem gasolina com chumbo, o que é proibido por lei a produção dessa gasolina desde os anos 90. 

Sabemos que motores 16v não aceitam qualquer porcaria de óleo e no combustível isso não é diferente...


A gasolina aditivada difere da comum por receber das companhias distribuidoras um aditivo que possui características de detergentes e dispersantes. Esses aditivos funcionam como verdadeiros detergentes, atuando na diminuição dos resíduos deixados pela gasolina no interior do motor. Resíduos estes que são inevitáveis, pois vêm da própria gasolina, que contém um subproduto denominado de goma.

 

Essa goma é resultante do processo de destilação da gasolina que submetida a altas temperaturas forma uma borra que pode gerar o entupimento do sistema de alimentação do motor, fazendo com que o mesmo estrague. A função dessa gasolina é manter o motor limpo, sem acúmulo de tais resíduos, permitindo que haja um bom fluxo de combustível e um melhor desempenho do motor.

São muitas as vantagens da gasolina aditivada, principalmente quanto à melhoria do desempenho do combustível. Muitas pessoas acreditam que essa gasolina aumenta a potência do veículo, melhorando seu desempenho nas ruas e pistas, o que não é verdade. A sua função não é melhorar a capacidade do motor, tão menos a de torná-lo mais rápido, mas sim a de deixá-lo limpo, melhorando o sistema de injeção e a queima do combustível, o que melhora o seu rendimento.

Para quem só abastece com gasolina comum, vale lembrar que a nossa gasolina sai da refinaria com um percentual de mistura de quase 28% de álcool (etanol) ou seja, se você completar o tanque de 55 litros do seu Corolla de gasolina comum, na verdade serão 40 litros de gasolina mais cerca de 15 litros de álcool (etanol)... Antes da tecnologia flex, os motores mais antigos à gasolina não foram desenvolvidos para rodarem com essa mistura elevada de álcool, podendo gerar um desgaste prematuro nos componentes.

Para quem tem motor flex e gosta de abastecer somente no álcool (etanol), além de ser pouco vantajoso pelo lado da economia, a longo prazo as paredes internas do motor e todo o conjunto de escapamento serão corroídos pelo combustível, já que contém água no álcool, isso mesmo, água... Como disse no inicio que dou manutenção nas bombas dos postos, vira e mexe tenho que substituir o bloco medidor das bombas por estarem danificados e corroídos pelo álcool... com o passar do tempo, o álcool desenvolve uma espécie de gel que vai corroendo o metal...

 

A ANP não divulga essa informação por pressão das usinas que tem amplo interesse em comercializar o produto no mercado nacional...

No Brasil não vale a pena abastecer somente com álcool ou gasolina comum... Fica a dica.

 

 

Quanto a verificar a idoneidade visualmente é praticamente impossível atestar a qualidade do combustível pela coloração já que cada bandeira utiliza uma pigmentação diferente em seus produtos. A gasolina aditivada normalmente tem uma cor meio azulada ou esverdeada já a gasolina comum, normalmente é amarelada.

O álcool combustível (que agora é chamado de etanol) é sempre incolor como a água e nas bombas existe um dispositivo chamado "termo-densímetro" que é uma proveta de vidro com um flutuador de mercúrio para verificar a pureza do etanol.

Esse flutuador nunca pode estar com o nível do mercúrio acima da risca do etanol senão indica que o produto está fora das especificações exigidas.

 

As pessoas não sabem mas por lei, caso você desconfie da qualidade do combustível, o revendedor (posto de gasolina) é obrigado a fazer um teste de qualidade na hora para você, eles mantem uma maleta com todo o material necessário para realização desse teste que determina a qualidade do combustível conforme tabela. Também é possível verificar se a bomba está abastecendo a quantidade adequada de combustível no seu tanque através de um equipamento chamado "medida de capacidade 20 litros" normalmente chamado de "aferidor".

 

Esse aferidor é um balde vermelho graduado com escala que varia entre +200 e -200 ml... o correto seria a bomba apresentar 00 na escala porém devido ao produto ser volátil, o INMETRO que é o órgão regulamentador, determinou através de portaria que as bombas podem apresentar variação entre a escala +100 e -100 ml de diferença, ou seja, se você pedir 20 litros de gasolina, nem sempre a bomba consegue colocar 20 litros certinho, pode variar tanto pra cima quanto para baixo dependendo de vários fatores como temperatura ambiente. Em 20 litros as vezes a bomba pode colocar no seu tanque 20,10ml ou 19,90ml, isso é normal.

Hoje em dia, os postos de bandeira tradicional como a Shell e a BR Petrobras mantem um programa de monitoramento da qualidade do combustível que atesta através de um selo se o revendedor comercializa o produto sem alteração nas características. Se o revendedor (posto) for reprovado nesse teste não receberá o selo de qualidade e isso compromete nova aquisição de produto junto ao distribuidor do produto. Vale lembrar que por força de contrato, todo posto Shell somente pode comercializar o combustível da própria Shell que vem das refinarias.

 

Alguns postos BR nem sempre são exigidos adquirirem os produtos diretamente da Petrobras Distribuidora já que por serem em maior número (toda cidadezinha do interior tem um posto BR rsrs) fica difícil manter a logística. Os postos Ipiranga comercializam o mesmo produto da Petrobras Distribuidora já que faz parte do mesmo grupo (Grupo Ultra) ou seja, a Ipiranga é da BR Petrobras.

 

Os postos ALE normalmente comercializam o produto diretamente da sua refinaria chamada AleSat Combustíveis mas a maioria dos postos Ale podem adquirir produtos de outras refinarias.

Nunca, eu disse nunca abasteça seu Corolla em postos de bandeira branca sem antes saber a procedência do combustível fornecido. Esses postos por não terem contrato com nenhuma distribuidora, comercializam produtos de tudo quanto é lugar, ou seja, se chegar o "zé picareta" com um caminhão tanque cheio de gasolina com xixi de cavalo e o preço for muito em conta, esse revendedor se for um pilantra vai misturar esse xixi de cavalo junto com outra metade da gasolina boa só pra gerar mais lucro.


Sempre dê preferência em abastecer nos postos Shell já que o produto sempre vem da Shell devido cláusula estabelecida em contrato com o revendedor.

Editado por H i l d e g a r d o

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Eu sabia que a durabilidade de um motor usando Etanol é 15% menor. Mesmo assim, prefiro etanol por ficar com um motor limpo e mais esperto.

HildegardoPS curtiu isso

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Senhores

Como todos sabem, agora tenho um corollinha. estou também participando do Corolla Clube, lá encontrei essa matéria de um dono de Corolla que é técnico em bombas (Posto) de gasolina.

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Grande Abraço!

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Pessoal, sou técnico em manutenção de bombas de combustível... essas bombas que vocês vêem nos postos... já fazem uns 17 anos que estou nesse ramo e já prestei serviços para praticamente todas as bandeiras... Shell, BR, Ale, Ipiranga, Esso (que foi comprada pela Cosan e virou Shell no Brasil )...

Bom, é o seguinte, no manual não fica claro se devemos abastecer com gasolina comum ou com aditivada, somente alertam para não utilizarem gasolina com chumbo, o que é proibido por lei a produção dessa gasolina desde os anos 90.

Sabemos que motores 16v não aceitam qualquer porcaria de óleo e no combustível isso não é diferente...

A gasolina aditivada difere da comum por receber das companhias distribuidoras um aditivo que possui características de detergentes e dispersantes. Esses aditivos funcionam como verdadeiros detergentes, atuando na diminuição dos resíduos deixados pela gasolina no interior do motor. Resíduos estes que são inevitáveis, pois vêm da própria gasolina, que contém um subproduto denominado de goma.

Essa goma é resultante do processo de destilação da gasolina que submetida a altas temperaturas forma uma borra que pode gerar o entupimento do sistema de alimentação do motor, fazendo com que o mesmo estrague. A função dessa gasolina é manter o motor limpo, sem acúmulo de tais resíduos, permitindo que haja um bom fluxo de combustível e um melhor desempenho do motor.

São muitas as vantagens da gasolina aditivada, principalmente quanto à melhoria do desempenho do combustível. Muitas pessoas acreditam que essa gasolina aumenta a potência do veículo, melhorando seu desempenho nas ruas e pistas, o que não é verdade. A sua função não é melhorar a capacidade do motor, tão menos a de torná-lo mais rápido, mas sim a de deixá-lo limpo, melhorando o sistema de injeção e a queima do combustível, o que melhora o seu rendimento.

Para quem só abastece com gasolina comum, vale lembrar que a nossa gasolina sai da refinaria com um percentual de mistura de quase 28% de álcool (etanol) ou seja, se você completar o tanque de 55 litros do seu Corolla de gasolina comum, na verdade serão 40 litros de gasolina mais cerca de 15 litros de álcool (etanol)... Antes da tecnologia flex, os motores mais antigos à gasolina não foram desenvolvidos para rodarem com essa mistura elevada de álcool, podendo gerar um desgaste prematuro nos componentes.

Para quem tem motor flex e gosta de abastecer somente no álcool (etanol), além de ser pouco vantajoso pelo lado da economia, a longo prazo as paredes internas do motor e todo o conjunto de escapamento serão corroídos pelo combustível, já que contém água no álcool, isso mesmo, água... Como disse no inicio que dou manutenção nas bombas dos postos, vira e mexe tenho que substituir o bloco medidor das bombas por estarem danificados e corroídos pelo álcool... com o passar do tempo, o álcool desenvolve uma espécie de gel que vai corroendo o metal...

A ANP não divulga essa informação por pressão das usinas que tem amplo interesse em comercializar o produto no mercado nacional...

No Brasil não vale a pena abastecer somente com álcool ou gasolina comum... Fica a dica.

Quanto a verificar a idoneidade visualmente é praticamente impossível atestar a qualidade do combustível pela coloração já que cada bandeira utiliza uma pigmentação diferente em seus produtos. A gasolina aditivada normalmente tem uma cor meio azulada ou esverdeada já a gasolina comum, normalmente é amarelada.

O álcool combustível (que agora é chamado de etanol) é sempre incolor como a água e nas bombas existe um dispositivo chamado "termo-densímetro" que é uma proveta de vidro com um flutuador de mercúrio para verificar a pureza do etanol.

Esse flutuador nunca pode estar com o nível do mercúrio acima da risca do etanol senão indica que o produto está fora das especificações exigidas.

As pessoas não sabem mas por lei, caso você desconfie da qualidade do combustível, o revendedor (posto de gasolina) é obrigado a fazer um teste de qualidade na hora para você, eles mantem uma maleta com todo o material necessário para realização desse teste que determina a qualidade do combustível conforme tabela. Também é possível verificar se a bomba está abastecendo a quantidade adequada de combustível no seu tanque através de um equipamento chamado "medida de capacidade 20 litros" normalmente chamado de "aferidor".

Esse aferidor é um balde vermelho graduado com escala que varia entre +200 e -200 ml... o correto seria a bomba apresentar 00 na escala porém devido ao produto ser volátil, o INMETRO que é o órgão regulamentador, determinou através de portaria que as bombas podem apresentar variação entre a escala +100 e -100 ml de diferença, ou seja, se você pedir 20 litros de gasolina, nem sempre a bomba consegue colocar 20 litros certinho, pode variar tanto pra cima quanto para baixo dependendo de vários fatores como temperatura ambiente. Em 20 litros as vezes a bomba pode colocar no seu tanque 20,10ml ou 19,90ml, isso é normal.

Hoje em dia, os postos de bandeira tradicional como a Shell e a BR Petrobras mantem um programa de monitoramento da qualidade do combustível que atesta através de um selo se o revendedor comercializa o produto sem alteração nas características. Se o revendedor (posto) for reprovado nesse teste não receberá o selo de qualidade e isso compromete nova aquisição de produto junto ao distribuidor do produto. Vale lembrar que por força de contrato, todo posto Shell somente pode comercializar o combustível da própria Shell que vem das refinarias.

Alguns postos BR nem sempre são exigidos adquirirem os produtos diretamente da Petrobras Distribuidora já que por serem em maior número (toda cidadezinha do interior tem um posto BR rsrs) fica difícil manter a logística. Os postos Ipiranga comercializam o mesmo produto da Petrobras Distribuidora já que faz parte do mesmo grupo (Grupo Ultra) ou seja, a Ipiranga é da BR Petrobras.

Os postos ALE normalmente comercializam o produto diretamente da sua refinaria chamada AleSat Combustíveis mas a maioria dos postos Ale podem adquirir produtos de outras refinarias.

Nunca, eu disse nunca abasteça seu Corolla em postos de bandeira branca sem antes saber a procedência do combustível fornecido. Esses postos por não terem contrato com nenhuma distribuidora, comercializam produtos de tudo quanto é lugar, ou seja, se chegar o "zé picareta" com um caminhão tanque cheio de gasolina com xixi de cavalo e o preço for muito em conta, esse revendedor se for um pilantra vai misturar esse xixi de cavalo junto com outra metade da gasolina boa só pra gerar mais lucro.

Sempre dê preferência em abastecer nos postos Shell já que o produto sempre vem da Shell devido cláusula estabelecida em contrato com o revendedor.

Excelente post. Bastante elucidativo.
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Desde quando tirei da css, 800 metros depois de sair do patio, ja enchi o tanque com aditivada.

 

27000 km rodados unica e exclusivamente na gasolina aditivada.

 

Voyage 1.6 13/14

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No meu (o primeiro) desde que comprei no inicio do ano, só abasteço com Aditivada, nunca coloquei comum ou etanol.

 

Bom post.

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Bacana a matéria, fiquei preocupado pois uso muito mais etonois do que gasolixo! kkkkkkkkkkkkkkkkk

 

Abraço

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Bacana a matéria, fiquei preocupado pois uso muito mais etonois do que gasolixo! kkkkkkkkkkkkkkkkk

 

Abraço

 

O Pior meu amigo, que sempre a piga teve água, lembro das antigas que tivemos uma Ford pampa 1.6 a Alcool em casa, dava dó de ver o quanto saía água pelo escapamento.

kkkkk

Editado por H i l d e g a r d o
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Desde que peguei o preto, só gasolina, não gostei nem um pouco de rodar no álcool, como não uso o carro diariamente, dá pra rodar na podium, depois que o motor vicia nessa gasolina, só quer ela.

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Desde que peguei o preto, só gasolina, não gostei nem um pouco de rodar no álcool, como não uso o carro diariamente, dá pra rodar na podium, depois que o motor vicia nessa gasolina, só quer ela.

 

hehehhe quem pode, pode!

 

Tá certo mesmo!

 

Abraços

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Muito bom o post. Pena q a aditivada, ao menos na região q eu moro (Macaé/RJ) é impossível pro meu bolso. E não é exagero. Petrobrás Premium bate R$4,00 antes desse ultimo aumento. A comum R$3,64. Sempre dei preferencia pela gas comum, e sinceramente, se o etanol estiver 20% mais barato, vou de etanol. Infelizmente ou eu ponho etanol/gas comum ou eu pago o seguro. Valeu!

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Quem compra carro zero deve obrigatoriamente na minha opinião andar sempre com aditivada ou podium  e trocar o óleo de 5 em 5 mil km  , terá um motor zero sempre!

Editado por sergiodab
biguia e Rafael Fardin curtiram isso

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Sinceramente, não sou fã da gasolina aditivada (nem da comum pra falar a verdade), apesar de usar com certa frequência a gasolina comum, tento optar pelo etanol que é um combustível (na minha opinião) mais limpo (tanto tecnicamente falando, quanto do ponto de vista ambiental), deixa menos resíduos e etc.!

 

Sobre a credibilidade da matéria, fiquei chateado quando li sobre o percentual de álcool na gasolina (conforme abaixo):

 

... percentual de mistura de quase 28% de álcool (etanol) ou seja, se você completar o tanque de 55 litros do seu Corolla de gasolina comum, na verdade serão 40 litros de gasolina mais cerca de 15 litros de álcool (etanol) ...

 

Até onde eu sei, o álcool presente na gasolina não é nem de longe etanol, mas sim Álcool Anidro.

 

Posso estar errado, aceito muito bem críticas e sou aberto a correções (sintam-se a vontade), mas minha opinião é essa aí acima.

 

Obs.: Também não sou fanático, até uso gasolina aditivada as vezes, mas isso não é frequente!

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