Entre para seguir isso  
Seguidores 0
Jose Antonio

VW- A historia do logo

4 posts neste tópico

tcMyE.jpg

MD0NZ.png

O Passado

Desde os primeiros tempos da Volkswagen, o logo com a letras V e W juntas dentro de uma "bolacha", foi o símbolo da DAF (Deutsche Arbeitsfront), um tipo de sindicato da antiga fábrica Volkswagen GmbH. Este logo foi registrado em 1938.

O logotipo "cruzado" da Volkswagen foi registrado em outubro de 1948 no Departamento Alemão de Patentes em Munique e, desde então, tem sido usado em diferentes variantes.

Já foi levemente modificado, preto no branco, mais tarde azul no branco ou branco no preto ou azul. Em 2000 foi feita uma adaptação tridimensional.

Após a 2a Guerra a companhia foi tomada pelo ingleses. O Major britânico Ivan Hirst decidiu que a partir de 1945 a "bolacha" com as letras V e W deveria ser o logo oficial da Volkswagen. Até hoje o criador deste logo é desconhecido.

O Presente e o Futuro

O logo da Volkswagen também foi envolvido por muitas décadas e adaptado continuamente às necessidades da marca e suas possibilidades técnicas. Essa contínua evolução continuou até 2000.

A atual versão do logo da Volkswagen é usada desde então. Sua aparência tridimensional está em linha com os mais altos padrões da marca, sem perder sua familiaridade, desde 2000.

A cor azul foi fortemente moldada à identidade da marca Volkswagen. Hoje é considerada por muitas pessoas como "a cor Volkswagen". Ao lado do cinza metálico, o azul usado no logo Volkswagen é uma das cores primárias da marca.

É reconhecida como amigável, essencial e inovadora - características com os quais a marca se identifica estreitamente.

moYIc.jpg

t5fwn.png

  • Maior fabricante de veículos do País
  • Maior linha de produtos do mercado nacional (22 modelos entre nacionais e importados).
  • Terceira maior operação do Grupo (1 ª é a China e 2ª é a Alemanha)
  • Única montadora a operar no País com quatro fábricas, uma delas exclusiva para a produção de motores
  • Maior exportadora do setor automotivo do País
  • Marca de veículos mais lembrada (Top of Mind)
  • Recebe cerca de 50 visitas por ano de grupos estrangeiros para conhecer a tecnologia Total Flex
  • Primeira montadora do país a utilizar freios ABS (1992)
  • Pioneira na utilização de injeção eletrônica de combustível (1988)
  • Pioneira no lançamento de motor 1.0 16 válvulas (1997)
  • Primeira montadora brasileira a ter um centro de desenvolvimento, pesquisa e design
  • Primeira montadora a ter um centro técnico de crash-tests no País
  • Primeira a lançar uma station wagon 4 portas (Quantum, em 1985)
  • Primeira montadora a realizar o teste de odores para peças de acabamento interno do veículo, com padrão mundial (1998)
  • Primeira no Brasil a utilizar prensas robotizadas para peças de estamparia
  • Única montadora a ter uma ferramentaria própria com mais de 50 anos de atividades
  • Primeira fabricante a utilizar a fibra de curauá (planta da família do abacaxi) em peças de acabamento dos veículos
  • Pioneira na utilização de solda a laser na produção de veículos no Brasil
  • Primeira fábrica da América Latina a obter a certificação ISO 9002 (Taubaté, em 1993)
  • Primeira unidade do Grupo Volkswagen fora da Europa a conseguir a ISO 14001 (fábrica de motores em São Carlos )
  • Maior empregadora do setor: 24 mil empregados no Brasil
  • Primeira montadora a aderir às iniciativas para eliminar o trabalho infantil na cadeia produtiva do setor automobilístico, em 1996
  • Primeira a estabelecer um acordo histórico de flexibilização da jornada de trabalho, visando a preservação de empregos (1998)
  • Mantém um programa de incentivo às ideías de empregados, o Geração de Idéias, que já trouxe uma economia de R$ 262 milhões em produtos e processos, desde 2001
  • Primeira empresa brasileira a incluir um programa de atendimento domiciliar no plano de saúde dos empregados, o Home Care
  • Pioneira no lançamento de um programa de atendimento aos portadores HIV positivo - o Aids Care, premiado pela ONU
  • Primeiro Fusca nacional foi produzido em 1959
  • Iniciou em 1973 a produção da Brasília, que vendeu 930.160 unidades nos nove anos em que esteve no mercado

py2Or.jpg

4Atj.png

Inicialmente publicado em março de 2003, o hotsite de 50 anos da Volkswagen conta, através de páginas e I-films, a trajetória da Volkswagen do Brasil e um pouco sobre a própria História do Brasil e do mundo, em 6 décadas ricamente ilustradas.

O internauta percorre uma linha do tempo clicando sobre um veículo Volkswagen, correspondente à década que está sendo visitada. São 6 décadas, com cenários, I-films e histórico diferentes. A navegação se inicia na década de 50, com o Fusca, e termina nos anos 2000, com o Polo Sedan.

Conheça agora o hotsite que foi indicado ao Festival de Cannes na categoria Web Sites Automobilísticos e recebeu o Prêmio Meio & Mensagem Online no seguinte endereço:

Fonte: Volkswagem do Brasil

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  
Seguidores 0