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Douglas Baroni

Gol G5 Power 1.6 I-Motion Turbo

3 posts neste tópico

Olá a todos,

estou escrevendo aqui minha saga em turbinar meu G5, não sou do público nem dos amantes de arrancadas, mas já andei turbinado outras 2 vezes a mais de 15 anos atrás (um AP e um MPFI) e hoje bateu a saudade e estou montando o Gol para o dia a dia, nada a mais.

 

Detalhes do carro:

Gol G5 1,6 EA111 equipado com cambio Versão I-motion, ano 2013 com 38 mil Km rodados, carro é bem novo, possui rodas do Golf GTI aro 17 com sapatos novos.

Intenção: Carro mais esperto para o dia a dia, rolês e brincar na horas de ir e vir para o Trampo, Para viagens e outras já tenho outro monstro 2.5 na garagem(mas é outra história).

 

Antes que alguém venha me cornetar, meu carro é automatizado(I-motion) e sei das suas limitações e estou pouco me F. da isso.

Nossa idéia é andar com 0.6b de pressão, com carro totalmente original, adicionamos 1 bico suplementar na pressurização e uma his para controle de tal, um Clamper no MAP devido ao acelerador eletrônico, a própria central do carro faz o resto.

O carro deve andar de boa na baixa e ter um folego estra na fase turbo, bem, esta é a ideia. Rodar apenas no Álcool.

 

Bom, hoje, enquanto escrevo isso, meu carro já está montado, já está andando, porém com problemas de acerto que estamos trabalhando, estão a ideia aqui é deixar legado para quem quiser se aventurar em fazer um e aprender com quem já fez e já passou pelas barreiras que este carro impõe nesta empreitada.

 

  • Meu kit é todo novo, utiliza uma turbina Master Power 38.42 padrão T3, com refrigeração a água, possui válvula de alívio e wastgate montada no coletor de escap{inicialmente jogando excesso de pressão para a atmosfera, mas o kkkkkkkkk que ela fazia me incomodava muito e mandei jogar dentro do escape(carro tá la agora fazendo exatamente isso)}.
  • O meu bico auxiliar está montado na pressurização, bem em cima da borboleta e um pouco distante da válvula de alívio para evitar espirrar combustível.... Uso bico de monza, aquele bico branco, pra controlar este bico temos uma his daquela analógica(indicação do meu preparador, mas já estou mudando para Pandoo, mais abaixo irei explicar).
  • A bomba de combustível é a original e está com 4bar de pressão nos testes, mantivemos ela e usamos hpi para dosar.
  • Não utilizo intercooler, meu preparador não acha necessário para rodar no álcool em até 0,6b, ter é bom, mas não necessário, então ainda não decidi investir, vou sem por enquanto.
  • O escapamento(que em Minas Gerais costumamos chamar chulamente de DESCARGA, se ve verem falando esta palavra saberão do que me refiro) foi todo feito em tubo galvanizado de 2,5", totalmente dobrado, praticamente sem soldas, partido em 3 pedaços flangeados para facilitar manutenções futuras, usa 2 abafadores grandes o que garante vasão considerável com um ronco TOP, não curto som de escap aberto de mais, (me respeita que eu já to rodado kkk). Meu carro usa 2 sondas lambda originais e foram mantidas.
  • No painel temos um Hallmeter e um relógio de pressão de turbo, nada mais.
  • A turbina, está com uma tela de proteção na entrada, pois a montagem dela virada para cima tem muita interferência com a mangueira entre o radiador e motor, ainda estudo um int, com filtro longo, pegando ar mais frio fora da zona do radiador, mas isso vai levar tempo, vai ficar pra depois.

 

Bom isso ai em cima já vai dar muita informação para quem puder me ajudar o quem precisar ser ajudado por mim, abaixo começarei a falar da preparação, dos problemas até aqui e de minhas dúvidas e acertos.

Pra iniciar, vai ter gente perguntando do cambio, sim, ele aguentou até agora com 0,5b nos testes, trocas de marcha tranquilas em D e muito gostoso no sequencial, porém após pegadas mais fortes ao parar se percebe cheiro de lona queimada, mas não se percebe patinação.

De qualquer forma encomendei um disco de cerâmica sob encomenda com 4 pastilhas e com mola, que será montado em alguns dias no platô original do carro.

 

  • Vamos aos problemas:

Na primeira semana de montagem, o soquete do bico auxiliar foi montado com as borrachas de vedação prensadas, durante o teste de rua foi tudo bem, mas depois que parou o carro e virou o dia.... no outro dia de manhã ao dar a partida o motor tava travado e quebrou a biela do primeiro cilindro instantaneamente, foi se analisar estava com calço hidráulico devido excesso de álcool nos pistões e tinha álcool até misturado ao óleo, tudo devido a borracha de vedação do suporte do bico que estava montado mastigado. Com isso, motor teve de ser aberto e efetuado a troca da biela..... 

20190228_175450.jpg 

 

Biela trocada, óleo trocado, motor montado, carter colado.... Bora ver...

 

  • Chegou a hora do acerto, o carro montado com a his analógica, aquela que tem 3 potenciômetros e só, na baixa carro apresenta umas emboladas frio, principalmente logo após a partida, ele não aceita aceleração, hallmeter fica marcando falta na lenta nos primeiros 10 segundos de funcionamento, se você tentar acelerar e arrancar o carro morre, a solução é firmar o acelerador e esperar ele aceitar e o giro começar a subir, isso em uns 10 segundos de funcionamento inicial, depois fica ok. o carro não morre em funcionamento. O que eu acho estranho é que, meu mecânico me disse que este carro trabalha muito "seco" ou seja, limitando a injeção ao mínimo possível e isso seria a causa da deficiência após a partida, combinado com a nova massa de ar alterada com a turbina no lugar da aspiração normal mesmo quando a turbina não esta comprimindo a massa de ar é diferente da que estaria se o carro fosse normal, e isso explica o carro ficar "pobre" no início... com o bico auxiliar isso deve ser corrigido, isso se ele for acertado para estar em ação neste momento e não só em pressão positiva....  Esta situação continua até o momento, sei que iremos acertar isso, mas precisamos acertar o carro para isso ficar ok.
  • Nas primeiras voltas no carro, apareceu um problema que consumiu 1 semana de dor de cabeça, o carro quando andando as vezes começava a embolar e se agente insistisse no acelerador ele afogava, as vezes isso não acontecia e o carro ficava muito bom, dai a pouco do nada o carro voltava a embolar e a querer morrer como se não tivesse combustível.... desmontamos bicos, conferimos pressão de bomba.... refizemos as ligações da his, verificamos bobina......  Dai passamos o aparelho e não aparecia nenhum problema na injeção, tudo OK no equipamento e nos testes, apenas aparece as vezes um erro "FALHA NA COMUNICAÇÃO ENTRE CENTRAL E CAMBIO" que o preparador atribui a antigos defeitos do veículo e que nada tem a ver com o problema atual..... e segue testes daqui, dali... trocamos de posto... enchemos o tanque.....   ai por fim, notamos algo na his, ela possui 2 leds, um deles é laranja e fica localizado na esquerda do aparelho, ele mostra o estado do bico, quando o bico pulsa ele pisca, quando não ele fica apagado... do nada vimos que quando a turbina entra e ele tem que pulsar mas nem sempre isso acontecia e o carro dava falta, as vezes ele pulsava normalmente e o carro crescia, e do nada ele tinha que pulsar e não pulsava novamente e o carro amarrava.. e pra piorar as vezes ele simplesmente acendia e ficava aceso e o carro começa a pipocar querendo morrer e se insistir no acelerador ele morria e afogava, isso indicava que o problema estava no bico ou na his que não estava com funcionamento correto, intermitente, hora entrando no momento correto, hora não e hora travando bico aberto.... ALGUÉM JÁ PASSOU POR ISSO? SABE DIZER O QUE PODE SER?........  então, trocamos o bico e refizermos a ligação da his... o problema continuava o mesmo, carro não dava acerto, as vezes tava ok, as vezes tava falhando travado..... então isolamos a his que era nova e o preparador foi correr atrás de trocar-la,  dai pra frente eu comecei a insistir com meu preparador a instalarmos uma PANDOO Pulser plus, que eu ja havia visto videos no youtube de carros G5 bem sucedidos com este sistema de controle, conversei com alguns e todos me aconselharam a abandonar a his.... Mas meu mecânico insiste em dizer que nunca usou, que é complicado o acerto fino... e etc... mas eu fui resistente e comprei a Pandoo Pluser Plus na internet nesta segunda feira e esta nos correios com previsão de entrega semana que vem. Já desinstalamos o antigo his e estou rodando no carro sem pisar, apenas para ir ao trabalho até o dia em que a central chegar e podermos parar o carro novamente para instalar. No momento ando pianinho, doido pra pisar... mas não pooodeeeee....
  • A PANDOO, então, ela gerencia a injeção, mas liguei para os técnicos da Pandoo e junto deles fizemos um mapa básico de ligação para minha instalação, pois no meu caso irei manter a injeção original e a Pandoo irá gerenciar apenas o bico auxiliar e nada mais. abaixo segue a ligação que iremos fazer.
  • Esquema de Ligação Pandoo Revisão 3.png

 

os outro fios da Pandoo não serão utilizados, volto a dizer, esta configuração acima é para meu carro com as especificações que eu mencionei, se alguém discordar sou todo ouvidos ok?

E este é o meu caso até o momento, rodando no carro bem pianinho, sem o sistema de bico auxiliar ligado, apesar de montado, aguardando a central Pandoo chegar para ligar e iniciar acerto do carro com 0.6b de pressão no alcool.

se alguém puder me ajudar com dicas sobre os problemas que tive e sobre o que ainda poderei ter visto o que já disse aqui, agradeço a ajuda....... para quem ainda vai fazer o carro, ta aí um manual já feito e testado..

 

Obrigado a quem já leu até aqui.

 

Que a Força esteja com você!

 

Editado por Douglas Baroni

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Amigo eu adoro carro turbo mas como estou ficando velho (37 anos)não tenho coragem e paciência de passar pelo que vc está passando, é muita dor de cabeça, espero que dê tudo certo e o sofrimento valha a pena!  Abraços

 

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Olá fkDrift, eu também tenho 37 anos!

Olha, isso é uma questão de sangue, eu estava a 15 anos longe de um carro turbo, agora me aventurei mais uma vez e não arrependo nem um segundo.

Ainda não montei o bico auxiliar, está agendado para próxima segunda deixar o carro lá, mas mesmo do jeito que tá está muito gostoso de andar, imagina depois.

 

Obrigado pelo apoio, e, se realmente gosta, investe, vale a pena.

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