Marcos Ribeiro

EA 111

11 posts neste tópico

Boa noite!

Tenho um gol 1.6 2010 com 93000km, aproximadamente 13000 por ano.

Observei formação de borra sob a tampa do óleo, ver anexo.

Não observo nenhum barulho no motor e cabe salientar que a troca óleo e filtro (óleo e ar), nunca foram negligenciados.

Será que é necessário a desmontagem e limpeza do motor, carter e tampa do cabeçote?

DSC_0007_5.JPG

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo, desde zero km vc usa óleo 5w40?

Sempre trocou a cada 6 meses??


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nunca vi óleo semi sintético 5w40.
Talvez essa base mineral (do semi sintético) tenha ocasionado essa carbonização.

O ideal é que sempre tivesse usado 100% sintético.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
13 horas atrás, M.P.T. disse:

Nunca vi óleo semi sintético 5w40.
Talvez essa base mineral (do semi sintético) tenha ocasionado essa carbonização.

O ideal é que sempre tivesse usado 100% sintético.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Realmente deveria ter usado o 100% sintético, que é o usado e recomendado pela VW.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 17/03/2017 at 21:14, Marcos Ribeiro disse:

Boa noite!

Tenho um gol 1.6 2010 com 93000km, aproximadamente 13000 por ano.

Observei formação de borra sob a tampa do óleo, ver anexo.

Não observo nenhum barulho no motor e cabe salientar que a troca óleo e filtro (óleo e ar), nunca foram negligenciados.

Será que é necessário a desmontagem e limpeza do motor, carter e tampa do cabeçote?

DSC_0007_5.JPG

Bom dia.

pela foto realmente deve haver um acúmulo de borra no fundo do cárter.

Esses motores 08/09/10/11 e 12 são bem exigentes quanto ao óleo.

Seria bastante conveniente abrir o carter e remover o excesso de contaminação, visto que isso pode ocasionar um gasto bem maior. Após isso, realizar a troca periodicamente a cada 10000 km ou 6 meses utilizando oléo 5W40 sintético. Outro ponto que deve ser observado constantemente é o nível de óleo. Quando o nível fica baixo que a contaminação pela carbonização decorrente da combustão começa a ficar espessa e com esse aspecto da foto. Outro fator não menos importante é com relação ao combustível. Procure sempre utilizar combustível de postos que tenham "bandeira". A possibilidade de fraude nestes estabelecimentos é menor.

Espero ter ajudado.

Abraço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa noite!

Quanto ao nível do óleo nunca tive problema de baixar e sempre foi devidamente monitorado nestes 7 anos de uso, inclusive o aspecto do óleo, na vareta, apresentando viscosidade normal, não aparecendo borra ou sujeiras soltas. Quanto a procedência do combustível penso que a formação da borra não é proveniente disto pois sempre abasteço nos mesmos dois postos de bandeira Ipiranga. Conversei com um mecânico da cidade que indicou o monitoramento através da vareta de nível, observando o aspecto do óleo, conforme comentado anteriormente. O carro está com 93.000km e pretendo andar até os 120.000km sempre com atenção religiosa ao óleo. Atingida a marca de 120.000km serei obrigado a trocar a correia de acessórios e aproveitarei para fazer a limpeza completa do motor com a sua desmontagem, completa ou parcial. Desta forma penso que economizarei recursos, pois realizarei a manutenção preventiva das correias, que exige alguma desmontagem do motor, e realizarei a limpeza (descarbonização) das peças internas, porém, a opinião dos amigos é importante para tomada de decisão.

Obrigado pela ajuda.

Att. Ribeiro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo, não economize. Faça logo uma descarbonização completa numa oficina top de linha e tenha seu carro renovado por vários anos.
Lembrando que sempre use óleo 100% sintético trocando no mínimo a cada 6 meses.
Use o 5w40 SN.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

pedriin.nascimento curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, borra aí é mato! Faça a descarbonização desse motor, troque o antichamas e aproveite pra ver a condição dos tuchos, balancins, bomba de óleo e bomba d'água, já que essas peças terão acesso fácil durante o trabalho.

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar Agora