Entre para seguir isso  
Seguidores 0
Jr.40

Você realmente usa sua Potência/Torque ao máximo?

16 posts neste tópico

Depois que instalei um OBDII Bluetooth e o programa Torque no Android, me surpreendi com alguns dados.

Indo para o trabalho por uma avenida que dá pra implementar até 100 km/h, constatei que não usamos nem torque e nem potência total do carro.

Pela imagem anexa, vê-se que pra chegar aos 100 cv e aos 12 kgfm (92 lbft) eu tive que esticar MUITO marchas e velocidade.

Já cheguei ao ponto de usar meros 30 cv durante 40 minutos dirigindo e chegando aos 77 km/h (pista meio engarrafada).

Algo bem interessante...

@ (104 cv) / 5.250

@ (15,6 kgfm) / 2.500

ctspvowmhy5phpw47cjb.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vei na boa... ate hoje não consegui fazer essa bomba do OBDII funcionar no meu! Ele so funciona com o carro em movimento?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como que usa esse programa?

Aonde é conectado no carro?

Achei interessante..

??? kkkk tbm não sei!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Comprei um produto chamado OBDII Elm237 + Celular Android com o programa Torque (9 reais) ou procura na net se tem de graça (se é que me entendem). Abaixo da caixa de fusível, bem abaixo do painel, do lado da porta do motorista, tem um estrada...

Tem esse formato!

B5-Euro-DLC.jpg

Eu conecto o aparelho Elm237 (ele começa a piscar)... Ligo o carro (parado mesmo), ligo o bluetooth do aparelho, procuro esse Elm237 (o meu vem com nome CHX), emparelho o celular com o Elm237. Ligo também o GPS do aparelho (não precisa de ligar a rede de dados). Depois ligo o programa Torque, no programa Torque eu clico em menu (aqueles 4 quadradinhos - uso Motorola) e assim abre um painel. Neste painel clico em Vehicle Profile, dentro de Vehicle Profile, dou um nome para esse novo perfil, dentro ainda do perfil, rolo a página pra baixo e procuro Preferred OBD2 Protocol (dentre os da lista, seleciono o ISO 14230-4 (5bn init, 10.4k baud). E salvo (esse procedimento só é feito uma vez...)

Agora eu vejo o status da ligação BT clicando em Adapter Status. Os 4 primeiros status têm que ficar Ok. Na página inicial do programa Torque, no canto esquerdo superior da tela tem 4 ícones em azul piscando. GPS, CELULAR, ADAPTADOR e CARRO. Geralmente depois de ativado o perfil do seu carro, como falei acima, apenas o ícone carro fica piscando por alguns minutos... acho que uns 3 minutos. Quando ele para de piscar, é porque tudo sincronizou.

Então eu posso mexer nos dados disponibilizados.

No botão Realtime Information (em forma de velocímetro), existe uma infinidade de dados que a central do carro manda para o celular. Você rola a página para esquerda ou para direita... Vc pode adicionar vários relógios ou deletá-los. Quando se clica na tela e segura, aparece a opção Add display. Ao clicar nesta opção, você escolherá o tipo de relógio, se analógico com ou sem ponteiro ou digital... são 7 tipos diferentes. Escolheu o tipo que quis, então agora você escolhe a função do relógio. São bem mais de 30 tipos diferentes de dados... Geralmente ficam na cor verde quando habilitados.

Esses são os que uso... pra ter ideia...

cjcdjzlreoqldrzljuhc.jpg

Crédito do amigo Gustavo765

Editado por Eloi

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas pra saber isso não precisa desse equipamento.

É claro que pra saber exato os cavalos usados o equipamento é bom.

Mas se vc não esticar as marchas nos 5250 rpms que é aonde se obtém a maior potência, vai tá sempre abaixo dos 76 (1.0)ou 104 (1.6) cavalos.

A mesma coisa o torque máximo que vem nos 3850 rpms.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas pra saber isso não precisa desse equipamento.

É claro que pra saber exato os cavalos usados o equipamento é bom.

Mas se vc não esticar as marchas nos 5250 rpms que é aonde se obtém a maior potência, vai tá sempre abaixo dos 76 (1.0)ou 104 (1.6) cavalos.

A mesma coisa o torque máximo que vem nos 3850 rpms.

Bem, potência e torque é isso mesmo que está falando.

Consumo instantâneo, consumo médio, time 0-100 km/h, quantos litros exatos de combustível usados, média de km/h por tantos metros, emissão de co², abertura da borboleta, temperatura da água etc... Isso não dá pra ver!

Esses dados foram de uma corridinha de 19 km, com MUITO engarrafamento, média de 45 km/h e algumas esticadinhas no corredor dos ônibus (proibido)

15,6 kgfm = 112.8 lbft.

12.8 kgfm = 93,2 lbft...

2º coluna, 3º linha = consumo instantâneo.

1º coluna, 1º linha = NÃO SEI!

2ihqbgsi3einrzy6onqg.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ontem tentei um 0-100 numa pista seca e com o tempo BEM FRIO... com bastante álcool no tanque e nada mais.

Potência = 97.8 HP = 99.1 cv

Torque = 103.4 = 14.1 kgfm

gjp1yfld2g0ca2863rbt.jpg

Editado por Eloi

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Legal hein...

Sabe que tudo o que é novo chama a atenção.

Já ando com GPS e agora com o celular tudo conectado ao carro.

Já tem GPS com entrada para OBDII, daí fica mais maneira ainda.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sabe que tudo o que é novo chama a atenção.

Já ando com GPS e agora com o celular tudo conectado ao carro.

Já tem GPS com entrada para OBDII, daí fica mais maneira ainda.

Pois é... fica mais fácil a visualização.

Editado por Alex Rogers

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  
Seguidores 0