gildasio30

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  1. gildasio30 curtiu https://forum.g5g6.club/topic/9436-tem-um-barulho-irritante-no-seu-carro-aprenda-a-identific%C3%A1-lo/#comment-181091 de uma resposta no tópico em Tem um barulho irritante no seu carro? Aprenda a identificá-lo   
    14/04/2014 13h03 - Atualizado em 14/04/2014 14h53
    Tem um barulho irritante no seu carro? Aprenda a identificá-lo Motorista deve ser parceiro do mecânico e explicar quando surge o ruído.
    Barulhos na dianteira são comuns porque lá a suspensão é mais exigida.   Denis MarumEspecial para o G1
      17 comentários Folga na fixação dos amortecedores é um
    dos barulhos que podem surgir quando o
    carro passa em uma lombada
    (Foto: Divulgação/Prefeitura de Ituiutaba) Depois de dois anos de uso e dependendo do asfalto de sua cidade, alguns barulhos começam a surgir no carro. Uns são fáceis de serem identificados, outros exigem várias horas de pesquisa e trabalho. Para acabar com eles, não peça para outra pessoa levar o carro ao mecânico: as informações do motorista são cruciais para achar a origem do ruído.
    É preciso relatar em que situação ele ocorre, se é em subidas, descidas, esterçando para direita ou esquerda, em velocidade ou devagar, na saída ou parando, com o carro quente ou frio, na retomada ou reduzindo a velocidade, quando você passa em lombadas ou valetas...
     Seja parceiro do seu mecânico: dê uma volta junto com ele até que o barulho aconteça. É bom que ele escute e identifique o tipo de barulho: na "língua" dos mecânicos existem rangidos, estalos, ferro com ferro, click, entre outros tipos.
    Veja abaixo os ruídos mais comuns, como eles se manifestam e o que podem significar.
    BARULHOS NA DIANTEIRA
    São os mais comuns, até porque o peso do motor exige mais da suspensão dianteira. Os problemas mais frequentes dizem respeito a amortecedores, molas, bandejas, pivôs e buchas da barra estabilizadora. São ruídos comuns e facilmente identificados através de uma inspeção visual.
    saiba mais Saiba diferenças entre enceramento, polimento e cristalização 10 cuidados para manter o carro impecável Leia todas as colunas Oficina do G1 Os ruídos intermitentes estão relacionados a determinadas situações, como torções, subidas, valetas ou mesmo a combinação delas. Confira exemplos:
    1) Pinos do cavalete das pinças de freio. Geralmente o ruído acontece quando você pisa no freio levemente.
    2) Folga na fixação dos amortecedores: tambémacontece quando esterçamos o volante e passamos em lombada ou valeta.
    3) Coxim do motor quebrado. Dependendo de cada modelo, o motor é apoiado por três ou quatro coxins. Ao passamos em buracos, o peso do motor recai sobre seus apoios; quando um deles esta quebrado, escuta-se um ruído grave. O motivo pode ser identificado visualmente ou provocando a torção motor, puxando o freio de mão e tentando movimentar o veículo para frente ou para trás.
    4) Bieleta com folga. Esta peça da suspensão dianteira costuma não aparentar problema quando inspecionada visualmente. A maneira de identificar o defeito é retirá-la da suspensão e dar uma volta com o carro em baixa velocidade. Se o barulho sumir, é de bom substituir o par.
    Folga na trava do encosto do banco traseiro
    costuma fazer barulho quando ele está vazio
    (Foto: Denis Marum/G1) BARULHOS NA TRASEIRA
    Na parte de trás do carro existem barulhos tradicionais como os de amortecedores sem ação, molas quebradas, escapamento solto, folga na fixação do estepe e macaco, tampão traseiro dos alto-falantes.
    Os mais difíceis de descobrir são:
    1) Folga na fechadura da tampa da mala: a tampa traseira fica batendo. Existem alguns batentes de borracha na tampa traseira que, muitas vezes, caem, deixando a tampa com folga. Uma regulagem resolve.
    2) Pontos de solda soltos na lataria. Apesar de raros, eles costumam deixar qualquer mecânico louco. Geralmente o problema ocorre em veículos que sofreram grandes colisões.
    3) Folga na trava do encosto do banco traseiro.Este barulho só ocorre quando o banco está vazio; se alguém se sentar, o barulho some. Nestes casos, apesar de ser ilegal, alguns mecânicos chegam andar em ruas de paralelepípedo dentro do porta malas para identificar pontualmente o local do barulho...
    Ruído na porta pode estar ligado a desgaste
    nos pinos (Foto: Denis Marum/G1) BARULHOS NO MEIO DO CARRO
    Esta região tem poucos focos de barulho, porém não menos chatos de serem identificados. Os mais comuns ocorrem dentro das portas, geralmente devido a instalações mal feitas como alto-falantes soltos e módulos e acabamentos mal fixados. Carros blindados são as maiores vítimas.
    Os causadores de ruídos no meio do carro mais difíceis de serem desvendados são:

    1) Pinos de porta com desgaste: eles ocorrem em veículos com portas grandes e pesadas. Geralmente o barulho se confunde com um barulho na coluna ou mesmo na suspensão. Para identificá-los é necessário andar a 5 km/h em rua esburacada (e vazia) e abrir a porta em 10 centímetros: se o barulho parar, será necessário substituir os pinos. Às vezes uma regulagem na fechadura resolve.
    2) Bancos dianteiros. Atingem principalmente o do passageiro, geralmente quando está vazio. As causas são folgas no trilho ou no encosto de cabeça.
    3) Fixadores do cinto de segurança na coluna: eles também costumam fazer barulhos intermitentes.
    Lembre-se: um veículo possui milhares de peças que podem causar barulhos intermitentes. Procurar uma oficina especializada em determinada marca é interessante, pois a experiência poderá encurtar o tempo de permanência do veículo na oficina.
     

    Dono de oficina em São Paulo, Denis Marum é formado em engenharia mecânica e tem 29 anos de experiência com automóveis. Nesta coluna no G1, dá dicas sobre cuidados com o carro.
     
       
  2. gildasio30 curtiu https://forum.g5g6.club/topic/8259-esquema-de-liga%C3%A7%C3%A3o-sistema-isystem-gol-g6/#comment-167140 de uma resposta no tópico em Esquema de Ligação Sistema Isystem Gol G6   
    Bom dia galera,
    Meu gol é um gol Trend 2013, o comprei por meados de Maio 2013, e veio somente com a preparação do som, como o valor do Gol Itrend ficava um pouco fora do meu orçamento decidi comprar o trend e fazer alguns upgrades, comecei com o sistema de som Isystem. 
     
    Comprei o som pelo Mercado Livre, paguei R$350,00 um valor bem abaixo do que a ccs pediu que foi cerca de 1,300.00 instalado, e também comprei a moldura do Itrend, na ccs mesmo da minha cidade ela custou R$59,00 demorou cerca de 15 dias para chegar, também tive que comprar um chicote do radio separado pois o meu veio sem, custou R$35,00.
     
    Depois de muito quebrar a cabeça,consegui ligar o radio, mas ele desligava de 20 em 20 min e não ligava a iluminação. procurei por alguns profissionais e nenhum profissional instalador de som, nem na css conseguirem fazer funcionar o dito som, estava quase desistindo, e comecei a pesquisar na internet e uma solução muito simples fez o funcionar. uma loja especializada chegou a querer cobrar R$500,00 para instalar ele no meu carro, informando que iam precisar de interfaces e um monte de bla bla bla, tudo balela, eu mesmo instalei, e gastei R$2,30 e pouco mais de meia hora. 
     
    vou resumir para vocês que possuem o Golzinho G6 Trend e querem instalar o Som do Itrend, como deve ligar para funcionar perfeitamente, no meu caso que tenho o sensor original de fábrica, também funciona no radio! 
     
    este som funciona com 3 positivos, (pós chave e safe e positivo direto) junte todos estes fios no positivo direto, para que também o som funcione sem a chave na ignição) isole. 
     
    existe dois cabos ( CAN + E CAN ) este som necessita ser ligado no CanBus do veículo e todos os carros acima de 98 possuem Canbus, se lhe informarem que seu carro não possui Rede Can é mentira. 
    Na tomadinha onde é passado o scanner do carro existem dois fiozinhos, um laranja e um laranja com preto, estes são os fios do canbus, passe um fio de 2hz, por traz do painel, e por debaixo do tapete afim que faça chegar até a tomadinha, eu fiz um pingo de estanho e liguei direto atras da tomada, sem danificar nenhum fio, para fins de garantia, 
    una os cabos do radio (CAN + E CAN ) a este fio que você passou até a tomada, e ligue neles, faça o teste ligando os faróis, se acender a iluminação do radio está correta a ligação se não é só inverter, não tem problema nenhum. 
    A Tomadinha para quem não sabe fica do lado esquerdo,  abaixo da caixa de fusível.
     
    está pronto, só isolar todos os cabos para não passar nenhuma tensão errada e empurrar o som pro lugar certo e já eras! ta feito, da pra fazer na garagem de boa. você só vai precisar de um estilete, fita isolante e um pouquinho de conhecimento de elétrica para não fazer nada errado, mas seguindo este passo a passo ele funcionará, sem a necessidade de interface, comando de som no volante nem nada, 
     
    caso alguém tenha o sensor original do carro, ele aparecerá no radio o carro com os obstáculos sem necessidade de ligação nenhuma no som do carro, o Cambus passa estas informações para o som. 
     
    IMPORTANTE, SE VOCÊ NÃO TEM NOÇÃO NENHUMA DE ELÉTRICA, OU DE ESQUEMA DE LIGAÇÃO DE RÁDIOS NÃO TENTE FAZER ISTO EM CASA, PROCURE UM PROFISSIONAL CAPACITADO, QUALQUER COISA FEITA ERRADA PODE DANIFICAR A CENTRAL ELETRICA DO SEU CARRO, AÍ O PREJÚ É GRANDE! 
     
    QUALQUER DÚVIDA ESTOU A DISPOSIÇÃO, 
     
    espero que este tópico ajude, pois ví uma galera aí com o mesmo problema que eu tive! 
     
    um abraço aí pessoal. vou postar fotos do esquema em seguida
     
     
  3. gildasio30 curtiu https://forum.g5g6.club/topic/5966-manuais-e-esquemas-do-novo-gol/#comment-137220 de uma resposta no tópico em Manuais E Esquemas Do Novo Gol   
    Manual Técnico em espanhol Gol G5:
    Características Técnicas y ConstructivasNuevo Gol.pdf
     
    Manual de Serviço Gol G5:
    Manual de Serviço Gol G5.pdf 
     
    Manual de Intruções em espanhol:
    dispositivos de seguridad .pdf  uso.pdf  consejose practicos.pdf 
    datos tecnicos .pdf 
     
    Manual de Manutenção Gol 2009:
    95618004-Manual-de-Manutencao-Gol-MY2009.pdf
     
    Manual de Reparos Carroceria Gol 2009:
    95619284-Manual-de-Reparos-Carroceria-Gol-MY-2009.pdf
     
    Manual de codificação do rádio original:

    Diagrama - Conector rádio:
    Diagrama - Conector rádio.pdf
     
    Troca da Correia Dentada,
    Esquema elétrico da Central de Conforto e Conveniência,
    Esquema elétrico da Central Motor 1.6 ME 7.5.30,
    Esquema elétrico do Painel de Instrumentos,
    Esquema elétrico do Rádio,
    Como instalar uma Central de Conforto e Conveniência usada
    e muito mais, tudo junto no livro (dividido em duas partes):
    gol g5 videocarro 1-121.pdf 
    gol g5 videocarro 122-244.pdf 
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    Esquemas Elétricos do Gol 2008 (G5) #NOVO#
    Ar-condicionado , CCNA,CCRA,CFZA 2008.pdf Ar-condicionado , CCNA,CCRA,CFZA,CPBA 2008.pdf Equipamento básico 2008.pdf Equipamento básico 2009 parte 1.pdf Equipamento básico 2009 parte 2.pdf Espelho retrovisor direito com memória para marcha à ré 2011.pdf Esquema motor 1.0 Gol 2009 parte 1.pdf Esquema motor 1.0 Gol 2009 parte 2.pdf Esquema motor 1.6 1.0 2008.pdf falta organizar o restante       Esquemas Elétricos do Gol 2012 (G5/G6) #NOVO#
    Acionamento elétrico do vidro, deslizamento do vidro tras. 2013.pdf
    Ar-condicionado 2013.pdf
    Coming Home 2013.pdf
    Equipamento básico 2013.pdf
    Espelho retrovisor direito com memória para marcha à ré 2013.pdf
    Farol de neblina e lanternas de neblina 2013.pdf
    Farol duplo 2013.pdf
    Fusíveis 2013.pdf
    Interruptor de luzes 2013.pdf
    Motor de 1,6 l , CCRA 2013_parte 1.pdf
    Motor de 1,6 l , CCRA 2013_parte 2.pdf
    Motor de 1,0 l , CPBA 2013.pdf
    Pontos de Massa 2013.pdf
    Rádio 2013.pdf
    Relés 2013.pdf
    Sensor para auxílio de estacionamento (PDC) 2013.pdf
    Sistema anti-bloqueio (ABS) 2013.pdf
    Sistema do Airbag 2013.pdf
    Sistema do limpador e lavador e desembaçador 2013.pdf
    Sistema Interativo 2013.pdf
    Transmissão manual automatizada , CCRA,CFZA 2013.pdf
    Travamento central 2013.pdf
    Unidade de controle da rede de bordo 2013.pdf
    Unidades de controle 2013.pdf
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    Esquemas Elétricos do Gol 2014 (G6) #NOVO#
    Acionamento elétrico do vidro, deslizamento do vidro tras. 2014.pdf
    Ar-condicionado 2014.pdf
    Coming Home 2014.pdf
    Equipamento básico 2014.pdf
    Espelho retrovisor direito com memória para marcha à ré 2014.pdf
    Farol de neblina e lanternas de neblina 2014.pdf
    Farol duplo 2014.pdf
    Interruptor de luzes 2014.pdf
    Localização de Fusíveis 2014.pdf
    Motor de 1,6 l , CCRA 2014.pdf
    Motor de 1,6 l , CFZA 2014.pdf
    Motor de 1,6 l , CNXA 2014.pdf
    Motor de 1,6 l , CWSA 2014.pdf
    Pontos de massa 2014.pdf
    Preparação para rádio 2014.pdf
    Rádio 2014.pdf
    Relés 2014.pdf
    Sensor para auxílio de estacionamento (PDC) 2014.pdf
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    Sistema anti-bloqueio (ABS) com programa eletrônico de estabilidade (ESP) , CNXA,CWSA 2014.pdf
    Sistema do Airbag 2014.pdf
    Sistema do limpador e lavador e desembaçador 2014.pdf
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    Diagrama - Volante Multifunção (MFSW).pdf
    1.6 e 1.0 CCNA e CCRA até 2009.pdf
    Esquema motor 1.6 Gol 2009 parte 1.pdf
    Esquema motor 1.6 Gol 2009 parte 2.pdf
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    Motor 1,6 l , CCRA 2009 parte 1.pdf
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    Motor 1.0 CCNA e 1.6 CCRA 2008.pdf
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    Sensor para auxílio de estacionamento (PDC) 2009.pdf
    Sistema anti-bloqueio (ABS) 2008.pdf
    Sistema conforto 2008 parte 1.pdf
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  4. HildegardoPS curtiu https://forum.g5g6.club/topic/10379-novato-atrasado/#comment-191290 de uma resposta no tópico em Novato atrasado   
    Boa noite pessoal, meu nome é Gildasio, participo do fórum ja faz alguns meses, mas ainda não havia me apresentado! Esse tem sido um bom lugar para trocar informações!
  5. gildasio30 curtiu https://forum.g5g6.club/topic/10379-novato-atrasado/#comment-191294 de uma resposta no tópico em Novato atrasado   
    Seja bem vindo parceiro!
    Que bom que está se sentindo a vontade no fórum!
    Abraço!
  6. HildegardoPS curtiu https://forum.g5g6.club/topic/10379-novato-atrasado/#comment-191290 de uma resposta no tópico em Novato atrasado   
    Boa noite pessoal, meu nome é Gildasio, participo do fórum ja faz alguns meses, mas ainda não havia me apresentado! Esse tem sido um bom lugar para trocar informações!