marco pinho

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  1. marco pinho curtiu https://forum.g5g6.club/topic/8690-diferen%C3%A7a-10-vht-vs-10-tec/#comment-218175 de uma resposta no tópico em Diferença 1.0 VHT vs 1.0 TEC   
    Motor TEC é o mesmo EA111 mas tem umas diferenças do VHT que é o fato das bobinas das velas de ignição ser diretas a vela de ignição diferente do VHT que é a Cabo de vela ainda
    motor é até 4% mais econômico e tem partidas mais rápidas 
    TEC, sigla para Tecnologia de Economia de Combustível. Apesar de a potência e o torque máximo serem os mesmos do 1.0 VHT (76 cv e 10,6 mkgf, respectivamente), uma série de pequenas modificações gerou uma mudança na curva de torque entre 1.000 e 3.000 rpm
    TEC emprega uma nova unidade de controle eletrônico (ECU) herdada de modelos europeus, bem mais moderna. A atualização eletrônica permitiu a instalação de um indicador de troca de marchas. A VW também implantou um novo sistema de partida a frio, com injeção de gasolina mais próxima às válvulas de admissão e um solenoide de alta precisão para controlar a injeção desse combustível, que agora ocorre de modo sincronizado com o motor. 

    A Volkswagen também se empenhou em reduzir as perdas por atrito no motor 1.0 TEC. Para isso, diminuiu o peso das válvulas, mudou a constante elástica das molas, alterou diversos retentores (do comando, das próprias válvulas e do virabrequim) e aplicou uma camada de carbono nas saias dos pistões. Parte da melhoria em baixas rotações vem de um novo coletor de admissão. “Ele resultou em melhora no fluxo de ar e no enchimento dos cilindros em baixas rotações”, diz Loureiro. 

    Os bicos injetores foram revistos. Melhorou o spray e com ele a formação da mistura ar-combustível. O sistema de ignição também é novo. Agora há uma bobina para cada vela, o que eliminou as perdas elétricas que ocorrem quando se usam cabos. 

    Juntas, todas as mudanças tiveram como resultado um motor com funcionamento mais redondo, algo fácil de perceber em marcha lenta. Essas novas bobinas são feitas pela Eldore e vêm da Itália. A Sabó está entre os fornecedores nacionais do novo 1.0 TEC. 

    A Volkswagen não informa quando, mas deve estender a aplicação do motor TEC ao Fox 1.0. 

    O motor 1.6 da Volkswagen foi beneficiado apenas com parte das mudanças do 1.0. Também recebeu válvulas mais leves, retentores com menor índice de atrito para válvulas e virabrequim e mudanças na unidade de controle eletrônico.