Bruno Dias

Revisão por conta propria. Dicas e duvidas

390 posts neste tópico

Agora 4ª e 5ª revisões.

 

 

4ª REVISÃO (2 anos ou 40 mil Km). Realizei em 27.11.2012 e o veículo estava com 2 anos e 1 mês de uso e 39.031 Km rodados. Realizada na concessionária e fiquei acompanhando todo o serviço da revisão.

 

Foram substituídos:

* Óleo Castrol 5w40

* Anel de vedação A14x

* Contra pino roda traseira (manutenção no eixo traseiro)

* Fluído de freio dot 4

* Filtro de combustível

* Filtro de óleo

* Palheta dianteira

* Palheira traseira

 

5ª REVISÃO (2 anos e meio ou 50 mil Km). Realizei em 19.06.2013 e o veículo estava com 2 anos e 7 meses de uso e 47.486 km rodados. Realizada em oficina independente e fiquei acompanhando todo o serviço da revisão.

 

Foram substituídos:

* Óleo Castrol 5w40

* Filtro de óleo

* Filtro de combustível

* Anel de vedação A14x

* Pastilha de Freio (genuína VW)

* Tampão (vazando água radiador)

* Lâmpada Halogena 12v (LD) – farol baixo - Osram

* Filtro de ar

 

Observação: as pastilhas de freio do veículo de fábrica duraram 47 mil km (restava 2mm, aproximadamente), mas viajava muito também.

 

Depois vou incluir mais informação, nos próximos capítulos vou contar de um defeito prematuro de um dos componentes.

 

Olá caros colegas do G5 e G6.

 

Sobre meu veículo Gol 1.0 G5 2010/2011.

 

Em 02.07.2013 com 48.272 Km rodados e 2 anos e 8 meses de uso adquiri quatro pneus novos. Os pneus que vieram de fábrica eram GoodYear GPS Dura Plus 175/70 R14. Eles ainda estavam razoáveis, mas para segurança, preferi a substituição. Adquiri três pneus Michelin XM2 175/70 R14 e um Goodyear. Tirei o pneu de estepe para rodar junto com o novo, tendo em vista que o estepe estava envelhecendo (completando 3 anos parado, nunca tinha rodado com ele). O estepe e o novo GoodYear adquirido era do mesmo modelo, ou seja, GoodYear GPS Dura Plus 175/70 R14. Então coloquei para rodar, um par de GoodYear na frente e um par de Michelin a trás. Um dos três Michelin adquirido ficou para estepe. Por fim, fiz balanceamento e alinhamento dos pneus. A próxima aquisição de pneus será todos Michelin caso tenha condições.

 

Em 29.08.2013 com 49 mil Km rodados aproximadamente e 2 anos e 9 meses de uso. Queimou a lâmpada do farol baixo (lado esquerdo). Foi substituída por uma Philips, H7 12v 55W PX226d.

 

Em 13.09.2013 com 50.998 Km rodados e 2 anos e 10 meses de uso o ar condicionado não estava funcionando bem, saía somente ar quente. Verifiquei que a temperatura do motor estava acima de 90 graus. Então fui direto para casa. A temperatura chegou quase no vermelho. Então vi que o reservatório de expansão (radiador), estava com nível baixo. Completei-o de água. No dia seguinte levei o veículo para a oficina e o mecânico informou-me que a bomba d’água estava danificada (vazando). Então tive que substitui-la por uma genuína VW. Aproveitei a mão de obra e substitui também o líquido de arrefecimento da marca Valeo, cor lilás. Fiquei triste, esse defeito da bomba d’água foi prematuro.

 

Continuarei com histórico do meu G5 nos próximos dias. Boa saúde para seus veículos e até logo colegas!

Editado por Kadrex

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Em 20.09.2013 com 51.000 Km, aproximadamente, a partida do veículo estava ruim já alguns meses e estava piorando. Algumas partidas o motor somente girava, a próxima partida funcionava perfeitamente. Era um defeito  intermitente.

 

Em 23.09.2013 com 51.500 Km, aproximadamente, quis substituí a bateria para verificar se melhorava a partida já que o veículo estava com 2 anos e 11 meses de uso. A bateria que veio de fábrica era Moura 65 amperes. A nova bateria também foi Moura de 65 amperes com 18 meses de garantia. Depois da substituição da bateria, a partida ainda continuava ruim.

 

Em 24.09.2013 com 53.242 substituí as velas de ignição para verificar se a partida melhoraria. Já que o veículo estava com 53.242 Km rodados, estava na hora de substitui-las. Foi instalada um jogo de vela de ignição NGK BKR7ESB-D.  As que vieram de fábrica eram da marca Bosh (20 Y 1019056100 R1 AC). Depois da substituição das velas de ignição ainda sim a partida estava ruim.

 

28.10.201 fiz rodízio dos pneus. O veículo estava com 53.296 Km rodados.

 

Até logo.

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Olá amigos, sou novato Aqui e AINDA Estou Aprendendo Muita Coisa, vamos LA: tenho hum saveiro g5 that Ao dar partida OU AO ponteiros desligar OS fazer Painel ficam oscilando, o contador de km ea hora Zerã EO som also reinicia. Alguém pode me Ajudar?

Obrigado a todos.

Editado por Alcides Neto
Arley Meires curtiu isso

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seguinte galera, nunca troquei os amortecedores do meu gol g5, peguei o carro com 40 mil km rodados, agora esta vom seus 76 mil km, sei q cofap e bom e caro, mais olhando nesse site, achei kyb, sao bons ???

 

link do site

http://autobitts.com.br/produto/amortecedor-dianteiro-kyb-334835-fox-todos-os-modelos-exceto-cross-2003-gol-g5g6-2008-spacefox-todos-os-modelos-2006-voyage-g5g6-2008/

 

ou esse aki vale masi a pena

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-702051285-amortecedor-dianteiro-traseiro-kit-gol-g5-32814-48089-07106v-_JM

Editado por kaike

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Amigos, comprei o gol g6 1.0 2014 trend zero,

fiz a primeira revisão na CCS com 7.000 km,

fiz a segunda revisão na CCS com 13.500 km,

Sempre chegando aos 6 meses antes dos 10.000km...

Agora na terceira, o carro estava com 20.000 eu não sou otario de pagar 500 pra trocar óleo e filtros..

Decidir fazer por conta própria.. No ato da troca dos filtros, o mecânico não tinha

o filtro de combustível, ele só percebeu isso depois que tirou o meu e colocou para cair

dentro de uma vasilha plastica transparente o resto de álcool que estava dentro do filtro..

o alcool saiu totalmente limpo e transparente..  Ele me disse que como o álcool saiu limpo não era necessário

trocar o filtro de combustível.. 

Vocês confirmam isso???

Essa terceira revisão eu me passei um pouco com a KM e fiz agora com 23.500 então so troquei

filtro de ar de óleo e o óleo...

Sei que o ideal é trocar o óleo de 5.000 em 5.000 e com fé em deus não vou deixar mais passar assim..


Amigos, comprei o gol g6 1.0 2014 trend zero,

fiz a primeira revisão na CCS com 7.000 km,

fiz a segunda revisão na CCS com 13.500 km,

Sempre chegando aos 6 meses antes dos 10.000km...

Agora na terceira, o carro estava com 20.000 eu não sou otario de pagar 500 pra trocar óleo e filtros..

Decidir fazer por conta própria.. No ato da troca dos filtros, o mecânico não tinha

o filtro de combustível, ele só percebeu isso depois que tirou o meu e colocou para cair

dentro de uma vasilha plastica transparente o resto de álcool que estava dentro do filtro..

o alcool saiu totalmente limpo e transparente..  Ele me disse que como o álcool saiu limpo não era necessário

trocar o filtro de combustível.. 

Vocês confirmam isso???

Essa terceira revisão eu me passei um pouco com a KM e fiz agora com 23.500 então so troquei

filtro de ar de óleo e o óleo...

Sei que o ideal é trocar o óleo de 5.000 em 5.000 e com fé em deus não vou deixar mais passar assim..

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Pessoal minha duvida e o seguinte:

To pra fazer um troca de óleo de 40mil.

A ideia fazer essa troca seguindo as recomendações do fabricante " castrol 5w40". 

 

Acontece que na traca anterior foi colocado Castrol 10w40, no posto na época o cara dize esse óleo certo.... putz!!!

 

Então será posso colocar o 5w40 agora?

 

 

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quando faço a revisão eu olho o livro e vejo o que tem necessidade.

já troquei as correias:

a dentada com 75.000

a de serviço com 117.000 só que essa por que partiu a troca era com 120.000.

as velas pq deram problema ai troquei o kit logo.

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Pessoal minha duvida e o seguinte:

To pra fazer um troca de óleo de 40mil.

A ideia fazer essa troca seguindo as recomendações do fabricante " castrol 5w40".

Acontece que na traca anterior foi colocado Castrol 10w40, no posto na época o cara dize esse óleo certo.... putz!!!

Então será posso colocar o 5w40 agora?

Fabio não há problema algum, o óleo 5w** é menos viscoso que o 10w** com o carro frio isso faz o óleo librificar o motor mais rápido na partida a frio, fase de maior desgaste do motor. Quando quente ou seja em serviço o dois são iguais "40" mesma viscosidade. Procure usar oleo 5w40 e com classificação SN (óleo moderno com elevada proteção ao motor)

Enviado de meu LG-D855 usando Tapatalk

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Olá. Só para constatar, nas 6 revisões na CSS colocaram óleo a menos, tentaram em vão com a troca do óleo da DH (acho q iriam colocar óleo de posto mineral), e a limpeza da TIB a preços exorbitantes. Nada foi acertado com a CSS, somente o essencial para este carro que anda em regime severo. Agora fiz a 7ª revisão por conta própria aos 35.000 km.

clica.jpg

Adiante vou seguir as trocas conforme o manual. No mais o carro até agora não apresentou nenhum problema de mecânica ou qualquer defeito, exceto grilagem (gasolina lixo) e pneu gasto na lateral (mosqueada c/ alinhamentos). Acostumado a linha VW, vamos ver se ele consegue alcançar outros carros com os quais eu trabalho (20.000km/ano trânsito/estrada).

clica.jpg

Com ótimo custo/benefício, era o carro anterior, que andava no severo. Agora comigo, já vai para 4 anos, e muito difícil dar mecânica (pç$ mais em conta), econômico e o motor ainda viu a junta do cabeçote (Gol II ap 1.6 mi gas). Até 2012 trabalhávamos com o Gol ap 1.6 CL alc AL 89, hoje com outro familiar, e as referências estão lá no outro fórum golquadrado.

homem2.jpg

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seguinte galera, nunca troquei os amortecedores do meu gol g5, peguei o carro com 40 mil km rodados, agora esta vom seus 76 mil km, sei q cofap e bom e caro, mais olhando nesse site, achei kyb, sao bons ???

 

link do site

http://autobitts.com.br/produto/amortecedor-dianteiro-kyb-334835-fox-todos-os-modelos-exceto-cross-2003-gol-g5g6-2008-spacefox-todos-os-modelos-2006-voyage-g5g6-2008/

 

ou esse aki vale masi a pena

 

http://pmstrk.mercadolivre.com.br/jm/PmsTrk?tool=6112407&go=http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-702051285-amortecedor-dianteiro-traseiro-kit-gol-g5-32814-48089-07106v-_JM

 

Fuja da cofap caiu muito a qualidade . Vá de Kayaba é top ou Monroe até Nakata também

Editado por sergiodab

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Fuja da cofap caiu muito a qualidade . Vá de Kayaba é top ou Monroe até Nakata também

Boa... a Cofap está um lixo!

Minha preferencia é TRW e depois Monroe.

Enviado de meu SM-G900M usando Tapatalk

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Bom dia

 

Galera tenho Gol G5 1.0 2010 completo menos ar

 

 

Hj ele ta com 94.000 mil km rodados 

 

 

Ultima revisão que fiz foi com 72.000 mil km

 

Nesta de 72 eu fiz a troca 

 

Velas e cabos

Correia dentada e tensor

Troca do liquido de arrefecimento

óleo 5w40 de 5 em 5 mil km.

 

 

Oque devo fazer nessa nova revisão? lembrando que ele ta com 94 mil km agora.

 

Agradecido.

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Bom dia


 


Galera tenho Gol G5 1.0 2010 completo menos ar


 


 


Hj ele ta com 94.000 mil km rodados 


 


 


Ultima revisão que fiz foi com 72.000 mil km


 


Nesta de 72 eu fiz a troca 


 


Velas e cabos


Correia dentada e tensor


Troca do liquido de arrefecimento


óleo 5w40 de 5 em 5 mil km.


 


 


Oque devo fazer nessa nova revisão? lembrando que ele ta com 94 mil km agora.


 


Agradecido.


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Bom dia

 

Galera tenho Gol G5 1.0 2010 completo menos ar

 

 

Hj ele ta com 94.000 mil km rodados 

 

 

Ultima revisão que fiz foi com 72.000 mil km

 

Nesta de 72 eu fiz a troca 

 

Velas e cabos

Correia dentada e tensor

Troca do liquido de arrefecimento

óleo 5w40 de 5 em 5 mil km.

 

 

Oque devo fazer nessa nova revisão? lembrando que ele ta com 94 mil km agora.

 

Agradecido.

 

 

Vender! rs

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Vender! rs

Da uma atença nas pastilhas, disco do freio, rolamentos, oleo cabio e hidráulico, lona, tbi, embreagem, toda parte suspensão...

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bem galera e o seguinte, tenho um g5 2009/2010 a temperatura do motor ta passando um pouco dos 90° e depois volta para os 90° nao ta vazando agua, ja levei  no mecanico e nada,  isso ja aconteceu com aguem aqui, sabem o que pode ser ??? 

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Pessoal , aqui em casa NUNCA fizemos revisao em ccs , nem eu nem meu pai tivemos problemas .

Eu que sou encarregado de dar manutencao nos carros , troco filtro de oleo+ar + oleo do motor de 7 em 7mkm rigorosamente , e o de combustivel de 21 em 21 . 

Ja comprei todos filtros e oleo da saveiro pra trocar ( o ex-dono tbm nao fazia revisao na ccs , mais como comprei o carro de loja , nao me deram historico de manutencao) . 

 

Comprei o filtro de combustivel MAHLE , Filtro de oleo FRAM , filtro de ar FRAM , e oleo vou usar 10w40 100% sintetico , tambem comprei as palhetas do parabrisa pra trocar (bosch) . 

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Pessoal , aqui em casa NUNCA fizemos revisao em ccs , nem eu nem meu pai tivemos problemas .

Eu que sou encarregado de dar manutencao nos carros , troco filtro de oleo+ar + oleo do motor de 7 em 7mkm rigorosamente , e o de combustivel de 21 em 21 . 

Ja comprei todos filtros e oleo da saveiro pra trocar ( o ex-dono tbm nao fazia revisao na ccs , mais como comprei o carro de loja , nao me deram historico de manutencao) . 

 

Comprei o filtro de combustivel MAHLE , Filtro de oleo FRAM , filtro de ar FRAM , e oleo vou usar 10w40 100% sintetico , tambem comprei as palhetas do parabrisa pra trocar (bosch) . 

Não discordando do seu método para os cuidados do carro - que também adoto faz tempo - vou compartilhar uma experiência que tive.

 

Sempre fiz revisão por conta própria em todos os carros, seguindo uma rotina rigorosa de manutenção (sempre usei carro pra trabalho, rodava muito). Contudo, no último que comprei ainda com 1 ano na garantia de fábrica, que é mantida desde que seja feita a revisão na CSS. Pois bem, ao analisar o custo de uma revisão simples que envolve basicamente troca de óleo e filtros, me inclinei a fazer por conta própria, comprando os ítens iguais ou melhores que na CSS. Decidido por abandonar a cara revisão da VW, parti para o mecânico e, no momento da troca de óleo (com o carro no elevador), notei que havia um escorrido de cor clara vindo lá de cima do cabeçote até a parte de baixo do bloco, próxima ao cárter. Detectamos um vazamento do líquido de arrefecimento proveniente de um defeito de fábrica no cabeçote (um poro na galeria de água que vazava para o copinho onde entra a vela).

Para a minha sorte (bênção!) ainda estava em tempo de fazer a revisão na CSS, onde foi constatada tal falha e substituído o cabeçote completo por um novo, onde também foi trocado todo o líquido do arrefecimento, óleo e filtro de óleo, pagando apenas o valor de uma revisão comum (algo em torno de R$650 na época). Depois disso, me mantive fazendo a revisão na CSS até o fim da garantia de 3 anos de motor e caixa, para então partir para a revisão por conta própria que faço olhando de perto e escolhendo o melhor custo/benefício.

 

Resumindo, se não fosse essa garantia e a revisão em dia, o prejuízo com um cabeçote novo seria elevado a curto prazo, e maior do que o valor que paguei em todas as revisões.  :huh:

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Cara , mais esse vazamento nao e defeito de fabricacao ? voce nao poderia obrigar a VW a trocar mesmo nao fazendo as revisoes la ?

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Cara , mais esse vazamento nao e defeito de fabricacao ? voce nao poderia obrigar a VW a trocar mesmo nao fazendo as revisoes la ?

Sim, acho que daria pra propor uma ação, mas mesmo sendo defeito de fabricação demandaria muito tempo pra provar, custo com perícias e laudos técnicos e sem garantia de êxito. Graças a Deus que ocorreu dentro do prazo e resolvi numa boa, sem estresse.

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Galera, bom dia..

 

Comecei minha pesquisa nesse tópico.. e confesso que não tirou todas as minhas duvidas.. por isso, resolvi fazer essa postagem.

 

Vamos lá, meu carro ( voyage g6 ) necessita da troca de alguns componentes.. e como será a primeira vez, não sei exatamente como proceder.

 

Exemplos:

Detalhes do carro: Voyage G6 13/14 iMotion e iTrend com ar condicionado

 

Correia dentada e tensionador: É algo que eu consiga fazer em casa ?

Rolamento da roda traseira: Preciso trocar tudo ( com o cubo ) ou da para trocar só o rolamento ?

Velas e cabos, sem segredo..

Liquido de arrefecimento: Em outros carros, eu soltava a mangueira de baixo do radiador e deixava escoar tudo, lavava ( enchia e esvaziava novamente ) com liquido de arrefecimento mesmo e depois enchia novamente com liquido de arrefecimento + aditivo... no voyage g6, é a mesma coisa ?

 

Sempre fiz em meus carros ( Santanas, Dodges, Civic ), mas no voyage, "meter a mão na graxa", será a primeira vez

Ferramentas, tenho um bom tanto.. não sei se tudo que preciso, mas um bom tanto..

 

Vou pesquisar mais informações aqui e na internet ( google ) e caso encontre as respostas, já vu atualizando aqui tb

Agradeço a ajuda

Abraços

Editado por cpicolo

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Orçamento:

 

Cotei algumas peças na CC

 

cubo com rolamento ( com ABS ) cada lado  303,00
jg lona  65,00
pastilha  210,00  jg
amortecedor dianteiro cada  253,00
amortecedor traz  192,00 cada
correia dentada  77,00
tensor  170,00                                
 
obs os amortecedor pastilha tem que confirmar com o numero do chassi
 
Sempre procuro manter peças originais de fabrica em meus carros, mas não necessariamente comprar nas CCs..
 
E ai entram uma nova pergunta:
 
Das peças abaixo,
 
cubo cada lado  
jg lona  
pastilhas  
amortecedor dianteiro 
amortecedor traz
correia dentada
tensor
 
Consigo descobrir marca e modelo de cada item ( dentro do que é possivel de se comprar fora da CC.. não faço ideia, por exemplo, se seria possivel comprar cubo com rolamento ( com ABS ) fora da CC ) ?
 
Lembrando que a ideia é manter original, mas não necessariamente comprando na concessionaria.. 
 
Valeu a ajuda pessoal 

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Pesquisando na internet:

 

Preço da CC

cubo com rolamento ( com ABS ) cada lado  303,00
jg lona  65,00
pastilha  210 jg
amortecedor dianteiro cada  253,00
amortecedor traz  192,00 cada
correia dentada  77,00
tensor  170,00    
 
Internet:
somente o rolamento traseiro ( com ABS )  150 o par
jg lona  65,00
pastilha  96,00  jg
amortecedor dianteiro cada  
amortecedor traz  
correia dentada  55,00
tensor  135,00

 

 

E continua a pesquisa... 

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Galera, bom dia..

 

Comecei minha pesquisa nesse tópico.. e confesso que não tirou todas as minhas duvidas.. por isso, resolvi fazer essa postagem.

 

Vamos lá, meu carro ( voyage g6 ) necessita da troca de alguns componentes.. e como será a primeira vez, não sei exatamente como proceder.

 

Exemplos:

Detalhes do carro: Voyage G6 13/14 iMotion e iTrend com ar condicionado

 

Correia dentada e tensionador: É algo que eu consiga fazer em casa ?

Rolamento da roda traseira: Preciso trocar tudo ( com o cubo ) ou da para trocar só o rolamento ?

Velas e cabos, sem segredo..

Liquido de arrefecimento: Em outros carros, eu soltava a mangueira de baixo do radiador e deixava escoar tudo, lavava ( enchia e esvaziava novamente ) com liquido de arrefecimento mesmo e depois enchia novamente com liquido de arrefecimento + aditivo... no voyage g6, é a mesma coisa ?

 

Sempre fiz em meus carros ( Santanas, Dodges, Civic ), mas no voyage, "meter a mão na graxa", será a primeira vez

Ferramentas, tenho um bom tanto.. não sei se tudo que preciso, mas um bom tanto..

 

Vou pesquisar mais informações aqui e na internet ( google ) e caso encontre as respostas, já vu atualizando aqui tb

Agradeço a ajuda

Abraços

 

Sim, troca em casa, basta levantar o lado direito, remover a roda dianteira e a proteção do pára-lama. Com uma allen 6 remover a polia de acessórios. Chave 13, remover a capa da correia, esqueci o número da chave (acho que é 16 ou 17) remove o coxim do motor, com a allen remove o reservatório da DH do local para facilitar, chave 19 pra girar o motor pelo virabrequim. Apoiar o motor pelo cárter com um macaco ou um pedaço de madeira (aqui usei o macaco do Ka, pois ele dá um apoio melhor que o da VW).

 

Quanto às peças, correias a VW usa contitech, nas demais vem escrito na peça, os amortecedores do G5 são cofap, rolamentos skf... No G6 não sei se na traseira é rolamento cônico ou de esferas com cubo, se for, é melhor comprar completo já que precisa de prensa pra tirar e colocar o novo no cubo. Se for cônico dá pra fazer em casa de boa. Fluido de arrefecimento tiro o retorno do reservatório e baixo a água escorre enquanto vou enchendo o reservatório, depois fecho o sistema ligo o motor até disparar o ventilador, espero esfriar e repito o processo até a água não corar mais, mas pode fazer um esquema com algumas torneiras esféricas (vídeo canal diego velocímetros ou maclei tozatto).

cpicolo curtiu isso

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