Luis berna

Sistema arrefecimento

16 posts neste tópico

Nao sei se ja tem topico p esse assunto, mas queria saber se é mais confiável levar para trocar ol líquido do radiador em autorizadas ou qqt mecanico manja em trocar?

Qual a qtd certa de agua e aditivo?

Tem passo a passo pra efetuar a troca em casa?

Vlw galera!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu já troquei em casa, não é tããão difícil.

A grande questão é o PORQUE eu precisei trocar...

Meu pai levou o carro num "mexânico" de confiança dele, só que o FDP colocou aditivo Ki-Suco (só corante) no sistema.

Resultado?

Em 6 meses o sistema de arrefecimento apodreceu, a água ficou marrom e lamacenta, a carcaça da válvula termostática começou a vazar, enfim... Quase que o sistema de arrefecimento inteiro dá perda total!

Meu pai voltou no tal mexânico, que trocou a carcaça da termostática e pôs novo aditivo.
Só que novamente pôs aditivo Ki-suco, e a carcaça da válvula termostática ele pôs genérica, da marca AJE. Não bastasse isso cobrou quase 700 reais (peças e mão de obra) do coitado do meu pai que confiava nesse FDP.

Resultado?
Em 4 meses o sistema de arrefecimento abriu o bico de novo!
A carcaça paralela estava vazando em 2 pontos diferentes, e o reservatório estava atolado de ferrugem de novo!

Assumi o carro à partir daí.

Comprei:
-Lixa, bem fina.
-Carcaça da termostática original VW
-Tubo d'água original VW
-3L Aditivo Havoline XLC concentrado. (o melhor aditivo que consegui encontrar na face da Terra, dura 500mil Km ou 5 anos)
-5 Litros de água destilada (H²O puro, é caro, quase 10 reais o litro, mas nada se equipara a essa pureza)
-1 frasco Limpa radiadores Koube
-Reservatório de expansão, original VW.

Primeiro limpei todo o sistema, dando vários enxágues com água de torneira, depois com água e sabão neutro de cozinha, só nisso foram uns 7 enxágues. Até a água permanecer cristalina. Nisso dei uma ultima lavada, dessa vez usando o limpa radiador ao invés do detergente. Saiu mais um bocado de sujeira, dei mais uns 3 enxágues, e pronto. A água saia até cheirosa do carro. kkk

Em seguida, quando o carro esfriou, soltei a mangueira inferior do radiador e drenei o sistema.

Depois, desmontei carcaça da termostática e tubo dágua, e em seguida o reservatório de expansão.
Usando a lixa fina dei o acabamento no cabeçote e no bocal da bomba dágua (que estavam entupidos de silicone do mexânico....)

Antes de instar a nova tubulação, passei um pouquinho de nada de graxa nos O-rings, pra que eles encaixassem sem o cabeçote danificar eles.
Feito isso posicionei tudo certinho, encaixei e parafusei dando o torque exato. (0.9 N.m. se bem me lembro), coloquei o novo reservatório e recoloquei todas as mangueiras.

Testei com água de torneira e ... SUCESSO! Não vazou em lugar nenhum!

Feito o teste, drenei o sistema e completei com uma mistura de 50% aditivo e 50% água destilada.
Conferi a concentração com um termodensímetro, que acusou pouco aditivo (devia ter água no motor ainda), então pus mais um pouco de aditivo concentrado até ficar perfeito.

Tem mais de 1 ano que fiz isso e até agora o carro está perfeito.


Porque estou contando tudo isso?
Pra você ver os danos que um mecânico ruim pode causar!

No seu caso, se ainda tem aditivo limpo no seu carro, basta enxaguar 1 vez com água.
Vc solta a mangueira inferior do radiador e abre a tampa do reservatório e esgota tudo.
Recoloca a mangueira (com a abraçadeira) enche de água e deixa o carro rodando só com água até armar a ventoinha, depois quando esfriar tu drena de novo e coloca o novo aditivo.

Se comprar aditivo pronto uso, é só despejar direto e completar o sistema.
Se comprar aditivo concentrado, como eu, terá que diluir o mesmo com água 50-50%. Se puder usar água de-ionizada ou mesmo a destilada(muito mais cara), melhor.

Se for fazer vc mesmo, recomendo esse aditivo Havoline XLC, que até hoje continua vermelhinho e limpo. (vendem ele pronto uso, e também na versão concentrada)

Ao todo, gastei umas 2 garrafinhas e meia de aditivo, e 2.5L de água destilada. Se seu carro tiver Ar condicionado vc gastará um pouco mais que isso.
AH SIM! Se seu carro tem ar condicionado, lembre-se de deixar o AR QUENTE LIGADO. Ele usa água do motor pra aquecer o ar, e se vc não girar a alavanca pra posição mais quente, a água velha que está dentro do carro não vai ser drenada junto com a água do radiador!


Se for levar o carro em oficina, leve o carro já com o ar quente ativado!
E tenha a absoluta certeza de que irão usar um aditivo decente! NÃO, repetindo: NÃO DEIXE que coloquem Ki-suco no seu carro. Compre um aditivo à base de "Etilenoglicol", marcas como Valeo, Delphi, Koube, Ipiranga, Havoline, Petronas, ACDElco, Total, Motul, Mobil, e claro, os originais Volks/Honda/Nissan/Toyota/etc são confiáveis também.

Se for trocar na concessionária, peça o aditivo original! Exija ver as garrafinhas vazias ao final da troca.

FUJA, como o diabo foge da cruz, de aditivos Ki-suco de 10 reais. Aditivo bom é mais caro, 20-25 reais, alguns passam dos 30 reais por litro. Mas se vc gasta isso todo ano com troca de óleo, porque não gastar num bom aditivo, que vai durar uns 2 anos sem dar dor de cabeça?


Acho que falei tudo...
Ah, um último detalhe:
Se ao montar tudo vc perceber que a ventoinha do radiador fica ligada direta, que o ponteiro de temperatura do painel passou da metade, CUIDADO! Pode ser que haja uma bolha de ar no sistema, ou seja, a bomba d'água não está conseguindo fazer a água circular pelo motor.
Pra retirar a bolha de ar, deixe o carro aquecer e com um pano seco, abra e feche rapidamente a tampa do reservatório, deixe a água borbulhar um pouco e feche.

Comigo aconteceu isso só na última etapa do processo, e resolvi com essa técnica. Pode ser que não aconteça, mas fique de olho! Até mesmo saindo da oficina/concessionária! Pois sem circular a água, seu motor super aquece e vai precisar de retífica!
 

Luis berna, Gabriel93, rafa1338 e 1 outro curtiram isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu já troquei em casa, não é tããão difícil.

A grande questão é o PORQUE eu precisei trocar...

Meu pai levou o carro num "mexânico" de confiança dele, só que o FDP colocou aditivo Ki-Suco (só corante) no sistema.

Resultado?

Em 6 meses o sistema de arrefecimento apodreceu, a água ficou marrom e lamacenta, a carcaça da válvula termostática começou a vazar, enfim... Quase que o sistema de arrefecimento inteiro dá perda total!

Meu pai voltou no tal mexânico, que trocou a carcaça da termostática e pôs novo aditivo.

Só que novamente pôs aditivo Ki-suco, e a carcaça da válvula termostática ele pôs genérica, da marca AJE. Não bastasse isso cobrou quase 700 reais (peças e mão de obra) do coitado do meu pai que confiava nesse FDP.

Resultado?

Em 4 meses o sistema de arrefecimento abriu o bico de novo!

A carcaça paralela estava vazando em 2 pontos diferentes, e o reservatório estava atolado de ferrugem de novo!

Assumi o carro à partir daí.

Comprei:

-Lixa, bem fina.

-Carcaça da termostática original VW

-Tubo d'água original VW

-3L Aditivo Havoline XLC concentrado. (o melhor aditivo que consegui encontrar na face da Terra, dura 500mil Km ou 5 anos)

-5 Litros de água destilada (H²O puro, é caro, quase 10 reais o litro, mas nada se equipara a essa pureza)

-1 frasco Limpa radiadores Koube

-Reservatório de expansão, original VW.

Primeiro limpei todo o sistema, dando vários enxágues com água de torneira, depois com água e sabão neutro de cozinha, só nisso foram uns 7 enxágues. Até a água permanecer cristalina. Nisso dei uma ultima lavada, dessa vez usando o limpa radiador ao invés do detergente. Saiu mais um bocado de sujeira, dei mais uns 3 enxágues, e pronto. A água saia até cheirosa do carro. kkk

Em seguida, quando o carro esfriou, soltei a mangueira inferior do radiador e drenei o sistema.

Depois, desmontei carcaça da termostática e tubo dágua, e em seguida o reservatório de expansão.

Usando a lixa fina dei o acabamento no cabeçote e no bocal da bomba dágua (que estavam entupidos de silicone do mexânico....)

Antes de instar a nova tubulação, passei um pouquinho de nada de graxa nos O-rings, pra que eles encaixassem sem o cabeçote danificar eles.

Feito isso posicionei tudo certinho, encaixei e parafusei dando o torque exato. (0.9 N.m. se bem me lembro), coloquei o novo reservatório e recoloquei todas as mangueiras.

Testei com água de torneira e ... SUCESSO! Não vazou em lugar nenhum!

Feito o teste, drenei o sistema e completei com uma mistura de 50% aditivo e 50% água destilada.

Conferi a concentração com um termodensímetro, que acusou pouco aditivo (devia ter água no motor ainda), então pus mais um pouco de aditivo concentrado até ficar perfeito.

Tem mais de 1 ano que fiz isso e até agora o carro está perfeito.

Porque estou contando tudo isso?

Pra você ver os danos que um mecânico ruim pode causar!

No seu caso, se ainda tem aditivo limpo no seu carro, basta enxaguar 1 vez com água.

Vc solta a mangueira inferior do radiador e abre a tampa do reservatório e esgota tudo.

Recoloca a mangueira (com a abraçadeira) enche de água e deixa o carro rodando só com água até armar a ventoinha, depois quando esfriar tu drena de novo e coloca o novo aditivo.

Se comprar aditivo pronto uso, é só despejar direto e completar o sistema.

Se comprar aditivo concentrado, como eu, terá que diluir o mesmo com água 50-50%. Se puder usar água de-ionizada ou mesmo a destilada(muito mais cara), melhor.

Se for fazer vc mesmo, recomendo esse aditivo Havoline XLC, que até hoje continua vermelhinho e limpo. (vendem ele pronto uso, e também na versão concentrada)

Ao todo, gastei umas 2 garrafinhas e meia de aditivo, e 2.5L de água destilada. Se seu carro tiver Ar condicionado vc gastará um pouco mais que isso.

AH SIM! Se seu carro tem ar condicionado, lembre-se de deixar o AR QUENTE LIGADO. Ele usa água do motor pra aquecer o ar, e se vc não girar a alavanca pra posição mais quente, a água velha que está dentro do carro não vai ser drenada junto com a água do radiador!

Se for levar o carro em oficina, leve o carro já com o ar quente ativado!

E tenha a absoluta certeza de que irão usar um aditivo decente! NÃO, repetindo: NÃO DEIXE que coloquem Ki-suco no seu carro. Compre um aditivo à base de "Etilenoglicol", marcas como Valeo, Delphi, Koube, Ipiranga, Havoline, Petronas, ACDElco, Total, Motul, Mobil, e claro, os originais Volks/Honda/Nissan/Toyota/etc são confiáveis também.

Se for trocar na concessionária, peça o aditivo original! Exija ver as garrafinhas vazias ao final da troca.

FUJA, como o diabo foge da cruz, de aditivos Ki-suco de 10 reais. Aditivo bom é mais caro, 20-25 reais, alguns passam dos 30 reais por litro. Mas se vc gasta isso todo ano com troca de óleo, porque não gastar num bom aditivo, que vai durar uns 2 anos sem dar dor de cabeça?

Acho que falei tudo...

Ah, um último detalhe:

Se ao montar tudo vc perceber que a ventoinha do radiador fica ligada direta, que o ponteiro de temperatura do painel passou da metade, CUIDADO! Pode ser que haja uma bolha de ar no sistema, ou seja, a bomba d'água não está conseguindo fazer a água circular pelo motor.

Pra retirar a bolha de ar, deixe o carro aquecer e com um pano seco, abra e feche rapidamente a tampa do reservatório, deixe a água borbulhar um pouco e feche.

Comigo aconteceu isso só na última etapa do processo, e resolvi com essa técnica. Pode ser que não aconteça, mas fique de olho! Até mesmo saindo da oficina/concessionária! Pois sem circular a água, seu motor super aquece e vai precisar de retífica!

 

 

 

Perfeito!

daluzguilherme curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nao sei se ja tem topico p esse assunto, mas queria saber se é mais confiável levar para trocar ol líquido do radiador em autorizadas ou qqt mecanico manja em trocar?

Qual a qtd certa de agua e aditivo?

Tem passo a passo pra efetuar a troca em casa?

Vlw galera!!

Amigo procedo com a troca da seguinte forma.

1 vez por ano, troco 4 litros litros de fluido de arrefecimento sendo (2 litros de água desmineralizada + 2 litros fluido orgânico monoetilenoglicoll).

Na verdade pouco ligo para o monoetilenoglicol (anticongelante) a propriedade mais importante ao meu ver no Brasil é o antioxidante.

Com essa frequência de troca parcial o fluido fica sempre em ótimo estado protegendo o motor da oxidação, o fluido fica sempre limpo.

Como fazer troca parcial;

Com o carro frio solte a mangueira de retorno para o reservatório e coloque em um recipiente onde possa ser medida a quantidade de liquido retirada.

Ligue o carro e abra a "circulação de ar quente"

Quando sair a quantidade que deseja trocar deligue o carro e recoloque a mangueira no reservatório e complete o nível de fluido.

Troca de todo o fluido;

Com o carro frio retire a mangueira inferior do radiador e abra a circulação de ar quente

Vai sair quase 100% do liquido de arrefecimento.

OBS: nunca use água de torneira + aditivo, use sempre água desmineralizada + aditivo.

Editado por Rodrigolm
Luis berna e Jessica curtiram isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Concessionaria esquece, vão cobrar caro e mal vão limpar o sistema todo. Fiz uma vez pra nunca mais, uma que nao esperaram a termostatica abrir, não ligaram o ar quente e o aditivo vw foi completado com agua de torneira mesmo. Ou seja, nao vale a pena.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo procedo com a troca da seguinte forma.

1 vez por ano, troco 4 litros litros de fluido de arrefecimento sendo (2 litros de água desmineralizada + 2 litros fluido orgânico monoetilenoglicoll).

Na verdade pouco ligo para o monoetilenoglicol (anticongelante) a propriedade mais importante ao meu ver no Brasil é o antioxidante.

Com essa frequência de troca parcial o fluido fica sempre em ótimo estado protegendo o motor da oxidação, o fluido fica sempre limpo.

Como fazer troca parcial;

Com o carro frio solte a mangueira de retorno para o reservatório e coloque em um recipiente onde possa ser medida a quantidade de liquido retirada.

Ligue o carro e abra a "circulação de ar quente"

Quando sair a quantidade que deseja trocar deligue o carro e recoloque a mangueira no reservatório e complete o nível de fluido.

Troca de todo o fluido;

Com o carro frio retire a mangueira inferior do radiador e abra a circulação de ar quente

Vai sair quase 100% do liquido de arrefecimento.

OBS: nunca use água de torneira + aditivo, use sempre água desmineralizada + aditivo.

Na troca de todo fluido, com o carro frio eu retiro a mangueira inferior do radiador a abro a circulaçao de ar quente... faço isso com o carro ligado?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Luís pela mangueira superior chega água quente ao radiador seu fluxo é regulado pela válvula termostática, já a inferior é o retorno ao motor da água resfriada.

A melhor forma de retirar o máximo do liquido de arrefecimento do motor seria pela mangueira inferior e não seria necessário ligar o motor. (Não seria possível esgotar 100% do líquido de arrefecimento) mas sairia quase tudo.

Sobre ligar o carro, já vi vários videos onde o cidadão liga o carro com o arrefecimento aberto e coloca água no sistema ao mesmo tempo, fazendo tipo um enxágue do sistema até a água ficar limpa e depois coloca aditivo. Não sou muito a favor disso pois sê utiliza água de torneira.

Eu nunca fiz um enxágue ou precisei esgotar o líquido de arrefecimento pois sempre utilizei fluido pronto ou água desmineralizada + fluido o sist. de arrefecimento do meu carro não tem ferrugem.

Enviado do meu Motorola Startac, ano/modelo 1996.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera estou com uma dúvida

Na véspera de Natal uma mangueira furou e vazou o líquido de arrefecimento, como eu estava dirigindo só percebi quando a temperatura subiu e o carro começou a falhar, parei imediatamente e deixei o carro resfriar, coloquei água com o carro ligado e fui até em casa andei uns 10 km. Como já estava tarde não tinha mtos mecânicos abertos, levei em um que disse q estava vazando pela carcaça e trocou toda a carcaça com válvula e os canos, porém ele colocou paralela na ocasião nem me atentei a esse detalhe. Pois bem o vazamento continuou e levei pra ele de novo (não tinha outro) ele trocou o reservatório e tampa (de novo paralelo). Mesmo assim continuou vazando, agora levei em um mecânico de minha confiança e ele trocou a carcaça inteira por uma original disse q estava vazando por lá. Paguei uns 300 reais por isso e mesmo assim continua vazando, coloquei um papel embaixo do reservatório pra ver se aparecia manchado e apareceu com umas manchas rosa. Parece lógico que está vazando pelo reservatório/tampa (paralelo) porém como já gastei mo grana nessa brincadeira gostaria de uma orientação se é isso mesmo ou se pode ser algo mais...

Obs.: não está vazando muito, mais ou menos meio centímetro por dia q rodo com o carro. Já fiz os testes pra ver se não é cabeçote, como por exemplo ver a vareta do óleo, ver o escapamento e nenhum sinal de que esteja vazando pelo cabeçote. A temperatura no painel não passa dos 90 e o carro não falha em nenhum momento.

Uma coisa que notei é que quando o carro esquenta o nível do reservatório sobe muito, não sei se normal mas passa do nível máximo. Suspeito q esteja subindo muito e vazando pelo respiro. Antes disso tudo não me lembro do nível subir tanto assim.

Obrigado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Apenas para atualizar as informações, deixei o carro ligado e fiquei acompanhando a água subir no nível do reservatório e observei que está vazando pelo respiro... Será q é alguma coisa no motor?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Apenas para atualizar as informações, deixei o carro ligado e fiquei acompanhando a água subir no nível do reservatório e observei que está vazando pelo respiro... Será q é alguma coisa no motor?

 

 

Isso acontece porque o nível está acima do máximo...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não está, deixei entre o mínimo e máximo. Nem cheguei até a risca do máximo. Quando esquenta o nível sobe muito a ponto de vazar pelo respiro...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quando o carro está funcionando e você acelera ele ocorrem bolhas de ar dentro do reservatório ou somente circula água?

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dentro do reservatório não dá pra ver mas na mangueira quando acelero ele joga uns jatos de água, pode ser q seja ar pq fica como se estivesse falhando... Levei em 2 mecânicos hj 1 deles falou q pode ser a válvula (já troquei por uma original) ou a bomba d'agua (única coisa q não troquei). E o outro mecânico garantiu que é o cabeçote... Agora não sei oq fazer

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A melhor forma de retirar o máximo do liquido de arrefecimento do motor seria pela mangueira inferior e não seria necessário ligar o motor. (Não seria possível esgotar 100% do líquido de arrefecimento) mas sairia quase tudo.

Sobre ligar o carro, já vi vários videos onde o cidadão liga o carro com o arrefecimento aberto e coloca água no sistema ao mesmo tempo, fazendo tipo um enxágue do sistema até a água ficar limpa e depois coloca aditivo. Não sou muito a favor disso pois sê utiliza água de torneira.

Eu nunca fiz um enxágue ou precisei esgotar o líquido de arrefecimento pois sempre utilizei fluido pronto ou água desmineralizada + fluido o sist. de arrefecimento do meu carro não tem ferrugem.

 

A forma que considero correta pra fazer a limpeza do sistema  de arrefecimento (que eu já executei em um Gol 2012 que tinha) é a seguinte:

 

1- Com o carro FRIO!!! ligue o carro, retire a mangueira de retorno do reservatório e rapidamente vá abastecendo o reservatório com água para não deixar esvaziar todo o sistema e ter o perigo de aprisionar ar dentro. A água nesse momento pode ser da torneira mesmo.

 

2 - Vá colocando água até que a água que estiver saindo da mangueira inferior estiver limpa. Quando isso acontecer, ligue o ar quente do carro no máximo. Isso é necessário pois a tubulação do ar quente retém boa quantidade de água suja do sistema de arrefecimento. Você verá que voltará a sair uma grande quantidade de água suja.

 

3 - Quando a água voltar a sair limpa, fique com o carro acelerado em uma rotação constante até que a ventoinha ligue para que a válvula termostática abra e libere a água suja presa dentro do bloco do motor. Quando a água sair limpa, reconecte a mangueira, abasteça o reservatório até a medida normal e desligue o carro.

 

4 - Coloque um produto para limpeza do sistema e faça o procedimento CONFORME AS INSTRUÇÕES CONTIDAS NO PRODUTO, que podem variar, mas que em geral é colocar e funcionar o motor por um determinado tempo.

 

5 - Após terminado o tempo CONFORME AS INSTRUÇÕES CONTIDAS NO PRODUTO, ligue o carro, desconecte novamente a mangueira de retorno e vá abastecendo o reservatório com água para não deixar esvaziar todo o sistema. Faça os mesmo procedimentos anteriores para liberar a água da tubulação de ar quente e do bloco do motor. Não deixe de executá-los pois os produtos de limpeza do sistema de arrefecimento são extremamente agressivos para as mangueiras de borracha.

 

6 - Ao final, quando a água estiver saindo limpa novamente, pare de abastecer com água corrente, coloque um frasco de fluído de sistema de arrefecimento e a água desmineralizada rapidamente. Recomendo sempre usar fluído concentrado pois duram muito mais tempo e são mais eficazes. Assim que começar a sair a água com a cor do fluído, reconecte a mangueira do radiador e complete o sistema com água desmineralizada até a indicação do reservatório.

 

É recomendável trocar o reservatório de água, caso ele esteja muito sujo, pois a sujeira que fica nele vai se desprendendo e volta para o motor.

 

Executei esse procedimento descrito logo quando peguei meu antigo Gol G5 em que a água do reservatório era um barro podre e fedido. Mesmo tendo usado água da torneira, quase três anos depois quando vendi o carro, a água do reservatório estava limpa  e vermelhinha da cor do fluído.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 14/02/2016 at 23:28, LeandroSouza disse:

Galera estou com uma dúvida

Na véspera de Natal uma mangueira furou e vazou o líquido de arrefecimento, como eu estava dirigindo só percebi quando a temperatura subiu e o carro começou a falhar, parei imediatamente e deixei o carro resfriar, coloquei água com o carro ligado e fui até em casa andei uns 10 km. Como já estava tarde não tinha mtos mecânicos abertos, levei em um que disse q estava vazando pela carcaça e trocou toda a carcaça com válvula e os canos, porém ele colocou paralela na ocasião nem me atentei a esse detalhe. Pois bem o vazamento continuou e levei pra ele de novo (não tinha outro) ele trocou o reservatório e tampa (de novo paralelo). Mesmo assim continuou vazando, agora levei em um mecânico de minha confiança e ele trocou a carcaça inteira por uma original disse q estava vazando por lá. Paguei uns 300 reais por isso e mesmo assim continua vazando, coloquei um papel embaixo do reservatório pra ver se aparecia manchado e apareceu com umas manchas rosa. Parece lógico que está vazando pelo reservatório/tampa (paralelo) porém como já gastei mo grana nessa brincadeira gostaria de uma orientação se é isso mesmo ou se pode ser algo mais...

Obs.: não está vazando muito, mais ou menos meio centímetro por dia q rodo com o carro. Já fiz os testes pra ver se não é cabeçote, como por exemplo ver a vareta do óleo, ver o escapamento e nenhum sinal de que esteja vazando pelo cabeçote. A temperatura no painel não passa dos 90 e o carro não falha em nenhum momento.

Uma coisa que notei é que quando o carro esquenta o nível do reservatório sobe muito, não sei se normal mas passa do nível máximo. Suspeito q esteja subindo muito e vazando pelo respiro. Antes disso tudo não me lembro do nível subir tanto assim.

Obrigado

Galera boa noite também tenho um Gol g5 2011 e estou com esse problema ja troquei válvula termostática levei em dois mecânicos e os dois falaram que o carro ta normal mais apos um tempo o nível de água sobe até transbordar pelo reservatório.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar Agora