adenilson707

Cuidado com a BORRA do motor

251 posts neste tópico

Eae rapaziada, conforme olhei o tópico fiquei com receio se meu carro poderia estar com esta caso, tenho um gol g5 1.6 2009, 95km como sou o segundo dono, não sei como o antigo cuidava, quando comprei na loja 77km o cara mandou fazer uma revisão, mas hoje já aprendi que não se pode confiar nesses cara, então resolvi abrir meu carter e pra surpresa estava com barro de óleo(borra) que dava pra passar o dedo e levantava uma camada de 1cm o negócio tava feio.

 

Não abri sub-carter, nem tampa de válvulas e bomba de óleo, uma porque to sem grana no momento pra pagar uma mecânico pra mexer e outro que eu fiquei com medo de eu mesmo abrir o restante já que eu não tenho a chave de torque ai só abri o carter e limpei com CAR80 e diesel.

 

6rIJhQ.jpg

 

ZhTs0a.jpg

 

pLxlTM.jpg 

 

O6eznZ.jpg

 

iVTM1R.jpg

 

o Pescador não tava tão sujo pelo que vi de outros.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eae rapaziada, conforme olhei o tópico fiquei com receio se meu carro poderia estar com esta caso, tenho um gol g5 1.6 2009, 95km como sou o segundo dono, não sei como o antigo cuidava, quando comprei na loja 77km o cara mandou fazer uma revisão, mas hoje já aprendi que não se pode confiar nesses cara, então resolvi abrir meu carter e pra surpresa estava com barro de óleo(borra) que dava pra passar o dedo e levantava uma camada de 1cm o negócio tava feio.

 

Não abri sub-carter, nem tampa de válvulas e bomba de óleo, uma porque to sem grana no momento pra pagar uma mecânico pra mexer e outro que eu fiquei com medo de eu mesmo abrir o restante já que eu não tenho a chave de torque ai só abri o carter e limpei com CAR80 e diesel.

 

o Pescador não tava tão sujo pelo que vi de outros.

 

Mas vc fez isso so por precauçao ou o carro apresentou alguma anomalia? luz de oleo acendeu? aumento no barulho do motor ?

Se foi so por precauçao entao seu motor estar salvo, vale da uma olhada no comando pra saber se ele sofreu alguma avaria, tira o defletor que tem no gargalo onde coloca oleo que da pra olhar se tem algum risco ou desgaste no comando.....(se com 95 mil criou essa borra de 1cm por precauçao entre 50 mil a 60 mil seria bom retirar o carte pra fazer essa manutençao.....(nunca abri meu carte mas ja ta na hora de conferir isso) ).....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas vc fez isso so por precauçao ou o carro apresentou alguma anomalia? luz de oleo acendeu? aumento no barulho do motor ?

Se foi so por precauçao entao seu motor estar salvo, vale da uma olhada no comando pra saber se ele sofreu alguma avaria, tira o defletor que tem no gargalo onde coloca oleo que da pra olhar se tem algum risco ou desgaste no comando.....(se com 95 mil criou essa borra de 1cm por precauçao entre 50 mil a 60 mil seria bom retirar o carte pra fazer essa manutençao.....(nunca abri meu carte mas ja ta na hora de conferir isso) ).....

Eae, então fiz por precaução e por causa dos barulhos do motor q me incomoda, não suporto ouvi barulhinho do carro kkk, valeu quando der vou dar uma olhada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá para todos!

 

Estou abrindo esse tópico com o intuito de dividir com vocês minha experiência. Sou proprietário de um Gol G5 2010/2011, motor 1.0 (POWER) adquirido em 27/10/2010. Fiz as revisões na concessionária até 40.000 km, após isso, eu mesmo fiz as trocas de óleo e demais manutenções necessárias, o carro já rodou 72.000 km e semana passada fui obrigado a fazer uma manutenção corretiva. É exatamente desta manutenção que vou falar: carbonização de motor.

 

A um certo tempo percebo que a vareta do óleo está carbonizada, além dela, a tampa do óleo, e olhando onde se abastece o lubrificante notei que também havia carbonização. Nunca entendi bem por quê isso aconteceu, pois sempre fiz as trocas de óleo e filtros dentro o prazo, além de usar o lubrificante recomendado pela VW. Pesquisando sobre o assunto (por esse motivo encontrei o G5CLUBE) descobri as razões, são elas: combustível de má qualidade, excesso de condução em área urbana e a tecnologia atualmente usada para aproveitamento de potência do motor. Eu sempre dei preferência para o fator PREÇO, onde a gasolina estiver barata eu enchia o tanque. Pois bem, tudo que economizei com gasolina gastei com o serviço que fui obrigado a fazer. Estava dirigindo o carro e a luz do óleo acendeu, percebi imediatamente e desliguei o motor, logo após dei partida e a luz do óleo apagou, segui meu caminho e isso voltou a acontecer por mais 3 vezes. Parei o carro na oficina e por sugestão do mecânico fiz a descarbonização com desmontagem parcial do motor. Foi retirado a tampa de tucho e eixo do comando (estava vazando óleo pelo retentor), o cabeçote foi mandado para retífica para ficar mergulhado numa substância química para remover toda borra de óleo ali impregnada. O cárter foi retirado para limpeza e o pescador do óleo foi trocado, a peneira estava TOTALMENTE entupida. Além disso fiz a substituição da bomba de óleo. Abaixo postarei fotos do cabeçote e peneira do pescador de óleo para que vocês possam entender a gravidade do problema.

 

Cabeçote parte superior (eixo comando)

 

eql8.th.jpg

 

 

Cabeçote parte inferior (pistão) 

 

xah7.th.jpg

 

 

Tampa de tucho e eixo do comando

 

btog.th.jpg

 

 

Peneira do pescador de óleo

 

m0pa.th.jpg

 

 

Cabeçote descarbonizado

 

mqq5.th.jpg

 

9fy9.th.jpg

 

 

A brincadeira não ficou tão cara, custou R$ 948,00, paguei a vista R$ 850,00.

 

Detalhamento da despesa:

 

01 tampa do óleo (estava vazando) R$ 28,00

04 lts de óleo magnatec R$ 140,00

01 filtro de óleo R$ 15,00

01 bomba de óleo R$ 160,00

01 junta do cabeçote R$  45,00

01 cola de alta temperatura R$ 30,00

01 jogo de retentor de válvulas R$ 25,00

01 retentor do comando R$ 50,00

01 filtro de ar R$ 25,00

01 lts de aditivo radiador R$ 40,00

02 lts de thinner R$ 20,00 (para limpeza das peças)

01 pescador do óleo R$ 70,00

xx  serviço da retífica R$ 100,00

xx  mão de obra desmontagem e montagem parcial do motor R$ 200,00

 

É isso, gente. Espero ajudar os colegas com meu relato. O serviço ficou nota 10! O motor está funcionando suavemente. Agora só estou usando gasolina aditivada.

 

Estou aberto a ouvir outras sugestões de correta manutenção e uso do motor.

 

Obrigado!

 

Felipe Wallace

Post bacana!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal, vocês podem me ajudar? Tenho uma dúvida após um incidente de super aquecimento do carro.

Meu carro aqueceu e não chegou no vermelho, consegui ver quando o ponteiro passou bastante da metade, joguei pro acostamento de desliguei. Com o carro rebocado pra oficina e diagnosticado com Valvula Termostática + Bomba Dágua.

Após isso tudo, reparei que meu motor apresentava uma especie de mancha de agua no cabeçote, igual a da imagem que envio. Isso é normal? É neura minha ter reparado isso agora ou isso tem a ver com o super aquecimento e talvez relativo a algum problema com a Junta do cabeçote?

Valeu, Abrass!

K4o4sl.png

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, eu tenho um cuidado extremo com o motor do meu Gol (1.0 TEC)... Troco o óleo a cada 5.000 km ou 6 meses, dependendo do que ocorrer primeiro. Já está com 34.000 km e tão cedo creio eu que não terei esse problema. Uso o Mobil 5w-40 e mais o militec!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal, vocês podem me ajudar? Tenho uma dúvida após um incidente de super aquecimento do carro.

Meu carro aqueceu e não chegou no vermelho, consegui ver quando o ponteiro passou bastante da metade, joguei pro acostamento de desliguei. Com o carro rebocado pra oficina e diagnosticado com Valvula Termostática + Bomba Dágua.

Após isso tudo, reparei que meu motor apresentava uma especie de mancha de agua no cabeçote, igual a da imagem que envio. Isso é normal? É neura minha ter reparado isso agora ou isso tem a ver com o super aquecimento e talvez relativo a algum problema com a Junta do cabeçote?

Valeu, Abrass!

K4o4sl.png

   

 

 

Provavelmente a junta do cabeçote queimou!

Editado por Gustavo Boeira
manoa_bh curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal, vocês podem me ajudar? Tenho uma dúvida após um incidente de super aquecimento do carro.

Meu carro aqueceu e não chegou no vermelho, consegui ver quando o ponteiro passou bastante da metade, joguei pro acostamento de desliguei. Com o carro rebocado pra oficina e diagnosticado com Valvula Termostática + Bomba Dágua.

Após isso tudo, reparei que meu motor apresentava uma especie de mancha de agua no cabeçote, igual a da imagem que envio. Isso é normal? É neura minha ter reparado isso agora ou isso tem a ver com o super aquecimento e talvez relativo a algum problema com a Junta do cabeçote?

Valeu, Abrass!

K4o4sl.png

 

Creio que nao possa ser agua pois essa peça manchada que vc fala é a tampa da valvulas, que tambem segura o comando, abaixo dela so tem oleo do motor...a junta de cabeçote é mais embaixo.....

manoa_bh curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gustavo Boeira e Jailsomcg, obrigado pelas respostas.
Levei ao mecânico hoje e ele disse que é apenas a tampa do motor que parou de vedar e que é comum porque meu carro já tem 70000km e chegou a hora de ela dar adeus.
Troquei a tampa, fiz a limpeza dessa parte e vou aguardar e ver se era só isso mesmo. Valeu galera!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gustavo Boeira e Jailsomcg, obrigado pelas respostas.

Levei ao mecânico hoje e ele disse que é apenas a tampa do motor que parou de vedar e que é comum porque meu carro já tem 70000km e chegou a hora de ela dar adeus.

Troquei a tampa, fiz a limpeza dessa parte e vou aguardar e ver se era só isso mesmo. Valeu galera!

Amigo é sempre bom usar aditivo pronto ou aditivo concentrado + água desmineralizada no arrefecimento. Assim vc não terá problemas por toda vida útil do motor.

Agora sê colocar água de torneira no carro mesmo que seja com aditivo, vai destruir a junta do cabeçote (feita de metal) e também acaba com a bomba e a VT.

No arrefecimento só agua desmineralizada e aditivo, saiu disso vai dar m....

Obs: Meu carro está com 71 mil km e até hoje ele não apresenta consumo de óleo perceptível entre as trocas, nem tem problemas no arrefecimento.

O motor do Gol bem cuidado chega fácil aos 200 mil km sem problemas de confiabilidade, basta receber manutenção adequada.

Enviado do meu Motorola Startac, ano/modelo 1996.

Editado por Rodrigolm
km.vini curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, 

 

Relatei ano passado aqui no tópico que o meu motor estava com muita borra na tampa, estava preocupado e tal, final do ano passado mandei abrir a tampa de válvulas e o cárter e estava tudo limpo, então borra na tampa não é garantia de motor com borra.

LeandroPFPires e kaallrose curtiram isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, 

 

Relatei ano passado aqui no tópico que o meu motor estava com muita borra na tampa, estava preocupado e tal, final do ano passado mandei abrir a tampa de válvulas e o cárter e estava tudo limpo, então borra na tampa não é garantia de motor com borra.

 

Boa! Cria-se borra facilmente na tampa por que quando vai colocar o óleo, cai um pouco ali e seca.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Buenas pessoal!!!

Adquiri meu gol g5 1.0 há pouco tempo. Quando fui comprar levei no mecânico e ele me avisou que o motor tinha borra. Motor esta com 52000km. Arrisquei e comprei o carro, após a compra levei no mecânico que somente trocou o óleo e demais filtros. Usou o Mobil 5w40 recomendado no manual (pois tem 3 tipos de 5w40). Esse Mobil tem aditivos que os outros mais comuns, embora sintéticos, não tem. Rodei 100km com esse óleo novo, resultado = entupiu o pescador kkkkkkkkkkk. Os aditivos deram uma limpada dentro desceu e entupiu, P***qp!!!! Não estava nem 1 semana com ele e já me deixou empenhado. Levei no mecanico de novo e ele trocou o pescador, descarbonizou a parte de cima do motor e o carter. Agora está subindo o óleo normal. Somente estou com medo de como está lá dentro do motor. 

 

Minha sugestão é sempre usar óleo de procedência e de qualidade. Eu tinha um gol g2 que sempre trocava o oleo corretamente, usava gasolina de bandeira e criou borra porque era óleo da Ipiranga. Prefiro pagar 5 reais a mais o litro e não ter dor de cabeça.

 

Abraçoo

Editado por LeandroPFPires
erros de ortografia
mateussobreiraf e biguia curtiram isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa noite pessoal tenho um GOL G6 1.0 e uso o Havoline 5W40 API SN, com quantos KM devo fazer a troca de oleo? Nao quero me arriscar com 10.000km

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Boa noite pessoal tenho um GOL G6 1.0 e uso o Havoline 5W40 API SN, com quantos KM devo fazer a troca de oleo? Nao quero me arriscar com 10.000km
 


Faça com 5000km ou menos, a depender do seu tipo de uso.

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera,

Hoje a tarde fui olhar o nível do óleo do carro e graças a Deus não baixou .. (já tá na hora de trocar o óleo )

E notei que a tampa do motor de óleo do motor tava suja por fora .. alguém sabe o motivo ? É normal? Ou é borra? Em anexo as imagens , e do lado um papel higiênico com a cor do óleo... Vale lembrar que na última troca de óleo eu coloquei óleo e flush pois o mecânico disse q tava começando a criar borra e pediu pra eu pôr um óleo com flush , rodar 2 mil km e voltar pra trocar o óleo ..

Foto 1 - Da pra ver o óleo do motor quase na parte de cima da tampa e a cor dele

2bb803ce945d0e40fc48d8c57df504dc.jpg

Foto 2 - Detalhe na cor da borra de óleo no lado externo da tampa de óleo do motor ... 

edd661a576b8932fbf83203a69564500.jpg

Foto 3 - Detalhe na borra (ou óleo) na parte externa da tampa

9ab29b6a1c755024c18677b1c4230ada.jpg

Enviado de meu SM-A310M usando Tapatalk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal boa noite, eu uso o óleo Havoline 5w40 Ultra w que segue a especificação VW 508.88, meu carro é um Gol G6 1.0 minhas dúvidas são.

1 - Alguém aqui usa esse óleo? Pode relatar sua experiencia com ele.

2 - Sobre a troca, faço com 5.000 ou 7.000?

3 - Meu carro apresenta essa mancha também aqui, igual ao do amigo aqui do fórum, o que pode ser?

K4o4sl.png

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Galera,
Hoje a tarde fui olhar o nível do óleo do carro e graças a Deus não baixou .. (já tá na hora de trocar o óleo )
E notei que a tampa do motor de óleo do motor tava suja por fora .. alguém sabe o motivo ? É normal? Ou é borra? Em anexo as imagens , e do lado um papel higiênico com a cor do óleo... Vale lembrar que na última troca de óleo eu coloquei óleo e flush pois o mecânico disse q tava começando a criar borra e pediu pra eu pôr um óleo com flush , rodar 2 mil km e voltar pra trocar o óleo ..
Foto 1 - Da pra ver o óleo do motor quase na parte de cima da tampa e a cor dele
2bb803ce945d0e40fc48d8c57df504dc.jpg
Foto 2 - Detalhe na cor da borra de óleo no lado externo da tampa de óleo do motor ... 
edd661a576b8932fbf83203a69564500.jpg
Foto 3 - Detalhe na borra (ou óleo) na parte externa da tampa
9ab29b6a1c755024c18677b1c4230ada.jpg
Enviado de meu SM-A310M usando Tapatalk



Isso na parte exterior da tampa, é sujeira mesmo! No meu fica assim tb. Essa tampa vaza óleo por baixo e aí, já sabe!

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk

Pessoal boa noite, eu uso o óleo Havoline 5w40 Ultra w que segue a especificação VW 508.88, meu carro é um Gol G6 1.0 minhas dúvidas são.
1 - Alguém aqui usa esse óleo? Pode relatar sua experiencia com ele.
2 - Sobre a troca, faço com 5.000 ou 7.000?
3 - Meu carro apresenta essa mancha também aqui, igual ao do amigo aqui do fórum, o que pode ser?
K4o4sl.png



Tá parecendo falta de aperto nesses parafusos da tampa de válvula. Esse cabeçote já foi mexido?

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 2017-5-22 at 23:00, joaosidrimjr disse:

3 - Meu carro apresenta essa mancha também aqui, igual ao do amigo aqui do fórum, o que pode ser?

O meu Fox com EA 1.6 mareja um pouco de óleo nessa parte da tampa de válvulas, diz o meu mecânico que é normal pois não se usa junta e sim silicone de alta temperatura.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Geralmente  "quase" todo motor tem suor de óleo em algum lugar, só quem não se percebe quem lava o motor periodicamente, pois tira a oleosidade...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Meu antigo carro eu rodei 163700 km. Fiz todas as trocas com 10.000 km, usando óleo Elf 10W40 SN semissintético.

Aos 125 mil km fiz uma aplicação de flush. O carro ficou durante 15 min ligado em ponto morto e depois foi desmontado o cárter, o pescador da bomba de óleo e lavado. Ele não deu vazamento, só borra fina e sem acender luz nem fazer barulho. A manutenção foi preventiva. O motor estava limpo aos 158 mil quando o escape não tinha fuligem sequer.

Que eu saiba flush só é usado com carro acionado em ponto morto. Não se anda com flush em nenhum regime de rotação !

Aos 148 mil km tive de mandar limpar a tampa do cabeçote, pois estava com o respiro entupido. Notei que na tampa do óleo tinha acúmulo de algo com aspecto parecido com doce de leite. O óleo estava descendo mas o carro não fumava nem ao ligar - foi quando fiz a desobstrução do respiro do cabeçote. 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O que é descarbonização aérea para limpeza de válvulas de admissão e cabeça do pistão ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Senhores, boa tarde! Comprei um GOL G5 1.0 8v agora!

O óleo do motor está vazando pela tampa , até ai ok , já vi tópico resolvendo!

Porém o motor está ''preto'' na entrada (por dentro) do óleo, e com uma leve borra na borboleta (ou espelho) ! 

Deduzo (pela km do carro 40 mil km) feita trocas regulares de óleo , que a entrada deveria estar límpida, porém não está !

Ao verificar a paleta de nível do óleo não se encontra nenhuma borra , o óleo sempre límpido nesta !

Será que a entrada de óleo do motor esta PRETA devido a entrada de ar (pois com saída de óleo sempre existe entrada de ar) e consequente queima do óleo em função do Oxigenio na região .......... Ou meu motor está mesmo com borra e eu to ferrado?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala galera, estou com um problema em meu alarme.

Tive um problema com cabo do elevador de um dos vidros traseiros e quando o acionava tocava o primeiro Pan depois o Pan Pan Pan, como muitos já sabem que isso acontece, mas até ai tudo bem! Ai depois que eu arrumei o vidro o alarme agora arma mas não faz o Pan e depois de 1 minuto dispara sozinho, já olhei quase tudo não sei o que fazer. E quando eu desarmo faz o barulho normal Pan Pan. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gente, no nosso motor EA111 infelizmente tem uma deficiência crônica quanto ao sistema de lubrificação, e isso é um fato.

A única solução que encontrei foi abrindo mão de uma vez por todas do uso da gasolina e usando apenas o etanol e lógico trocando de 10.000 km à 11.000 km o óleo 100% sintético. Vejo muitas controvérsias quanto ao uso do etanol que ele resseca o sistemas com borrachas e etc, porém, o fator principal que me fez decidir usa apenas o etanol foram:

 1º Não vou gastar para fazer o motor nem tão cedo por não ter o reagente químico com o óleo lubrificante (o verniz que antecede a borra é sim uma reação química de resíduos da gasolina durante o processo de combustão que passa para o óleo). 

2º É um combustível limpo e poluem menos;

3º O EA111 em relação ao consumo km/litro ele roda muito bem;

4º Troco o óleo de 10.000 km. 

Hoje, estou com 180.000 km e não há nem sequer o menor vestígio de verniz e muito menos borra e nunca fiz flushing. Veja as fotos em anexo.

Obs: Não quer dizer que nunca abasteço com gasolina, porque dizem que é bom para não viciar o sistema em uma só posição como admissão, bicos, sonda lambda e etc. Mas quando, é apenas 1/4 do tanque apenas para desencargo de consciência e sempre próximo a alguma troca de óleo de 8 em 8 meses ou ano em ano.

Espero que isso ajude. Abraço a todos.

sensor falta de fase.jpg

Captura de tela 2022-10-08 121429.png

Captura de tela 2022-10-08 121601.png

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar Agora