vinicius_hozara

Gol G6 1.0 - Parou de vez!

26 posts neste tópico

Amigos e amigas do fórum!

 

Sexta feira a noite, fui instalar a central multimídia em meu Golzinho G6 querido.

Ao instalar a dita cuja em meu carro, notei que a mesma não desliga quando apertamos o botão "liga e desliga", mas sim fica em stand by, mantendo energizado os módulos amplificadores e a antena também. A ligação anterior do meu som, estava ligado o fio da ignição com o fio da bateria, afim de que eu utilizasse o som mesmo com o carro desligado, e sem a chave no contato.

Logo, notando isto, tive que puxar um fio pós-chave positivo para usar essa central somente quando eu acionasse a chave na ignição do veículo, pois meu carro eu pedi sem a preparação de som na época que o comprei (dezembro de 2012), pois eu preferi assim, já que na época a preparação para som era opcional e eu estava com a grana CONTADA, já que adquiri esse carro à vista, e não pedi o kit trend, que custava apenas R$1.800,00 a mais na época, e em nenhuma das 4 CSS consegui negociar isto a um valor rentável.

 

Então, puxei na caixa de fusíveis mesmo, fiz uma perninha no fusível e trouxe para a central multimídia, do pós chave positivo lá do acendedor de cigarros (tomada 12v) pois julguei ser bem simples e fácil e sem perigo algum para a parte elétrica do carro. Feito isto, tudo finalizado, liguei o carro para testar e notei que o mesmo começou a falhar, ratear. Desliguei o carro e ao religa-lo, ele não funcionava mais, como se estivesse cortando o combustível, entendem? E as luzes EPC e Injeção piscavam oscilando, e um barulhinho similar ao do bico injetor lá no cofre do motor estava acontecendo, e se tentasse fazer o carro pegar, ele não pegava....

Primeiramente desfiz a instalação (desliguei os fios da primeira instalação, lá em janeiro de 2013 e esta do pós chave nova), verifiquei TODOS os fusíveis do carro (tanto do cofre do motor quanto da caixa de fusíveis) e TODOS estavam em perfeito estado, nenhum fusível queimado! Detalhe, que ao virar a chave, não se ouvia mais o som da bomba de combustível ligando e nem o som do TBI quando desligava a chave....muito bizarro isto, não?

 

Sábado pela manhã trouxe em casa o melhor técnico de injeção aqui da região, muito conhecido por mim, inclusive. Ele trouxe o scanner adequado para a Rede CAN do VW Gol G6 e pasmem, o scanner não achou o meu carro, ou seja,  meu carro não tem comunicação com o scanner. Ele não conseguiu diagnosticar nada. Logo após, como era sábado, consegui ainda assim trazer um profissional especializado em codificação de chaves, painéis e central, e ele também não conseguiu dizer nada, só disse que algo ocorreu para não chegar mais corrente na bomba e nem pra o o scanner reconhecer o carro. Eu cogitei que a ECU havia danificado, mas eles também não puderam afirmar isto, pois acham muito óbvio uma ECU ser queimada assim, sem sequer um fusível original queinmando!  MAS sabem como é Sábado, às 13h o comércio fechou, tive que esperar até ontem, segunda feira.

 

Sendo assim, 2 bons eletricistas também verificaram o carro, não detectaram nada anormal, nenhum fusível ou relê danificados porém ficaram alarmados com o fato do carro  ter "morrido" e o scanner não ter funcionado. Fui em uma empresa aqui na cidade especializada em ECU, fui super mal atendido (não recomendo, se chamara Carbolar, localizada no bairro de Campo Grande, e assim fizeram pouco caso da minha situação e que talvez me ligariam a partir de 24h pois precisariam estudar o esquema elétrico do veículo antes de me atender, anotaram meu nome e telefone em um caderno velho e o rapaz nem pra dentro da loja voltou). Enfim, resolvi levar meu carro em 2 lugares que eu acreditava ser atendido:

1) Uma das lojas da Bosh Car Service (certa vez só eles resolveram um problema que um GM Astra que tive, não é barato mas pelo menos parecem trabalhar sério);

2) Concessionária VW. Essa opção eu descartei, pois sabemos que eles são safados e mal fazem diagnósticos no carro, só trocam peças mesmo sem saber o que é o defeito e superfaturam tudo!

 

Enfim, deixei meu carrinho na Bosh Car Service às 17:40, após um dia de trabalho perdido. O rapaz que me atendeu pareceu também assustado quando relatei o ocorrido sobre o carro não ter sido reconhecido pelo Scanner, pois tanto para mim ou para ele até então não foi feito nada ofensivo para o sistema do meu carro, pois puxar um fio pós chave causaria todo esse problema? Não sei, mas é o que parece ter acontecido mesmo!

 

O motorista do reboque que levou meu carro relatou que pode ter sido isto que aconteceu, que provavelmente a rede do carro detectou alguma intrusão e um consumo de corrente diferente ou resistência diferente do previsto na tomada 12v e deixou a ECU e o sistema em modo de emergência! Mesmo sem ter queimado um fusível sequer! Mas tudo foi desfeito e o carro continuou da mesma forma!

 

Então amigos, confesso que estou com o coração na mão. Posso ter feito uma GRANDE besteira e ter causado um prejuízo grande! Porém espero que eles lá na Bosh descubram e possam resolver o meu problema!

 

Alguém já viu isso acontecer assim?

 

Abraços e conforme for, vou informado!

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Que SINISTRO, nunca soube de algo do tipo! o_o

Torcer para ser besteira :fie1:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pô, que chato. Nunca ouvi ou vi nada semelhante, a ponto do scanner nem reconhecer o carro.

Estou na torcida para se resolva.

Enviado de meu XT1068 usando Tapatalk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, boa sorte, não me arrisco a mexer na parte eletrica do carro por isso, depois , nunca mais fica o mesmo, esse negócio de puxar fio pra cá, fio pra lá dá nisso, tomara que ache um bom profissional e que resolva seu problema.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ocorreu um problema parecido com o meu voyage G5, o carro não ligava, voltou ao normal apos desligar e religar o cabo da bateria .

Enviado de meu GT-I8552B usando Tapatalk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ocorreu um problema parecido com o meu voyage G5, o carro não ligava, voltou ao normal apos desligar e religar o cabo da bateria .

Enviado de meu GT-I8552B usando Tapatalk

Fiz o mesmo procedimento com a bateria e não adiantou! rs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito estranho, mas o pior de tudo é que ninguem suspeitou de nenhum problema né, eu ia falar no imobilzador eletronico que nao deve estar reconhecendo a chave, ja que a bomba de comb. nao aciona né, mas vc ja levou o tecnico em paineis e nada, complicado, boa sorte ai na resoluçao mano.

vinicius_hozara curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito estranho, mas o pior de tudo é que ninguem suspeitou de nenhum problema né, eu ia falar no imobilzador eletronico que nao deve estar reconhecendo a chave, ja que a bomba de comb. nao aciona né, mas vc ja levou o tecnico em paineis e nada, complicado, boa sorte ai na resoluçao mano.

Quando o imobilizador não reconhece a chave, aparece uma mensagem "locked" no painel. Fora que isso não aconteceu, as luzes EPC e Injeção piscam intermitentemente. Fui agora na oficina, os caras ficaram o dia todo no carro e ainda não conseguiram descobrir nada. A suspeita é que a ECU tenha queimado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quando o imobilizador não reconhece a chave, aparece uma mensagem "locked" no painel. Fora que isso não aconteceu, as luzes EPC e Injeção piscam intermitentemente. Fui agora na oficina, os caras ficaram o dia todo no carro e ainda não conseguiram descobrir nada. A suspeita é que a ECU tenha queimado.

 

Cara, arruma um oficina especializada em "Eletrônica Automotiva", se for a ECU os caras tem outra para trocar e fazer o teste, ou vc mesmo pode procurar em desmanches e trocar e ver se resolve.

Abç

vinicius_hozara curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, arruma um oficina especializada em "Eletrônica Automotiva", se for a ECU os caras tem outra para trocar e fazer o teste, ou vc mesmo pode procurar em desmanches e trocar e ver se resolve.

Abç

Então, eles são especializados nisso sim meu amigo. A BOSH CAR SERVICE não é uma oficina barata, mas pelo que sei é uma oficina séria e muito cuidadosa. Acredito que a partir de amanhã saberemos a causa do problema. A ECU do Gol G6 não é tão absurda de cara, o problema é o "desbloqueio" ou seja, a mão de obra para codificar ela no meu carro que custa caro. Abraços!

Nossa mano, ta complicado mesmo, mas se a ecu queimou, na primeira vez que vc ligou o carro, ja nao era pra pegar mais?

Mas o carro não pega mano...só tenta virar e nada! rsss

HildegardoPS curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então, eles são especializados nisso sim meu amigo. A BOSH CAR SERVICE não é uma oficina barata, mas pelo que sei é uma oficina séria e muito cuidadosa. Acredito que a partir de amanhã saberemos a causa do problema. A ECU do Gol G6 não é tão absurda de cara, o problema é o "desbloqueio" ou seja, a mão de obra para codificar ela no meu carro que custa caro. Abraços!

Rapaz como é dificil resolver nossos problemas de forma certa e correta, O Desgraçado, infeliz, do ladrao abre o carro coloca uma ECU  "jampeada"(nao precisa do codigo do imobilizador) liga o carro de primeira e vai embora.....(sei disso pois ja vi na tv, nao sou ladrao.....)

Rapaz se te cobrarem muito caro pra descobrir o codigo do imobilizador da um pitaco pra deixar a ECU jampeada.....como falei.......

vinicius_hozara curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rapaz como é dificil resolver nossos problemas de forma certa e correta, O Desgraçado, infeliz, do ladrao abre o carro coloca uma ECU  "jampeada"(nao precisa do codigo do imobilizador) liga o carro de primeira e vai embora.....(sei disso pois ja vi na tv, nao sou ladrao.....)

Rapaz se te cobrarem muito caro pra descobrir o codigo do imobilizador da um pitaco pra deixar a ECU jampeada.....como falei.......

Entendi. Vamos ver como vai ser isto. Abraços!

HildegardoPS curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Falo sobre o assunto em alguns fóruns.

Quando nos fazemos um corte bem efetivo na elétrica até profissional passa mal pq só sabe fazer algo depois que passa o scanner.

​Já falei sobre ligações elétricas aqui no fórum, estes carros mais novos possuem rede can alta e baixa .

Ninguem sem ter conhecimento no assunto deve tentar ligar nada no veiculo sem ter um auxilio de um bom Professional, pois pode queimar algo da injeção.

Você não deveria ter puxado fio do fusível "NUNCA" pra puxar fio 12v ou pós chave  tem que ser na caixa de fusível pela parte traseira onde estão fios grossos que suportam amperagem alta .

Pós chave pra ate 20A Pode ser pego no comutador de ignição Fio PRETO GROSSO.

Se houver necessidade de maior amperagem será necessário uso de rele e puxar fio grosso direto da bateria para alimentar o terminal 30(entrada) ligando o pós chave no terminal 86 do rele. 

 

​Esquema elétrico do rele. 

 

 

85= TERRA

86= 12V PÓS IGNIÇÃO

30= 12V BATERIA

​87= SAÍDA 12V PARA ACESSÓRIO QUE VOCÊ QUER LIGAR.

 

Gol G5 G6 NÃO É = GOL QUADRADO , ERROU NA ELÉTRICA = PREJUÍZO ALTO.

SEMPRE LEVEM EM BONS PROFISSIONAIS POIS ALÉM DE QUEIMAR ALGUM COMPONENTE DO VEICULO PODE PEGAR FOGO E VC TER PT NO CARRO. 

 

Fica a dica!

 

Abraço Ricardo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Falo sobre o assunto em alguns fóruns.

Quando nos fazemos um corte bem efetivo na elétrica até profissional passa mal pq só sabe fazer algo depois que passa o scanner.

​Já falei sobre ligações elétricas aqui no fórum, estes carros mais novos possuem rede can alta e baixa .

Ninguem sem ter conhecimento no assunto deve tentar ligar nada no veiculo sem ter um auxilio de um bom Professional, pois pode queimar algo da injeção.

Você não deveria ter puxado fio do fusível "NUNCA" pra puxar fio 12v ou pós chave  tem que ser na caixa de fusível pela parte traseira onde estão fios grossos que suportam amperagem alta .

Pós chave pra ate 20A Pode ser pego no comutador de ignição Fio PRETO GROSSO.

Se houver necessidade de maior amperagem será necessário uso de rele e puxar fio grosso direto da bateria para alimentar o terminal 30(entrada) ligando o pós chave no terminal 86 do rele. 

 

​Esquema elétrico do rele. 

 

 

85= TERRA

86= 12V PÓS IGNIÇÃO

30= 12V BATERIA

​87= SAÍDA 12V PARA ACESSÓRIO QUE VOCÊ QUER LIGAR.

 

Gol G5 G6 NÃO É = GOL QUADRADO , ERROU NA ELÉTRICA = PREJUÍZO ALTO.

SEMPRE LEVEM EM BONS PROFISSIONAIS POIS ALÉM DE QUEIMAR ALGUM COMPONENTE DO VEICULO PODE PEGAR FOGO E VC TER PT NO CARRO. 

 

Fica a dica!

 

Abraço Ricardo

EU sei amigo. Não adianta chorar sobre o leite derramado. Fiz merda, estou assumindo isto e o prejuízo será grande. Fazer o que, paciência. Abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então, puxei na caixa de fusíveis mesmo, fiz uma perninha no fusível e trouxe para a central multimídia, do pós chave positivo lá do acendedor de cigarros (tomada 12v) pois julguei ser bem simples e fácil e sem perigo algum para a parte elétrica do carro.

 

Rapaz o problema pode estar dentro da caixa de fusiveis, algum curto, ou trilha aberta....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

​Já falei sobre ligações elétricas aqui no fórum, estes carros mais novos possuem rede can alta e baixa .

 

 

Nosso nobre amigo RFC falou sobre essa tal de Rede Can, nunca ouvir falar e fui pesquisar, sobre isso e achei muita coisa no youtube, e o negocio é muito complicado.......

Otima informaçao RFC......

vinicius_hozara e RFC curtiram isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

SENHORES. Problema resolvido.

Rodei mais de 8 profissionais, dentre elas 2 autocenters renomados.

Um deles CAGOU na minha cabeça, péssimo atendimento: chama-se CARBOLAR.

Não recomendo. Rodei muito, até deixar meu carro na BOSH CAR SERVICE.

Oficina séria, porém careira. Fazer o que.

 

Resultado: zilhões de testes e diagnósticos, carro 8 dias na oficina, e chegaram ao defeito:

módulo de injeção danificado.

 

Tomei uma facada mas resolveram.

O serviço tem garantia e também instalaram a minha central (fizeram a ligação elétrica como se de fábrica fosse, com o fio pós-chave devidamente ligado).

 

Carro OK novamente, sem alterações.

 

Problema resolvido, péssima experiência, mas que sirva de aprendizado: como nosso amigo RFC mencionou, G5 e G6 não é como Gol Quadrado, rede CAN é complicado e exige preparo e cuidado.

Fui instalador de som nos anos de 2000 - 2003 e muita coisa mudou, fui teimoso e levei um preju inesperado.

MAS bola pra frente, o carro está perfeito novamente...minha conta bancária que não HAHAHAH..

 

Abraços amigos, obrigado pelos puxões de orelha, conselhos e pensamento positivo! Tamo junto!

kaallrose, clovis_cam e RFC curtiram isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Que bom que resolvem seu problema, agora é arca com o prejuizo e seguir em frente.....por curiosidade quanto é o valor do modulo de injeçao......

essa tal de REDE CAN é o CÃO.....

Esse veiculos novos tem central inteligente ate nos fios da luz de freio.

http://www.vw.com.br/pt/fale_conosco/perguntas_e_respostas/ess---sinal-de-frenagem-de-emergencia.html

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

SENHORES. Problema resolvido.

Rodei mais de 8 profissionais, dentre elas 2 autocenters renomados.

Um deles CAGOU na minha cabeça, péssimo atendimento: chama-se CARBOLAR.

Não recomendo. Rodei muito, até deixar meu carro na BOSH CAR SERVICE.

Oficina séria, porém careira. Fazer o que.

 

Resultado: zilhões de testes e diagnósticos, carro 8 dias na oficina, e chegaram ao defeito:

módulo de injeção danificado.

 

Tomei uma facada mas resolveram.

O serviço tem garantia e também instalaram a minha central (fizeram a ligação elétrica como se de fábrica fosse, com o fio pós-chave devidamente ligado).

 

Carro OK novamente, sem alterações.

 

Problema resolvido, péssima experiência, mas que sirva de aprendizado: como nosso amigo RFC mencionou, G5 e G6 não é como Gol Quadrado, rede CAN é complicado e exige preparo e cuidado.

Fui instalador de som nos anos de 2000 - 2003 e muita coisa mudou, fui teimoso e levei um preju inesperado.

MAS bola pra frente, o carro está perfeito novamente...minha conta bancária que não HAHAHAH..

 

Abraços amigos, obrigado pelos puxões de orelha, conselhos e pensamento positivo! Tamo junto!

Caramba meu amigo, que azar!

 

Sem dúvida os carros atuais, por mais simples que pareçam ser tem muita eletrônica embarcada.

 

Mas serve como aprendizado!

 

 

Abraços e Boa sorte

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gol G6 é rede CAN, tem que tomar cuidado até pra instalar alarme.. a própria Positron disponibiliza o esquema para G6 rede CAN que é bem diferente do G5.
 

vinicius_hozara curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A oficina que resolveu fica em qual bairro? Po coitado do Sandro da Carbolar rs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A oficina que resolveu fica em qual bairro? Po coitado do Sandro da Carbolar rs

Sr. Sandro da CARBOLAR me atendeu SUPER MAL. Anotou meu caso em um caderno sujo e velho, em menos de 2minutos, praticamente me ignorou, virou de costas e saiu, dizendo que iria me ligar. Estou esperando até agora! O número de clientes insatisfeitos com a CARBOLAR é imenso, pelo péssimo atendimento de pessoas físicas.

A oficina é a BOSH SERVICE CAR localizada em Bangu.

Que bom que resolvem seu problema, agora é arca com o prejuizo e seguir em frente.....por curiosidade quanto é o valor do modulo de injeçao......

essa tal de REDE CAN é o CÃO.....

Esse veiculos novos tem central inteligente ate nos fios da luz de freio.

http://www.vw.com.br/pt/fale_conosco/perguntas_e_respostas/ess---sinal-de-frenagem-de-emergencia.html

Optei pelo reparo, pois um módulo novo é caro + a codificação que encareceria o serviço. Segundo a oficina o reparo iria deixar o carro idêntico a anteriormente e sem nenhuma sequela! Um módulo USADO e desbloqueado ("jumpeado"), onde não tem mais code gira em torno de 800 - 900 reais. Um novo gira em torno de 600 - 800 reais, + o code gira em torno de 300 - 500 reais. Digo, loja e vendedor de confiança. O meu reparo custou R$780,00.

 

Abraços!

Editado por vinicius_hozara

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar Agora