rogersborchia

Barulho (Estalos) No Motor

45 posts neste tópico

Boa tarde pessoal

Estou tendo problemas com o motor do GOL G5 (1.0), o carro é ano 09/09 (30000km rodados), sou o único dono e sempre fiz todas as revisões da concessionária.

Bom, os barulhos acontecem em marcha lenta ou quando o motor começa a perder potencia. O barulho começou a ter mais frequência nos últimos dias. Junto com o barulho vem uns "trancos" no motor e a perca de rotação, chegando até a engasgar.

Para melhor entendimento, fiz esse vídeo:

Levei o veículo à 4 oficinas de confiança.

- 2 delas dizem ser "Normal" do Gol, problema de acústica, etc (WTF?!);

- Uma desas mecânicas que fui, disse que era problema com a bobina de ignição (está com um pequeno trincado e isso faz com que aconteça a perca de fagulhas), alem do desgaste do corpo da borboleta que também deve ser trocado, junto com os bicos, cabos e velas;

- A última, disse ser problema com os tuchos, mas que não afetaria ou danificaria o motor com o passar dos anos (mas pelo pouco que entendo, quando são os tuchos, o barulho é consistente (sequencial), semelhante ao deste vídeo:

;

Alguém já teve esse problema?

O que acham que pode ser?

Obrigado.

Atenciosamente.

Editado por rogersborchia
rodrigo_am2 curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o meu faz um barulho semelhante ao do segundo vídeo quando o ligo (depois de muito tempo desligado - tipo um dia ou mais) ...mas depois de ligado some ...creio que seja devido a lubrificação ...até pq, este barulho surgiu depois que troquei o óleo do motor ...normal não é, mas não procurei informações a respeito pq some o barulho logo depois que esquenta o motor

...já o barulho do primeiro vídeo ...não faço nem idéia

vlw!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o meu faz um barulho semelhante ao do segundo vídeo quando o ligo (depois de muito tempo desligado - tipo um dia ou mais) ...mas depois de ligado some ...creio que seja devido a lubrificação ...até pq, este barulho surgiu depois que troquei o óleo do motor ...normal não é, mas não procurei informações a respeito pq some o barulho logo depois que esquenta o motor

...já o barulho do primeiro vídeo ...não faço nem idéia

vlw!

O manual do carro diz que pode haver barulhos nos tuchos até que o óleo consiga percorrer por todo motor. No manual diz ser normal, com o motor frio.

Pelo barulho, pode ser algo frouxo, com a vibração do motor as peças se chocam e há um barulho. Entretanto, o barulho no vídeo 1 se assemelha muito a faícas elétricas.

Havendo fuga de corrente, há falhas no motor e perda de potência.

Seria bom tentar visualizar se está havendo algum arco voltaico nos cabos e bobina e tentar descobri se vem da região dos cabos e bobinas.

gleuber7 curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O manual do carro diz que pode haver barulhos nos tuchos até que o óleo consiga percorrer por todo motor. No manual diz ser normal, com o motor frio.

Pelo barulho, pode ser algo frouxo, com a vibração do motor as peças se chocam e há um barulho. Entretanto, o barulho no vídeo 1 se assemelha muito a faícas elétricas.

Havendo fuga de corrente, há falhas no motor e perda de potência.

Seria bom tentar visualizar se está havendo algum arco voltaico nos cabos e bobina e tentar descobri se vem da região dos cabos e bobinas.

...vlw pela informação ...por isso não levei a nenhum mecânico, pq depois de esquentar o motor (percorrer o óleo sobre o mesmo) o barulho some ...mas antes da troca de óleo ele não estava fazendo barulho, isso que achei estranho ...mas informação nunca é d+ ...pelo menos agora fiquei sabendo que consta no manual (menos mau hehe)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Meu amigo,

Aparentemente parece " fuga de corrente" mesmo, eu já vi esse barulho quando o cabo de vela está danificado e fica fugindo corrente, e o carro falhando é sinal disso mesmo...

Acredito que deva fazer o que o mecânico falou, ver a bobina, cabos de velas, velas e limpeza de bicos, não acredito que o corpo da borboleta esteja gasto com 30.000.

A noite no local escuro, funcione o carro e observe bem o motor se nota a fuga de corrente, no caso centelhas ou fagulhas, mesmo assim se não vê vale a pena fazer a troca dos componentes já citados.

Abç

Editado por Hildegardo
DouglasMDC e Rodrigo Cezar curtiram isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

...vlw pela informação ...por isso não levei a nenhum mecânico, pq depois de esquentar o motor (percorrer o óleo sobre o mesmo) o barulho some ...mas antes da troca de óleo ele não estava fazendo barulho, isso que achei estranho ...mas informação nunca é d+ ...pelo menos agora fiquei sabendo que consta no manual (menos mau hehe)

Bom.. O manual diz que com o motor frio pode ter barulhos nos tuchos até que o óleo percorra por todo motor. Mas, o barulho que está fazendo no video 1 é muito, muito semelhante mesmo a fuga de corrente.

Você deve dar uma olhada COM CUIDADO, quando o motor estiver fazendo esse som.

Tente mexer nos cabos das velas com uma colher de pau ou plástico para ver se some tão estalo.

Talvez, quando foi efetuado a troca de óleo, eles danificaram o cabo de vela, pois eles fazem uma análise mais aprofundada. Verificando velas, cabos, borrachas, e etc. Caso tenha levado na concessionária.

Espero ter ajudado! XD

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

90% de ser relacionado a corrente elétrica, barulho do 1º vídeo é de faísca, ou seja, deve ter algum cabo de vela trincado ou rachado, não custa revisar todo o pacote ( velas, bobina, etc ).

O mecânico que disse ser tucho, te aconselho a não ir nem trocar óleo lá, passa longe hehehe

Abs!

gilsonf curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Problema resolvido.

Troquei a bobina (estava trincada), cabo de vela e as velas e o barulho sumiu.

O motor também ficou mais esperto e parou de engasgar.

Valeo a todos :D

rodrigo_am2 e DouglasMDC curtiram isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

tive este mesmo problema e era a bobina que estava escapando vaiscas. troquei a bobina e ficou otimo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Problema resolvido.

Troquei a bobina (estava trincada), cabo de vela e as velas e o barulho sumiu.

O motor também ficou mais esperto e parou de engasgar.

Valeo a todos :D

Olha ai... Muito bom!

Mais uma experiencia em parceiro?

Abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ola amigos priprietario do tao famoso gol g5, to com o mesmo problema, os estalos da bobina e a falha, amigo quanto lhe custou o conserto?

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ia esquecendo de relatar, a cada estalo a noite vejo que as luzes do carro, do painel ficam mais fortes, o que pode ser, junto com o estalo na bobina de iginição

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ia esquecendo de relatar, a cada estalo a noite vejo que as luzes do carro, do painel ficam mais fortes, o que pode ser, junto com o estalo na bobina de iginição

 

cara tive o mesmo problema nessa semana passada... meu goleta falhava quando o motor estava quente e em marcha lenta quando acelerava..., qndo livaga o ar entao.. viiixi piorava!!!

levei em um mecanico de confiança e ele me mostrou a bobina que estava trincada dos dois lados, 2 cabos de vela que estavam perdendo corrente.

Como ainda nao tinha feito a troca, ja trocou a propria bobina trincada, jogo de cabos de vela e jogo de vela tambem.

agora ficou firmeza...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

cara tive o mesmo problema nessa semana passada... meu goleta falhava quando o motor estava quente e em marcha lenta quando acelerava..., qndo livaga o ar entao.. viiixi piorava!!!

levei em um mecanico de confiança e ele me mostrou a bobina que estava trincada dos dois lados, 2 cabos de vela que estavam perdendo corrente.

Como ainda nao tinha feito a troca, ja trocou a propria bobina trincada, jogo de cabos de vela e jogo de vela tambem.

agora ficou firmeza...

VLW, EU TAVA PENSANDO QUE ERA ALGO NA PARTE ELETRICA DO CARRO, POIS AS LUZES, TIPO A DO PAINEL E A QUE ACENDE QUANDO ABRE A PORTA ACENDE QUANDO A BOBINA ESTALA, AMANHA VOU OLHAR SE ELA TA TRINCADA TAMBEM E FAZER UMA BOA REVISA LA, VLW PARCEIRO!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Finalmente levei o gol pra oficina, meu caso era so os cbos da vela, e tudo OK! o golaço ta otimo!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal,o meu está emitindo estalos quando desligo o carro! Depois de alguns minutos para, mas é muito chato esses estalos.

O que pode ser?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal,o meu está emitindo estalos quando desligo o carro! Depois de alguns minutos para, mas é muito chato esses estalos.

O que pode ser?

 

Esquenta não meu amigo...

 

Isso é por causa da dilatação dos componentes do motor que ficam quentes, quando vão esfriando vai estralando, depois de um tempo esses barulhos não acontecem mais...

 

Abç

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O meu está dando esses estalos do primeiro vídeo, mas muito menos em relação ao carro do criador do tópico.

 

Mas o carro está perfeito. Não perdeu potência e não falha.


O que pode ser?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

bom cara pode ser uma serie de coisas, vc ja notei q os biso injetores fazem esse barulhinho, mas nao tao altos, isso é normal, faz o seguinte procura bem de onde vem o barulho, escuta teu carro, e nos fala, diga tambem em que momento ele aparece o barulho, passa mais informação que fica mas facil, e no fim pode nao ser nada, pode ser normal. ok.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bah, o meu agora com 8.800km começou com um barulho ( na 1º partida da manhã ) similar a tucho, porém pouco mais fraco. Leva uns 30 segundos e para. Pô, 30 segundos ..... 

 

Nunca deu. Hoje enchi o tanque de Podium pra testar ..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

bom cara pode ser uma serie de coisas, vc ja notei q os biso injetores fazem esse barulhinho, mas nao tao altos, isso é normal, faz o seguinte procura bem de onde vem o barulho, escuta teu carro, e nos fala, diga tambem em que momento ele aparece o barulho, passa mais informação que fica mas facil, e no fim pode nao ser nada, pode ser normal. ok.

 

O barulho é exatamente igual do 1º vídeo, só que faz menos vezes.

 

O barulho acontece na lenta.

 

O local que vem o barulho não sei ao certo de onde vem, tem horas que parece que vem do sistema de partida a frio, tem horas que parece que vem do cabo de velas, é difícil saber.

 

O barulho é bem semelhante a de fuga de corrente de cabo de vela danificado, sendo que cabo de vela danificado normalmente deixa o carro falhando e o meu não.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bah, o meu agora com 8.800km começou com um barulho ( na 1º partida da manhã ) similar a tucho, porém pouco mais fraco. Leva uns 30 segundos e para. Pô, 30 segundos ..... 

 

Nunca deu. Hoje enchi o tanque de Podium pra testar ..

bom cara o meu acontece tambem, mas so quando ligo ele apos dois dias, por exemplo, se eu deixar ele sem ligar por 2 dias ai na partida faz o barulho e para apos 3 segundos, nao passa disso, pensei que fosse falta de lubrificação na parte dos cabeçotes, mas ele para de fazer os batidos de tucho muito rapido, nao da tempo de chegar olheo na parte de cima. entao fica a duvida pra alguem nos repsoder. acho q a maioria dos carros fazer isto

O barulho é exatamente igual do 1º vídeo, só que faz menos vezes.

 

O barulho acontece na lenta.

 

O local que vem o barulho não sei ao certo de onde vem, tem horas que parece que vem do sistema de partida a frio, tem horas que parece que vem do cabo de velas, é difícil saber.

 

O barulho é bem semelhante a de fuga de corrente de cabo de vela danificado, sendo que cabo de vela danificado normalmente deixa o carro falhando e o meu não.

cara, tira os cabos de vela e testa, com um teste, é facil demais, geralmente se tiver so um cabo com problemas ele anda de boa, mas bebe muito.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tu vê, não era pra ter esse barulho. Ainda mais sendo novo. Já tive carro com 160k que deixava 03 dias parados no inverno e nada de barulho de tucho, pegava suave.

 

Pois bem, quando fui trocar o oleo com seus 5.600km já fui vaiado por estar fora do prazo ( tinha que ser 10k ) imagina pedir para trocar denovo .... Pois desconfio do oleo. Até pq logo que troquei ( comentei em outro post ) achei ele meio escuro para um oleo novo. Como ja rodei mais de 3k após a troca ....

 

Vou esperar até os 10k e vou fazer uma nova troca, aí já comento o fato

 

Abs!!

 

 

bom cara o meu acontece tambem, mas so quando ligo ele apos dois dias, por exemplo, se eu deixar ele sem ligar por 2 dias ai na partida faz o barulho e para apos 3 segundos, nao passa disso, pensei que fosse falta de lubrificação na parte dos cabeçotes, mas ele para de fazer os batidos de tucho muito rapido, nao da tempo de chegar olheo na parte de cima. entao fica a duvida pra alguem nos repsoder. acho q a maioria dos carros fazer isto

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar Agora