Gabriel Tavares

Project Car - VW Gol 1.6 8v Aspirado

162 posts neste tópico

Olá galera! Bom, talvez alguns já devam me conhecer daqui do fórum, mas não custa nada me apresentar novamente. Meu nome é Gabriel Tavares, sou de Brasília/DF e trabalho como mecânico.

 

Após duas mudanças completamente distintas de ideias, apresento aqui o projeto que estou desenvolvendo atualmente. O carro, como não poderia deixar de ser, é um VW Gol G5 1.6, modelo originalmente Power, ano 2011. O objetivo é até “simples”, fazer um carro com mecânica 1.6 8v aspirado para alguns passeios nos finais de semana.

 

E é partindo desse “simples” que começo minha saga...

 

A primeira coisa que fiz foi partir pra desmontagem completa do carro. Não que ele estivesse mal cuidado e caindo aos pedaços, pelo contrário – comprei com 5 mil km rodados do meu pai e permaneço com ele até hoje. A questão é que sempre pensei em fazer um carro montado nos detalhes. Sempre gostei de cofres limpos, bem arrumados, e com o Gol não seria diferente.

 

 

wwAMI6e.jpg

 

E1Jbngo.jpg

 

3wa7M5z.jpg

 

 

Depois de retirar toda a mecânica dele (powertrain, suspensão e direção), parti para a desmontagem parcial do interior. Como vou utilizar injeção programável, boa parte da elétrica do carro precisará ser refeita, o que é bem mais fácil de fazer com os acabamentos fora. Nessa hora parti para tirar de vez do carro tudo aquilo que não vai ser mais usado, como auto-falantes originais, CD-Player... Todo o sistema de A/C foi desmontado também. Nunca fui muito fã, e com o carro preparado é que não iria usar mesmo. O bom é que vendendo essas peças consegui algum trocado...

 

 

6hFbASC.jpg

 

 

Após uma boa geral, restou basicamente um quarto nos fundos da garagem com as peças.

 

 

HojHuoV.jpg

 

 

Com tudo desmontado, segui para a compra do que seria necessário, e a primeira coisa não podia ser diferente: abracei uma carcaça do cabeçote 0km com nota da VW. Mas isso já fica pro próximo post.

 

Abraço galera!

Editado por Gabriel Tavares

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá galera! Bom, talvez alguns já devam me conhecer daqui do fórum, mas não custa nada me apresentar novamente. Meu nome é Gabriel Tavares, sou de Brasília/DF e trabalho como mecânico.

Após duas mudanças completamente distintas de ideias, apresento aqui o projeto que estou desenvolvendo atualmente. O carro, como não poderia deixar de ser, é um VW Gol G5 1.6, modelo originalmente Power, ano 2011. O objetivo é até “simples”, fazer um carro com mecânica 1.6 8v aspirado para alguns passeios nos finais de semana.

E é partindo desse “simples” que começo minha saga...

A primeira coisa que fiz foi partir pra desmontagem completa do carro. Não que ele estivesse mal cuidado e caindo aos pedaços, pelo contrário – comprei com 5 mil km rodados do meu pai e permaneço com ele até hoje. A questão é que sempre pensei em fazer um carro montado nos detalhes. Sempre gostei de cofres limpos, bem arrumados, e com o Gol não seria diferente.

wwAMI6e.jpg

E1Jbngo.jpg

3wa7M5z.jpg

Depois de retirar toda a mecânica dele (powertrain, suspensão e direção), parti para a desmontagem parcial do interior. Como vou utilizar injeção programável, boa parte da elétrica do carro precisará ser refeita, o que é bem mais fácil de fazer com os acabamentos fora. Nessa hora parti para tirar de vez do carro tudo aquilo que não vai ser mais usado, como auto-falantes originais, CD-Player... Todo o sistema de A/C foi desmontado também. Nunca fui muito fã, e com o carro preparado é que não iria usar mesmo. O bom é que vendendo essas peças consegui algum trocado...

6hFbASC.jpg

Após uma boa geral, restou basicamente um quarto nos fundos da garagem com as peças.

HojHuoV.jpg

Com tudo desmontado, segui para a compra do que seria necessário, e a primeira coisa não podia ser diferente: abracei uma carcaça do cabeçote 0km com nota da VW. Mas isso já fica pro próximo post.

Abraço galera!

Um project car aqui no forum....bem interessante...[emoji48]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera, continuando o projeto, vou tentar explicar um pouco a parte mecânica do que está por vir.

 

Quando o Gol tinha seus 30 mil km rodados, fiz o chamado “rebaixamento” do cabeçote do motor. Tecnicamente falando, retirei 0,6mm da face dele e, como consequência, obtive uma taxa de compressão de 13,1:1 (a original é de 12,1:1). Aliado a um filtro inbox da marca InFlow, consegui um carro mais esperto em baixas e médias rotações. Não ficou um canhão, claro, mas ficou um pouco mais divertido ir do serviço pra faculdade. Foi bom enquanto durou, mas para o novo projeto, esse cabeçote já não me serviria mais.

 

A solução?

 

 

Rs49cEJ.jpg

 

 

Não pensei muito e abracei uma carcaça 0km VW na Crestana. Como já sabia que iria fazer um trabalho extenso no cabeçote e que poucas peças originais restariam, não compensava pegar um completo.

 

Com o novo cabeçote em mãos, enviei ele para a Stumpf Cabeçotes Especiais, onde o Júnior ficou encarregado de fazer o serviço.

 

Basicamente todos os dutos foram retrabalhados (polidos e equalizados), assim como as sedes de válvulas, agora fabricadas em aço. Falando em válvulas, tanto as de admissão quanto as de escape são em inox, contando com diferentes angulações em suas sedes. Com mais ângulos nas sedes das válvulas, a gente consegue ter um melhor escoamento do fluxo de ar que passa nas válvulas, o que se traduz em mais rendimento. Além disso, um trabalho de solda nas galerias de água também foi feito a fim de evitar as temíveis trincas, comuns em preparações mais fortes nesses cabeçotes. Já na questão de tuchos, balancins, molas, pratos e travas, optamos por manter o conjunto original VW. Por ser um projeto aspirado, utilizar essas peças com materiais forjados seria desnecessário, e molas com maior carga acabariam por fazer o motor ‘perder’ rendimento – uma vez que fariam o comando trabalhar com maior carga. No final, acho que as fotos falam por si só:

 

 

dd9Pzxi.jpg

 

8Bmh8Wu.jpg

 

I8uFd9o.jpg

 

9UtOufe.jpg

 

fuxAMlb.jpg

 

DVNlGqO.jpg

 

 

Sem esquecer o comando de válvulas, optei por um “Special Order” da Carlini Competizione, com permanência de trabalho de ‘míseros’ 300°. Por ser um comando bem grande, espero o motor crescendo bem a partir dos 4 mil rpm. Parece até ilógico isso se pensar que o carro é ‘de rua’, mas o objetivo sempre foi na velocidade final.

 

 

oXEHbzg.jpg

 

0HoI7f4.jpg

 

 

Bom galera, espero que tenham gostado de ver um pouquinho mais do carro e do que tem sido feito. No próximo post aqui quero mostrar a parte de admissão: 4 corpos de borboletas de 46mm cada.

 

Abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eita Gabriel, a cada dia a coisa tá ficando mais evoluída hein?! kkkk

 

Abração meu amigo!

 

 

Hahahaha A meta é essa: evoluir!

 

 

300 º ??

 

 

Belissimo projeto !

 

Acompanhando daqui !

 

 

Valeu cara! A Carlini hoje em dia tem no catálogo um com estúpidos 310° (!)...

Legal, estou acompanhando também, nos mantenha informado.

 

Show acompanhando!

 Valeu! Em breve posto mais novidades!

caraca, esse realmente vai ser feito do zero!

acompanhando.

 

 

Parabéns pelo projeto e por compartilhar conosco. Estou acompanhando!

 

Abraço,

 

 

Hahahaha Eu que agradeço o interesse aí!

HildegardoPS e Ulisses Cheohen curtiram isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera, continuando o projeto, vou tentar explicar um pouco a parte mecânica do que está por vir.

Quando o Gol tinha seus 30 mil km rodados, fiz o chamado “rebaixamento” do cabeçote do motor. Tecnicamente falando, retirei 0,6mm da face dele e, como consequência, obtive uma taxa de compressão de 13,1:1 (a original é de 12,1:1). Aliado a um filtro inbox da marca InFlow, consegui um carro mais esperto em baixas e médias rotações. Não ficou um canhão, claro, mas ficou um pouco mais divertido ir do serviço pra faculdade. Foi bom enquanto durou, mas para o novo projeto, esse cabeçote já não me serviria mais.

A solução?

Rs49cEJ.jpg

Não pensei muito e abracei uma carcaça 0km VW na Crestana. Como já sabia que iria fazer um trabalho extenso no cabeçote e que poucas peças originais restariam, não compensava pegar um completo.

Com o novo cabeçote em mãos, enviei ele para a Stumpf Cabeçotes Especiais, onde o Júnior ficou encarregado de fazer o serviço.

Basicamente todos os dutos foram retrabalhados (polidos e equalizados), assim como as sedes de válvulas, agora fabricadas em aço. Falando em válvulas, tanto as de admissão quanto as de escape são em inox, contando com diferentes angulações em suas sedes. Com mais ângulos nas sedes das válvulas, a gente consegue ter um melhor escoamento do fluxo de ar que passa nas válvulas, o que se traduz em mais rendimento. Além disso, um trabalho de solda nas galerias de água também foi feito a fim de evitar as temíveis trincas, comuns em preparações mais fortes nesses cabeçotes. Já na questão de tuchos, balancins, molas, pratos e travas, optamos por manter o conjunto original VW. Por ser um projeto aspirado, utilizar essas peças com materiais forjados seria desnecessário, e molas com maior carga acabariam por fazer o motor ‘perder’ rendimento – uma vez que fariam o comando trabalhar com maior carga. No final, acho que as fotos falam por si só:

dd9Pzxi.jpg

8Bmh8Wu.jpg

I8uFd9o.jpg

9UtOufe.jpg

fuxAMlb.jpg

DVNlGqO.jpg

Sem esquecer o comando de válvulas, optei por um “Special Order” da Carlini Competizione, com permanência de trabalho de ‘míseros’ 300°. Por ser um comando bem grande, espero o motor crescendo bem a partir dos 4 mil rpm. Parece até ilógico isso se pensar que o carro é ‘de rua’, mas o objetivo sempre foi na velocidade final.

oXEHbzg.jpg

0HoI7f4.jpg

Bom galera, espero que tenham gostado de ver um pouquinho mais do carro e do que tem sido feito. No próximo post aqui quero mostrar a parte de admissão: 4 corpos de borboletas de 46mm cada.

Abraço!

E a saga continua...

Com esse comando operando em alta, mais 4 tbi....huummmm. Esse gol vai se transformar num carro de fuga![emoji12]

Vai ter sede, esse danado. Acho que vc é um dos "sócios" da Petrobrás! A lavajato tá de olho no senhor...Cuidado! Kkkkkkkkkkk

Ulisses Cheohen curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E a saga continua...

Com esse comando operando em alta, mais 4 tbi....huummmm. Esse gol vai se transformar num carro de fuga![emoji12]

Vai ter sede, esse danado. Acho que vc é um dos "sócios" da Petrobrás! A lavajato tá de olho no senhor...Cuidado! Kkkkkkkkkkk

kkkkkkkkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Shoow Gabriel, agora vai hein!!!

 

Seu pedal deve tá chegando aí quinta ou sexta-feira acredito eu!

 

Acompanhando!

rodrigo_am2 curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

“4 corpos de borboleta? Cara, numa boa, desiste disso. Esse motor não serve pra ser preparado!”.

 

Bom, foram mais ou menos com essas palavras de incentivo que a primeira empresa que eu procurei a fim de desenvolver a admissão do meu carro me recebeu.

 

Passado o trauma, consegui convencer o Carlo Pastrello, da PRT Performance, a desenvolver meu tão sonhado projeto de admissão. São nada mais do que 4 (quatro!) corpos de borboletas usinados em alumínio medindo 89mm de comprimento por 46mm de diâmetro. Enquanto em uma das extremidades será montado o TPS (sensor de posição da borboleta), ao centro ficará o acionamento mecânico do conjunto.

 

Com essa configuração, pretendo ganhar bastante fluxo de ar nas médias e altas rotações, que são o alvo de funcionamento do motor.

 

 

qFbtoSU.jpg

 

CuXN3z6.jpg

 

6A01AZp.jpg

 

6btpuPf.jpg

 

3shf0cj.jpg

 

 

Como vocês podem ver o coletor que fará a ligação entre os corpos e o cabeçote ainda não foi feito. Optei por fabricar ele só mais pra frente pois não sei o quanto de espaço disponível vou ter no cofre do motor. Nessas coisas é melhor esperar um pouco do que fazer na pressa e descobrir depois que não vai caber. Aí f** hahaha

 

No mais é isso. Agradeço toda a galera que tá acompanhando o projeto!

 

Se tiverem qualquer dúvida, basta perguntar...

 

Abraço!

 

 

 

 

 


Qtos rpm vai ficar esse marcha lenta ? rs

 

 

Marcha-lenta? Sei nem o que é isso... kkkkk

 

 

E a saga continua...

Com esse comando operando em alta, mais 4 tbi....huummmm. Esse gol vai se transformar num carro de fuga![emoji12]

Vai ter sede, esse danado. Acho que vc é um dos "sócios" da Petrobrás! A lavajato tá de olho no senhor...Cuidado! Kkkkkkkkkkk

 

 

Queria cara... Já ia poder ter terminado o carro :egito:  kkkkkkk

 

 

Shoow Gabriel, agora vai hein!!!

 

Seu pedal deve tá chegando aí quinta ou sexta-feira acredito eu!

 

Acompanhando!

 

 

Valeu Marcus! Já chegou aqui! Em breve posto fotos...

Editado por Gabriel Tavares
Markim, boomber, HildegardoPS e 4 outros curtiram isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bacana Gabriel, suas ideias sempre são muito show e parece que vai ficar no capricho! A vítima aí tá com quantos km rodados? Vai vender alguma coisa que vai sobrar dele?

 

Outra pergunta, vai mexer no doc pra poder andar na rua?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Show de biela Gabriel! hahahah, toca o barco ai que todos queremos ver essa goleta acelerando forte. Tenho umas maldades em mentes pro meu, mas algo mais pra frente e bem mais leve que essas suas. 

Ulisses Cheohen curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

“4 corpos de borboleta? Cara, numa boa, desiste disso. Esse motor não serve pra ser preparado!”.

 

Bom, foram mais ou menos com essas palavras de incentivo que a primeira empresa que eu procurei a fim de desenvolver a admissão do meu carro me recebeu.

 

Passado o trauma, consegui convencer o Carlo Pastrello, da PRT Performance, a desenvolver meu tão sonhado projeto de admissão. São nada mais do que 4 (quatro!) corpos de borboletas usinados em alumínio medindo 89mm de comprimento por 46mm de diâmetro. Enquanto em uma das extremidades será montado o TPS (sensor de posição da borboleta), ao centro ficará o acionamento mecânico do conjunto.

 

Com essa configuração, pretendo ganhar bastante fluxo de ar nas médias e altas rotações, que são o alvo de funcionamento do motor.

 

 

qFbtoSU.jpg

 

 

 

:shock:  :-o  :shock:  :-o  :shock:  :-o  :-o

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bacana Gabriel, suas ideias sempre são muito show e parece que vai ficar no capricho! A vítima aí tá com quantos km rodados? Vai vender alguma coisa que vai sobrar dele?

 

Outra pergunta, vai mexer no doc pra poder andar na rua?

 

Valeu cara! O Gol tava com exatos 71.250 km rodados quando desmontei...

 

Algumas peças originais já até cheguei a vender sim, como o A/C completo e o cabeçote original

 

Quanto ao documento, ainda não sei ao certo como vou fazer. Aqui em Brasília não legalizam mais alterações de potência.

 

 

Show de biela Gabriel! hahahah, toca o barco ai que todos queremos ver essa goleta acelerando forte. Tenho umas maldades em mentes pro meu, mas algo mais pra frente e bem mais leve que essas suas. 

 

Valeu cara! Quando fizer mostra pra gente!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entendi, se tiver mais peças vai me passando a relação aqui, posso te ajudar a vender!

 

Me responde uma coisa, vai usar miolo original (pistões, bielas, prisioneiros...)? E injeção, fueltech?

 

Eu quando peguei a Sava cheguei a pensar em dar um tapinha no cabeçote e mandar uma polia regulável, coletor e descarga dimensionados.. Mas fiquei com medo da reação dessa injeção maldita!

Gabriel Tavares curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entendi, se tiver mais peças vai me passando a relação aqui, posso te ajudar a vender!

 

Me responde uma coisa, vai usar miolo original (pistões, bielas, prisioneiros...)? E injeção, fueltech?

 

Eu quando peguei a Sava cheguei a pensar em dar um tapinha no cabeçote e mandar uma polia regulável, coletor e descarga dimensionados.. Mas fiquei com medo da reação dessa injeção maldita!

 

Beleza cara! Te mando sim!

 

De miolo vou usar o conjunto forjado. Os prisioneiros até já comprei, falta postar aqui. Preferi usar eles ao invés dos parafusos comuns porque devo andar com uma taxa bem alta, na casa dos 14,1:1.

 

Injeção vou de Fueltech mesmo. Quero a FT500 pra poder ter acerto individual por cilindro e mapa sequencial. É uma das partes que eu quero menos economizar.

 

Você comentou da Saveiro... Eu particularmente já partiria pra uma injeção programável. Não tem nem comparação o acerto que ela te traz haha

Markim curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Beleza cara! Te mando sim!

 

De miolo vou usar o conjunto forjado. Os prisioneiros até já comprei, falta postar aqui. Preferi usar eles ao invés dos parafusos comuns porque devo andar com uma taxa bem alta, na casa dos 14,1:1.

 

Injeção vou de Fueltech mesmo. Quero a FT500 pra poder ter acerto individual por cilindro e mapa sequencial. É uma das partes que eu quero menos economizar.

 

Você comentou da Saveiro... Eu particularmente já partiria pra uma injeção programável. Não tem nem comparação o acerto que ela te traz haha

 

Já tá com as forjarias tudo aí? To vendendo tudo meu aqui zero km, nao rodou 1.000 km (pistões, bielas, coletor plenum etc, etc, etc!) FT500 você falou tudo, ela é perfeita! Mas voce acha que mudando só a IE tem ganhos significativos? E na parte de exaustão e etc?

Gabriel Tavares curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já tá com as forjarias tudo aí? To vendendo tudo meu aqui zero km, nao rodou 1.000 km (pistões, bielas, coletor plenum etc, etc, etc!) FT500 você falou tudo, ela é perfeita! Mas voce

acha que mudando só a IE tem ganhos significativos? E na parte de exaustão e etc?

 

Então, ainda não. Quero comprar pelo menos os pistões esse mês, mas ando querendo os 'cabeça plana' da Power Tech. Se não até animava de pegar os seus... Vi no teu anúncio que o preço tá bem bacana!

 

Na parte de injeção eu costumo dizer que ela sozinha não faz mágica. É uma p*ta ferramenta quando você já tem uma boa base pra brincar.

 

Coletor de escape vou usar um dimensionado, provavelmente na configuração 4x1 e com comprimento 'médio' - foco sempre em médias e altas rotações.

Markim curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não galera, o projeto não morreu!

 

Após alguns contratempos, vou mostrar algumas peças que chegaram ao longo dessas últimas semanas e alguns pequenos avanços no carro.

 

Bom, como alguns já devem saber, a taxa de compressão que pretendo utilizar deve ficar na casa dos 13,5:1 – 14,0:1. De forma a prevenir a possível ruptura dos parafusos originais do cabeçote, que foram projetados para serem utilizados com uma taxa bem menor e um uso mais moderado, parti para a compra de prisioneiros forjados, que devem garantir a diversão mesmo com o pé embaixo.

 

80Q6scX.jpg

 

Falando em segurança, nada mais óbvio do que lembrar a lubrificação do motor. A bomba de óleo, a princípio, vai ser mantida original, tanto em questão de volume quanto de pressão. O uso de bomba externa faz parte dos planos, porém num primeiro estágio acredito não ser necessária.

 

hmanom9.jpg

 

Na parte de ignição, escolhi as velas Iridium, da NGK, modelo BKR9EIX. São velas bem frias (grau 9), que conseguem manter o poder de centelhamento mesmo em condições expressivas de pressão e temperatura. Já os cabos de vela são da norte-americana ACCEL, com 8.0mm de bitola.

 

7lxCrhl.jpg

 

qwnjwhi.jpg

 

lGtwNlz.jpg

 

Uma das partes mais difíceis foi, sem dúvida, a escolha dos pistões. Depois de muita pesquisa, acabei optando pelos pistões forjados modelo flat top da brasileira Powertech. Basicamente haviam duas opções disponíveis no mercado: AFP e Powertech. Os AFP, por incrível que pareça, são bem difíceis de achar. Outro ponto favorável para a Powertech foi o fato de eles terem toda a linha para o EA111 (pistões, bielas, anéis, travas, pinos...).

 

Os pistões possuem 76,5 de diâmetro, com medidas de anéis também originais (1,20 X 1,50 X 2,50mm). Os pinos são de 17mm. Sim, 17mm. Diferentemente das ligas convencionais utilizadas, os pinos forjados usados no projeto são de aço GGD H13, capazes de suportar cavalarias na casa dos 800cv.Da mesma forma, as travas dos pinos são também forjadas.

 

szJ1f6I.jpg

 

cnPsAng.jpg

 

g9ICmKQ.jpg

 

nWocCyY.jpg

 

gpHhSTr.jpg

 

1NCWZ9E.jpg

 

oksB4Gv.jpg

 

XoOzafZ.jpg

 

Por enquanto é isso galera!

 

Essa semana já deve chegar a bomba de combustível, dosador e as conexões padrão AN.

 

Abraço!

Editado por Gabriel Tavares

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar Agora