adenilson707

Câmbio(Manual e I-Motion) - Dúvidas, Problemas - Discuta Aqui

282 posts neste tópico

Tópico direcionado a dúvidas e problemas acerca das caixas de câmbio, tanto a comum quanto a I-Motion

Poste aqui impressões, problemas e soluções AQUI

russ curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ótimo tópico!!!!! E ai pessoal, relatem aqui suas experiências com o I Motion. Garanto que isso irá ajudar muita gente, a tirar dúvidas e quebrar preconceitos com o câmbio automatizado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ja dirigi o stilo com esse cambio , o sistema e exatamente o mesmo da vw .... nao gostei achei que ele da uns soluços ... eu apelidei ele de trancologic hahaha a mulher do meu pai tbm tinha um linea com esse cambio , trocou ele por um sem ser automatizado pois o cambio nao funcionava direito... o da vw e que ta sendo o mais bem instalado , nunca ouvi reclamaçoes dele mais tem que ver com a galera que tem se ele da trancos ...

abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, o meu Voyage Imotion já tem 1 ano e meio e até agora tudo normal, e só alegria.

Ele tem seus pequenos detalhes q tu só aprende com o tempo, mas é coisa simples, tipo se tu tá andando na boa, e de repente quer dar uma acelerada violenta, tem q dá uma graduada no pé, não é só socar o pé no acelerador, pois ele sobe o giro na porrada e carro demora um pouco a responder, mas em compensação quando pega-se a manha do acelerador, se tu não dosar o pé direito ele canta pneu nas arrancadas.

De acordo com o teu pé o as trocas de marcha ficam mais rápidas ou esperam o giro subir mais um pouco e troca, isso eu acho muito show. Ele entende qndo tu quer dar uma esticada a mais nas marchas.

Ele tem esses soluços, mas só se sente nas primeiras marchas e dependendo do pé, no meu já aprendi a dosar e o soluço é quase imperceptível.

O consumo e potência andam lado a lado, andando na boa ele faz uns 9.5 e 10 no trânsito mais ou menos, quando o trânsito melhora ele vai para 13.5, já cheguei até 14.8 sem ar

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Faz 1 ano e nove mesês que comprei meu Gol - Imotion estou totalmente satisfeito o carro é otimo, no começo você senti um pouco dos famosos trancos mais não incomodam nada pelo menos para mim.

Como o sergio-mcp falou com o tempo você pega o jeito de acelerar e os trancos somem, quem anda comigo não acredita que é um carro automatizado pois não sentem tranco nenhum, com relação ao consumo esta fazendo 7.5 com gasolina só que faço trajetos curtos e com muito transito então considero uma boa marca.

Resumindo estou muito satisfeito e sinceramente não volto mais para o cambio manual.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa legal o pessoal que tem o câmbio está aparecendo e até o momento só elogios, confesso que fiquei na dúvida na compra e fiz o teste drive num Fox Imotion, mas a impressão que tive não foi das melhores, acredito que pelos relatos aqui do pessoal, foi pura falta de costume mesmo, quem sabe no próximo carro, opte por experimentar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, ainda estou aprendendo a "brincar" no I-Motion.... É bem como o Sergio falou.... tudo é sensível ao toque... para cada utilização, vc tem q saber como acelerar.... No geral, andando de boa, as trocas são bem mais "lerdas", porém quando vc utiliza o "S", as marchas são trocadas rapidamente, assim como no manual pelas borboletas e/ou pelo próprio cambio.

Ouvi falar que iria me arrepender o I-Motion, mas até agora, só alegria... tudo bem que ainda está recente meu voyaginho, mas já deu para perceber que pela parte mecânica, não sofrerei.

Unica coisa que me deixou com medo, foi ontem, que estava andando, quando o carro entrou no modo SAFE e a luz da injeção ligou. O carro limitava a 3mil giros, e morreu 2 vezes... ficou todo embaralhado na aceleração.... Horrível.... Levei hj na CC, o cara passou um scan no carro, e constava um erro que não acontecia com frequência. Ele disse que provavelmente foi alguma falha na hora da conversão, mas que pelo que aparecia na tela, o carro estava corretamente acertado naquele momento. Ele resetou os erros, e a luz sumiu. Dei umas voltas e aparentemente o carro está sussa.

Mas voltando ao câmbio, e resumindo, até agora, sem nenhuma reclamação... Apenas devo pegar o feeling do acelerador, para utilizar da melhor forma. I-Motion Supimpa!!!!!!!!!!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu tenho um voyage imotion há quase 2 anos e por enquanto esta perfeito. O cambio para mim eh excelente.

Meu único problema com o carro sao os vidros elétricos que dão problema a cada 6 meses com a quebra do cabo de aço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá amigos do NGC faz um bom tempo que entro no site para tirar algumas duvidas, gostaria que o pessoal me ajudasse.

Tenho um Voyage 1.6 ano 2009 com 22.000km e que esta apresentando um barulho na hora que engata 1º e 2º levei, na autorizada e foi constatado que é rolamento do cambio e me passaram o orçamento em torno de R$ 1.600,00 para efetuar a troca, porem levei em um mecânico de minha confiança e o mesmo irar fazer o serviço por R$850,00 só que eu não sei qual o óleo do cambio para repor pois ligo na concessionaria e o litro sai R$ 63,00( litro) enquanto nas auto peças o óleo esta em torno de R$12,00(litro), só que eles não sabem a especificação correta.

preço do rolamento nas concessionaria em torno de R$ 270,00 em auto peças ainda não tem no estoque.

PS: O pior é que já olhei o manual e não tem nada especificando sobre o óleo de cambio e quantidade.

Alguém aqui do clube sabe qual a especificação do óleo?

Quantos litros se usa no cambio?

Alguém sabe de algum caso do gênero ?

att,

junior

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa Pergunta man'.

vamos ver se tem alguem aki no forum que possa resp essa duvida. :?:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O quê?????

Rolamento de câmbio sendo trocado com 22.000 km???

Esses caras devem estar loucos, não é possivel...

Seu carro não está na garantia não???

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O óleo da caixa é long-life, não precisa ser trocado

mas como vai fazer o serviço, use esses

Motul Gear 300 75W90

Tutela 75W90

Ipiranga 75W90

Ou qualquer outro com a especificação 75w90. Ele é sintético e vai nas caixas MQ-200. Vai consumir algo perto de 2L. Se você conseguir drenar a caixa toda, vai precisar de 2,5L. O pessoal do golf club usa muito essa especificação. No Mercado Livre vc acha esse óleo

Não use o de 12 reais, pois ele é mineral e pode acabar com sua caixa de marcha.

O manual NÃO fala da viscosidade do óleo da caixa de marcha, tampouco cita a mesma. Em concessionária só vende o óleo 75w80, que é semi-sintético. Então vc vai ter que procurar o óleo com a viscosidade que te indiquei.

Espero ter ajudado

Teteeeeu, LFelipe, Igor Feghali e 1 outro curtiram isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quero agradecer a todos por pelas informações:

Ao Adenilson de Salvador: Obrigado pela especificação do óleo de cambio muito bem explicado.

Ao Tops de Santo Andre: Sim o meu carro está com 22.800km tive que trocar o rolamento como eu estava viajando troquei fazer o que ???? A qualidade das peças que a VW esta colocando nos carros é uma das piores. Em relação a garantia meu carro acabou a garantia e não compensava trocar na autorizada ( pois os preços especialmente da mão de obra é cara!). Moro perto da Uniban da Via Anchieta.

PS: Irei encostar o carro no mecânico na 2º feira para fazer o reparo, o mecânico mesmo falou que este rolamento está dando problema nos carro a seguir: fox, novo gol, voyage e saveiro.

att,

junior

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá amigos do NGC o carro saiu da oficina e está sem barulhos. Apos gastar R$ 700,00 para trocar o rolamento duplo do cambio, apenas mas um descaso da VW pois o mecânico falou que a peça só estragou, pois entrou em fadiga e não é porque força o carro! e sim o material que é de péssima qualidade! Eu adoro carros da VW mas este rolamento foi demais pois ele trabalha no óleo e era para durar pelo menos a vida útil do motor! O pior é que o próprio mecânico tem carros da VW na família ( 1 fox e 1 polo) e teve que trocar o produto com baixíssima kilometragem! Mas a vida continua bola para frente ou melhor Vw para frente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Olá amigos do NGC o carro saiu da oficina e está sem barulhos. Apos gastar R$ 700,00 para trocar o rolamento duplo do cambio, apenas mas um descaso da VW pois o mecânico falou que a peça só estragou, pois entrou em fadiga e não é porque força o carro! e sim o material que é de péssima qualidade! Eu adoro carros da VW mas este rolamento foi demais pois ele trabalha no óleo e era para durar pelo menos a vida útil do motor! O pior é que o próprio mecânico tem carros da VW na família ( 1 fox e 1 polo) e teve que trocar o produto com baixíssima kilometragem! Mas a vida continua bola para frente ou melhor Vw para frente.

Puts!!!

Mas que bom que seu carro ficou OK junior... mas confesso que agora fiquei com a pulga atrás da orelha com isso...

VW e suas porquisses heim!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A GM especifica um oleo cujo o litro custa hoje em torno de R$ 120,00 para transmissão do Corsa C mas há anos adotei o Selenia Tutela Car ZC 75W-90 ( R$ 40,00) e tenho rodado com este oleo cerca de 60.000 Km em nosso corsa Hatch 1.8. Em breve deverei substitui-lo pelo Tutela ZC 75W-80 Synth

Tutela Car ZC 75W-90 (Semi sintetico)

Lubrificante multiviscoso semi-sintético para transmissões mecânicas com aplicação em caixas de câmbio e diferenciais. Sua formulação contém aditivo EP (Extrema Pressão), garantindo maior proteção as engrenagens hipóides que operam sob condições normais de uso.

Tutela ZC 75W-80 Synth (Base Sintetico) Lubrificante multiviscoso com base sintética para transmissão mecânica, com aplicação em caixas de câmbio e diferenciais. Sua especial formulação, contendo aditivos antiferrugem, antiespuma, antioxidante, antidesgaste, além de aditivo EP (Extrema Pressão), assegura proteção particularmente para engrenagens hipóides que operam sob condições normais.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aparentimente o problema é minha embreagem, durante a passagem de marcha, principalmente Ré, Primeira e segunda, também ocorrendo com a terceira e quarta mais raramente. O Cãmbio bate e não entra, meio que como se não tivesse pressionando a embreagem. Melhorou um pouco quando eu retirei o tapête do carro para aumentar o curso do pedal, mesmo a pequena diferença eu acho que melhorou um pouco.

Fiquei muito tríste com isso porquê veio de fabrica e dizem que é o normal do carro. Gol g5 2009.

Tem horas que eu retiro o pé da embreagem, aperto novamente, e a marcha não entra. As vezes chego a me desesperar por não conseguir engatar a 1ª marcha no sinal, me ensinaram a colocar a segunda pra liberar a primeira, as vezes funciona, as vezes não. Eu estaciono o carro todo o dia de frente na garagem, e para retirar, preciso da ré, chega dias que só falta eu descer do carro e empurrar para conseguir engatar a ré.

O gol g5 não possui regulagem de pedal da embreagem, o que eu posso fazer? gol g5 2009 com 20mil km rodados.

Eu pressiono o pedal até o final, óleo de freio normal, óleo do motor normal, fluido de arrefecimento normal.

Editado por Ruanios

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

que merda heim!

Vc ja levou na css?? ou alguma oficina de sua confiança??

normal e logico q n he, pq ta comprometendo sua segurança e as dos demais ocupantes.

o meu eu so tenho dificuldade as vezes pra engatar a 2º, mas nd q comprometa o funcionamento do carro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ja, duas vezes na maior oficina da minha cidade, o MECÂNICO CHEFE me manda pra casa... diz que é normal e não há nada o que fazer e é sem condições argumentar com ele... diz que o câmbio é assim e pronto, se o câmbio travou passa pra segunda marcha que libera a primeira e pronto, não faz nada.

Ah sim, com relação a segunda marcha é normal, em regimes elevados de velocidade as marchas baixas ficam mais dificeis de entrar, a primeira só entra com o carro até uns 20km/h e a segunda até uns 40 km/h. Mais velocidade = mais dificil de entrar.

joaquim12 curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

no meu arro as veses acontece isso, mas geralmente é quando esta com o freio de mao puxado. eu tiro o freio de mao, e o carro move uns milimietros e dai consigo engatar a ré ou primeira

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, normal não é nem fud.... :silent::silent:

Mas creio que não seja embreagem, vc já deu uma olhada se não é a regulagem dos cabos que fazem a seleção das marchas??

Valew.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu nem sabia desses cabos que selecionam as marchas.

E esse negócio do andar alguns milimetros para engatar a ré ou a primeira é o que muito me acontece, mas não preciso usar freio de mão, é parando o carro no sinal que ja dá essa putaria no meu, e a terceira bate tbm, a segunda e a quarta...

Como é essa história dos cabos das marchas? tipo quando eu vou engatando a marcha parece também que ta só meio apertada a embreagem, porquê as vezes o cÂmbio bate em uns dentes que dá pra sentir na manopla, como se não tivesse colocado a marcha direito e soltado a embreagem sabe? aquela arranhada, ela dá quando a marcha ta entrando também as vezes.

Na marcha não existe 2 níveis de entrada dela certo? A mal entrada, que arranha quando você solta a embreagem e a todo dentro, que pega normal, quando vou engatar a marcha, por exemplo a terceira ela bate e fica nesse estágio 'mal colocado' e não passa dele, se eu soltar a embreagem dá aquela rasgáda nos dentes, e não entra + do que isso, ai eu tiro a marcha, coloco outra e tento dinovo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

cara leva seu carro na ccs.

A embreagem do G5 é hidráulica, vai ver a sua não ta tendo lubrificação ..

Tem que olhar isso ai direito.

Seu carro nao ta na garantia mais nao?!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar Agora