Diego Gasparoto

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Histórico de Reputação

  1. Diego Gasparoto curtiu https://forum.g5g6.club/topic/3479-correiasalternador-e-dentada-problemas-d%C3%BAvidas-discuta-aqui/?page=10#comment-199532 de uma resposta no tópico em Correias(Alternador e Dentada) - Problemas, Dúvidas - Discuta Aqui   
    Amigo isso depende...
    No próprio manual, não me lembro se do Gol ou outro carro, menciona que se roda em estrada empoeirada e condições semelhantes precisa reduzir o prazo de troca sim. Mesma coisa o óleo e o uso severo (trajetos muito curtos, motor sempre frio, condições de tração de carga, táxi, trânsito anda-e-para todos os dias, etc).
    Pode fazer uma inspeção visual periódica, ver o aspecto da correia, se há desgaste nos dentes e aquele barulho característico durante o funcionamento a frio. 
    Muita gente não concorda, mas eu detesto o excesso de zelo com máquinas (embora goste de carros), porque é influência de "empurroterapia" e marketing... Do tipo trocar óleo com 5 mil km em 6 meses (mesmo sem uso verdadeiramente severo. Há pessoas que "se orgulham" de usar o carro só em rodovia e trocar óleo com 5 mil), trocar correia com 40 mil por indicação de mecânico sabichão, adicionar aditivos em óleo, etc. É tudo dinheiro fora numa ilusão de "melhorar mais" ou "proteger mais". Soa algo como colocar capas nos bancos para que estejam impecáveis e limpos para o próximo dono do carro. Não entra na minha cabeça isso, mas respeito quem goste dessas práticas, reitero. 
    O que mais me intriga, entretanto, é usar o carro por apenas 40 mil km, 60 mil km, e nesse período gastar bastante dinheiro extra com aditivo, a dita limpeza de bico, correia, óleo a cada 5 mil e entregar o carro depois de 2 anos por merreca na troca por outro novo.
     
    Enfim, a despeito de tudo isso, a troca da correia demanda uma análise do seu uso. Se pega poeira, minério, dentre outras condições dessa espécie, bem como se sua região é quente demais, se fica no trânsito parado, se utiliza o carro frequentemente em altas rotações, se o uso é severo (motor sempre frio, tração, táxi, anda-e-para), tudo isso indica que a correia deve ser trocada em prazo menor àquele de 120 000 km do manual. 
    Se pretende ficar com o carro até 80 mil ou pouco mais, não troque (a não ser que se encaixe numa das condições que mencionei, ou esteja fazendo barulho, ou esteja com aspecto de ressecada, dentes gastos, etc). Se pretende ficar bastante tempo com o carro, é inteligente prevenir e trocar a correia cedo, por volta dos 80 mil km ou uns 4 anos. 
    Um outro problema que surge, é que troca de correia é o tipo de serviço que muitos mecânicos não sabem fazer corretamente. Frequentemente fazem aquela marquinha de tinta pra se basear e não utilizam a marcação correta do motor do carro... 
    Meu outro carro tem corrente (Honda). É uma coisa a menos pra ter dor de cabeça. 
    Abraço