Entre para seguir isso  
Seguidores 0
Faron22

bmw m5

1 post neste tópico

O primeiro M5 (1985-1988), baseado no BMW Série 5 na traseira do E28, foi apresentado pela primeira vez em fevereiro de 1984 no Amsterdam Motor Show. Mantendo todos os benefícios de um sedã, o M5 era um carro esportivo. O carro tem um chassi 535i e kit de carroceria do M535i. Na época de seu lançamento, o E28 M5 era o sedã de produção mais rápido do mundo.[1]

Os carros M5 de primeira geração foram construídos à mão, montados em Munique durante o verão de 1986. Posteriormente, a produção do M5 foi transferida para a Daimlerstraße em Garching, onde a montagem manual continuou. A produção do M5 continuou até novembro de 1988, com o fim do chassi E28 na Alemanha a partir de dezembro de 1987.

O M5 foi montado em quatro versões diferentes, dependendo do país de exportação. Havia modelos europeus com volante à esquerda (LHD), modelos britânicos com volante à direita (RHD), modelos LHD (NA) norte-americanos para os EUA e Canadá e modelos RHD para a África do Sul (ZA).

Os M5s europeus e sul-africanos tinham o motor M88/3 de 286 cv. (210 quilowatts). Os carros norte-americanos em 1988 tinham um motor S38B35 equipado com conversor catalítico e produzindo 256 cv. (191 quilowatts).

A produção dos modelos M5 norte-americanos durou um ano, de novembro de 1986 a novembro de 1987. Além dos 96 veículos montados na fábrica da BMW em Rosslyn, África do Sul, todos os E28 M5s foram construídos à mão pela BMW Motorsport em Garching, Alemanha.

Com um total de 2.191 unidades produzidas, o E28 M5 continua sendo um dos mais raros veículos BMW Motorsport produzidos em massa, atrás do BMW M1 (456 unidades), do BMW E34 M5 Touring (891 unidades) e do BMW 850CSi (1.510 unidades). .

Os modelos M5 europeus estavam disponíveis com algumas opções não encontradas nos modelos M5 americanos, como acabamento em couro e teto solar de vidro. Carros com volante à esquerda (LHD) tinham rodas de liga leve 185TR390, volante à direita (RHD) tinham rodas de liga leve 16x7,5. Os primeiros modelos com volante à esquerda tinham um VIN começando com "WBA" em vez de "WBS" para identificar a BMW Motorsport. Acredita-se [por quem?] que não mais do que 15 carros M5 saíram com o WBA VIN.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar Agora
Entre para seguir isso  
Seguidores 0