adenilson707

Cuidado com a BORRA do motor

251 posts neste tópico

Oi galera

passei por um sufoco

Viajei e deixei meu carro parado há um mês, estava funcionando tudo normal.

Ao voltar e ligar o carro, a luz de óleo acendeu. Como a oficina é perto de casa, levei lá pra saber o que é

Foi constatado que o motor tinha borra, muita mesmo.

fiz a descarbonização do motor. Tirou tampa de válvulas, cárter e a bomba de óleo e fez a limpeza, ou seja, desmontou o motor. Paguei R$ 280,00 pelo serviço(que inclui a troca de óleo)

Notei duas coisas interessantes. O carro falha ao acelerar, mas ele fica andador em altas velocidades

viajei e quando cheguei em Ilhéus, a luz do óleo acendeu outra vez, agora com o motor sem borra. Desconfio que seja a bomba que esteja sem pressão.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo, meu antigo carro (Celta) aconteceu a mesma coisa.

Quando comprei na concessionaria, o cara havia me dito que eles tinham trocado o oleo, eu como bobo fui e acreditei.

COnclusão.....

Rodei como carro mais 5 mil KM...

resultado...

Quando chegou a uma certa altura, o carro começou a fazer um barulho estranho na parte de cima do motor, e foi constatado que os tuchos não estava carregando.

Mas na verdade quando o mecanico desmontou ele viu que tinha muita borra no motor inteiro, inclusive no TBI. ai ele disse que provavelmente o cara da concessioaria não trocou o oleo ou colocou um oleo "recondicionado', pratica muito comum aqui no interior..rsrsrs

Ou seja, teve que desmontar o motor inteiro...ate o carter teve que ser trocado...

Mais ficou a lição..nunca mais acreditar em concessionario..rs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
como veo se tem borra

Simples. Basta abrir a tampa do óleo do motor. Se não tiver nada, beleza.

Mas se tiver uma lama ali, significa que tem borra

Nessa foto explica. Olha a sujeira.

6215496326_6286b92037_b.jpg

O meu começou a dar borra desde a 1ª revisão, aos 15 mil, tanto que me ofereceram na css a descarbonização quimica(o famoso FLUSH), porém sem abrir o motor

Agora me pergunto, como pode um carro que só usa óleo 5w40 e abastecido em posto de bandeira ter borra já aos 15 mil rodados? Hoje meu carro tem 70 mil rodados.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

adenilson qual óleo vc usa ? e com quantos KM vc rodou antes da troca ?

realmente tá parecendo pouca pressão da bomba :problem:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
adenilson qual óleo vc usa ? e com quantos KM vc rodou antes da troca ?

realmente tá parecendo pouca pressão da bomba :problem:

eu sempre uso óleo 5w40, independente da marca. A grande maioria é sintético, ao que sei.

mas antes, tava com havoline 5w40 api sm. Rodei + ou - 10.000 km. Troco com essa quilometragem, pois pego muita estrada. Agora vou trocar a cada 7000 km, pra evitar

Não era pressão da bomba. Levei no mecânico hoje e a cebolinha do óleo(nova) tinha uma sujeirinha, pequena. Embora essa peça custe uns R$ 20,00(A mesma do Fox), o mecânico desconfiou que ela estava com defeito. Coloquei de volta a original. Limpou e não acendeu mais. Agora vamos ver.

Já apressei o preço da bomba de óleo. É a mesma do Fox 1.0. Custa em média R$ 150,00 aqui na Bahia. As melhores marcas é Shadeck e Brosol

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

adenilson tô desconfiado que os óleo 5w40,100% sintético não estão aguentando 10 mil km nos GOL.

tô usando o pentosynth SM 100% sintético já está com 5 mil km e vou ficar de olho porque borra se vc deixar vai tudo pro saco :mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Agora eu me pergunto

Como um carro tirado zero km, com 15 mil rodados,sempre usando óleo 5w40 e anda mais em estrada já apresenta borra?

Hoje meu carro tem 70 mil rodados.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigoes...

Percebi que vcs falam muito de KM...

Mais quanto tempo (Meses) o carro fica com o mesmo Oleo?

Pq não adianta nada rodar pouco, uns 4 mil, e ficarem com o Oleo no motor por um ano...Obviamente o carro estara sujeito a formação de Borra.

pq depois de 6 meses, o oleo praticamente perde algumas propriedades...

Flw..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

vc tem toda razao maknados, o oleo independentemente da km, ele tem um prazo.

o meu e 15.000km ou 1ano, o que ocorrer primeiro.

por enquanto ainda n tive problema com borra no motor, o meu ta com 42,000km rodado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

parece que tem uns gol que sao 10.000 km ou 6 meses ne?

alguem tem esse programa de manutençao??

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

borra vai aparecer por alguns simples descuidos...

rodar com mesmo oleo mais de 10000km... uns dizem 10... nao arrisco deixar passar de 7 sendo sintetico...

oleo com mais de 6 meses de uso ja esta perdendo a propriedade de limpar o motor... a sujeira fica e se acumula

combustivel gasoroba que contamina o oleo...

em muitos casos, a uniao desses 3 fatores eh certo que merda vai dar.. ops borra vai dar uhauha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara pode ser a qualidade da gasolina que vc usa. Se tiver solvente é tiro e queda pra formar borra. Ou pode ser os aditivos que vc usa no óleo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o motor 1.0 da mais borra pois o carter é menor, só 3 litros aproximadamente enquanto o do 1.6 é 4 litros

e o motor 1.0 trabalha em faixas de giro maior que o 1.6

enquanto um 1.0 andando a 100km/h tá a 3.000 rpm, um 1.6 na mesma velocidade tá a 2.500 rpm ou até menos, ou seja menos óleo e mais giro

eu troco o óleo do meu carro com 5.000 km ou 6 meses

OBS: os primeiros gol que vieram com a revisão de 15.000km ou 1 ano, depois dos problemas com motor a volks fez o recall do óleo, e trocou o manual do carro baixando a revisão para 10.000km ou 6 meses o que ocorrer primeiro logico que em caso de não uso severo que é dentro das cidades.

Chenrique e Kadrex curtiram isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Meu MELHOR amigo trabalha a 20 anos na VW um apaixonado pela marca começou como aux de mecânico e hoje e do alto escalão da VW...o que reamente aconteceu que só a fabrica sabe ! o recall da VW nos motore EA111 1.0 foi assim:o motor 1.0 na fábrica passa por 3 brunimentos nos cilindros e um "grande" engenheiro da fábrica convenceu a fábrica que apenas 2 brunimentos nos cilindro davam conta do recado economizando tempo,dinheiro e acelerando a produção dos novos motores EA111 1.0 + problemas com lubrificante= a borra

Alesi Gol 1.6 Power e Kadrex curtiram isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

a mulher do meu tio conseguiu uma proeza com o fox dela (ainda e o que passou pelo recall sshaushuha) , rodou + de 15 mil km com um oleo de 5 (que eh caracterizado condiçoes severa)!!! ... o carro dava insp no painel , acendia luz do oleo e ela nada andando nele ouvia alto barulho de tucho batendo , demorava pra ligar , fazia uns barulhos estranhos e tinha muuuuuuita borra (shsuahsua acho que nao havia oleo la nao , so borra usahsuahush ) nao presciso limpar pra tirar a borra , so uso um solvente ou produto ... nao lembro do nome so que limpou tudo ... mais o carro hoje ainda e meio zuado ... o barulho quando liga e meio estranho ... mais o resto ta normal ...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

isso que dá largar um carro na mao de quem so sabe colocar a bunda no banco e enxer o tanque de combustivel...

capaz do carro desmontar o motor e a pessoa tentar dar tranco pra ligar....

uhauha o nome desse "solvente" eh o ENGINE FLUSH...

ja vi mexanicos usando fluido de freio pra derreter a borra do motor....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Um dia andando pela feira ouvi uma mulher dizer: você tem que comprar um classic, só troca óleo de 6 em 6 meses...

a tal da preguiça de ler direito o manual mata alguns motores

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Um dia andando pela feira ouvi uma mulher dizer: você tem que comprar um classic, só troca óleo de 6 em 6 meses...

a tal da preguiça de ler direito o manual mata alguns motores

HAUAHAUHAUAHAUHAUA

Só falta falar "e ainda não precisa calibrar pneus"... hehehe

Realmente, só sentar a bunda no banco e enxer o tanque não rola...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ai o cara compra o carro, "ah era de madame, deve ta otimo..." e se ferra :problem:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar Agora