Entre para seguir isso  
Seguidores 0
Bruno Dias

Classe do modulo. Qual é melhor e porque?

9 posts neste tópico

Bom, o titulo fala por si so.

Ja vi falando aqui no forum sobre modulos classe D, mas nao sei qual é melhor que o outro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Basicamente:

Classe D: gasta menos bateria, tem maior eficiência (normalmente acima dos 85%), possui modelos bem compactos, como o SD 1500 que eu tenho, o qual é bem pequeno para um módulo que manda 1500w rms.

Classe AB: tem mais qualidade de áudio, gasta BEM mais bateria que um classe D, é um módulo já mais parrudo no tamanho, possui eficiência de 60% em média.

Hoje os mais populares são classe D e AB, porém os ABs estão começando a ser substituídos gradativamente pelos classe D. O exemplo atual é o novo SD 250 que mesmo sendo classe D, possui uma qualidade comparável aos classe AB, custo baixo, pesa gramas e cabe na palma da mão.

A escolha entre os módulos vai depender do projeto, grana, espaço... enfim, hoje eu diria que os classe D estão e vão substituir os ABs com o passar dos anos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

saquei.

preciso de uma potencia mediana para o kit duas vias dianteiro e futuros coaxiais que vou colocar no local original, ali na parte de traz.

e quero uma pontecia que enpurre bem um sub.

nao gosto de trio, gosto de ouvir um som interno, porem com batidas do sub bem fortes :D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Para kit 2 vias e coaxial, bom é o SD 250, dependendo do sub que tu pretende botar (até 250w rms) pode ser o mesmo módulo. Caso pegue um sub mais parrudinho, já tem um leque de opções... até uns xing ling baratos e bons!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

um sd250 aguentaria o kit + sub? ou um sd para kit(e coaxiais) e um para sub?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aguenta sim ligar kit + sub, mas sub com no máximo 250w rms para tocar redondinho e não forçar muito o pekenino hehehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

massa.

quero refazer meu som. trocar tudo, mas mantendo o estilo

kit na frente e sub atraz. depois penso em colocar coaxial

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

nao aconselho a colocar um kit 2 vias + sub em um unico sd250 mesmo ligando em tri-mode

mais vou fala por cima a difernça entre os amp

Classe A

V12

consome mto... os transitores estao sempre saturados...

maiss tem um audio limpo... e fiel

"valvulados...sao as ferrari dos amp... normalmente mono... tem o melhor audio de todos..

tem varios tipos.. os melhores sao os valvulados na entrada e na saida

som é melhor em tudo.. audio..timbre...controle de cone.. ruidos"

Classe B:

Um amplificador com esse tipo de etapa de saída não consome muita energia e possui rendimento teórico máximo de 75% mas sua amplificação gera grande distorção audível para pequenos sinais (distorção de crossover) mas para sinais de grande amplitude essa distorção é muito pequena quando comparada com a amplitude do sinal tornando a distorção menos perceptível.. eu nunca vi um

classe AB

é um A melhorado na questao do consumo.. os transitores nem sempre estao saturados...

mais perde um pouco no timbre, mais o audio ainda é bom.. eficiencia +- 50%,,, ou seja.. ele consome 2W e entrega 1w

é o mais comum,, pois tem bom sinal e consome +-

Classe H:

É um classe AB que trabalha com dois níveis de tensão de alimentação. Um nível mais baixo para baixa potência e outro nível de tensão de alimentação maior para potências maiores, com isso os componentes dissipam menos energia conseguindo um rendimento maior. A desvantagem é a distorção causada pela comutação das fontes para um determinado nível de sinal. Possui rendimento em torno de 70%;

classe D

No meu ponto de vista.. a revoluçãooooo-

Primeiros só tocavam sub.. funcionava de 20hz ate 200 hz e olhe la kkk eficiencia acima de 85%

o sinal é todo quadrado kk.. timbre ruim..mais tem força.. controle de cone baixo.. e bastante ruidoskk

ate a 1 anos atraz

tocava de 20hz ate 5khz

geralmente em baixa frequencia (40hz) tem no minimo 3db a menos de potencia que em 100hz... dai em diante mantem a mesma coisa ate o limite

eficiencia em 85%

timbre um poco melhor.. a onda ainda é um poco quadrada.. mais ja forma uma senoide mais "bunita"

poco ruido... uma gama de modelos disponiveis enorme.. e custo x potencia bem acessivel

HJ em dia

ta parecendo um AB com consumo mto baixo

timbre bom..(em destaque sd250) som limpo... dinamico...ruido bem baixo( para um amp desta classe)

tem uma eficiencia bem alta.. acima de 90% ( modelos 24V tem eficiencia ainda melhor)

toca de 20hz ate 20khz

ainda tem os -3db nas baixas frequencias,,, mais nao tem tanto ruido nas altas...

só um detalhe... classe D nao significa que ele é digital Ok

mesmo tendo um processador digital dentro dele.. que controla todas as suas funções..

com o avanço dos componentes eletronicos.. esses amp nao tem uma previsao de limite.

cada dia iremos ver coisas inacreditaveis..

essa nova tecnologia SMD... acho que vai ser uma segunda rfevolução nessa classe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dependendo da utilização pode usar um classe D no lugar de um AB sim, mas dizer que a SD250.2 é quase um AB, isso eu não concordo. Publiquei uma recomendação do amplificador aqui no fórum mesmo antes de ouvir, pelo seu preço ele é superior aos módulos booster sim, mas nem superior a todo AB não, então a afirmação de que ele toca quase igual a um AB não é bem por ai não. Ele passa anos luz longe de um Audiophonic 800.4.

Mas uma Alpine PDX por exemplo, é classe D mas supera muito amplificador AB do mercado. Assim como a JL Audio HD.

Tenho no meu carro amplificador com canais quase classe A (é classe A até determinado volume, a partir dele, passa a ser um AB mais purista) e a diferença entre o AB e ele é brutal.

A afirmação de que classe D consome pouco, também não é bem por ai. Tenho um amplificador classe D com 400WRMS e tem 60A de fusível, enquanto já vi amplificadores AB com os mesmos 400WRMS com os mesmos 60A, então se é tão mais economico, porque um fusíve tão grande?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  
Seguidores 0