Gabriel Tavares

Project Car - VW Gol G5 1.8 20v Aspirado - DO #61

6 posts neste tópico

 

Fala galera! Depois de um bom temo “sumido”, eis que estou de volta.

 

Alguns devem se lembrar, outros não. De qualquer forma, aqui vai uma pequena apresentação: meu nome é Gabriel Tavares, moro em Brasília-DF e vou mostrar um pouco o projeto que venho desenvolvendo há algum tempo, mas que acabou tomando um rumo totalmente novo.

 

 

A Mudança

 

Boa parte da primeira fase de desenvolvimento do carro estava sendo baseada na mecânica EA111 1.6 8v original, que tinha como objetivo extrair o máximo de potência numa preparação aspirada – algo entre 200 a 250cv esperados no motor. Para quem tem interesse em ver como foi essa empreitada, basta conferir o tópico aqui no fórum:

 

http://forum.g5g6.club/topic/10991-project-car-vw-gol-16-8v-aspirado/?page=1

 

Projeto vai... Projeto vem... Acontece que em abril desse ano, enquanto estava em mais uma das viagens diárias pela internet em busca de peças e informações para o carro, me deparei com um anúncio de uma loja de SP vendendo um motor VW/Audi 1.8 20v 0km, ainda na caixa e com nota, garantindo a procedência do mesmo. O motor EA111 ainda não havia sido concluído, faltando algumas peças importantes para que desse prosseguimento na montagem. Nesse mesmo tempo havia mandado fabricar o cárter de alumínio (necessário para o uso de bomba de óleo externa), mas houve um atraso grande na fabricação da peça e acabei desistindo de fazer na empresa que tinha escolhido. Desanimado um pouco com o andamento das coisas e vendo a oportunidade de adquirir um powertrain bem interessante, não demorei muito para vender boa parte das peças que tinha desenvolvido até então e arrematar a criança multiválvulas. Foi aí que as coisas tomaram outro rumo...

 

 

DO #61

 

Eu sempre gostei do esporte Arrancada. Sempre. Desde pequeno. Não que os circuitos não me atraíssem, mas sempre achei interessante a diversidade e o extremo que as disputas de 201 ou 402m alcançavam. Juntando esse gosto e a nova oportunidade de ter uma motorização competitiva nas pistas, acabei idealizando montar o carro para competir na categoria Dianteira Original (DO) da Arrancada.

 

A categoria DO, segundo o regulamento técnico 2016 da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo), admite veículos de turismo de grande produção em série, coupê, sedan ou pick-up, de 2, 3, 4 ou 5 portas, de tração dianteira equipados com motores naturalmente aspirados. Apesar do uso de combustível ser relativamente liberado, podendo ser usado metanol e nitrometano, o uso de óxido nitroso - o popular nitro - é proibido. O que difere ela das outras categorias de carros aspirados de tração dianteira é a certa liberdade de preparação aliada à parte de carroceria e habitáculo, que tendem a ser originais. O uso de peças como capô e portas em fibra de vidro ou de carbono, por exemplo, são proibidos. Por outro lado, podem ser usadas bombas de óleo externa e de combustível mecânica, dois injetores por cilindro e corpos de injeção livres. Apesar do grid relativamente pequeno, com um número modesto de carros inscritos quando comparado a outras categorias da Arrancada, é possível ver motores atingindo a casa dos 500cv com certa facilidade. Para carros aspirados e ainda “montados”, com vidros e acabamentos originais, é o ápice na Arrancada brasileira.

 

Quem quiser saber mais detalhes, o regulamento completo pode ser conferido aqui:

 

http://www.cba.org.br/_img/dinamics/regulamentos/2016-arrancada-tecnico-do.site.pdf

 

 

Configuração

 

Voltando à configuração mecânica adotada, o motor adquirido possui bloco 06ª 1.8L equipado com cabeçote 20v AGU. Vale ressaltar que estes blocos de quatro cilindros são divididos em dois modelos, produzidos – teoricamente – em datas distintas: 058 e 06A.

 

 

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O que diferenciam eles, basicamente, são as seguintes características:

 

·        Blocos 058 são encontrados nos veículos até a metade do ano 2000;

·        Modelos a partir do segundo semestre de 2000 já vem equipados com blocos 06A;

·        O ano 2000 teve produção mista dos blocos, sendo alguns modelos produzidos com blocos 058 e outros com o 06A;

·        Blocos 058 possuem um eixo intermediário que aciona a bomba de óleo, além de usarem a bomba d’água externamente e acionada através da correia de acessórios (semelhante ao nosso VW AP);

·        Blocos 058 montados longitudinalmente são encontrados apenas nos primeiros Audi B5 A4 e VW B5 Passat;

·        Os blocos 06A não possuem o eixo intermediário, sendo a bomba de óleo acionada por corrente ligada a uma engrenagem na parte frontal do virabrequim. A bomba d’água é montada internamente ao bloco e acionada pela correia de sincronismo.

 

 

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Explicadas estas características, vem a pergunta: Por que usar o bloco Audi 06A?

 

A primeira razão é a facilidade de encontrar esse bloco em território nacional. Na Europa, devido à popularidade dos veículos VW/Audi, é relativamente comum achar blocos 058, coisa que no Brasil não acontece. O segundo fator é a superioridade técnica do 06A. Por não ter árvore secundária para acionar a bomba de óleo, é um bloco que admite com mais facilidade o aumento de volume nos cilindros, ainda que existam exceções.

 

E o cabeçote 20v AGU? Existe alguma motivação técnica no seu uso?

 

Os modelos 1.8 20v turbos ou aspirados contam com uma variedade incrível de cabeçotes, que variam desde o diâmetro dos dutos até as configurações de comandos de válvulas. Com relação aos dutos, considerando tanto os de admissão quanto os de escape, o cabeçote que possui a maior configuração original é o com a sigla AGU. Golf, Bora e A3 turbos vinham de série equipados com ele, por exemplo. Dessa forma, como a meta é extrair o máximo de desempenho possível, acabei optei por esse modelo, ainda que existam divergências entre colegas preparadores.

­­

 

Las Multivalvuletas

 

Bom, depois destes esclarecimentos, deixo algumas fotos para ilustrar melhor o post.

 

 

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Até mais!

 

 

Editado por Gabriel Tavares
LFelipe e rodrigo_am2 curtiram isso

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Fiquei com pena de não poder acompanhar mais um projeto de tanta qualidade no EA111 (o que é difícil de se encontrar), mas já to ansioso pra ver o que vem por aí com essa mudança!

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13 horas atrás, andreivc7 disse:

Fiquei com pena de não poder acompanhar mais um projeto de tanta qualidade no EA111 (o que é difícil de se encontrar), mas já to ansioso pra ver o que vem por aí com essa mudança!

 

Opa cara, valeu mesmo!

Assim que tiver novidades, posto aqui...

Abraço!

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