Luis Gustavo

Diferença 1.0 VHT vs 1.0 TEC

13 posts neste tópico

Amigos,

 

Beleza?

 

É o seguinte, tenho um Gol G6 13/14 1.0 Tec ( 5000km ) e esses dias dei uma volta em 2 gols G5 1.0 VHT, sendo um 2011 (10.000km) e o outro 2012 (25.000km), e nesses 2 gols percebi uma grande diferença de potência em comparação ao meu carro.

 

Tive a impressão que os 1.0 dos G5 são mais potentes, me parece que os giros do motor ''crescem'' mais rapido.

 

Sinto que tenho que pisar mais no meu carro para desenvolver...

 

Sei que isso pode estar relacionado ao fato de o motor do meu carro ainda não estar ''amaciado'', se é que ainda existe isso.

 

Esses 5.000km foram praticamente de estrada que rodei com o meu G6, mantendo sempre 100-130 km/h. 

 

Aos amigos que já andaram com esses 2 motores, sentiram alguma diferença? 

 

Obrigado

 

Gustavo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Posso estar enganado, mas o motor 1.0 Tec e o 1.0 VHT, são o mesmo motor EA-111. Me desculpe se eu estiver errado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se eu também não me engano.. são os mesmos, apenas com algumas modificações para melhorar ainda mais o consumo....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acredito que seja o mesmo motor, só tem modificações tipo as bobinas agora são individuais e acredito que algo pra melhorar (diminuir) o consumo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Luis Gustavo, também comprei um G6 porém achei as marchas mais curtas do que o Voyage G5 do meu sogro que costumava dirigir, como se o carro pedisse antes a troca de marcha. Você percebeu algo semelhante?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Existe uma diferença sim quanto a desempenho, se eu nao me engano no torque!

Lembro que na comparação que a revista Auto Esporte fez o G6 foi um pouco mais lerdo no 0-100km/h.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu acredito na hipotese do amaciamento sim, porem tem q analisar o peso dos carros tbm. Se todos eram completos, se carrega caixa e etc na mala, se estava no alcool ou na gaolina, etc ....  tem muitos fatores

 

Abs!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

e o mesmo motor....se nao me engano, o Tec tem algumas mudanças no coletor e Velas, Coletor do G6 e maior e não tem cabo de vela.

 

Tive um G5 2010 ...e acho meu G6 muito mais carro que meu G5

Editado por gilsonf

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

G6 é mais manco que o G5, porém gasta menos.

 

Baseado em que a afirmação?? teste de revista não vale ....

 

Tirei a febre com um G5 e não vi nada de especial

 

Abs!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Motor TEC é o mesmo EA111 mas tem umas diferenças do VHT que é o fato das bobinas das velas de ignição ser diretas a vela de ignição diferente do VHT que é a Cabo de vela ainda

motor é até 4% mais econômico e tem partidas mais rápidas 

TEC, sigla para Tecnologia de Economia de Combustível. Apesar de a potência e o torque máximo serem os mesmos do 1.0 VHT (76 cv e 10,6 mkgf, respectivamente), uma série de pequenas modificações gerou uma mudança na curva de torque entre 1.000 e 3.000 rpm
TEC emprega uma nova unidade de controle eletrônico (ECU) herdada de modelos europeus, bem mais moderna. A atualização eletrônica permitiu a instalação de um indicador de troca de marchas. A VW também implantou um novo sistema de partida a frio, com injeção de gasolina mais próxima às válvulas de admissão e um solenoide de alta precisão para controlar a injeção desse combustível, que agora ocorre de modo sincronizado com o motor. 

A Volkswagen também se empenhou em reduzir as perdas por atrito no motor 1.0 TEC. Para isso, diminuiu o peso das válvulas, mudou a constante elástica das molas, alterou diversos retentores (do comando, das próprias válvulas e do virabrequim) e aplicou uma camada de carbono nas saias dos pistões. Parte da melhoria em baixas rotações vem de um novo coletor de admissão. “Ele resultou em melhora no fluxo de ar e no enchimento dos cilindros em baixas rotações”, diz Loureiro. 

Os bicos injetores foram revistos. Melhorou o spray e com ele a formação da mistura ar-combustível. O sistema de ignição também é novo. Agora há uma bobina para cada vela, o que eliminou as perdas elétricas que ocorrem quando se usam cabos. 

Juntas, todas as mudanças tiveram como resultado um motor com funcionamento mais redondo, algo fácil de perceber em marcha lenta. Essas novas bobinas são feitas pela Eldore e vêm da Itália. A Sabó está entre os fornecedores nacionais do novo 1.0 TEC. 

A Volkswagen não informa quando, mas deve estender a aplicação do motor TEC ao Fox 1.0. 

O motor 1.6 da Volkswagen foi beneficiado apenas com parte das mudanças do 1.0. Também recebeu válvulas mais leves, retentores com menor índice de atrito para válvulas e virabrequim e mudanças na unidade de controle eletrônico.

marco pinho curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

G5 tem motor Power, mais potente, no g6 tec a curva de torque foi modificada, pro giro subir devagar e consumir menos, então ele vai mais devagar mesmo. É o mesmo motor, mas programado pra ter menor desempenho e economizar combustível 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar Agora