Entre para seguir isso  
Seguidores 0
Filipe Sta_Catarina

Câmera de ré no retrovisor

8 posts neste tópico

Boa tarde a todos! 

 

Criei um tópico para mostrar como funciona a câmera de ré no retrovisor (universal), dessas que são vendidas no Mercado Livre e no Aliexpress. 

 

1) Preço e onde comprar

post-18321-0-90399200-1428529299_thumb.j

 

2) Localização da câmera na traseira do carro

post-18321-0-08850400-1428529290_thumb.j

post-18321-0-57194700-1428529293_thumb.j

post-18321-0-97893200-1428529296_thumb.j

Fixado com PDA (Pedaço De Arame) 

 

Como eu uso o engate, coloquei ela embaixo. Ficou bem fixa, mas me parece que o local é um pouco vulnerável. Pra quem usa o engate só de enfeite, existe umas câmeras que vão dentro da tomada de força do engate, fica um acabamento ótimo.

Geralmente é instalada perto da placa. 

 

3) Instalação do retrovisor universal no carro

Como é possível ver nas fotos, o retrovisor universal vai encaixado em cima do retrovisor original do carro. Ele é maior, até parece meio desengonçado, mas é útil. Eu não apenas encaixei, como também utilizei fita dupla face, para que não ocorressem vibrações no espelho.

post-18321-0-27977700-1428529684_thumb.j

post-18321-0-97184500-1428529687_thumb.j

post-18321-0-45173400-1428529692_thumb.j

 

4) Instalação e funcionamento do sistema.

4.1) Depois de fixada a câmera, é necessário passar o fio pra dentro do carro. No Gol especificamente, existem alguns furos no assoalho do porta-malas. Basta tirar o carpete que eles estarão lá, com borrachinhas para tapar os buracos. Estão basicamente ao redor do estepe. É só fazer um corte em uma dessas borrachinhas e passar o fio da câmera pra dentro do carro. 

4.2) Com o fio da câmera dentro do porta-malas, é feita uma conexão (já vem tudo pronto) e dela saem 3 fios: um vai pra dianteira do carro (RCA pra ligar no retrovisor) e os outros dois são positivo e negativo que alimentam/aterram a câmerazinha.

O que leva o sinal pro retrovisor iremos tratar adiante.

O negativo é ligado em algum parafuso no porta-malas, para o aterramento. É importante lixar a lata antes para que funcione direito.

O positivo precisa necessariamente ser ligado no fio que acende a luz de ré. Para encontrar esse fio é simples: basta remover o carpete que cobre a lanterna traseira e retirar o chicote elétrico. Então, é só ligar a chave no contato do carro, engatar a ré (as luzes de ré irão acender) e procurar no chicote elétrico qual o fio da ré, utilizando uma lâmpada 12v de teste ou algo semelhante. Muita gente tem dúvida nesse ponto, mas é realmente muito simples. 

A lógica disso é que a câmera, obviamente, só seja alimentada (e apareça no retrovisor) quando a ré for engatada. Se o fio da câmera for ligado direto na bateria, por exemplo, ela ficará ligada o tempo todo. Se for ligado no fio que alimenta o pisca, vai piscar junto com ele. Por isso é ligada no fio que alimenta a lâmpada de ré. 

Como é feita uma emenda e o espaço é ruim, além dos fios serem bem curtos, é preciso tomar bastante cuidado e isolar direitinho para não ter problemas futuros.

4.3) Alimentada e aterrada a câmera, basta dar continuidade ao serviço passando o RCA por baixo do carpete até a frente do carro. É só ir passando pela lateral, bem perto da borracha das portas. Ele deve subir pela coluna A do lado direito (passageiro) e escondido embaixo do forro de teto até chegar no retrovisor. Não precisa desmontar nada, apenas as borrachas de porta.

4.4) O retrovisor possui 3 saídas: 2 RCA pra supostas duas câmeras (só usa uma e a outra isola) e outra saída, que subdivide em duas, que é o positivo e negativo do retrovisor. Esses dois fios devem descer pela coluna A do motorista. Ali na caixa de fusíveis fica fácil fazer o aterramento e a alimentação 12v. Detalhe importante: utilizar fio pós-chave, para que não haja perigo do retrovisor consumir carga da bateria com o carro desligado. 

Uma coisa que eu descobri. Funciona também sem aterramento. Acho que ele pegou o aterramento da câmera... Mas é melhor aterrar os dois para não ter problemas. 

4.5) ali no retrovisor vai ficar um emaranhado de fios e ligações RCA, etc. Basta enfiar com cautela embaixo do forro de teto (perto da luz de teto) que fica tudo escondido. Ali perto da luz de teto há um espaço no forro que dá certo. Tem que cuidar para que não fique um calombo no forro. 

 

5) Fotos do sistema já em funcionamento

post-18321-0-50090200-1428530607_thumb.j

post-18321-0-03690800-1428530624_thumb.j

post-18321-0-52022900-1428530629_thumb.j

post-18321-0-66080400-1428530619_thumb.j

 

6) Vídeo

https://youtu.be/fkS5tJHjPOk

 

É isso. Eu gostei, é útil. Muito útil pra sair da minha garagem, que é fechada e saio de ré, assim vejo mais facilmente se está passando algum carro, criança, cachorro etc. 

Também é bom pra estacionar sem danificar o carro alheio, ainda mais que eu tenho o engate de carretinha. 

Qualquer dúvida estamos aí. 

 

Obs.: Eu pedi para que um auto-elétrico ligasse o retrovisor no pós-chave na caixa de fusíveis pra mim. Deixei o fio passado, tudo prontinho, só levei lá pro cara encontrar um pós-chave e ligar. Pelo serviço, paguei uma Coca-Cola aos rapazes da oficina. 

HildegardoPS e clovis_cam curtiram isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Interessante hein, mas o retrovisor vira um monstro no tamanho né? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

 

Realmente amigo, vira um bicho enorme 

 

Pro motorista não há incômodo, porque não se vê a gambiarra. Apenas enxerga o espelho como se só estivesse ele lá... 

 

Agora se for uma pessoa com TOC ou algum incômodo de ficar olhando ao redor do retrovisor, não vai aguentar conviver com esse troço gigante agarrado no retrovisor original... Parece um monstro parasita em cima do original

 

Eu confesso que não achei muito bonito o treco... Mas é interessante 

 

Pra ficar perfeito, ou uma central, ou um DVD com tela retrátil, ou um DVD com aquelas telinhas de 3,5" ou até mesmo substituir o retrovisor... Aí fica padrão 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rapaz "monstro parasita" foi a melhor ri alto aqui sozinho.... KKKKKKKKKKKKKKK

No meu tenho camera de ré acoplada ao DVD Retrátil e realmente acaba sendo muito comodo, ainda mais aliado ao sensor de estacionamento, mas digo que são coisas que depois que se acostuma é dificil ficar sem, quando pego um carro sem nada disso apanho pra não fazer feio.... KKKKKKKKKK

Filipe Sta_Catarina curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar Agora
Entre para seguir isso  
Seguidores 0