felipencs
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Amigo, esses sintomas de consumo alto e essa facilidade do carro morrer, com certeza evidenciam algum problema.
O mais correto é vc levar esse carro até um mecânico para um diagnóstico preciso.
Quanto à correia, veja que o manual do meu carro diz que ela deve ser trocada aos 120 000 km ou 4 anos e meio. Muita gente gosta de trocar a correia precocemente, em algo em torno de 40 000 km, o que eu só acho necessário em carros que rodam frequentemente em estrada não pavimentada. No mais, o manual é a lei do carro.
E observe que o no seu caso, o prazo de quatro anos e meio já passou, portanto ela deve ser trocada, juntamente com o tensor. Será que essa correia não "quebrou" um dente e saiu fora do ponto? Pode ser a causa dos seus problemas, como pode também não ser.
Pode ser alguma coisa na injeção eletrônica, como bicos entupidos, mas se vc troca filtro de combustível religiosamente é difícil... Mas pode ser.
Pode também ser algum problema de ignição. Velas devem ser trocadas por volta de 40 000 km. Os cabos e a bobina devem também ser analisados.
Na pior das hipóteses uma junta de motor, enfim, só um mecânico mesmo olhando seu carro pra verificar o que é.
Mas como eu disse, sem dúvidas a sua correia deve ser trocada, em razão do tempo (4 anos e seis meses).
Eu utilizaria uma correia genuína, comprada em concessionária, para evitar ao máximo problemas de barulhos depois de instalada. Não é uma peça muito cara. Mas também há peças de qualidade no mercado paralelo.
Caramba. Obrigado pela complexidade da resposta @Filipe Sta_Catarina. São muitas hipóteses pelo visto heheh
Agora meu problema passa a ser achar um mecânico de confiança aqui em Santos/SP.
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Boa tarde galera, tudo bem?
Depois de quase 2 anos acompanhando o fórum anonimamente, hoje chegou a hora em que eu preciso da ajuda dos mais experientes hehehe
Tenho um Gol power 1.6 2009/2010 que peguei de um parente há uns 2 anos, e essa pessoa havia feito as revisões até 50.000 km nas concessionárias.
Pelo que andei lendo no fórum, já tive alguns dos problemas crônicos: Condensadora do A/C furada, e o famoso TEC TEC TEC que o motor faz quando liga, que na próxima troca de óleo vou atentar para o filtro com a vedaçãozinha.
Acontece que de uns tempos pra cá, percebo que meu golzinho anda consumindo MUITO combustível. Quando digo muito, quero dizer mais ou menos 5km/l no álcool e 6 e pouco, quase 7 na gasolina, em uso 100% urbano, abastecendo sempre no posto de confiança e dirigindo conforme manda a cartilha do poupador de combustível.
Além disso, com o a/c ligado, ao pisar na embreagem com o carro ainda em movimento enquanto breco para parar em um sinal, por exemplo, a rotação do motor cai tão repentinamente que ele chega a chacoalhar como se fosse morrer por um instante, e inclusive já morreu em 2 oportunidades, enquanto ainda estava frio.
O carro hoje está com 71.000 Km, e desde que eu peguei ele, faço somente as trocas de óleo e filtros religiosamente.
Vocês podem me indicar o que eu posso fazer para tentar resolver esses problemas, bem como outras providências que devem ser tomadas com relação ao motor para prolongar sua vida útil, tipo, troca de correia e etc?
Agradeço muito aos que investirem um pouco do tempo pra me ajudar.
em Mecânica e Manutenção
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Galera, mais uma vez, obrigado pelos comentários de vocês. Vou levar tudo isso em consideração quando for fazer a revisão.
Graças à dica do amigo @biguia, descobri que o cara que ganhou o título de melhor reparador de autos do Brasil tem uma oficina a menos de 1KM do meu trabalho. Alguma dúvida se é lá que eu vou? hehehe
http://www.oficinabrasil.com.br/especial/4463-gp-motorcraft-evento-pioneiro-do-setor-estreita-lacos-entre-montadora-e-reparadores
Abraço a todos.