Entre para seguir isso  
Seguidores 0
Thiago Fernandes

Alto consumo Gol G5 2011

26 posts neste tópico

Galera, peço uma ajuda pra vocês, comprei um gol g5 2011/2012 e teoricamente está com 74 mil

Não tenho certeza se foi mexido no odômetro pela loja... 

Seguinte, ele está fazendo uma média de 7 km/l na cidade sem ac , ou seja, ta muito ruim ... uns 7-8 km/l com ac ainda seria aceitável...

Assim que peguei ele, levei ele no mecânico para fazer uma revisão geral e foi trocado o filtro de ar, óleo, filtro de combustível, bujão do cárter (tava muito ruim e corroído), coxins do escape, óleo da DH (completado) ... pensei que ao trocar o filtro de ar ia melhorar o consumo pois o filtro estava podre, muito sujo, com borboleta dentro... 

O mecânico falou que eu teria que ir lá pra fazer uma limpeza da TBI (disse que está carbonizada), ainda não fui.. será se essa limpeza vai melhorar? Pelas notas fiscais do antigo dono vou falar o que foi trocado nele e as datas

Quote

 

Catalizador do escapamento (02/12/2016)

Amortecedores traseiros, buchas da bandeja dianteira, kit batente (12/11/2016)

Bobina de ignição - Magnet Marelli 06/01/2017

Correia dentada, Jogo de cabo de vela (NGK), Velas de igniçao NGK), Limpeza de bico injetor (18/11/2016)

Bucha Estabilizadora, Bieleta - 11/02/2017

 

Bom, essas coisas aí acima foram trocadas quando estava na mão do antigo proprietário, sei disso pois tem as notas fiscais aqui...

Agora pergunto a vocês, será que essa limpeza da tbi melhorará o consumo? tem algo que eu possa fazer além disso? vi aqui que alguém tirou os cabos da bateria por 12 horas pra resetar o sistema...

Alguma dica de algo que precisa ser visto além do que já foi trocado?

Obrigado!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Algo que achei beeeem estranho na nota fiscal do dono anterior

Jogos de cabo de velas NGK - 185 reais

4 velas ngk - 80 reais

Como assim 4 velas custar 80 reais e um jogo de cabo de velas custar 185? pode ser que tenha invertido né? as 4 velas dar 185 reais e o jogo de cabo dar 80 reais...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, Thiago Fernandes disse:

Seguinte, ele está fazendo uma média de 7 km/l na cidade sem ac , ou seja, ta muito ruim ... uns 7-8 km/l com ac ainda seria aceitável...

O mecânico falou que eu teria que ir lá pra fazer uma limpeza da TBI (disse que está carbonizada), ainda não fui.. será se essa limpeza vai melhorar? Pelas notas fiscais do antigo dono vou falar o que foi trocado nele e as datas

Obrigado!

Se essa media for na Gasolina realmente estar muito ruim, seus pneus e rodas sao originais ? as medidas ? ou sao rodas grandes 15" por exemplo ...

Sobre limpar TBI é sempre bom fazer limpeza pois o ângulo de abertura é bem pequeno e se tiver obstruído com muita sujeira vai influenciar na marcha lenta, nao creio que faça muita diferença em relação ao consumo.

Teu carro anda bem?  desenvolve bem a velocidade? ou é fraco sem força? vc disse que o dono anterior trocou o catalisador, se nao for original ou de uma marca boa ele pode apresentar problema com entupimento ou nao cumprir com sua função e atrapalhar a sonda lambda pós-catalisador.

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
7 hours ago, jailsomcg said:

Se essa media for na Gasolina realmente estar muito ruim, seus pneus e rodas sao originais ? as medidas ? ou sao rodas grandes 15" por exemplo ...

Sobre limpar TBI é sempre bom fazer limpeza pois o ângulo de abertura é bem pequeno e se tiver obstruído com muita sujeira vai influenciar na marcha lenta, nao creio que faça muita diferença em relação ao consumo.

Teu carro anda bem?  desenvolve bem a velocidade? ou é fraco sem força? vc disse que o dono anterior trocou o catalisador, se nao for original ou de uma marca boa ele pode apresentar problema com entupimento ou nao cumprir com sua função e atrapalhar a sonda lambda pós-catalisador.

 

 

É na gasolina, gasolina aditivada, sempre uso ou a DT Clean do Ipiranga ou a V-Power do Shell, um dos dois... mas sempre aditivada

Sim, ele está com rodas liga leve mangels aro 15" (já comprei ele assim) , pneus pirelli 195/55 r15

Ele anda bem quando estico as marchas (troco a marcha acima de 3500 rpms) tem uma resposta muito boa, mas na retomada ele é um pouco lento...

Preciso verificar a sonda lambda pra ver se está 100% e se precisa trocar, dizem que influencia bem no consumo né?

Outra coisa, o mecânico quando fui trocar o óleo falou que o motor tinha um pouquinho de borra (nada grave), e colocou um óleo semi-sintético (que particularmente não gostei, só vi depois, colocou um AC DELCO que se nao me engano é pra motores GM e estou achando que foi 5w30) juntamente com um flush e pediu pra depois de 2 mil km eu voltar lá pra trocar o óleo, mas ele quer por um Motul 5w30 com militec, porém acho que nao vou por pq a especificação do motor é 5w40, pode ser esse óleo também aumentando o consumo e estou pensando em trocar daqui a algum tempo pelo Pentosin Synth R (5w40 API SN) apesar da norma dele ser 508.88 e o motor do meu carro ser a norma 502.00 muita gente boa aqui do fórum disse que não tem problema nenhum, pois a nova norma engloba a antiga.

Outra coisa que preciso verificar, as velas e cabos foram trocadas com 60 mil (está com 74 mil agora) e estranhamente com 70 mil km o carro pifou a bobina de ignição, ou seja, provavelmente vinha trabalhando com velas e cabos ruins pra ter pifado a bobina, vou fazer uma revisão nas velas, cabo de velas (e se preciso colocar cabos novos ngk e velas ngk iridium) , acredito que bico injetores não precise pois uso sempre gasolina aditivada e foi limpado tem 5 meses...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Edit

Galera , não sei o que houve mas ele essa semana fez 10.08 km/l na cidade isso eu ligando o ar em alguns momentos na semana. Tá na média que eu espero dele rs...

Talvez na próxima troca de óleo com óleo sintético e militec ainda suba 1 ou 2 km/l

 

 

 

Editado por Thiago Fernandes

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tbm sou de jp, o seu é 1.0?  O que você fez que melhorou o consumo, não entendi.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
5 hours ago, p_soares97 said:

Tbm sou de jp, o seu é 1.0?  O que você fez que melhorou o consumo, não entendi.

Também sou de JP (mas estou em Campina)

O meu é 1.0 ...

Cara, não sei se foi a calibragem dos pneus.. uso Pirelli 195/55 R15 (roda liga leve mangels) e tava usando 28 PSI , o carro tava mais confortável porém decidi por 31 PSI nos 4 pneus pra andar na cidade, o recomendável no tanque é 29 PSI na frente e 31 PSI atrás para esse tipo de pneu .. mas decidi arriscar 31 PSI nos 4, o carro ta notavelmente mais duro, porém ta com consumo melhor... 

Semana passada dia 27/03 eu coloquei 21 litros da gasolina DT Clean do Ipiranga

Não sei se essa média ta certa mas assim que ele entrou na reserva eu rodei 500 metros, cheguei num posto Ipiranga, e coloquei 21 litros de gasolina dt clean, zerei o odômetro, e quando ele entrou na reserva novamente o odômetro estava em 212 km ... ou seja, com 21 litros rodou 212 km que dá 10,09 km/l (usei ac dentro da cidade alguns momentos, não mais que 45 minutos totalizando a semana toda rodando)

Pode ser que o consumo ainda esteja ruim pois acredito que o mecânico colocou óleo ac delco 5w30 (semi sintético) com flush pra tirar umas borras do motor (coisa pouca) , então acredito que em maio quando eu fizer a troca de óleo novamente e colocar o Pentosin Synth R 5w40 SN (óleo top) com Militec o consumo melhore ainda mais. Mas a última manutenção fiz o básico ... 

- Troca de óleo, filtro de combustível, filtro de óleo, filtro de ar (que tava mto sujo)

Ainda preciso descarbonizar a TBI, limpar os bicos acho que não pois só to usando aditivada (e a ultima limpeza tem 6 meses),

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

1 - Calibragem dos pneus. 2 - Alinhamento. influenciam muito em relação ao consumo, como vc ja disse seus pneus nao sao de medidas originais, entao vc nao pode comparar com o consumo de um gol com os pneus originais por exemplo......

Outro detalhe que poucos levam em consideração é que na cidade o motor do carro aspira o ar muito quente que fica preso dentro do habitáculo do motor.

Diferente quando estamos em rodovias pois tem um grande fluxo de ar na frente do veiculo e o motor aspira o ar mais frio, isso tem uma grande influencia ao consumo.

Vc disse que é de JP e estar em Campina grande, quando for fazer uma viagem assim procure abastecer 100% com etanol, o consumo nao é muito bom, mas o etanol faz uma boa limpeza na camara de combustão (cilindro,cabeça do pistao, velas,sonda,etc)

 

Thiago Fernandes curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
12 hours ago, jailsomcg said:

1 - Calibragem dos pneus. 2 - Alinhamento. influenciam muito em relação ao consumo, como vc ja disse seus pneus nao sao de medidas originais, entao vc nao pode comparar com o consumo de um gol com os pneus originais por exemplo......

Outro detalhe que poucos levam em consideração é que na cidade o motor do carro aspira o ar muito quente que fica preso dentro do habitáculo do motor.

Diferente quando estamos em rodovias pois tem um grande fluxo de ar na frente do veiculo e o motor aspira o ar mais frio, isso tem uma grande influencia ao consumo.

Vc disse que é de JP e estar em Campina grande, quando for fazer uma viagem assim procure abastecer 100% com etanol, o consumo nao é muito bom, mas o etanol faz uma boa limpeza na camara de combustão (cilindro,cabeça do pistao, velas,sonda,etc)

 

Realmente a calibragem faz muita diferença, quanto mais seco o pneu e pesado o carro, pior o consumo. Basta lembrar da época que se anda de bicicleta, com o pneu seco temos que fazer mais força pra mover a bicicleta, quando calibramos o pneu achamos muito mais fácil de pedalar, a bicicleta fica "mais leve" , no carro é a mesma coisa, pneu muito seco o motor força bem mais pra deslocar o carro. 

Alinhamento vou fazer em João Pessoa esse mês, é até bom pra quem é de JP, no peixe urbano ta com promoção de alinhamento e balanceamento por R$9,90 na Av. Julia Freire, basta entrar no site e comprar o cupom, vou comprar pois um alinhamento e balanceamento normalmente não sai menos de R$50,00. E por R$19,90 tem troca de óleo, alinhamento, balanceamento, revisão de freios e suspensão, limpeza de bico e higienização de ar condicionado, acho que vou comprar essa de R$19,90, ta muito barato! Só não vou pedir pra trocar o óleo pq eu já troquei esse mês. Mas alinhar, balancear, limpar bico e higienizar ar condicionado por 20 conto é muito barato, por 20 reais aqui em Campina Grande não paga nem um alinhamento, última vez que alinhei o Fiat Bravo do meu sogro paguei R$40 na AC Pneus.

Sobre a ideia do etanol, a gasolina aditivada não faz esse papel também? Pois eu só abasteço com V-Power Nitro (Shell) ou DT Clean (Ipiranga). 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
29 minutos atrás, Thiago Fernandes disse:

Sobre a ideia do etanol, a gasolina aditivada não faz esse papel também? Pois eu só abasteço com V-Power Nitro (Shell) ou DT Clean (Ipiranga). 

Usar gasolina por muito tempo cria carbonização, pois gasolina é derivada do petróleo e é oleosa, diferente do etanol que vem da cana de açúcar e é um combustível seco (em relação a oleosidade).

Por exemplo, quando o motor ta grilando muito na gasolina, os mecânicos manda usar toda gasolina, e usar 1 ou 2 tanques de etanol, depois volta para a gasolina e o motor para grilar e fica mais econômico. ja faz um bom tempo que rodo so na gasolina, ja ta em tempo de fazer essa troca.(o problema do etanol é o consumo no máximo 7 km/L sem ar e 5 km/L com ar, na cidade)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
42 minutes ago, jailsomcg said:

Usar gasolina por muito tempo cria carbonização, pois gasolina é derivada do petróleo e é oleosa, diferente do etanol que vem da cana de açúcar e é um combustível seco (em relação a oleosidade).

Por exemplo, quando o motor ta grilando muito na gasolina, os mecânicos manda usar toda gasolina, e usar 1 ou 2 tanques de etanol, depois volta para a gasolina e o motor para grilar e fica mais econômico. ja faz um bom tempo que rodo so na gasolina, ja ta em tempo de fazer essa troca.(o problema do etanol é o consumo no máximo 7 km/L sem ar e 5 km/L com ar, na cidade)

O que seria grilar? Talvez o meu esteja grilando (barulho chato quando chega perto das 3000 rpm)

Farei isso próximo mês ... deixar acabar praticamente todo o tanque de gasolina e ir abastecendo com etanol por um mês inteiro... depois volto pra gasolina.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
O que seria grilar? Talvez o meu esteja grilando (barulho chato quando chega perto das 3000 rpm)
Farei isso próximo mês ... deixar acabar praticamente todo o tanque de gasolina e ir abastecendo com etanol por um mês inteiro... depois volto pra gasolina.



Grilar, é um barulho metálico proveniente do motor, qdo o mesmo pega carga/aceleração, tipo nas saídas de lombadas, subidas de ladeira, etc. Parece um barulho de válvulas batendo.

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
36 minutes ago, biguia said:

 

 


Grilar, é um barulho metálico proveniente do motor, qdo o mesmo pega carga/aceleração, tipo nas saídas de lombadas, subidas de ladeira, etc. Parece um barulho de válvulas batendo.

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk
 

 

 

ahhhh .. então o meu ta grilando...

sempre em saindo de lombada, ele da essa grilada.. será se usar alcool resolverá? uns 2 tanques?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
ahhhh .. então o meu ta grilando...
sempre em saindo de lombada, ele da essa grilada.. será se usar alcool resolverá? uns 2 tanques?


Com etanois vai acabar com o problema. Experimente! Basta um tanque.

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk

Thiago Fernandes curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Coloca 25% alcool no abastecimento. Resolve o grilar.

A taxa de compressão alta destes motores pede alcool pra rodar redondinho.

Thiago Fernandes curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
15 horas atrás, offline disse:

Coloca 25% alcool no abastecimento. Resolve o grilar.

A taxa de compressão alta destes motores pede alcool pra rodar redondinho.

Interessante essa questão de adicionar 25% de álcool. Nossa gasolina ja tem 25% de etanol isso é norma da ANP.

Entao 1 L de gasolina (tem 250 ml de etanol).

Significa que 1 L de gasolina + 25 % de etanol ( nossa mistura resultante ficaria de 50% Etanol e 50% Gasolina pura)

Seria essa uma mistura ideal para nossos carros flex ? (todos sabem ou deveria saber que carro flex é não é bom na gasolina pura e nem no etanol. é um motor de eficiência intermediaria.

Espero que tenham Entendido o que quis dizer.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não é tão preciso como 50% (dá um pouco menos), mas nos dois gols que tive resolveu. (Peguei esta dica ainda no fórum antigo)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nos g5, a taxa de compressão é de 13:1. Melhor pra rodar com etanois. Já no Tec (G6), passou a 12,7:1.

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk

Thiago Fernandes curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
10 minutes ago, biguia said:

Nos g5, a taxa de compressão é de 13:1. Melhor pra rodar com etanois. Já no Tec (G6), passou a 12,7:1.

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk
 

Boa, não sabia disso

O foda é o consumo do etanol. .altíssimo

Eu coloco sempre 80 reais de gasolina por semana no meu Gol, da pra fazer o meu percurso diário, abasteço toda segunda-feira

Dá no total 21 litros, acho que vou começar a por R$50,00 de gasolina (13,55 litros) e R$30,00 de etanol (9,83 litros) .. dessa forma aumenta o percentual de etanol no tanque, dando uma melhorada no carro...

Editado por Thiago Fernandes

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa tarde galera, desculpa ressuscitar um tópico meio antigo

Seguinte, tenho um G6 1.0 2014 que acreditem ou não está com média entre 4.6 e 6.3 km/litro no etanol. Ta bebendo mais do que o esperado ao meu ver.

 

Além disso, em baixas rotações o carro está muito amarrado, parece que ta arrastando um barco, acima de 3.500 ele começa a ir um pouco maior. O carro tem 24 mil km, oléo trocando recentemente por oleo sintético e tal. Alguem tem alguma ideia do que pode ser?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Boa tarde galera, desculpa ressuscitar um tópico meio antigo

Seguinte, tenho um G6 1.0 2014 que acreditem ou não está com média entre 4.6 e 6.3 km/litro no etanol. Ta bebendo mais do que o esperado ao meu ver.
 
Além disso, em baixas rotações o carro está muito amarrado, parece que ta arrastando um barco, acima de 3.500 ele começa a ir um pouco maior. O carro tem 24 mil km, oléo trocando recentemente por oleo sintético e tal. Alguem tem alguma ideia do que pode ser?



Qtos km vc roda por dia? O meu faz essa media aí tb no uso exclusivamente urbano. Rodo pouco e com o motor frio. Aí não tem jeito, o bicho sente muita sede.

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
15 horas atrás, biguia disse:

 

 


Qtos km vc roda por dia? O meu faz essa media aí tb no uso exclusivamente urbano. Rodo pouco e com o motor frio. Aí não tem jeito, o bicho sente muita sede.

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk
 

 

 

Pode ser isso, eu estava ficando preocupado ja.

Meu carro é basicamente de final de semana, como trabalho perto de casa deixo ele repousando e uso 1 ou 2 vezes na semana apenas pra ir na academia.

 

Estou pensando em colocar gasolina pra proxima pra ver se melhora

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O meu estava fazendo 7.2 com litro troquei várias peças mas no final descobri que era os bicos injetores então troquei também e hoje meu gol faz 10 por litro com gasolina  na cidade com ar ligado

Editado por Gleitoncosta

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar Agora
Entre para seguir isso  
Seguidores 0