Gabriel Tavares

Project Car - VW Gol 1.6 8v Aspirado

162 posts neste tópico

Ola Garela sei que aki nao e lugar pra isso, mas como trata-se do projeto GMT, vim agradecer e elogia esse nobre colega do forum que esta me ajudando sobre dicas de preparação em meu G5 e tbm negociamos peças,  se mostrou bem atencioso e confiável e honesto.

Produtos novos na mão e pronto pra ir pro golzão!!!

 

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Editado por Digo
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Ola Garela sei que aki nao e lugar pra isso, mas como trata-se do projeto GMT, vim agradecer e elogia esse nobre colega do forum que esta me ajudando sobre dicas de preparação em meu G5 e tbm negociamos peças,  se mostrou bem atencioso e confiável e honesto.

Produtos novos na mão e pronto pra ir pro golzão!!!

 

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Isso é muito importante para o fórum, parabéns por postar, assim vamos aos poucos conhecendo e estabelecendo confiança nos usuários...

Abç

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Ola Garela sei que aki nao e lugar pra isso, mas como trata-se do projeto GMT, vim agradecer e elogia esse nobre colega do forum que esta me ajudando sobre dicas de preparação em meu G5 e tbm negociamos peças,  se mostrou bem atencioso e confiável e honesto.

Produtos novos na mão e pronto pra ir pro golzão!!!

 

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Obrigado Rodrigo! Precisando é só falar...

 

Abraço

HildegardoPS curtiu isso

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Fala galera!

 

Vamos às novidades...

 

Como já havia comentado aqui anteriormente, as novas rodas serão fixadas por prisioneiros mais grossos que os parafusos originais que as prendiam (M14x1,5 x M12x1,5).

 

Aproveitando que precisaria refurar os cubos, comprei rolamentos e cubos de rodas novos.

 

NVvnFtL.jpg

Serviço de usinagem dos furos.

 

V9w0qbA.jpg

Cubos já com as novas roscas.

 

EidSxZZ.jpg

Teste dos prisioneiros.

 

MZY28Ny.jpg

 

4JE0mrh.jpg

Rolamentos SKF novos.

 

Essa semana chegaram os parafusos que prendem o volante do motor ao virabrequim.

 

São seis parafusos forjados da americana ARP, com padrão de rosca igual ao que é utilizado nos motores AP.

 

Zm2FZky.jpg

 

Um detalhe importante é que devido ao seu comprimento, cerca de 3mm de rosca ficam para dentro do virabrequim, fazendo com que encostem no quinto mancal de sustentação do mesmo.

 

A solução para isso se dará cortando o excesso de rosca de cada parafuso, uma vez que a utilização de arruelas fariam com que a cabeça deles encostasse no disco de embreagem.

 

U7jGUQr.jpg

 

FQ5hI4G.jpg

 

z3OTYpi.jpg

 

JPeUQYF.jpg

 

Semana que vem agora devem chegar os prisioneiros dos mancais do virabrequim, além do novo corpo de borboletas.

 

'Ué, novo corpo de borboletas?' Pois é, algumas mudanças boas vêm por aí...  ;)  :twisted:

 

Abraços galera!

Editado por Gabriel Tavares
andreivc7 e boomber curtiram isso

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Parabéns parceiro ta ficando show !

Vejo que vc é caprichoso no serviço.

Quando precisar de serviços na mecânica eu sei quem vai fazer pra mim rsrs.

​Vou ficar agora só na eletrônica.

Quero ver o projeto pronto com certeza vai ficar bom !

​Parabéns e pé no porão.

abraço Rfc

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Parabéns parceiro ta ficando show !

Vejo que vc é caprichoso no serviço.

Quando precisar de serviços na mecânica eu sei quem vai fazer pra mim rsrs.

​Vou ficar agora só na eletrônica.

Quero ver o projeto pronto com certeza vai ficar bom !

​Parabéns e pé no porão.

abraço Rfc

Hahaha Valeu Ricardo!

Abraço!

RFC curtiu isso

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Bom dia Gabriel, tudo bem?

 

Já elogiei o tópico porém reforço o elogio, PARABÉNS!!! rs...

 

Aproveitando a deixa, quero dar uma melhorada no desempenho do meu gol g5 1.6, começando por coisas básicas e que não agreguem um custo tão alto. Poderia me dar um auxílio com dicas quanto a isso? Quem sabe até uma média de valores...

 

Abraços!

Gabriel Tavares curtiu isso

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Bom dia Gabriel, tudo bem?

 

Já elogiei o tópico porém reforço o elogio, PARABÉNS!!! rs...

 

Aproveitando a deixa, quero dar uma melhorada no desempenho do meu gol g5 1.6, começando por coisas básicas e que não agreguem um custo tão alto. Poderia me dar um auxílio com dicas quanto a isso? Quem sabe até uma média de valores...

 

Abraços!

 

Opa Bruno, blz?

 

Manda um e-mail pra mim com suas dúvidas que te respondo...

 

[email protected]

 

Abraço!

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Opa Bruno, blz?

 

Manda um e-mail pra mim com suas dúvidas que te respondo...

 

[email protected]

 

Abraço!

 

Bom dia Gabriel, tudo ótimo!!!

 

Vou enviar agora mesmo.

 

Abraços!

Editado por Bruno Matheus
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Vi aqui... Bem bacana mesmo! Toda ajuda é bem-vinda...

 

 

 

 

Valeu, Kehl!

 

 

Não sei se é tão difícil assim ou se eu que sou azarado mesmo kkkk

 

 

 

 

Paulo, não sei te dizer o valor final ao certo... Por um costume, tenho uma pasta aqui em casa onde deixo guardado todos os comprovantes de peças e serviços que já realizei no carro e que são relacionados ao projeto. Na última vez que somei, já passava dos 13 mil...

 

 

 

 

Obrigado mesmo Rafael!

 

Preferi manter o 8v por algumas razões. Primeiro que a adaptação dos cabeçotes 16v que equipavam a família de motores AP é praticamente uma lenda. Todo mundo conhece um amigo do vizinho da tia da rua debaixo que tem ou sabe de algum Gol G5 com cabeçote 16v, eu até hoje nunca consegui ver sequer uma única foto de um carro montado. Outro fator é a infinidade de detalhes que precisariam ser adaptados para que todas as furações de galerias de óleo/água casassem. Sem contar o alinhamento das polias... Por fim vem a questão do custo x benefício. Concordo que um cabeçote com maior número de válvulas tende a ser mais eficiente em termos de escoamento e fluxo que cabeçotes com menos válvulas. O porém vem do custo a mais necessário para adaptarmos um cabeçote desses, que ao meu ver não compensaria pelo possível beneficio que ele traria.

 

Confesso que assim que lançaram a "nova" família de motores EA111, a MSI, com cabeçote 16v, fui correndo pesquisar na intenção de abraçar uma unidade, mas o fato do coletor de escape e a carcaça do cabeçote serem uma peça só e não haver possibilidade de substituição dos comandos de válvulas, devido à própria montagem deles, me fez desistir.

 

"8v rules!"

 

Abraço!

 

E aí amigo, tranquilo? Sou Luiz, que inscreveu a saveiro lá no flatout, fiquei muito curioso e vim aqui conferir seu projeto, que aliás está ficando impressionante!! Li pouco acima que vc falou sobre a impossibilidade da troca de comando do EA211 MSI, fiquei curioso sobre o assunto pois o motor da minha saveiro é esse, e nas minhas buscas por informações ainda não encontrei quase nada.. Se não for incomodo, você pode me falar algo mais sobre isso? O porque da impossibilidade? Desde já agradeço e deixo meus parabéns pelo projeto. Abraço!

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E aí amigo, tranquilo? Sou Luiz, que inscreveu a saveiro lá no flatout, fiquei muito curioso e vim aqui conferir seu projeto, que aliás está ficando impressionante!! Li pouco acima que vc falou sobre a impossibilidade da troca de comando do EA211 MSI, fiquei curioso sobre o assunto pois o motor da minha saveiro é esse, e nas minhas buscas por informações ainda não encontrei quase nada.. Se não for incomodo, você pode me falar algo mais sobre isso? O porque da impossibilidade? Desde já agradeço e deixo meus parabéns pelo projeto. Abraço!

 

Opa Luiz, tranquilo?

 

Faz o seguinte, me manda um e-mail no [email protected] que te ajudo nas suas dúvidas.

 

Abraço e obrigado pelos elogios!

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Irmãos, romanos, queridos...

 

Quem acompanha o post há mais tempo já deve ter lido a respeito da admissão, conforme escrevi lá no começo.

 

O fato é que em meados de Janeiro desse ano mandei fabricar 4 corpos de borboleta, sendo cada um na medida de 46mm.

 

Paguei um valor justo na época e recebi conforme o combinado, mas o acabamento das peças e a vedação para o coletor ainda estavam aquém do esperado.

 

Voltando um pouco mais no tempo, há aproximadamente 1 ano atrás, entrei em contato com a Carlini Competizione (uma das referências em corpos de admissão individuais) a fim de que fabricassem a dita cuja para o meu motor. Como resposta, recebi uma negativa desanimadora.

 

Maaaaaas... Mas! 1 ano com o carro desmontado fez com que o desânimo fosse superado. A questão toda era: o que fazer? Eu tinha 4 corpos que não me agradavam e ninguém que quisesse fabricá-los para mim como eu desejava. A solução foi até simples. Recorri novamente à Carlini e optei por comprar o conjunto Throttle Body destinada aos motores AP com cabeçote de fluxo cruzado.

 

NWY7OSC.jpg

 

kW2wP9s.jpg

 

RFcB4Bk.jpg

 

Tecnicamente falando, são 4 corpos de borboletas com diâmetro interno de 45mm. Anteriormente havia escolhido os corpos de 46mm, mas estudando um pouco mais cheguei à conclusão de que seriam grandes demais para a litragem relativamente ‘pequena’ do motor (1.6L).

 

Uma das partes mais interessantes, além do acabamento refinado, é a parte de vedação dos corpos com o coletor, a qual é feita por meio de anéis o’ring. Além de prevenir entradas falsas de ar, esse tipo de mecanismo ajuda em um acerto mais preciso da marcha-lenta.

 

khI4OdB.jpg

Detalhe do anel o’ring montado em um dos corpos.

 

muGsNg7.jpg

Detalhe dos 4 anéis o’ring de vedação.

 

Como a furação e a distância entre os dutos do cabeçote AP crossflow e o do EA111 são diferentes, o coletor que veio no conjunto será inutilizado, sendo necessário fabricar outro específico para o projeto.

 

w5fYTtg.jpg

 

0eguP3I.jpg

 

Uma das adaptações necessárias será também o fechamento dos alojamentos dos bicos injetores, que são originalmente alocados no próprio cabeçote. Como nos corpos já há o espaço destinado para eles, vai ser mais fácil retrabalhar esta parte do cabeçote – note na primeira foto que o kit já vem inclusive com a flauta de combustível.

 

Por enquanto são essas as novidades. Queria ter mostrado também os prisioneiros dos mancais do vira, mas os Correios não me ajudaram.

 

Até mais!

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Fala galera!

 

Projeto do Gol passará a ser descrito também no site Flatout! (www.flatout.com.br).

 

touwPeC.jpg

 

Abraço!

 

Parabéns Gabriel! Merecido.

 

Abraço,

Gabriel Tavares e Digo curtiram isso

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Ai sim Gabriel parabéns maninho, é meu terceiro amigo a entrar no PC do Flatout, o segundo entrou agora também com o projeto do Citroen AX 94 - Maxx Rider. 

 

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Que legal Gabriel! Sou leitor diário do site. Tomara que façam uma matéria bem extensa contando todo o andamento do seu projeto lá! Vou acompanhar.

 

 

Obrigado Felipe! Sempre acompanhei o site também...

 

 

Ai sim Gabriel parabéns maninho, é meu terceiro amigo a entrar no PC do Flatout, o segundo entrou agora também com o projeto do Citroen AX 94 - Maxx Rider. 

 

 

 

Bacana Tato! Vou acompanhar o dele também! Hahaha Na real que costumo ver todos...

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Caramba, haja tempo e paciência em Gabriel? hahha, isso que é gostar do carro..

 

Parabéns, nunca desista! 

 

+1 spec

 

Estou aqui na torcida! vamo que vamo

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Caramba, haja tempo e paciência em Gabriel? hahha, isso que é gostar do carro..

 

Parabéns, nunca desista! 

 

+1 spec

 

Estou aqui na torcida! vamo que vamo

 

Hahaha Valeu mesmo cara! Pode deixar que não desisto não!

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Depois de quase 1 mês de espera, os prisioneiros forjados dos mancais do virabrequim chegaram.

 

As fotos falam por si só, mas vale destacar que o padrão de rosca é o mesmo do usado na linha AP, barateando um pouco o custo.

 

G88uAEM.jpg

 

aMOPzJR.jpg

 

IyRBiJw.jpg

 

CfQKYkE.jpg

Comparação entre o parafuso original e o prisioneiro.

 

Aproveitei também um tempo livre no final de semana e terminei de retirar todo o chicote elétrico da carroceria.

 

4suf93N.jpg

 

gytrQDI.jpg

 

Agora resta montar o câmbio e o motor provisoriamente no lugar para já dar início à fase de fabricação dos coletores de admissão e escape.

 

Até mais!

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Muito Bom!!! Reforçada boa pra aguentar a carga que o motor ira gerar. Tinha pensado nesse tipo de reforco no motor EA111 com os parafusos da ARP do motor AP que é facil de achar. Como o do volante do motor, virabrequim,  e ate mesmo bielas e cabeçote. Com uma boa vontade e um bom torneador , so tinha duvida se daria certo agora que vc pos a prova sabemos que e possivel kkk :egito:

 

GMT Vai usar pra competir em provas de arrancada???

Se fosse vc usaria pra ver no que da hahah  :egito:

Editado por Digo

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Raro encontrar alguém com disposição, capricho e que sabe o que tá fazendo pra um projeto desses! Parabéns!

 

Vai servir também pra mostrar que não só de AP vivem os VW hahaha

 

Trabalho fino! Acompanhando!

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Depois de quase 1 mês de espera, os prisioneiros forjados dos mancais do virabrequim chegaram.

As fotos falam por si só, mas vale destacar que o padrão de rosca é o mesmo do usado na linha AP, barateando um pouco o custo.

G88uAEM.jpg

aMOPzJR.jpg

IyRBiJw.jpg

CfQKYkE.jpg

Comparação entre o parafuso original e o prisioneiro.

Aproveitei também um tempo livre no final de semana e terminei de retirar todo o chicote elétrico da carroceria.

4suf93N.jpg

gytrQDI.jpg

Agora resta montar o câmbio e o motor provisoriamente no lugar para já dar início à fase de fabricação dos coletores de admissão e escape.

Até mais!

Gabriel, excelente projeto! Estamos todos acompanhando, principalmente pelo fato de você estar fazendo o carro quase 'do zero'.

Como você pretende fazer com carroceria, suspensão e sistema de freio? Que lugares vc usa para ajustar as peças e depois para montar o carro?

Abs,

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