sergiodab

Proporção de aditivo correta para motor 1.6?

13 posts neste tópico

Pessoal estou para realizar a limpeza do sistema de arrefecimento do meu voyage 1.6 , já chequei que ele pega 7.2 litros , então eu coloco 3 litros de aditivo?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Pessoal estou para realizar a limpeza do sistema de arrefecimento do meu voyage 1.6 , já chequei que ele pega 7.2 litros , então eu coloco 3 litros de aditivo?

Isso! É só seguir o manual (60/40). 4,3 litros de água e 2,9 de aditivo!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esses dias eu fiz a limpeza do sistema e no meu gol 1.6 saiu mais ou menos 4 litros, não chegou nem a 5, soltei a mangueira do radiador liguei o carro e liguei o ar quente. a capacidade do gol é éssa mesma ? pois o amigo ai em cima disse que retirou 7,2l.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esses dias eu fiz a limpeza do sistema e no meu gol 1.6 saiu mais ou menos 4 litros, não chegou nem a 5, soltei a mangueira do radiador liguei o carro e liguei o ar quente. a capacidade do gol é éssa mesma ? pois o amigo ai em cima disse que retirou 7,2l.

 

Fiz exatamente a mesma coisa a 15 dias, pegou 2 litros de aditivo e 2. 1/2 de destilada...

Abç

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fiz exatamente a mesma coisa a 15 dias, pegou 2 litros de aditivo e 2. 1/2 de destilada...

Abç

Agua tem que ser destilada ou agua de torneira tambem não tem problema ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Agua tem que ser destilada ou agua de torneira tambem não tem problema ?

 

De torneira nem pensar....

Destilada sempre,

pode ser água de condensação de ar condicionado residencial, aquela que sai pelo dreno, se liga?

Abç

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

De torneira nem pensar....

Destilada sempre,

pode ser água de condensação de ar condicionado residencial, aquela que sai pelo dreno, se liga?

Abç

Ótima dica, vou reparar esse meu erro. 

 

sei sei, onde posso encontrar essa água destilada ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ótima dica, vou reparar esse meu erro. 

 

sei sei, onde posso encontrar essa água destilada ?

 

Autopeças, é bem baratinho...

Abç

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A informação de 7.2 L veio desse site bem legal.

 

http://wwws.br-petrobras.com.br/ns606p01/alubrax/

 

Esperando mais confirmações da galera.

o meu deu a mesma quantidade, porém, faça o teste e você vai ver que não chega nem a 6L, a não ser que o voyage seja diferente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o meu deu a mesma quantidade, porém, faça o teste e você vai ver que não chega nem a 6L, a não ser que o voyage seja diferente.

 

Não acredito que seja diferente do gol 1.6 , estranho isso , enfim.... rs

 

Pra quem tiver interessado em fazer ai vai duas recomendações.

 

1 - Não custa nada trocar se já estiver com um aspecto de velho , vai dar uma outra cara ao carro achei original por 38 reais.

 

reservatorio-de-agua-expansao-gol-voyage

 

 

2 -  Um bom aditivo orgânico é esse aqui em media custa R$ 22 litro.

 

aditivodelphi.jpg

Editado por sergiodab

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No 1.0 são 4L no sistema (Fox e G5), ainda não troquei no Voyage 1.6 da minha irmã. Tirei umas fotos, ia fazer um tutorial, mas já tem por aqui, só que sem fotos (eu acho). Melhor drenar num balde com gradação e ver. Água de torneira "serve", mas não é recomendado, 1L de destilada aqui custou 5 dilmas. Foi um pouco mais de 1,5L de aditivo e o resto água destilada. Importante: levei o dia todo pra fazer o procedimento, pois não queria correr o risco de trincar o bloco/cabeçote. Sendo assim, depois de lavar o sistema, completei com água da torneira, fechei, liguei o motor até disparar o ventilador e abrir a válvula termostática para limpar o cabeçote. Desliguei o motor e esperei esfriar, drenei a água, repeti o procedimento várias vezes durante o dia até sobrar apenas água limpa. Por último, após a última drenagem, coloquei água destilada, 1,5L de aditivo, completei com água até o mínimo, ligar o motor (vai ter muita pressão quando esquentar, pode apertar as mangueiras e ver que estão duras), abrir com cuidado o reservatório para sair o ar (a temperatura pode passar de 90º se tiver muito ar ou se colocar aditivo acima do máximo). Desligar o motor, completar até o meio, ligar o motor, tirar o ar, completar até o máximo, ligar o motor, desligar, retirar o ar (se ainda houver), completar (se baixar o nível). Observar o nível do reservatório todos os dias durante uma semana, lembrando que o ar quente deve estar ligado durante todo o procedimento.

Algumas fotos:

 

Tirei o pára-choques pra colocar o termômetro no local certo, pois fizeram o favor de deixar solto quando o seguro mandou consertar.

 

Imagem1.jpg

 

Termômetro ambiente amarrado...

 

Imagem2.jpg

 

Remover a abraçadeira da mangueira inferior com um alicate de pressão, comprei um alicate bomba d'água, mas na hora de colocar a braçadeira ele não queria ficar travado, precisei comprar o alicate de pressão.

 

Imagem3.jpg

 

Remover a mangueira de retorno para não sujar o reservatório durante a lavagem com água corrente. Tirei o meu reservatório para uma limpeza, mas aqui não tem areia nem na rua (condomínio fechado tem disso) hahahah, não ficou como novo e esqueci de comprar um novo quando fui comprar os materiais.

 

Imagem4.jpg

 

Água que estava no sistema, deu 4L no total, estava suja e fedorenta, apesar do sistema estar sem marcas de ferrugem durante a limpeza.

 

Imagem5.jpg

LFelipe curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar Agora