Thiperezende

Diário: Instalar Volante Multifuncional no Trend e controlar o DVD com ele.

95 posts neste tópico

Galera, aceitei o desafio de ligar o volante multifuncional no meu Trend, sem ter que comprar o módulo i-System e o Painel com Computador de bordo, não faz diferença pra mim esses itens, pois já tenho um computador de bordo embutido no porta trecos do lado da tomada 12V que me dá muito mais informações.

 

 

Passo-a-passo da instalação:

 

1 - Comprei o volante multifuncional com controles do lado esquerdo, sem o disk raid. Como tava muito barato, levei assim mesmo.

 

2 - Comprei o disk raid no Mercado Livre, estou esperando chegar.

 

3 - Após muita pesquisa aqui no fórum e no Mr Google, contando com a ajuda de um e de outro, principalmente do nosso colega Christian, achei uma interface que não precisa da rede CAN (do i-System) pra se conectar ao volante. Comprei na Tuning Parts, esse: http://www.gndtech.com.br/ modelo Tec Wix IR. Vai controlar por InfraVermelho mesmo, sem utilizar a porta traseira do DVD, que pra mim não faz diferença, desde que funcione. Também tô esperando chegar. O bacana é que essa interface pode controlar qualquer DVD que tenha controle remoto, de qualquer marca.

 

4 - Chegou o disk Raid, foi plug an play, a seta já volta sozinha pro lugar.

 

5 - Comprei o, relê para a buzina e a fiação. O acionamento vai ser por um circuito todo novo, pois originalmente, o volante parece ter a carga negativa do acionamento da buzina. Vou passar o positivo, e como a fiação do disk raid é bem fina, não vai aguentar a corrente, vou colocar o relê pra segurar o sistema.

 

6 - Aguardando a oportunidade de instalar, a falta de tempo tá tensa!

 

7 - Comprei um controle de volante universal, que aprende os comandos do som, vou tentar adaptar esse no volante, junto com uns leds vermelhos 12V que tenho aqui. Foi 15 reais na China (www.dx.com). Vai fazer o mesmo papel da interface de 300 reais.

 

8 - Habemus buzinum!!!!!!!! Segue esquema abaixo. Se você for fazer no seu, é de sua inteira responsabilidade caso algo ocorra de errado e haja algum prejuízo. Só estou mostrando como fiz no meu.

 

 

 

 

Isso aí, meus caros colegas do G5 Clube, quem estiver interessado nesse Up pro seu G5/G6 que não veio agraciado com i-System e computador de bordo de fábrica, acompanhe este tópico. Assim que tiver novidades, postarei aqui!

 

Grande abraço a todos.

post-13497-0-98024100-1365118814_thumb.j

post-13497-0-91251100-1370297355_thumb.j

Editado por Thiperezende
DroidHell, faiska e Rafael Fardin curtiram isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eae cara, terminou a instalação? Deu tudo certo? Abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acompanhando!! vem ca amigo, que computador de bordo é esse que vc colocou? pode me indicar o modelo, onde vc comprou, como fez pra instalar, e quanto custou mais ou menos? obrigado!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

bom tópico. existe também uma opção bem mais barata que essa da interface. basta fazer adaptação com um controle a distância instalado no volante.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

bom tópico. existe também uma opção bem mais barata que essa da interface. basta fazer adaptação com um controle a distância instalado no volante.

 

mas essa opção é mais 'feia'

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

bom tópico. existe também uma opção bem mais barata que essa da interface. basta fazer adaptação com um controle a distância instalado no volante.

Cara, é oq eu eu vou acabar fazendo.

 

Os custos tão ficando muito altos pra pouca coisa. tenho um controle de volante, daqueles de presilha de borracha. Vou desmontar e adaptar no volante, colocando o led do sinal num lugar escondido.

 

Por falta de tempo, ainda estou sem a buzina! Ja comprei os fios e o relê. Mas não conseguí instalar.

Eae cara, terminou a instalação? Deu tudo certo? Abraço

Ainda não fi, falta de tempo!

 

Qualquer alteração, ja posto aqui, dei um update no tópico.

 

 

Acompanhando!! vem ca amigo, que computador de bordo é esse que vc colocou? pode me indicar o modelo, onde vc comprou, como fez pra instalar, e quanto custou mais ou menos? obrigado!!

Cara, no tópico do meu carro tem o link e o preço, não to lembrado agora. Dá uma olhadinha lá!

 

Pra instalar, é só plugar na porta OBD-II do lado da caixa de fusível, acho que em cima do acionador da trava do capô.

 

Boa sorte na saga ai brother!

Valeu fí!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

mas essa opção é mais 'feia'

até onde eu sei fica a mesma coisa, não existe isso de ficar mais feia como vc disse. o controlle fica dentro do volante. quem não sabe, pensa que é o volante multimidea original de fábrica

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia gente,

Comprei um Gol G5 no leilão, e veio com o volante detonado,

 

Acabei comprando esse mesmo volante que o criador do tópico adicionou a foto + Flange que fica encaixada na chave de seta, paguei tudo R$ 300,00.

 

Comprei um DVD 2din nesse site: http://www.connectparts.com.br/Dvd-Automotivo-Double-DIN-Pioneer-Avh-2480BT-Tela-58-Mp3-Bluetooth-e-Entrada-Auxiliar-Frontal-53011/p

 

Comprei também essa moldura: http://www.ferkautoparts.com.br/moldura-dvd-preta-2-din-gol-saveiro-voyage-g5-2din-moldura-botao-pr-2152-104519.htm

 

---

 

aproveitando o tópico, gostaria de saber se alguém já conseguiu fazer funcionar com algum controle remoto de longo alcance, ou se tem alguma maneira mais barata de se instalar, porque ainda não fiz funcionar o volante porque a interface é um pouquinho cara, não queria gastar R$300,00 ¬¬

 

Fico no aguardo de uma luz :)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

até onde eu sei fica a mesma coisa, não existe isso de ficar mais feia como vc disse. o controlle fica dentro do volante. quem não sabe, pensa que é o volante multimidea original de fábrica

me explica direito essa ideia sua, não tinha entendido mto bem, achei que era outra coisa

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

me explica direito essa ideia sua, não tinha entendido mto bem, achei que era outra coisa

Vamos tirar a parte eletrônica do controle e deixar os botões originais.

 

E daí adaptar o circuito do controle universal dentro do volante, ficando assim imperceptível.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vamos tirar a parte eletrônica do controle e deixar os botões originais.

 

E daí adaptar o circuito do controle universal dentro do volante, ficando assim imperceptível.

isso não da mais trabalho não? se vc conseguir fazer isso cara, no dia que eu tiver com dinheiro sobrando te pago pra fazer isso pra mim kkkk sou de vix tbm

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera, aceitei o desafio de ligar o volante multifuncional no meu Trend, sem ter que comprar o módulo i-System e o Painel com Computador de bordo, não faz diferença pra mim esses itens, pois já tenho um computador de bordo embutido no porta trecos do lado da tomada 12V que me dá muito mais informações.

 

 

Passo-a-passo da instalação:

 

1 - Comprei o volante multifuncional com controles do lado esquerdo, sem o disk raid. Como tava muito barato, levei assim mesmo.

 

2 - Comprei o disk raid no Mercado Livre, estou esperando chegar.

 

3 - Após muita pesquisa aqui no fórum e no Mr Google, contando com a ajuda de um e de outro, principalmente do nosso colega Christian, achei uma interface que não precisa da rede CAN (do i-System) pra se conectar ao volante. Comprei na Tuning Parts, esse: http://www.gndtech.com.br/ modelo Tec Wix IR. Vai controlar por InfraVermelho mesmo, sem utilizar a porta traseira do DVD, que pra mim não faz diferença, desde que funcione. Também tô esperando chegar. O bacana é que essa interface pode controlar qualquer DVD que tenha controle remoto, de qualquer marca.

 

4 - Chegou o disk Raid, foi plug an play, a seta já volta sozinha pro lugar.

 

5 - Comprei o, relê para a buzina e a fiação. O acionamento vai ser por um circuito todo novo, pois originalmente, o volante parece ter a carga negativa do acionamento da buzina. Vou passar o positivo, e como a fiação do disk raid é bem fina, não vai aguentar a corrente, vou colocar o relê pra segurar o sistema.

 

6 - Aguardando a oportunidade de instalar, a falta de tempo tá tensa!

 

7 - Comprei um controle de volante universal, que aprende os comandos do som, vou tentar adaptar esse no volante, junto com uns leds vermelhos 12V que tenho aqui. Foi 15 reais na China (www.dx.com). Vai fazer o mesmo papel da interface de 300 reais.

 

8 - Loading...

 

 

 

 

 

Isso aí, meus caros colegas do G5 Clube, quem estiver interessado nesse Up pro seu G5/G6 que não veio agraciado com i-System e computador de bordo de fábrica, acompanhe este tópico. Assim que tiver novidades, postarei aqui!

 

Grande abraço a todos.

 

onde vc comprou o volante amigo?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caralho velho, com certeza seria um investimento que eu animaria muitooooo de fazer, só sinto a falta de experiência pra fazer tudo isso, mas quem sabe ainda não entro em acordo com uma loja aqui da city pra fazer esse excelente trabalho q tu fez !!!!

Thiperezende curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

onde vc comprou o volante amigo?

Ferro velho, lá em Iúna!

 

Bora animar um encontro aqui em Vix, já achei uma galera daqui das redondezas aqui no Clube.

Editado por Thiperezende

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ferro velho, lá em Iúna!

 

Bora animar um encontro aqui em Vix, já achei uma galera daqui das redondezas aqui no Clube.

pqp, vc foi lá em iuna buscar isso? kkkkkkkkkk tenho uns amigos de lá, btf de marcar um encontro, apesar de que vou passar vergonha com meu carro, estou juntando dinheiro pra dar uns up ainda, por enquanto ele ta pelado kkkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pqp, vc foi lá em iuna buscar isso? kkkkkkkkkk tenho uns amigos de lá, btf de marcar um encontro, apesar de que vou passar vergonha com meu carro, estou juntando dinheiro pra dar uns up ainda, por enquanto ele ta pelado kkkk

Eu tava de passagem por lá, um cara que trabalha comigo queria ver umas peças pro Santana dele no ferro velho e entrei junto. Quando ví o volante alí todo embaladinho, paxonei!

 

Relaxa fí! No encontro a gente troca idéia, e devagar a gente vai deixando as barca como a queremos!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu tenho um volante multifuncional (controle de som e computador de bordo) + disk raid + interface BTA.

Fiz a instalação, mas não funcionou em meu carro.

Segundo o vendedor da interface o fio de sinal deve ser ligado na saída do i-system.

Como meu carro não tem i-system, liguei o fio na saída do sinal do volante.

Fiz vários testes e não consegui fazer os controles funcionarem e nem acender os botões do volante.

A buzina também não funcionava, mas dei uma examinada no volante e descobri o porque disso.

O fio terra vai até um dos contatos da buzina.

Já o outro contato da buzina, ao invés de ir diretamente para o sinal da buzina no disk raid, vai para o controle no volante.

O controle interpreta que foi pressionada a buzina e envia um sinal digital para o i-system.

O que fiz para solucionar esse problema foi emendar o fio de retorno da buzina diretamente com o fio que sai do contato e vai para o controle de som.

Quem quiser resolver, basta tirar o fio que vai para o controle e ligar no fio da buzina no disk raid.

Em imagens:

Disk raid + conector do volante original do meu carro (Fio azul e marrom juntos = air bag, fio marrom = terra, fio preto = retorno da buzina

20130428084225421.jpg

 

Conector do volante multifuncional (branco e cinza = air bag, roxo e branco = i-system, preto = buzina, marrom = terra)

99702002.jpg

 

Chicote do volante multifuncional: inverti o fio do sinal do i-system com o fio terra, ficando na mesma ordem que meu carro

77591062.jpg

 

Adaptação para funcionar a buzina: emendei os dois fios pretos (fio que vai da buzina para o controle +fio da buzina que vai para o disk raid)

75682589.jpg



Essa interface mencionada no primeiro tópico aparenta funcionar sem nenhum problema.

Entrei em contato com o fabricante para ver como se dá a instalação com essa interface.

Assim que obter resposta compartilho aqui.

Abraços

Sales Yagami, Thiperezende e aohashi curtiram isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu tenho um volante multifuncional (controle de som e computador de bordo) + disk raid + interface BTA.

Fiz a instalação, mas não funcionou em meu carro.

Segundo o vendedor da interface o fio de sinal deve ser ligado na saída do i-system.

Como meu carro não tem i-system, liguei o fio na saída do sinal do volante.

Fiz vários testes e não consegui fazer os controles funcionarem e nem acender os botões do volante.

A buzina também não funcionava, mas dei uma examinada no volante e descobri o porque disso.

O fio terra vai até um dos contatos da buzina.

Já o outro contato da buzina, ao invés de ir diretamente para o sinal da buzina no disk raid, vai para o controle no volante.

O controle interpreta que foi pressionada a buzina e envia um sinal digital para o i-system.

O que fiz para solucionar esse problema foi emendar o fio de retorno da buzina diretamente com o fio que sai do contato e vai para o controle de som.

Quem quiser resolver, basta tirar o fio que vai para o controle e ligar no fio da buzina no disk raid.

Em imagens:

Disk raid + conector do volante original do meu carro (Fio azul e marrom juntos = air bag, fio marrom = terra, fio preto = retorno da buzina

20130428084225421.jpg

 

Conector do volante multifuncional (branco e cinza = air bag, roxo e branco = i-system, preto = buzina, marrom = terra)

99702002.jpg

 

Chicote do volante multifuncional: inverti o fio do sinal do i-system com o fio terra, ficando na mesma ordem que meu carro

77591062.jpg

 

Adaptação para funcionar a buzina: emendei os dois fios pretos (fio que vai da buzina para o controle +fio da buzina que vai para o disk raid)

75682589.jpg

Essa interface mencionada no primeiro tópico aparenta funcionar sem nenhum problema.

Entrei em contato com o fabricante para ver como se dá a instalação com essa interface.

Assim que obter resposta compartilho aqui.

Abraços

Valeu parceiro!

 

To sem buzina até agora! Agora vou conseguir acertar isso! Obrigado mesmo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu tava de passagem por lá, um cara que trabalha comigo queria ver umas peças pro Santana dele no ferro velho e entrei junto. Quando ví o volante alí todo embaladinho, paxonei!

 

Relaxa fí! No encontro a gente troca idéia, e devagar a gente vai deixando as barca como a queremos!

quanto vc pagou nele? queria comprar um em algum ferro velho por aqui, mas ta dificil de achar

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Foi 350, mais 120 do disk raid q tive q comprar no Mercado Livre



quanto vc pagou nele? queria comprar um em algum ferro velho por aqui, mas ta dificil de achar

Foi 350, mais 120 do disk raid q tive q comprar no Mercado Livre

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Foi 350, mais 120 do disk raid q tive q comprar no Mercado Livre

Foi 350, mais 120 do disk raid q tive q comprar no Mercado Livre

poo, só falta o volante e o pc de bordo pro meu carro ficar completão, ai começo os up's nele

Thiperezende curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Valeu parceiro!

 

To sem buzina até agora! Agora vou conseguir acertar isso! Obrigado mesmo.

 

Conseguiu fazer a buzina funcionar?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar Agora