Tem muita gente falando coisas erradas nesse tópico, mas vou tentar esclarecer.
A gasolina aditivada é a mesma gasolina comum com acréscimo de detergentes e dispersantes, ambas possuem a mesma octanagem que é 87, ambas tem teor de enxofre de 800ppm(partes por milhão). A gasolina aditivada serve para manter o sistema limpo, principalmente os bicos injetores, o carro não anda mais e nem grila menos com este combustível, quem nota isso sofre o efeito placebo. Apesar do nome sugestivo a gasolina shell v-power é uma simples gasolina aditivada, não confundam com a ''v-power racing'' esta não existe mais que eu saiba.
Existe também a gasolina do tipo premium, esse tipo deve ter no mínimo 91 octanas, a ipiranga original premium e a petrobras podium são exemplos desse tipo de combustível.
No caso da podium possui octanagem de 95 e teor de enxofre de 30ppm, é uma gasolina super limpa, não envelhece fácil, possui álcool na sua composição conforme manda a lei vigente.
Eu estou usando no meu carro a premium da ipiranga pra ver se melhora a pré detonação, mas ainda não notei diferença, aqui na minha cidade custa R$ 3,00 o litro contra 3,33 da podium.
Já o álcool, esse sim melhora muito o desempenho do carro, o motor enche mais rápido e ronca mais grosso, porém o consumo é muito alto, na minha cidade é inviável. Dizem os mecânicos que os carros flex que rodam somente com álcool sofrem mais com problemas de oxidação, os bicos sujam mais a bomba desgasta mais rápido as velas desgastam mais e as vezes fica ruim sua retirada devido a oxidação das mesmas, segundo o Alexandre da oficina high torque de BH se você quer ferrar seu motor use álcool, deem uma olhada no canal dele do you tube adg0068 ele tem uma das melhores oficinas do Brasil, muitos vídeos mostrando tudo passo a passo.
No site da Petrobras no Faq tem bastante coisa sobre combustível, lá se esclarece muitas dúvidas.
Espero ter ajudado o pessoal.