Entre para seguir isso  
Seguidores 0
luis07937

Válvula termostática aberta

15 posts neste tópico

Olá pessoal, 

 

Desculpe se já tiver um tópico parecido, procurei mas não achei.

 

Gostaria de saber como descobrir se a válvula termostática está travada aberta. Final do ano passado fiz uma limpeza no sistema de arrefecimento e desde então o consumo de combustível do carro aumentou, já verifiquei várias coisas e esta tudo OK, comecei a desconfiar da válvula termostática aberta, o que faz o motor trabalhar mais frio.

 

Comprei um conector OBD2 e monitorando a temperatura por ele, com o carro parado e ar desligado, a temperatura sobe até os 100ºC e arma a ventoinha e a temperatura cai para 94ºC. Já com o carro em movimento, ou o AC ligado (ventilador radiador ligado direto), a temperatura dificilmente passa dos 80ºC, minha dúvida é se isso é normal o use isso é de fato um problema na válvula.

 

Att,

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não acredito que o problema seja o uso do AC, uso pouco. 

 

Alguém que tenha o conector OBD2 pode me informar se o comportamento da temperatura do arrefecimento é parecida com o descrito no primeiro post?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma caracteristica de valvula aberta é so olhar o ponteiro da temperatura, se caso ele baixe é certo ela estar aberta,

Depois que o carro esquenta e chega a 90º o ponteiro nao pode baixar com o carro em movimento, tente pegar um trecho rodoviario e sem carro em sua frente caso o ponteiro baixe a valvula estar aberta.....

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma caracteristica de valvula aberta é so olhar o ponteiro da temperatura, se caso ele baixe é certo ela estar aberta,

Depois que o carro esquenta e chega a 90º o ponteiro nao pode baixar com o carro em movimento, tente pegar um trecho rodoviario e sem carro em sua frente caso o ponteiro baixe a valvula estar aberta.....

Sim, o ponteiro abaixa pegando rodovia e se o clima estiver mais frio. Não testei isso com o conector OBD2, mas quando no OBD2 está indicando 75ºC, o medidor do carro já esta em 90ºc, se o ponteiro baixa é que a temperatura está menor que 75ºC então...

 

Alguém já teve que trocar a válvula? tem como trocar só a válvula ou troca o conjunto todo?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim, o ponteiro abaixa pegando rodovia e se o clima estiver mais frio. Não testei isso com o conector OBD2, mas quando no OBD2 está indicando 75ºC, o medidor do carro já esta em 90ºc, se o ponteiro baixa é que a temperatura está menor que 75ºC então...

 

Alguém já teve que trocar a válvula? tem como trocar só a válvula ou troca o conjunto todo?

 

Acho que ela travou aberta sim... Não é comum baixar o ponteiro depois que bate nos 90º

Leva no mecânico. Aproveita e manda olhar bicos, velas, cabos, tbi e filtro de ar pois também afetam consumo.

luis07937 curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Alguém já teve que trocar a válvula? tem como trocar só a válvula ou troca o conjunto todo?

 

Seu carro é 2011, se caso realmente a valvula estiver com problema, eu trocaria o conjunto pra nao ter dor de cabeça...

Cavalete da agua

Cano da agua

Valvula termostatica

 

So aproveitaria o sensor caso ele nao esteja fazendo a leitura errada.

 

é uma mao de obra chata pois desmonta muita coisa e gasta um certo tempo.....

luis07937 curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se for trocar o conjunto, compre original. Os paralelos são apenas dor de cabeça.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal, ressuscitando o post, tenho um Voyage 2012 1.6, que baixa a temperatura, recentemente fui a São Paulo e a temperatura do carro chegou a 60°C (possuo scanner OBD2) viajando a noite, estou desconfiado da válvula termostática, a troca de tal peça é fácil? Qual marca é a mais indicada?

 

Desde já agradeço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

fala galera,, passei vergonha no sábado, tinha marcado com mecânico pra resolver o problema, e simplesmente sumiu , na manha de sábado acordei tomei cafe e sai e o problema ainda estava acontecendo , sendo que na quinta feira acendeu a luz de injeção e não apagou por nada  e na hora que o mecânico foi ver oque tinha no carro o problema que tinha sumiu e não voltou, no sábado dei uma volta na BR-101 aqui em SC deu uns 130 KM..

desde que eu sai do mecânico não ficou oscilando a temperatura ou acendeu a luz de injeção acredito que não vai acontecer mais..

 

ai fica duvida, que problema foi esse ?.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo, você respondeu meu outro tópico sobre a água baixando no reservatório, acontece que esse sintoma já aconteceu comigo, todo fds faço uma viagem de 25 km de uma cidade para outra, em quinta marcha direto e o carro atinge 90 graus rapidamente mas já notei umas 3x que ele dá uma pequena baixada dos 90 graus depois de ter atingido a temperatura de operação e algum tempo depois volta pra os 90, eu só notei pq sempre ando de olho na temperatura, isso é normal ou é essa válvula termostática aberta ? E ela pode ter ligação com a água do reservatório estar diminuindo?

Enviado de meu Nexus 5 usando Tapatalk

@jailsomcg
 

 

Editado por Thiago Fernandes

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Meu Clio 2010 teve esse problema com a termostática. Ela travou aberta e numa viagem de 5 hrs eu notei que a temperatura abaixava e permanecia baixa, chegava a oscilar e ficava baixa a maior parte do tempo. Troquei mangote e válvula TE, que custou 96,00 a época. Fiquei 5 anos e 8 meses com o carro até acontecer, aos 148 mil km.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ola pessoal , meu g6 2013 1.0 motor ea111  começou a apresentar este problema , a temperatura vai ate o meio do painel , mas quando pego rodovia ou um declive muito longo ela cai ate um quarto do marcador como ando pouco , so nos finais de semana a quilometragem do carro ainda esta baixa apenas 61435 , custo a acreditar mas acho que a vt foi para o espaço, Bom como o cavalete da agua esta bom , vou trocar apenas o joelho com a válvula, o problema é qual a temperatura de trabalho da válvula do meu carro, pois na cc vendem apenas o conjunto completo, vou ter que por uma paralela mesmo. alguém tem uma dica de marca e temperatura ? Obrigado 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caraca, meu carro esta com mais de 160.000 km ( 13/14 ) e o sistema de arrefecimento, como um todo, não me deu problema algum até hoje.

 

Depois que o carro aquece, o ponteiro dificilmente oscila, marcando sempre "no meio"

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar Agora
Entre para seguir isso  
Seguidores 0