pedrohiroshi

Motor "esfriando" na estrada

17 posts neste tópico

Boa noite pessoal!

Estive observando algo estranho no meu carro. Desde que peguei o carro, tenho notado que ele demora a esquentar, até aí tudo bem, porém, quando entro em trechos de estrada por exemplo, ele perde temperatura (aproximadamente 1 risquinho abaixo do meio do mostrador). Quando subo a rotação, a temperatura sobe, porém volta ao mesmo patamar anterior. Vcs tem alguma idéia do que possa ser? Estou desconfiado que possa ser mistura incorreta de aditivo, tendo em vista que uma vez, em um posto, onde o reservatório de fato estava baixo, e eu acabei completando com um daqueles fluidos de aditivo, isso tem alguma relação? Obrigado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Provável válvula termostática aberta. Faz um teste simples:

Tem duas mangueiras grossas ligadas ao radiador, com o motor frio ligue o carro e vá monitorando com a mão o aquecimento delas. A de cima esquenta rápido e a de baixo deve permanecer fria até lá pelos 70-80º, quando a válvula vai abrindo a passagem da água para o radiador.

Se esquentarem simultaneamente, a válvula travou aberta.

dos Santos e pedrohiroshi curtiram isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
8 horas atrás, offline disse:

Provável válvula termostática aberta. Faz um teste simples:

Tem duas mangueiras grossas ligadas ao radiador, com o motor frio ligue o carro e vá monitorando com a mão o aquecimento delas. A de cima esquenta rápido e a de baixo deve permanecer fria até lá pelos 70-80º, quando a válvula vai abrindo a passagem da água para o radiador.

Se esquentarem simultaneamente, a válvula travou aberta.

Obrigado offline, farei o teste assim que for sair com o carro. Se for esse o problema, saberia me dizer se a manutenção é cara?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, a chance de ser a válvula trancada aberta é grande, tive esse problema semana passada. Na estrada não passava de 75º. Aqui na minha cidade saiu por 59 mais 40 de mão de obra.

pedrohiroshi curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se tiver tempo, disposição e algumas ferramentas tu mesmo faz. Mais fácil tirando a bateria e o suporte dela, daí tem acesso sem retirar bobina e os cambau da frente.

Só recomendo comprar outro retentor (borrachinha "O ring") quando retirar a válvula pra evitar vazamento.

 

Verificar se está aberta:

 Coloque a válvula com o cano para cima num pote com água temperatura ambiente, se entrar água no cano ela está aberta. Ou seja, travada.

 

Pra testar se ela funciona:

- Esquente água até ferver e coloque num pote plástico;

- Coloque a válvula na água (sempre com o cano pra cima como um snorkel) e veja que ela se abre. Por causa da temperatura ela irá abri o máximo (pino central fica pra fora).

- Vá colocando água temperatura ambiente na água e repare se o pino recua. Depois dela fechar, tira a válvula da água e jogue a água que está no cano fora.

- Recoloque na água fria e não deve passar água para o cano.

 

Ideal seria ter um leitor laser de temperatura pra monitorar a água. E anotar os momentos de abertura e fechamento. Mas sem serve pra ver se ela funciona e também destravar. 

pedrohiroshi curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caros offline e matheusfr07, fiz o teste das mangueiras e de fato, a de entrada esquenta mais rapidamente no começo, e a outra esquenta logo em seguida, em torno de 60°c. matheusfr07, meu relato é igual ao seu! Conversei com meu mecânico e já consertarei isso sábado. Muito obrigado!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, matheusfr07 disse:

Cara, a chance de ser a válvula trancada aberta é grande, tive esse problema semana passada. Na estrada não passava de 75º. Aqui na minha cidade saiu por 59 mais 40 de mão de obra.

Só o retentor custa R$30 original. Então não foi preciso trocar a válvula, pois a mesma custa R$79.

E a água? Ela escorre quando se abre.

Editado por offline
pedrohiroshi curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só tenho um pouco de receio quanto à rodar com o motor frio, existem danos? Maior desgaste? No teste de hoje, vi que o meu reservatório do radiador está com depósito ao redor, mas com água limpa no interior, poderia alguma sujeira ter se soltado do sistema, estragado a válvula e ficado presa no reservatório?

4 minutos atrás, offline disse:

Se tiver tempo, disposição e algumas ferramentas tu mesmo faz. Mais fácil tirando a bateria e o suporte dela, daí tem acesso sem retirar bobina e os cambau da frente.

Só recomendo comprar outro retentor (borrachinha "O ring") quando retirar a válvula pra evitar vazamento.

 

Verificar se está aberta:

 Coloque a válvula com o cano para cima num pote com água temperatura ambiente, se entrar água no cano ela está aberta. Ou seja, travada.

 

Pra testar se ela funciona:

- Esquente água até ferver e coloque num pote plástico;

- Coloque a válvula na água (sempre com o cano pra cima como um snorkel) e veja que ela se abre. Por causa da temperatura ela irá abri o máximo (pino central fica pra fora).

- Vá colocando água temperatura ambiente na água e repare se o pino recua. Depois dela fechar, tira a válvula da água e jogue a água que está no cano fora.

- Recoloque na água fria e não deve passar água para o cano.

 

Ideal seria ter um leitor laser de temperatura pra monitorar a água. E anotar os momentos de abertura e fechamento. Mas sem serve pra ver se ela funciona e também destravar. 

Muito obrigado pela instrução, porém, tenho muito receio quanto à mexer mais profundamente. Falei com meu mecânico quanto à esse teste da mangueira e ele confirmou a mesma coisa que vc disse, sábado posto o resultado!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fora da faixa ideal de temperatura tem danos. Frio estraga menos do que muito quente. Basta ver que o carro começa frio e a gente vai andando até esquentar e manter.

 

O problema maior de andar frio por muito tempo, é que o óleo não alcança as viscosidade para lubrificar perfeitamente. Mas se andar sem sentar o sarrafo, pode ir usando sem causar problemas.

Os estragos aparecem a longo prazo na temperatura abaixo. Já na acima, é imediato!

 

9 minutos atrás, pedrohiroshi disse:

Caros offline e matheusfr07, fiz o teste das mangueiras e de fato, a de entrada esquenta mais rapidamente no começo, e a outra esquenta logo em seguida, em torno de 60°c. matheusfr07, meu relato é igual ao seu! Conversei com meu mecânico e já consertarei isso sábado. Muito obrigado!

Bom, que viu e vai consertar logo. Tem bastante gente que só coloca combustível, óleo quando lembra e vai andando... (conheço vários)

pedrohiroshi curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
53 minutos atrás, offline disse:

Só o retentor custa R$30 original. Então não foi preciso trocar a válvula, pois a mesma custa R$79.

E a água? Ela escorre quando se abre.

Pode ser, estou no trabalho, quando chegar em casa vejo a nota certinho e posto o valor.

 

pedrohiroshi curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal, só uma informação para complementar, frio demais, como quente demais também é um problema.

Se ficar frio demais o módulo trabalha para esquentar o motor para melhorar a queima na câmara de combustão, automaticamente o consumo aumenta. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
18 horas atrás, H i l d e g a r d o disse:

Pessoal, só uma informação para complementar, frio demais, como quente demais também é um problema.

Se ficar frio demais o módulo trabalha para esquentar o motor para melhorar a queima na câmara de combustão, automaticamente o consumo aumenta. 

Hildegardo, notei esse aumento no consumo, uso somente gasolina aditivada Shell, e a média foi de 750km com um tanque (~13km/l), pegando mais estrada este último mês, sendo que já atingi médias superiores, em torno de 830km com um tanque (~15km/l).

HildegardoPS curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa tarde pessoal,

Meu mecânico mexeu no carro ontem (sábado) e não encontrou problemas com a válvula termostática. Ele fez uma limpeza no sistema, e trocou o reservatorio do radiador, que estava com muito depósito, impedindo a leitura. Aparentemente está resolvido, o carro está aquecendo mais rápido, e também não tem abaixado na estrada. Acredito então que está tudo certo. Agradeço a colaboração e tempo de todos!

Editado por pedrohiroshi
Chenrique, HildegardoPS e offline curtiram isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
23 horas atrás, pedrohiroshi disse:

Boa tarde pessoal,

Meu mecânico mexeu no carro ontem (sábado) e não encontrou problemas com a válvula termostática. Ele fez uma limpeza no sistema, e trocou o reservatorio do radiador, que estava com muito depósito, impedindo a leitura. Aparentemente está resolvido, o carro está aquecendo mais rápido, e também não tem abaixado na estrada. Acredito então que está tudo certo. Agradeço a colaboração e tempo de todos!

Show de bola @pedrohiroshi

pedrohiroshi curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tô achando que o meu carro tá com a válvula indo pro saco, tb. Em duas ocasiões, o ponteiro da temperatura oscilou entre 70 e 90º e depois estabilizou nos 90º

Tenho percebido um maior consumo tb. Na cidade, tudo normal.

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk

pedrohiroshi e HildegardoPS curtiram isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 2017-5-29 at 22:29, biguia disse:

Tô achando que o meu carro tá com a válvula indo pro saco, tb. Em duas ocasiões, o ponteiro da temperatura oscilou entre 70 e 90º e depois estabilizou nos 90º

Tenho percebido um maior consumo tb. Na cidade, tudo normal.

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk
 

Fique de olho, pode ser só a necessidade de uma limpeza no sistema, como pode ser a válvula termostática mesmo.

biguia curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Fique de olho, pode ser só a necessidade de uma limpeza no sistema, como pode ser a válvula termostática mesmo.


O sistema tá limpo. Limpei em outubro/16. Já a válvula é a original de 2010!!!!

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk

pedrohiroshi curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar Agora