Entre para seguir isso  
Seguidores 0
leandrowitt

Giro a chave e nada acontece. Motor de partida não funciona..

26 posts neste tópico

Pessoal é o seguinte, tive um problema ontem com meu gol. É um gol g5 1.0 2012.

Eu estava andando com o carro normalmente e parei em um estabelecimento para comer um lanche. Após comer, entrei no carro e fui dar a partida e para minha surpresa nada aconteceu. 

Não escutei barulho de motor de partida girando nem nada, ou seja, não se escuta barulho algum. A chave simplesmente gira na ignição sem que nada aconteça e o motor de partida não funciona.

Não é bateria, pois a bateria é nova e o som, luzes, vidros elétricos estavam funcionando normalmente. Pedi para que um amigo empurrasse o carro, botei uma segunda marcha e pegou facinho no tranco sem ter que embalar muito, para que eu conseguisse pelo menos chegar em casa.

Alguém tem idéia do que pode ser isso? Dei uma pesquisada e ouvi falar sobre um Comutador de ignição, que fica no contato da chave ou talvez até mal contato ou algum fio solto do motor de partida. Porém gostaria de ter acesso a essas peças. Alguém poderia me informar onde fica o motor de partida do gol?

Estou achando que motor de partida estragado não é, pois ele faria pelo menos algum tipo de barulho.

Desde já agradeço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal é o seguinte, tive um problema ontem com meu gol. É um gol g5 1.0 2012.

Eu estava andando com o carro normalmente e parei em um estabelecimento para comer um lanche. Após comer, entrei no carro e fui dar a partida e para minha surpresa nada aconteceu. 

Não escutei barulho de motor de partida girando nem nada, ou seja, não se escuta barulho algum. A chave simplesmente gira na ignição sem que nada aconteça e o motor de partida não funciona.

Não é bateria, pois a bateria é nova e o som, luzes, vidros elétricos estavam funcionando normalmente. Pedi para que um amigo empurrasse o carro, botei uma segunda marcha e pegou facinho no tranco sem ter que embalar muito, para que eu conseguisse pelo menos chegar em casa.

Alguém tem idéia do que pode ser isso? Dei uma pesquisada e ouvi falar sobre um Comutador de ignição, que fica no contato da chave ou talvez até mal contato ou algum fio solto do motor de partida. Porém gostaria de ter acesso a essas peças. Alguém poderia me informar onde fica o motor de partida do gol?

Estou achando que motor de partida estragado não é, pois ele faria pelo menos algum tipo de barulho.

Desde já agradeço.

 

 

Leandro

 

Simples, se vc gira a chave, nada acontece, significa que não tem corrente na bateria, se vc gira a chave, e o painel acende, mais não vira o motor de arranco é bateria está fraca!

 

Bateria ser nova não diz nada, pois até BB novo morre certo? rsrsrs

 

A Bateria pode morrer aos poucos ou pode morres de vez... Isso não é normal, mais pode acontecer...

 

Abç

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se fosse bateria o painel dele ia apagar e os ponteiros iam "tremer" quando tentasse dar partida.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O motor de partida fica do lado direito de quem olha o motor (lado motorista), praticamente abaixo da bateria, pode ser apenas mau-contato em algum ponto, ou na própria bateria ou no terra do motor de partida. O terra é um fio mais grosso que vai dele pro chassis do carro, dá pra vê-lo sem maiores problemas, mas mangueiras do arrefecimento passam perto dele tb.

 

Clóvis, se fosse alternador, a bateria não seria carregada, como ele disse que os componentes elétricos funcionam,significa que ela tem carga. Mas é possível que seja menos carga que o necessário à partida, mesmo sendo nova. O alternador só entra em funcionamento a partir do momento em que o motor começa a funcionar.

Editado por rossisolrac

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pode parecer irrisório, mais já viu se os cabos da bateria estão firmes nos bornes da mesma? Estão com zinabre?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se fosse bateria o painel dele ia apagar e os ponteiros iam "tremer" quando tentasse dar partida.

 

Nem sempre isso acontece....

 

As vezes a bateria, por conta da falta de acido sulfúrico, colam as placas de chumbo, ocasionando a perda completa da carga repentinamente.

Pode parecer irrisório, mais já viu se os cabos da bateria estão firmes nos bornes da mesma? Estão com zinabre?

 

Bem Lembrado Murilo!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nem sempre isso acontece....

 

As vezes a bateria, por conta da falta de acido sulfúrico, colam as placas de chumbo, ocasionando a perda completa da carga repentinamente.

 

Se a bateria tiver uma "perda completa" ele não conseguirá acender as lâmpadas e buzinar como mencionado. Se a perda for completa nem o painel irá acender, agora se tiver com pouca carga ao tentar dar partida o painel irá apagar e os ponteiros tremer, procedimento padrão do painel ao retornar de um estado onde não havia tensão, além de perder a programação dos vidros.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se a bateria tiver uma "perda completa" ele não conseguirá acender as lâmpadas e buzinar como mencionado. Se a perda for completa nem o painel irá acender, agora se tiver com pouca carga ao tentar dar partida o painel irá apagar e os ponteiros tremer, procedimento padrão do painel ao retornar de um estado onde não havia tensão, além de perder a programação dos vidros.

 

Isso mesmo!

Veja as palavras do amigo que postou lá em cima:

 

entrei no carro e fui dar a partida e para minha surpresa"nada aconteceu". 

Não escutei barulho de motor de partida girando "nem nada", ou seja, não se escuta barulho algum. "A chave simplesmente gira na ignição sem que nada aconteça" e o motor de partida não funciona.

 

Se não funciona nada a bateria já era!

não concorda?

anselmo curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ah, entendi.

 

Me enganei, no trecho "e o som, luzes, vidros elétricos estavam funcionando normalmente." eu tinha entendido que estava tudo funcionando mas o motor de partida não se movia.

 

Foi apenas um erro de interpretação.

 

Concordo com você, a batería miou rs

 

Obrigado.

HildegardoPS curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ah, entendi.

 

Me enganei, no trecho "e o som, luzes, vidros elétricos estavam funcionando normalmente." eu tinha entendido que estava tudo funcionando mas o motor de partida não se movia.

 

Foi apenas um erro de interpretação.

 

Concordo com você, a batería miou rs

 

Obrigado.

 

Kkkk Verdade!

 

Abraço Anselmo!

anselmo curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

coloca um multimetro nessa bateria pra checar sua voltagem , mas isso também não quer dizer muita coisa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal meu carro aconteceu a mesma coisa e era bateria ruim mesmo. É bom também o amigo com o problema checar o alternador, pois no meu caso além de a bateria estar ruim, o alternador não dava o pico de corrente que se espera no acionamento do motor. Meu carro chegou a esse estado por causa do som que eu tinha na mala.

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas respostas amigos. Para eliminar a possibilidade de ser bateria eu retirei a bateria original do voyage 1.6 de 65ah que estava funcionando normalmente e testei no gol, mas aconteceu a mesma coisa. As luzes do painel de instrumentos acendem norlmalmente, os vidros abrem e fecham, o som está funcionando tudo normal. Porem quando vou dar a partida nada acontece. A chave gira lisa sem dar o arranque no motor de partida.  Vou fazer as verificações sugeridas pelos colegas!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas respostas amigos. Para eliminar a possibilidade de ser bateria eu retirei a bateria original do voyage 1.6 de 65ah que estava funcionando normalmente e testei no gol, mas aconteceu a mesma coisa. As luzes do painel de instrumentos acendem norlmalmente, os vidros abrem e fecham, o som está funcionando tudo normal. Porem quando vou dar a partida nada acontece. A chave gira lisa sem dar o arranque no motor de partida.  Vou fazer as verificações sugeridas pelos colegas!

 

Nos mantenha informados!

Abç

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas respostas amigos. Para eliminar a possibilidade de ser bateria eu retirei a bateria original do voyage 1.6 de 65ah que estava funcionando normalmente e testei no gol, mas aconteceu a mesma coisa. As luzes do painel de instrumentos acendem norlmalmente, os vidros abrem e fecham, o som está funcionando tudo normal. Porem quando vou dar a partida nada acontece. A chave gira lisa sem dar o arranque no motor de partida.  Vou fazer as verificações sugeridas pelos colegas!

 

Bom velho, pode ser algum fio do motor de arranque que se rompeu. Com o calor acabam se ressecando, e do nada racha mesmo.

 

Tem um sensor tbm, o sensor de fase, esse não tem meio termo, ou funciona ou não, não existe intermitencia .... Não lembro se é o de fase ou rotação, mas o carro não liga mesmo, nem sinal de arranque dá. Passa um scanner que aparece

 

 

 

Abs!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Senhores, eis que consegui resolver o problema. Retirei o volante do carro com um chave catraca com adaptador 24mm para soltar a polca que prende a direção, após isso tirei aquela proteção de plástico que envolve as setas do pisca e luz alta , então fui verificar como estava o miolo da chave e o problema estava ali, o comutador de ignição que é aquela peça eletronica que fica atrás do miolo estava meio solto (afastado do miolo), então eu retirei ele, verifiquei e coloquei no lugar novamente apertando bem os encaixes e os dois parafusinhos que seguram o comutador no miolo. Só que para conseguir retirar o comutador eu precisei soltar um um conector grande cor de rosa, que na minha cabeça, parecia ser um conector responsável pelas  as funções das setas, tanto de pisco como de luz alta, depois acabei colocando ele no lugar quando fiz a montagem de tudo. Para minha surpresa quando girei a chave o motor bateu arranque e pegou na hora, mas quando fui dar uma volta com o carro, percebi que havia adquirido outro problema. Não sei se foi em funçao de ter tirado a bateria para efetuar os testes ou em função de ter retirado esse conector rosa, mas o ponteiro do marcador de combustível está oscilando muito mesmo com o veículo parado, o marcador de velocidade não sai do zero e o odômetro não funciona também. Somente o conta giros está funcionando. 

Alguém tem alguma ideia do que pode ter ocorrido?

Abraços a todos

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Senhores, eis que consegui resolver o problema. Retirei o volante do carro com um chave catraca com adaptador 24mm para soltar a polca que prende a direção, após isso tirei aquela proteção de plástico que envolve as setas do pisca e luz alta , então fui verificar como estava o miolo da chave e o problema estava ali, o comutador de ignição que é aquela peça eletronica que fica atrás do miolo estava meio solto (afastado do miolo), então eu retirei ele, verifiquei e coloquei no lugar novamente apertando bem os encaixes e os dois parafusinhos que seguram o comutador no miolo. Só que para conseguir retirar o comutador eu precisei soltar um um conector grande cor de rosa, que na minha cabeça, parecia ser um conector responsável pelas  as funções das setas, tanto de pisco como de luz alta, depois acabei colocando ele no lugar quando fiz a montagem de tudo. Para minha surpresa quando girei a chave o motor bateu arranque e pegou na hora, mas quando fui dar uma volta com o carro, percebi que havia adquirido outro problema. Não sei se foi em funçao de ter tirado a bateria para efetuar os testes ou em função de ter retirado esse conector rosa, mas o ponteiro do marcador de combustível está oscilando muito mesmo com o veículo parado, o marcador de velocidade não sai do zero e o odômetro não funciona também. Somente o conta giros está funcionando. 

Alguém tem alguma ideia do que pode ter ocorrido?

Abraços a todos

 

 

Desliga o carro por 3 segundos e religa-o. É um bug do painel. O meu acontecia isso. Resolvi trocando o sensor de velocidade, que fica na caixa de marcha.

 

Dá um p... trabalho pra alcançar a peça, pois fica bem embaixo, precisa de uma torx beeem longa, pois o local é de difícil acesso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Desliga o carro por 3 segundos e religa-o. É um bug do painel. O meu acontecia isso. Resolvi trocando o sensor de velocidade, que fica na caixa de marcha.

 

Dá um p... trabalho pra alcançar a peça, pois fica bem embaixo, precisa de uma torx beeem longa, pois o local é de difícil acesso.

Olha, o que me deixou com a pulga atrás da orelha é que esse problema não acontecia antes. Achei muita coincidência ter acontecido justamente após eu ter encaixado o comutador de ignição novamente. Já desliguei, ligue, tirei a bateria por algum tempo, fiz de tudo.. mas também acho muito estranho os dois sensores terem ido pro brejo.. o de velocidade e o de  nivel de combustível.. O de velocidade realmente é de difícil acesso..eu estava dando uma olhada nele ontem pra ver se podia ser mal contato, mas só consegui encostar e dar uma "mexida" nele, nem retirar a peça eu consegui, pois o conector precisa ser retirado com auxilio de alguma chave como alavanca. 

Será que em virtude de eu ter tirado aquele conector ROSA do painel que fica dentro da proteção plástica preta atrás do volante na hora que eu fui ver o comutador não desregulou alguma coisa e necessita de scanner para ajustar a configuração padrão? Já verifiquei até a caixa de fusíveis e todos estão aparentemente ok.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olha, o que me deixou com a pulga atrás da orelha é que esse problema não acontecia antes. Achei muita coincidência ter acontecido justamente após eu ter encaixado o comutador de ignição novamente. Já desliguei, ligue, tirei a bateria por algum tempo, fiz de tudo.. mas também acho muito estranho os dois sensores terem ido pro brejo.. o de velocidade e o de  nivel de combustível.. O de velocidade realmente é de difícil acesso..eu estava dando uma olhada nele ontem pra ver se podia ser mal contato, mas só consegui encostar e dar uma "mexida" nele, nem retirar a peça eu consegui, pois o conector precisa ser retirado com auxilio de alguma chave como alavanca. 

Será que em virtude de eu ter tirado aquele conector ROSA do painel que fica dentro da proteção plástica preta atrás do volante na hora que eu fui ver o comutador não desregulou alguma coisa e necessita de scanner para ajustar a configuração padrão? Já verifiquei até a caixa de fusíveis e todos estão aparentemente ok.

 

Basta retirar o conector do painel de instrumentos e colocar novamente, mais apertado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Basta retirar o conector do painel de instrumentos e colocar novamente, mais apertado

Vou testar essa ultima dica para ver se consigo resolver o problema. Obrigado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Retirei o painel, aproveitei para fazer uma limpeza, tirei o conector e após um tempo liguei de novo e o problema permanece. Conta giros funciona, mas odômetro e velocimetro não. Alguém faz ideia do que pode ser?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Retirei o painel, desliguei o conector do painel de instrumentos, já aproveitei para fazer uma boa limpeza com o pincel removendo a sujeira, deixei algum tempo desligado e liguei novamente. Para minha surpresa, nada acontenceu. Continua o mesmo defeito.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu já ia falar pra verificar esse comutador, tô achando que no meu carro ele também está com defeito, pois tá dando umas panes esquisitas. Quanto ao seu problema, verifica a caixad e fusíveis, pelo manual deve ter algum relacionado às funções do painel. Me diz uma coisa: mexeu no comutador com a bateria plugada? Pode ter dado curto, mas nunca se sabe, experimenta tirar a bateria de novo por uns 30 minutos, depois que reconectar, coloca a chave na posição 2 (painel ligado) por 30 segundos, volta pra posição 1 (painel apagado), depois pra posição de painel ligado novamente.

Caso tenha tentado mexer no sensor de velociade, verifique se não deixou folgado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá Leandrowitt! Tenho um GOL G5 2009. Estou com o mesmo problema! Ou seja, vidro elétrico, ventilador e luzes tudo funciona, mas ao virar completamente a chave o motor de partida não é acionado. Vou seguir as dicas de vocês aqui postadas! Assim que resolver, informarei aqui qual foi a solução.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar Agora
Entre para seguir isso  
Seguidores 0