Markim

[URGENTÍSSIMO] Ordem dos cabos de vela errados! (?)

35 posts neste tópico

Boa tarde,

 

Troquei velas e cabos a cerca de 2 mil km e hoje quando fui trocar a bateria (comprei eu mesmo e fui trocar, gosto desses reparos simples), reparei que os cabos estavam conectados de forma errada na bobina. Uma vez vi um vídeo do Dr. Carro na internet que falava que a ordem dos cabos de velas no Gol G5 eram:

 

1º cilindro ligado na primeira posição da bobina (em cima)

4º cilindro ligado na SEGUNDA posição da bobina (logo embaixo)

2º cilindro ligado na terceira posição da bobina

3º cilindro ligado na quarta posição da bobina

 

No meu carro está na seguinte ordem:

 

1º cilindro na primeira posição (em cima)

2º cilindro na SEGUNDA posição (logo embaixo)

3º cilindro na terceira posição

4º cilindro na quarta posição

 

Segue o vídeo que fala a ordem correta:

 

 

E aí?!?! O que eu faço?! Troco e coloco na ordem cerca?!?!

 

To assustado! :dontknow: :dontknow:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

To sentindo o seguinte:

 

Quanto tá frio e eu passo de marcha "rápido" e com giro baixo, ele dá uma falhadinha e um estouro que parece vir do escape, como se o combustível saísse da câmara sem queimar e queimasse no coletor!

 

E quando o carro tá só no alcool, quando liga ele dá uma engasgadinha mínima e estabiliza de novo!

 

Outro detalhe é que no alcool se eu não ficar esperto na hora de fazer o controle de embreagem ele morre fácil fácil.

 

E por último é que no alcool quando ligo de manhã, se tiver muito frio ele injeta gasolina da partida a frio e pega normal, se não tiver tão frio tenho que segurar a chave um pouquinho até pegar!

 

Fora que o carro tá fazendo 8 no alcool com o pé SUPER leve e com ar condicionado ligado muito raramente.

 

Só isso que sinto, mas todos os sintomas são bem de leve mesmo, nada que dê pra uma pessoa normal perceber!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

bom, quando eu vi um carro com ordem de cabos de vela errada era muito nítido o problema. nem todos os cilindros queimavam, o motor vibrava muito e o barulho era completamente diferente.

se você realmente está nessa situação a 2000 Km seu óleo já deve estar encharcado de gasolina. veja se consegue sentir o cheiro pela vareta ou bocal do óleo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vou reparar essa do óleo. Quem tiver oportunidade vê aí pra mim a ordem dos cabos de velas, vamos postando aqui e ver qual está certo!

 

Ou então um entendido (um GMT da vida, sei lá) palpita aí! to assustadão!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, a sequência correta no G5 e no Fox 1.0 (no 1.6 não sei, mas no Voyage 1.6 a bobina é diferente), onde a bobina é com 4 torres, uma abaixo da outra, é torre superior -> cilindro 1 (próximo à correia dentada), torre abaixo da superior --> cilindro 2, torre 3 (de cima pra baixo) --> cilindro 3, 4ª torre --> cilindro 4, ou seja, o seu está correto. Repetindo, de cima pra baixo (bobina--> cilindro) 1->1, 2->2, 3->3, 4->4.

 

O problema dos "pipocos" e das "seguradas" pode estar ou na bobina, ou no sensor de RPM ou no TBI (problema que deu no meu carro na terça), a TBI pode estar apenas suja (ou combustível ruim), faça uma limpeza com descarbonizante CAR 80 que tudo fica normal de novo.

Editado por rossisolrac

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, a sequência correta no G5 e no Fox 1.0 (no 1.6 não sei, mas no Voyage 1.6 a bobina é diferente), onde a bobina é com 4 torres, uma abaixo da outra, é torre superior -> cilindro 1 (próximo à correia dentada), torre abaixo da superior --> cilindro 2, torre 3 (de cima pra baixo) --> cilindro 3, 4ª torre --> cilindro 4, ou seja, o seu está correto. Repetindo, de cima pra baixo (bobina--> cilindro) 1->1, 2->2, 3->3, 4->4.

 

O problema dos "pipocos" e das "seguradas" pode estar ou na bobina, ou no sensor de RPM ou no TBI (problema que deu no meu carro na terça), a TBI pode estar apenas suja (ou combustível ruim), faça uma limpeza com descarbonizante CAR 80 que tudo fica normal de novo.

 

Vou providenciar limpeza da TBI e fazer um check no restante! Porque será que o Dr. Carro colocou isso no youtube?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bem, essa sequência é para a bobina original, no vídeo do Dr. Carro não é um G5, talvez a sequência mude de bobina para bobina, por exemplo, a do G4 é composta por duas linhas e duas colunas de torre formando um quadrado. Vi um vídeo da VW no qual o instrutor diz inclusive que essas novas bobinas lançam sempre dois pulsos por ciclo, o que significa que uma centelha é "desperdiçada", pois é lançada no escape.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bem, essa sequência é para a bobina original, no vídeo do Dr. Carro não é um G5, talvez a sequência mude de bobina para bobina, por exemplo, a do G4 é composta por duas linhas e duas colunas de torre formando um quadrado. Vi um vídeo da VW no qual o instrutor diz inclusive que essas novas bobinas lançam sempre dois pulsos por ciclo, o que significa que uma centelha é "desperdiçada", pois é lançada no escape.

 

Pois é, a minha bobina é idêntica à do video!

 

O meu aqui está igual a do vídeo.... Gol G5 1.0 8v

 

Tem jeito de tirar uma foto?

 

To quase trocando as posições e ligando o carro pra ver o comportamento, será que vale o risco?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa tarde,

 

Troquei velas e cabos a cerca de 2 mil km e hoje quando fui trocar a bateria (comprei eu mesmo e fui trocar, gosto desses reparos simples), reparei que os cabos estavam conectados de forma errada na bobina. Uma vez vi um vídeo do Dr. Carro na internet que falava que a ordem dos cabos de velas no Gol G5 eram:

 

1º cilindro ligado na primeira posição da bobina (em cima)

4º cilindro ligado na SEGUNDA posição da bobina (logo embaixo)

2º cilindro ligado na terceira posição da bobina

3º cilindro ligado na quarta posição da bobina

 

No meu carro está na seguinte ordem:

 

1º cilindro na primeira posição (em cima)

2º cilindro na SEGUNDA posição (logo embaixo)

3º cilindro na terceira posição

4º cilindro na quarta posição

 

Segue o vídeo que fala a ordem correta:

 

E aí?!?! O que eu faço?! Troco e coloco na ordem cerca?!?!

 

To assustado! :dontknow: :dontknow:

 

Seu carro tá falhando? Se não tem problema, meu amigo desencane!

Esse vídeo é uma tremenda babakiçe!

O que ele tá querendo é que pessoas sem conhecimento se meta a mudar a posição dos cabos ferre o carro, depois corra para oficina gastar mais do que se gasta com a manutenção das nossas carroças...

Vamos ficar ligados

Abç

Editado por Hildegardo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Seu carro tá falhando? Se não tem problema, meu amigo desencane!

Esse vídeo é uma tremenda babakiçe!

O que ele tá querendo é que pessoas sem conhecimento se meta a mudar a posição dos cabos ferre o carro, depois corra para oficina gastar mais do que se gasta com a manutenção das nossas carroças...

Vamos ficar ligados

Abç

 

Exatamente por isso to procurando pesquisar antes , da mesma forma que ele pode estar certo , também pode estar errado. Meu medo é porque hoje em dia estamos cercados de Doutores Mexânicos aí da vida que não sabem nada e fazem cagada o tempo todo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Exatamente por isso to procurando pesquisar antes , da mesma forma que ele pode estar certo , também pode estar errado. Meu medo é porque hoje em dia estamos cercados de Doutores Mexânicos aí da vida que não sabem nada e fazem cagada o tempo todo.

 

Amigo!

Vamos pensar um pouco juntos...

Vc viu esse video na net...

Ficou curioso e foi verificar no seu carro...

Viu que estava diferente...

Duvida!!!

 

Agora vamos  lá...

 

Seu carro tava com algum problema, como falhando ou coisa assim?

Fez algum serviço nos cabos ou velas recentemente e ficou ruim depois desse serviço?

O Carro está falhando ou coisa parecida?

 

Se a resposta a maioria foi não...

 

Esqueça esse vídeo...

 

Abç

Editado por Hildegardo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É o seguinte, tanto no meu Fox quanto no Gol do meu irmão a posição original de Fábrica é da maneira que citei, inclusive na bobina (do lado de cada borne/torre) vem escrito qual cilindro deve ligar, no superior tem D (D é o cilindro 1, o maior cabo - usando o gol como referência, cujos cabos vem escrito de A a D. No Fox é número mesmo na bobina e nos cabos), meu irmão já trocou velas e cabos na CC e vieram sempre nessa posição, eu que troquei por conta própria fiz 1 a 1 justamente pra não me perder, e ainda fiz o esquema desenhado no papel. Tem um tópico aqui no fórum que diz que existem dois tipos de esquena nesse motor, um até 2009 e um de 2009 pra cá.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Realmente, são 2 esquemas. o do vídeo jah é o 2º esquema...



Pois é, a minha bobina é idêntica à do video!

 

 

Tem jeito de tirar uma foto?

 

To quase trocando as posições e ligando o carro pra ver o comportamento, será que vale o risco?

Parceiro, vou tirar uma foto agora pra vc.....



Corrigindo amigo, o meu não está igual ao do vídeo, pensei que tivesse, o meu está igual ao que vc comentou acima do vídeo.... mandando a todo ai para vc dar uma olhada, porem no meu próprio cabo de vela vem a numeração certa de onde conectar....

post-13000-0-91219700-1377653653_thumb.j

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se os cabos estivessem anormais o carro iria ratear que é uma blz. rsrs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Realmente, são 2 esquemas. o do vídeo jah é o 2º esquema...

Parceiro, vou tirar uma foto agora pra vc.....

Corrigindo amigo, o meu não está igual ao do vídeo, pensei que tivesse, o meu está igual ao que vc comentou acima do vídeo.... mandando a todo ai para vc dar uma olhada, porem no meu próprio cabo de vela vem a numeração certa de onde conectar....

 

Só um comentário nada a ver: cofre do motor precisando dum pano úmido né (ou eu sou viciado em limpeza?)? ahahahahahahhaha

O seu é do jeito que falei, vem na ordem de A a D. Como foi falado: se não tem perda no motor, sinal de que está na posição correta.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Minha bobina é dessa aqui:

 

 

bobina-ignico-gol-g5-audi-18-aspirado-03

 

Eu mesmo troquei a peça. Mas pra colocar cabos de vela novos, peguei as peças antigas e segui a referência.

murilomelo curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só um comentário nada a ver: cofre do motor precisando dum pano úmido né (ou eu sou viciado em limpeza?)? ahahahahahahhaha

O seu é do jeito que falei, vem na ordem de A a D. Como foi falado: se não tem perda no motor, sinal de que está na posição correta.

POw, pior que é verdade, ta sujinho pra kct, eu ja pensei em lavar, mais como não ouvir falar bem dessa prática, ai ta desse jeito.. hehehehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Minha bobina é dessa aqui:

 

 

bobina-ignico-gol-g5-audi-18-aspirado-03

 

Eu mesmo troquei a peça. Mas pra colocar cabos de vela novos, peguei as peças antigas e segui a referência.

 

Adenilson, minha bobina é igual a sua

teria como vc falar qual cilindro vai em cada borne?

 

o bendito do mecânico não fez esse esquema de olhar antes, ai ja confiro se ele fez certo. vlws.

Editado por murilomelo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Adenilson, minha bobina é igual a sua

teria como vc falar qual cilindro vai em cada borne?

 

o bendito do mecânico não fez esse esquema de olhar antes, ai ja confiro se ele fez certo. vlws.

kkkkkk aconteceu comigo isso, troquei cabos e velas e a bobina de ignição estava trincada, comprei outra já original da bosh, e o cara trocou tão rápido que nem eu vi a ordem que estava =// agora precisa tirar a prova real kkkkkkkkkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Meu povo!

Se o carro tá normal para que se encanar com esse vídeo?

 

:fie1:

é,vç falou tudo amigo,me lembro quando lançaram o gol bola 16v a "tropa"tava acostumada com "manutenção caseira"e nem dava bola com o oleo certo para o motor.dai acabaram crucificando o motor,dando a culpa para o motor que é uma porcaria ,etc,nesse caso ai ñ tem que "inventar" se tem problema leva na consesionaria e ponto (ou no mecânico de verdade)

HildegardoPS curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar Agora