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luis07937

Válvula termostática aberta

15 posts in this topic

Olá pessoal, 

 

Desculpe se já tiver um tópico parecido, procurei mas não achei.

 

Gostaria de saber como descobrir se a válvula termostática está travada aberta. Final do ano passado fiz uma limpeza no sistema de arrefecimento e desde então o consumo de combustível do carro aumentou, já verifiquei várias coisas e esta tudo OK, comecei a desconfiar da válvula termostática aberta, o que faz o motor trabalhar mais frio.

 

Comprei um conector OBD2 e monitorando a temperatura por ele, com o carro parado e ar desligado, a temperatura sobe até os 100ºC e arma a ventoinha e a temperatura cai para 94ºC. Já com o carro em movimento, ou o AC ligado (ventilador radiador ligado direto), a temperatura dificilmente passa dos 80ºC, minha dúvida é se isso é normal o use isso é de fato um problema na válvula.

 

Att,

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Não acredito que o problema seja o uso do AC, uso pouco. 

 

Alguém que tenha o conector OBD2 pode me informar se o comportamento da temperatura do arrefecimento é parecida com o descrito no primeiro post?

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Uma caracteristica de valvula aberta é so olhar o ponteiro da temperatura, se caso ele baixe é certo ela estar aberta,

Depois que o carro esquenta e chega a 90º o ponteiro nao pode baixar com o carro em movimento, tente pegar um trecho rodoviario e sem carro em sua frente caso o ponteiro baixe a valvula estar aberta.....

 

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Uma caracteristica de valvula aberta é so olhar o ponteiro da temperatura, se caso ele baixe é certo ela estar aberta,

Depois que o carro esquenta e chega a 90º o ponteiro nao pode baixar com o carro em movimento, tente pegar um trecho rodoviario e sem carro em sua frente caso o ponteiro baixe a valvula estar aberta.....

Sim, o ponteiro abaixa pegando rodovia e se o clima estiver mais frio. Não testei isso com o conector OBD2, mas quando no OBD2 está indicando 75ºC, o medidor do carro já esta em 90ºc, se o ponteiro baixa é que a temperatura está menor que 75ºC então...

 

Alguém já teve que trocar a válvula? tem como trocar só a válvula ou troca o conjunto todo?

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Sim, o ponteiro abaixa pegando rodovia e se o clima estiver mais frio. Não testei isso com o conector OBD2, mas quando no OBD2 está indicando 75ºC, o medidor do carro já esta em 90ºc, se o ponteiro baixa é que a temperatura está menor que 75ºC então...

 

Alguém já teve que trocar a válvula? tem como trocar só a válvula ou troca o conjunto todo?

 

Acho que ela travou aberta sim... Não é comum baixar o ponteiro depois que bate nos 90º

Leva no mecânico. Aproveita e manda olhar bicos, velas, cabos, tbi e filtro de ar pois também afetam consumo.

luis07937 likes this

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Alguém já teve que trocar a válvula? tem como trocar só a válvula ou troca o conjunto todo?

 

Seu carro é 2011, se caso realmente a valvula estiver com problema, eu trocaria o conjunto pra nao ter dor de cabeça...

Cavalete da agua

Cano da agua

Valvula termostatica

 

So aproveitaria o sensor caso ele nao esteja fazendo a leitura errada.

 

é uma mao de obra chata pois desmonta muita coisa e gasta um certo tempo.....

luis07937 likes this

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Se for trocar o conjunto, compre original. Os paralelos são apenas dor de cabeça.

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Pessoal, ressuscitando o post, tenho um Voyage 2012 1.6, que baixa a temperatura, recentemente fui a São Paulo e a temperatura do carro chegou a 60°C (possuo scanner OBD2) viajando a noite, estou desconfiado da válvula termostática, a troca de tal peça é fácil? Qual marca é a mais indicada?

 

Desde já agradeço.

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fala galera,, passei vergonha no sábado, tinha marcado com mecânico pra resolver o problema, e simplesmente sumiu , na manha de sábado acordei tomei cafe e sai e o problema ainda estava acontecendo , sendo que na quinta feira acendeu a luz de injeção e não apagou por nada  e na hora que o mecânico foi ver oque tinha no carro o problema que tinha sumiu e não voltou, no sábado dei uma volta na BR-101 aqui em SC deu uns 130 KM..

desde que eu sai do mecânico não ficou oscilando a temperatura ou acendeu a luz de injeção acredito que não vai acontecer mais..

 

ai fica duvida, que problema foi esse ?.

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Amigo, você respondeu meu outro tópico sobre a água baixando no reservatório, acontece que esse sintoma já aconteceu comigo, todo fds faço uma viagem de 25 km de uma cidade para outra, em quinta marcha direto e o carro atinge 90 graus rapidamente mas já notei umas 3x que ele dá uma pequena baixada dos 90 graus depois de ter atingido a temperatura de operação e algum tempo depois volta pra os 90, eu só notei pq sempre ando de olho na temperatura, isso é normal ou é essa válvula termostática aberta ? E ela pode ter ligação com a água do reservatório estar diminuindo?

Enviado de meu Nexus 5 usando Tapatalk

@jailsomcg
 

 

Edited by Thiago Fernandes

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Meu Clio 2010 teve esse problema com a termostática. Ela travou aberta e numa viagem de 5 hrs eu notei que a temperatura abaixava e permanecia baixa, chegava a oscilar e ficava baixa a maior parte do tempo. Troquei mangote e válvula TE, que custou 96,00 a época. Fiquei 5 anos e 8 meses com o carro até acontecer, aos 148 mil km.

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Ola pessoal , meu g6 2013 1.0 motor ea111  começou a apresentar este problema , a temperatura vai ate o meio do painel , mas quando pego rodovia ou um declive muito longo ela cai ate um quarto do marcador como ando pouco , so nos finais de semana a quilometragem do carro ainda esta baixa apenas 61435 , custo a acreditar mas acho que a vt foi para o espaço, Bom como o cavalete da agua esta bom , vou trocar apenas o joelho com a válvula, o problema é qual a temperatura de trabalho da válvula do meu carro, pois na cc vendem apenas o conjunto completo, vou ter que por uma paralela mesmo. alguém tem uma dica de marca e temperatura ? Obrigado 

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Caraca, meu carro esta com mais de 160.000 km ( 13/14 ) e o sistema de arrefecimento, como um todo, não me deu problema algum até hoje.

 

Depois que o carro aquece, o ponteiro dificilmente oscila, marcando sempre "no meio"

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