felipealves

Carro Esquentando

52 posts neste tópico

Tenho um G5 08/09 e os únicos problemas que ele me deu foi com relação ao sistema de arrefecimento. Vazamentos e ventoinha não disparar.

Essa semana o carro esquentou, estacionei o carro e fui resolver umas coisas. Quando retornei já era noite e não consegui ver se tinha líquido no sistema. Enchi com um aditivo que eu tinha no carro e fui para casa. No caminho peguei um engarrafamento e ele voltou a esquentar, desliguei o ar e parou. Na manhã seguinte completei o sistema e rodei normal a semana toda com ar sem esquentar. No sábado antes de sair vi qur a agua havia baixado um pouco e de novo completei. A noite ele voltou a esquentar, enchi com o resto de liquido que eu tinha e fui pra casa sem que ele esquentasse de novo. Fiquei intrigado.. No domingo precisei sair e depois de uns 10 mins rodando com ar ele esquenta, quando estaciono o carro o líquido esta derramando com no video.

Daí foi que percebi que o ventilador não disparou. Não sei bem porque toda água escorreu, mas provavelmente porque estava quente demais. Não vi nenhum vazamento aparente. Levei em uma Oficina e eis que aparece esse barato orçamento:

post-11388-1366684357,12_thumb.jpg

Acho que estão querendo ganhar um dinheirinho a mais. Hehhehe Amanhã vou levar em um mecânico de confiança, o que não fiz hoje por burrice.

Já aconteceu algo parecido com alguém?

Vlww

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Editado por felipealves

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Qual foi o diagnostico da oficina??

Radiador tá vazando? Porque trocar?

Danificou o reservatório de expansão também???

 

 

 

Fica difícil questionar sem saber o diagnostico do carro, mas me parece que tão querendo trocar itens demais... 

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Cara, sobre o ventilador disseram que era a resistência. Daí disse que havia um vazamento no radiador e na câmara d'água, isso sem nem tirar nada fora. E o carro tá com o reservatório cheio desde domingo, ao que me parece esquenta mesmo porque não há resfriamento. Se tiver vazamento é algo pequeno, mas quero levar em outro mecânico de confiança pra resolver primeiro o problema da ventoinha pra depois ver se há vazamento realmente e se há necessidade de trocar alguma peça.

O cara inventou também que "seria" bom trocar a tampa do reservatório pq ela não rodava bem e já que ia trocar a tampa trocava o reservatório. Kkkk

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Editado por felipealves
Nilson do Prado curtiu isso

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Cara tá bem estranho isso ai!

Primeiramente, você precisa ver se a proporção de aditivo está correta, se você simplesmente completar sempre seu sistema vai acabar com 100% de aditivo!

 

Um chute bem amador é que o problema está no eletroventilador, ou no sensor que liga ele. Apesar do painel do gol mostrar sempre 90ºC de temperatura, ele funciona por volta de uns 83~86ºC, e quando o sistema chega a 100ºC liga o eletroventilador até baixar a temperatura pra pouco mais de 90ºC.

Se a água está baixando ai é bem provável que tenha vazamento também.

 

Eu só trocaria o reservatório de expansão se ele estivesse vazando ou naquelas condições quando ele fica amarelo 'queimado' por calor ou cheio de contaminação ferrugem etc. E no orçamento ele colocou tampa do reservatório de 'PARTIDA A FRIO'?!?!?!

 

Sei lá ta meio estranho essa história ai, se fosse eu ouviria uma segunda opinião. Até mesmo espere algum colega mais experiente se manifestar...

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Uma pergunta besta mais pertinente, vc coloca o nível de líquido de arrefecimento no nível correto?

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eu chuto em sensor de temperatura, pode ser ele que não aciona o ventilador, se fosse válvula termostática acionaria o ventilador mas naum iria circular a água.

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Por incrível que pareça gastei apenas 80 reais e não troquei nenhuma peça. Os caras da Alberto's Car quiseram ganhar uma grana em cima de mim! é foda!

 

Levei num mecânico de confiança e o cara arrumou por 80 dilmas sem trocar nada. Amanhã posto com mais calma. vlwww

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Por incrível que pareça gastei apenas 80 reais e não troquei nenhuma peça. Os caras da Alberto's Car quiseram ganhar uma grana em cima de mim! é foda!<br /> <br />Levei num mecânico de confiança e o cara arrumou por 80 dilmas sem trocar nada. Amanhã posto com mais calma. vlwww<br />

<br /><br />e aí qual foi a solução ?

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<br /><br />e aí qual foi a solução ?

 

Cara, resolveu nos primeiros dias.. agora tornou a esquentar! Amanhã cedo vou ter que levar na oficina de novo. Primeiro o mecânico fez a sangria do sistema e viu que a resistência da ventoinha tava com mal contato, daí ele isolou e trocou todo o líquido de arrefecimento, fez uns testes no carro com ar e sem ar e ficou disparando normal e tudo beleza!

 

Daí uns dias depois o carro começou a esquentar, por sorte eu tava próximo a oficina na hora e encostei lá, o cara olhou e viu que o fio da resistência tinha soltado, daí conectou e viu que o ventilador tava funcionando normal, que provavelmente teria soltado por estar mal encaixado e devido ao movimento do carro. Daí ele isolou com fita isolante pra ver se não soltava mais. Fomos fazer o teste e o ventilador não disparou. Daí fui com ele em uma oficina vizinha onde  tinha um eletricista muito bom, o cara descobriu que os fios isolados tavam encostados e dando curto, daí queimava o fusível e a ventoinha não disparava, mas  também tava faltando um conector na resistência, que algum mecânico (talvez do antigo dono) cortou, o que não dava pra identificar onde qual fio entrava.. Daí ele resolveu isso e a ventoinha voltou a disparar. 

 

 

Me mandei pra casa.. Chegando perto de casa o ponteiro sobe.. Putzz, parei o carro e abri o capô com ele ligado e a ventoinha tava disparando.. pra piorar já tava tarde e as oficinas tinham fechado (era sábado a tarde). Eu tinha um compromisso marcado (cachaça) e tava muito puto com o carro esquentando, então me mandei no carro kkk quando parei no primeiro sinal o ponteiro subiu, daí quando o sinal abriu e eu comecei a andar, o ponteiro foi baixando. No segundo sinal notei que ele subiu de novo quando parei o carro.. Daí comecei a perceber que com o carro em movimento não esquentava, porque provavelmente entra vento pela frente e ajuda a ventoinha a resfriar o motor. Enfim, acho que a ventoinha não tá rodando o suficiente ou então tá entrando ar pelo radiador (teoria do mecânico que ficou de olhar amanhã).

 

Enfim, amanhã vou lá de novo pra ver o que é, já que tá na "garantia" o serviço. heheh

 

PS: Pode acontecer de o ventilador não ventilar o suficiente? Abç

Editado por felipealves

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Que problema hein amigo.

 

Torcendo para que vc resolva logo.

Pois é... valeu aí!

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Pois é... valeu aí!

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e ai brother. cara pelo que eu sei os carros que tem só uma ventoinha( o caso do nosso) tem duas velocidades de funcionamento. Talvez esteja queimado o fusível da segunda velocidade( a mais forte) e ele aciona só a primeira velocidade(mais fraca) não sendo suficiente para refrigerar o radiador, abraço

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e ai brother. cara pelo que eu sei os carros que tem só uma ventoinha( o caso do nosso) tem duas velocidades de funcionamento. Talvez esteja queimado o fusível da segunda velocidade( a mais forte) e ele aciona só a primeira velocidade(mais fraca) não sendo suficiente para refrigerar o radiador, abraço

Tu sabe dizer quais os fusiveis? Não tenho o manual do meu g5. O meu ta assim. 25 branco 30 verde

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post-11388-1367362085,85_thumb.jpg

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cara conseguiu resolver o problema?

o meu estava fazendo exatamente a mesma coisa em março desse ano, aí levei na concessionária e falaram que tava "tudo certo" e por sorte nunca mais tinha acontecido.

mas hj pro meu azar no congestionamento ferveu...

fiquei muito puto pois achei que tinham resolvido da outra vez.

parece que é problema com a ventoinha, ela não aciona e daí ferve, deve ser algum mal contato que a concessionária tem uma mal vontade em atender, talves estejam esperando acabar a garantia pra me cobrar o reparo...

esse orçamento aí ta ri´diculo, o cara nem deu diagnostico e ja orçou até um radiador novo? afff

e dizer que o reservatório está furado sem verificar só pq saiu fluido tbm é tosco pois é lógico que quando o sistema ta fervendo ele sobe e escapa pelo bocal (alguns carros não e estoura, ainda bem que vaza um pouco pensando por este lado...)

amanha vo da uma olhada nesses fios e ver se tem algum fusível queimado

a gente esquenta a cabeça por causa de economia porca que fazem nos materiais, to puto, tirei esse carro zero e é a terceira vez que me enche o saco

Editado por abelardotoze

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dando o feedback...

como não confio mais em levar na concessionária pra ver esse tipo de problema, levei numa auto elétrica.

testaram o carro ligado num scaner. monitorando em tempo real a temperatura e funcionamento dos equipamentos, a temperatura começou a subir 90, 100, 105 e nada da ventoinha ligar. 

o rapaz desligou tirou todos os cabos testou, testou ventoinha, testou todos os sistemas e tudo ok. então tentou denovo e nada.

resolveu verificar os conectores do cabo e tinha pontinhos de oxidação, passou um spray pra limpar la e testamos denovo e.... pronto, voltou a funcionar

fiquei muito feliz pois o cara se esforçou pra tentar achar o problema, coisa que na concessionária eles não faziam e ainda achavam que eu estava inventando que o carro tava esquentando pois na voltinha que eles davam na quadra o carro não esquentava...

que bom que deu certo, mas é triste ver que poderia ter perdido o motor por causa de uma economia porca da VW num chicote de cabo...

bom, é isso aí, não sei se o problema do autor do tópico é o mesmo, no meu caso resolveu.

o cara da auto elétrica falou que não vai voltar a aquecer porque agora estão limpos todos os conectores.

outra dica que ele deu é que em caso de emergencia, ligar o ar condicionado pois ele faz ativar o estágio 2 da ventoinha

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queria tirar uma dúvida que apareceu aqui após uma conversa com um colega.

o primo dele comprou um gol também e ele é mecanico, segundo ele é um absurdo o sistema do ar condicionado desse gol, o ar quente do ar condicionado vai pro motor, pois é a mesma hélice que refrigera os 2 e daí as vezes da problema ao ativar.

ele também tinha levado na concessionária umas 4 vezes mas ninguém fazia nada pq era do próprio projeto do carro, ele resolveu adaptar outro sistema de arrefecimento e segundo ele solucionou

será que seria um erro de projeto mesmo?

pois uma coisa que notei é que o negócio que refrigera o ar condicionado é junto com o radiador mesmo, geralmente isso é separado com uma helice própria não?

talves a hora que o ar ative e o motor também precisa aí vai lá e desliga e o carro ferve... será que é isso?

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queria tirar uma dúvida que apareceu aqui após uma conversa com um colega.

o primo dele comprou um gol também e ele é mecanico, segundo ele é um absurdo o sistema do ar condicionado desse gol, o ar quente do ar condicionado vai pro motor, pois é a mesma hélice que refrigera os 2 e daí as vezes da problema ao ativar.

ele também tinha levado na concessionária umas 4 vezes mas ninguém fazia nada pq era do próprio projeto do carro, ele resolveu adaptar outro sistema de arrefecimento e segundo ele solucionou

será que seria um erro de projeto mesmo?

pois uma coisa que notei é que o negócio que refrigera o ar condicionado é junto com o radiador mesmo, geralmente isso é separado com uma helice própria não?

talves a hora que o ar ative e o motor também precisa aí vai lá e desliga e o carro ferve... será que é isso?

 

 

É relativo.

O Vectra são duas ventoinhas. Mas por necessidade. Motor GM 2.2 esquenta feito o demônio.

Inclusive ele tem dois estágio nas duas. Quando fica quente MESMO e arma os dois estágios das duas ventoinhas, o carro anda só com o ar que elas puxam! hehehehe 

 

Eu nunca tive problema quanto a isso no meu carro, e particularmente não creio que haja algum problema em relação ao projeto. Quando voce liga o a/c ele arma o primeiro estágio da ventoinha para refrigerar o radiador do a/c, que fica na frente do radioador de arrefeciemento do motor.

A temperatuda do motor quem vai controlar é a válvula  termostática, não o fato da ventoinha ficar armada direto ou não. Quando o motor atinge os 96ºc e o a/c está ligado, arma o segundo estágio da ventoinha, quando refrigera, desarma o segundo estágio e permanece o primeiro estágio para o a/c.

Sem o a/c, quando chega na temperatura ela arma só o primeiro estágio. Mas já ví Voyage armando os dois estágios SEM a/c...

 

Concorda comigo que, mesmo tendo duas ventoinhas, os radiadores estão sobrepostos. Se fosse pelo fato da ventoinha atrapalhar no arrefecimento, uma ou duas, o efeito seria o mesmo, pois o ar vai passar (independente da quantidade) pelos dois radiadores...

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É relativo.

O Vectra são duas ventoinhas. Mas por necessidade. Motor GM 2.2 esquenta feito o demônio.

Inclusive ele tem dois estágio nas duas. Quando fica quente MESMO e arma os dois estágios das duas ventoinhas, o carro anda só com o ar que elas puxam! hehehehe 

 

Eu nunca tive problema quanto a isso no meu carro, e particularmente não creio que haja algum problema em relação ao projeto. Quando voce liga o a/c ele arma o primeiro estágio da ventoinha para refrigerar o radiador do a/c, que fica na frente do radioador de arrefeciemento do motor.

A temperatuda do motor quem vai controlar é a válvula  termostática, não o fato da ventoinha ficar armada direto ou não. Quando o motor atinge os 96ºc e o a/c está ligado, arma o segundo estágio da ventoinha, quando refrigera, desarma o segundo estágio e permanece o primeiro estágio para o a/c.

Sem o a/c, quando chega na temperatura ela arma só o primeiro estágio. Mas já ví Voyage armando os dois estágios SEM a/c...

 

Concorda comigo que, mesmo tendo duas ventoinhas, os radiadores estão sobrepostos. Se fosse pelo fato da ventoinha atrapalhar no arrefecimento, uma ou duas, o efeito seria o mesmo, pois o ar vai passar (independente da quantidade) pelos dois radiadores...

qual a peça que dá o comando pra armar e desarmar a ventoinha?

acredito que seja este o problema, pois no meu caso as vezes ela sequer armava, ou quando armava, desligava em seguida.

sem o Ac ligado no transito pesado ela sequer ligava, aí tinha que ligar o ar pra dar uma refrigerada pq daí ela ligava (mesmo assim as vezes não armava, tinha que abrir o capo e dar uma girada lá aí ela milagrosamente despertava e começava a rodar, se não fizesse isso a temperatura ia até apitar no computador de bordo)

que caralho de problema. o ruim é que os lixo da concessionária simplesmente abrem o capo e dizem que não ´e nada. mas como não é nada? quem ta se fodendo é eu e eu sei que tem algum problema, não é normal aquecer até secar o arrefecimento.

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qual a peça que dá o comando pra armar e desarmar a ventoinha?

acredito que seja este o problema, pois no meu caso as vezes ela sequer armava, ou quando armava, desligava em seguida.

sem o Ac ligado no transito pesado ela sequer ligava, aí tinha que ligar o ar pra dar uma refrigerada pq daí ela ligava (mesmo assim as vezes não armava, tinha que abrir o capo e dar uma girada lá aí ela milagrosamente despertava e começava a rodar, se não fizesse isso a temperatura ia até apitar no computador de bordo)

que caralho de problema. o ruim é que os lixo da concessionária simplesmente abrem o capo e dizem que não ´e nada. mas como não é nada? quem ta se fodendo é eu e eu sei que tem algum problema, não é normal aquecer até secar o arrefecimento.

 

Não sei se no G5/6 é a injeção quem arma o eletroventilador. ACHO que é.

 

Te recomendo ir atras de um eletrecista com vontade. Aí ele sai com o scanner plugado no carro e confere tudo isso.

Inclusive, ele pode até armar a ventoinha direto do scanner. é o que eu faria...

Pode ser um defeito elétrico, pra tu ir lá e dar um 'tranco' e ela virar... muito estranho!

Mas de qualquer forma, cuidado ao fazer isso! Aquela porcaria de eletroventilador tem força, não é igual ao cooler do pc não! hehehehe

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Sabe dizer se com o AC ligado a ventoinha arma?

as vezes, aí o carro começa a subir a temperatura pro vermelho,tenho que abrir o capo e girar a ventoinha pra ele dar um tranco e ligar.

tem vezes que não liga e começa a sair ar quente ao inves de ar condicionado por isso tenho que fazer isso.

o saco é que se fosse um carro veio me conformaria até o problema é que paguei 45 mil nessa bosta pra dar esse tipo de problema

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Bom, pelo que eu sei, o que liga a ventoinha (sem o AC ligado) é um sensor (muitas vezes chamado de cebolão....) .

Se o carro está a +/- a 60 km/hora, o ar frontal é suficiente para resfriar o sistema. Em baixas velocidades, esse sensor monitora a temperatura e ao chegar a temperatura especificada ele dispara a ventoinha. 

Com relação ao AC, é a primeira vez que tenho um carro com ele. Outro dia liguei o carro e o AC pra ver o funcionamento, e assim que liguei o AC, a ventoinha ligou (apesar do carro estar frio) para atender a demanda do AC. 

Não sei se experimentaram, mas seria o caso de usar o carro em velocidades maiores e ver o comportamento. Se a temperatura se manter, então o problema não é no sistema (radiador - mangueiras - bomba d'água - etc). Depois de verificar isso, se a temperatura subir somente em baixas velocidades é sinal de que o problema é elétrico e ocorre no acionamento da ventoinha. 

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Eu teria quebrado tudo na concessionária. 

De cara eu ligaria no 0800 da fábrica reclamando dos caras. Entrava em rede social, reclame aqui, o demonio.

Vai lá com o carro com problema, grava eles falando que não tem nada e deixa queimar a junta!

Aí volta lá com o carro fudido e liga no 0800 da fábrica e fala o procedimento que foi realizado e o que aconteceu!

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Ah, mais uma observação... Pode ser também a válvula termostática. Essa válvula controla a temperatura da água no bloco do motor e fica na saída do bloco.

Por exemplo, quando ligamos o carro, ela fica fechada, mantendo a agua em circulação somente dentro do bloco para manter uma temperatura adequada ao funcionamento do motor.

Ao chegar à temperatura de operação, ela se abre e então a água começa a circular para o radiador. Muitas vezes ela trava fechada, e com isso a água não circula, ficando somente dentro do bloco e elevando a temperatura rapidamente.

Pra ver o funcionamento dela, é só ligar o carro frio e colocar a mão na mangueira que sai do bloco do motor e vai para o radiador. Ela vai ficar fria por um tempo, e quando a água esquentar no motor, a válvula se abre e então notamos que a mangueira esquenta de repente... 

 

Esse problema ocorre na grande maioria das vezes em carros mais rodados, dificilmente em carros novos. 

 

Problema no sistema de resfriamento é phoda de se resolver, pois pode ser muita coisa... Até mesmo uma má vedação na tampa do reservatório de expansão dá problemas, pois o sistema passa a trabalhar com uma pressão próxima a do ar e então a água ferve a temperaturas menores. Se estiver bem vedado, a pressão aumenta e o líquido de resfriamento pode chegar a temperaturas maiores que 100 graus sem ferver. 

Em um gol g3 plus que temos em casa, tava dando problema de ferver e diminuir a quantidade de água. Depois de procurar muito descobriu-se que havia um vazamento no radiador do ar quente. Isolamos o ar quente e acabou o problema...... 

Editado por atlan

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Ah, mais uma observação... Pode ser também a válvula termostática. Essa válvula controla a temperatura da água no bloco do motor e fica na saída do bloco.

Por exemplo, quando ligamos o carro, ela fica fechada, mantendo a agua em circulação somente dentro do bloco para manter uma temperatura adequada ao funcionamento do motor.

Ao chegar à temperatura de operação, ela se abre e então a água começa a circular para o radiador. Muitas vezes ela trava fechada, e com isso a água não circula, ficando somente dentro do bloco e elevando a temperatura rapidamente.

Pra ver o funcionamento dela, é só ligar o carro frio e colocar a mão na mangueira que sai do bloco do motor e vai para o radiador. Ela vai ficar fria por um tempo, e quando a água esquentar no motor, a válvula se abre e então notamos que a mangueira esquenta de repente... 

 

Esse problema ocorre na grande maioria das vezes em carros mais rodados, dificilmente em carros novos. 

 

Problema no sistema de resfriamento é phoda de se resolver, pois pode ser muita coisa... Até mesmo uma má vedação na tampa do reservatório de expansão dá problemas, pois o sistema passa a trabalhar com uma pressão próxima a do ar e então a água ferve a temperaturas menores. Se estiver bem vedado, a pressão aumenta e o líquido de resfriamento pode chegar a temperaturas maiores que 100 graus sem ferver. 

Em um gol g3 plus que temos em casa, tava dando problema de ferver e diminuir a quantidade de água. Depois de procurar muito descobriu-se que havia um vazamento no radiador do ar quente. Isolamos o ar quente e acabou o problema...... 

creio que seja algo no acionamento da ventoinha, pois quando estou em velocidade o carro não esquenta.

o problema acontece só em congestionamentos. e não creio que seja valvula termoestatica pois quando do o tranco que falei manual na ventoinha ela liga e refrigera tanto o AC como o motor (sem estar o ac ligado nunca testei, mas tenho medo pois quando ferve a temperatura sobe muito rápido, por isso ligo o ac e do o tranco caso necessário pra que ative o estágio mais rápido da helice)

mas isso é um pé no saco pois levei como ja disse umas 5 vezes na concessionária e os muleke dão uma volta na quadra e guardão o carro lá denovo dizendo que o problema esta resolvido. Aí o primeiro congestionamento acontece tudo denovo. é uma vergonha esse país, a má vontade de trabalhar é imensa...

Editado por abelardotoze

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