Alex Rogers

O real motivo da quebra dos motores VHT 1.0

51 posts neste tópico

 

Meu mecânico trabalhou na concessionária aqui da cidade há um tempo atrás e montou a oficina dele. Um colega meu levou o Fox 1.0 dele com o mesmo tratamento do carro do adenilson707

 

Só estrada, revisão em concessionária. Porém o imbecil não quis fazer a de 60.000KM (o carro estava com 58.000KM) e só trocou o óleo. Adivinha? Duas semanas e bateção da parte de baixo e tuchos. Se ele tivesse feito a revisão poderia ter trocado o motor. Enfim...
Ele levou o carro nesse mecânico que também levava, e ele falou que foram dois problemas: Óleo (Castrol, antes o homologado era Elaion) E a têmpera do virabrequim.
Se fosse trocado somente o virabrequim e bronzinas por um novo, produzido a partir de outro processo o problema seria resolvido.
E o mais interessante: Ele instruiu que usasse o carro (mesmo batendo) até a luz do óleo acender. Que enquanto isso não acontecesse não há problema em rodar com o motor.
 
Isso foi há um ano, meu colega ainda roda com o carro em estradas direto, com o motor batendo.

 

 

Só que o meu nenhum barulho anormal até hoje. Pra não dizer que não mexi no motor, só mandei fazer descarbonização, o que obriga a abri-lo.

 

 

Dando uma fuçada nas peças do motor, descobri que o mesmo foi feito em dez/2007.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acredito que foi sim o somatório de alguns fatores; cito dois pelo que já me foi falado:

1° o uso de um óleo mais fino, pois, a concorrência estava migrando para óleos mais finos (5W30) a fim de minimizar o consumo. Fiat e GM já estavam utilizando estes óleos nos seus carros.

2º defeitos estruturais nos motores: um amigo dono de uma oficina já me falou que os motores da VW são produzidos com folgas maiores do que motores produzidos pela concorrência. Ele tem experiência já de alguns anos e segundo ele, as especificações para montagem dos motores da VW atestam isso.

 

Abs.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Li varios debates na interne e fiquei em panico troquei o oleo duas vezes , tomei uma decisão radical não utilizar alcool ,todos sabem que com o alcool ,a deterioração do oleo do carro é acelerada e consequentemente ppode haver a quebra do comando,levando a um desastre,voltarei a usar alcool no novo gol g6 com tres cilindros,que comprarei ano que vem ele faz 19 km na estrada e cidade 14 km,minha amiga tem um fox novo ele tem 80 cv como o HB20.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acredito que foi sim o somatório de alguns fatores; cito dois pelo que já me foi falado:

1° o uso de um óleo mais fino, pois, a concorrência estava migrando para óleos mais finos (5W30) a fim de minimizar o consumo. Fiat e GM já estavam utilizando estes óleos nos seus carros.

2º defeitos estruturais nos motores: um amigo dono de uma oficina já me falou que os motores da VW são produzidos com folgas maiores do que motores produzidos pela concorrência. Ele tem experiência já de alguns anos e segundo ele, as especificações para montagem dos motores da VW atestam isso.

 

Abs.

 

O óleo que ajudou a detonar esse motores foi o 5w30?

Antes era 10w40, como hoje. Quando começou dar pane eu acho que era 5w30. Só que não mais Elaion e sim Castrol com redutor de atrito e 'otimizado' pro consumo. Em uma casa de lubrificantes aqui da cidade eu ouvi que a VW estava processando a Castrol pelo ocorrido. 

Mas isso são boatos...

 

Hoje é 5w40 e não 10w40.

guilateipel curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

apaixonado, mas agora.. apavorado...

 

ontem (sabado) tive tempo de dar uma lida no que foi feito de revisoes e tudo mais no carro que comprei na segunda feira.

 

 

foi um dos que teve a troca de motor, com 44000km

 

hoje esta com 66000km, a principio, parece estar tudo certo, tudo normal com ruidos.

 

Existe alguma sequela que tenha surgido apos a troca do motor ??

algum procedimento diferenciado na manutencao ?

 

ps.:pulga atras da orelha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

apaixonado, mas agora.. apavorado...

 

ontem (sabado) tive tempo de dar uma lida no que foi feito de revisoes e tudo mais no carro que comprei na segunda feira.

 

 

foi um dos que teve a troca de motor, com 44000km

 

hoje esta com 66000km, a principio, parece estar tudo certo, tudo normal com ruidos.

 

Existe alguma sequela que tenha surgido apos a troca do motor ??

algum procedimento diferenciado na manutencao ?

 

ps.:pulga atras da orelha

 

Se foi efetuada a troca pq o medo?

guilateipel curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pois é, na verdade o motor estaria agora com menos de 20.000km

 

 

entrei em contato com antigo proprietario, que entregou o carro na revenda, confirmou que nao apresentou nenhum problema até entao.

 

 

 

de qualquer maneira, final de semana fiz uns 350km com o carro, e realmente, qlqr barulho ja ia me chamando a atencao.

 

 

 

vamos la, vamos em frente..

 

agora só falta ver o lance do vidro traseiro esq, que nao sobe, nem baixa, e da 3 buzinacos apos acionar o alarme.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

apaixonado, mas agora.. apavorado...

 

ontem (sabado) tive tempo de dar uma lida no que foi feito de revisoes e tudo mais no carro que comprei na segunda feira.

 

 

foi um dos que teve a troca de motor, com 44000km

 

hoje esta com 66000km, a principio, parece estar tudo certo, tudo normal com ruidos.

 

Existe alguma sequela que tenha surgido apos a troca do motor ??

algum procedimento diferenciado na manutencao ?

 

ps.:pulga atras da orelha

Fique tranquilo... Se o carro está normal então é só curtir.

Agora se continuar pensando assim, até o som do pneu no asfalto vai te fazer pensar que tem algo de errado.

guilateipel curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fique tranquilo... Se o carro está normal então é só curtir.

Agora se continuar pensando assim, até o som do pneu no asfalto vai te fazer pensar que tem algo de errado.

 

realmente...  essa é a linha de pensamento a ser adotada.   obrigado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Colegas, vcs estão se esquecendo da taxa de compressão.

O Gol G5 1,0L foi apresentado com taxa de 13:1, considerada alta para a gasolina.

Isso é um dos fatores que contribuiu para a quebra, pois com a lubrificação ineficiente (seja do óleo incorreto e ou problemas de projeto do próprio bloco/motor em si) aliada a essa altíssima taxa, resultou nas quebras.

Aqui no Sul, onde se usa mais gasolina do que álcool, houve uma infinidade de Gol-Voyage-Fox com motor trocado.

Obs.: o Novo Gol ("G6") possui taxa diminuída para 12,7:1, porém, curiosamente, a mesma potência. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Por essas que utilizo muito pouco gasolina, quase sempre alcool. E mesmo assim tento quando possível abastecer com Podium

 

Abs!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estou com uma duvida, o oleo utilizado quando deu problema nos ea111 não era 15w40 não?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá Galera... Tira uma dúvida pra mim... Os novos motores 1.0 TEC são os mesmos que o VHT com um nome diferente para disfarçar o histórico ? E, nos novos modelos, ainda apresentam este problema do motor ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia, 

Pessoal, tenho um g6 e estou turbinando ele, ta com 12000 km, porem quando o mecânico tirou a tampa do cárter para colocar o retorno de óleo da turbina, percebeu que as bielas estavam riscadas. Vamos trocar elas, mas queria saber se é o mesmo defeito que da nos carros de ano anterior que estouravam o motor e também se esse desgaste é também se este desgaste é normal, ou se com essa quilometragem as bronzinas deveriam estar lisinhas. Seguem as fotos das mesmas. Ahhh uma coisa estranha só as bronzinas riscaram, mas o virabrequim ta lisinho, pelo menos pra min isso parece estranho.

post-21896-0-36653600-1399646246_thumb.j

post-21896-0-59213700-1399646250_thumb.j

post-21896-0-23328200-1399646256_thumb.j

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

meu carro ja esta no segundo motor.. e acho que ta abrindo o bico... baixo muito o oleoo na ultima troca..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

meu carro ja esta no segundo motor.. e acho que ta abrindo o bico... baixo muito o oleoo na ultima troca..

Já verificou se nao esta baixando porque ta vazando pela tampa superior ? Ou entre o bloco e proteção da Correia dentada?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o meu com 73.000 km abriu o bico. Só que foi a parte de cima. Tive que comprar outro cabeçote, resumindo;Um presentinho de R$1.760,00 :fie1:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o meu com 73.000 km abriu o bico. Só que foi a parte de cima. Tive que comprar outro cabeçote, resumindo;Um presentinho de R$1.760,00 :fie1:

 

 

Em qualquer desmanche mal custa 800 reais.

Cara, um G6 com problemas assim? Tá parecendo defeito de lubrificação, mas com 12000km é muito estranho.

 

 

A fábrica coloca quantidade mínima de óleos e fluidos nos carros. E não é só a VW, TODAS são assim

 

Puá, minha irmã comprou um Sonic 0 km, o nível de óleo da DH tava pouco acima do mínimo, e o carro é feito no México.

 

 

Eu tenho uma teoria que volta e meia, bate.

 

 

As montadoras, na hora de colocar os fluidos, colocam níveis mínimos, mesmo tudo automatizado. Cada litro economizado é muito pra eles. Além dessa sacanagem que TODAS fazem(e em qualquer lugar do MUNDO), as css não ajudam.

 

Na primeira revisão, muitas delas ou nem trocam ou no máximo completam o óleo, e cobra o serviço. Óleo velho+óleo novo dá borra com o tempo e se não abrir o motor a tempo, tranca por causa disso. Ou o óleo envelhece de um jeito que empedra tudo.

 

 

Não foi brunimento, óleo grosso e nada. O meu, com 13 mil km, baixou o nível de óleo pra quase seco. E no meio do sertão, longe de tudo, faz o quê? Simples, peguei o manual, comprei dois litros de óleo 5w40 e completei. Uma semana depois, segui viagem pra Salvador(650 km de onde estava) e fiz a primeira revisão(a css fez todo o figurino certo, levantou o carro e trocou tudo, óleos e filtros). Em 2008, gol g5 era 15 mil km ou um ano, o que ocorresse primeiro.

 

Tem isso tbm. Muitos proprietários acatam isso sem pestanejar. O carro enche de crosta e não sabem pq.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em qualquer desmanche mal custa 800 reais.
 

 

entre cabeçote , junta de cabeçote, oleo, filtro e  mão de obra, é claro....

adenilson707 curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se fosse isso, ou se a VW soubesse o que realmente é, teria convocado os proprietários para um recall, e não iria ficar aguardando os donos levarem seus carros com motores fundidos para troca total, o que é mais barato, trocar o óleo e reprogramar ou trocar o motor?

 

Não é mais barato. Com a troca do óleo para o 5w40, os problemas foram postergados. Ai o carro gera problema com 5~6 anos, quando muitos clientes já venderam carros, já deixaram de fazer revisões na concessionária, já extinguiram a garantia a tempos, já possuem quilometragem avançada.

 

Com isso, não precisam trocar o motor e, se receberem um processo por vício oculto, alegam isso e facilita a defesa pelo tempo de vida do carro.

 

Logo, no final das contas, não trocarão quase nenhum dos 400 mil motores.

 

O meu carro acendeu a luz de óleo com 62 mil km e 5 anos. Agora estou brigando judicialmente com a VW.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não é mais barato. Com a troca do óleo para o 5w40, os problemas foram postergados. Ai o carro gera problema com 5~6 anos, quando muitos clientes já venderam carros, já deixaram de fazer revisões na concessionária, já extinguiram a garantia a tempos, já possuem quilometragem avançada.

 

Com isso, não precisam trocar o motor e, se receberem um processo por vício oculto, alegam isso e facilita a defesa pelo tempo de vida do carro.

 

Logo, no final das contas, não trocarão quase nenhum dos 400 mil motores.

 

O meu carro acendeu a luz de óleo com 62 mil km e 5 anos. Agora estou brigando judicialmente com a VW.

 

 

Já procurou verificar se tem borra? Abra a tampa do óleo e veja se tem crosta. Se sim, só gastará em média 300 reais pra descarbonizar, abrindo o motor. Pois antes de colocar a VW no pau, verifique antes.

 

O meu tem sete anos,comprado 0 km, nas vezes que acendia, era simplesmente borra, que com uma descarbonização resolve.

 

Eu só fiz a primeira revisão na css, as demais por fora. 

narigudis curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já procurou verificar se tem borra? Abra a tampa do óleo e veja se tem crosta. Se sim, só gastará em média 300 reais pra descarbonizar, abrindo o motor. Pois antes de colocar a VW no pau, verifique antes.

 

O meu tem sete anos,comprado 0 km, nas vezes que acendia, era simplesmente borra, que com uma descarbonização resolve.

 

Eu só fiz a primeira revisão na css, as demais por fora. 

 

Nao cheguei a verificar por conta propria, pois se abrisse, perdia qualquer chance de briga com a VW. Deixei o carro na concessionaria e o diagnostico passado por eles foi de que havia desgaste e necessaria trocar todo o motor, um absurdo, para um carro com 60 mil km e que o motor não fazia barulhos estranhos (exceto uns tectec logo que ligava mas, pelo que li, era normal pois ainda não havia enchido os tuchos).

 

Nao olhei as fotos tiradas por eles, nem sei se posso também.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar Agora