Alex Rogers

Funcionamento dos sistema de arrefecimento

11 posts neste tópico

Boa tarde galera,


Tenho uma dúvida quanto ao funcionamento do sistema de arrefecimento.

 

Tipo o radiador tem duas mangueiras grossas que saem dele para o motor.

 

Uma é a superior e outra é a inferior.

 

A superior é a responsável por passar a água quente do motor para o radiador?

 

E a inferior é responsável por passar água fria do radiador para o motor?

 

Outra dúvida é quando ligamos o carro, a mangueira superior fica quente e a inferior fria, só depois do carro atingir mais ou menos 90ºC que a mangueira inferior passa a ficar quente, mas não tanto como a superior.

 

É normal isso? A válvula termostática está funcionando corretamente com esses comportamentos das mangueiras?

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Pelo visto ninguém domina a parte de sistema de arrefecimento né? :fie1:

 

Sou mais um nessa lista...

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Boa tarde galera,

Tenho uma dúvida quanto ao funcionamento do sistema de arrefecimento.

 

Tipo o radiador tem duas mangueiras grossas que saem dele para o motor.

 

Uma é a superior e outra é a inferior.

 

A superior é a responsável por passar a água quente do motor para o radiador?

 

E a inferior é responsável por passar água fria do radiador para o motor?

 

Outra dúvida é quando ligamos o carro, a mangueira superior fica quente e a inferior fria, só depois do carro atingir mais ou menos 90ºC que a mangueira inferior passa a ficar quente, mas não tanto como a superior.

 

É normal isso? A válvula termostática está funcionando corretamente com esses comportamentos das mangueiras?

Acredito que até 90ºC o motor não esteja na temperatura ideal de funcionamento, logo a válvula termostática está fechada, para que o motor atinja a temperatura ideal. Após o mesmo chegar a essa temperatura, a válvula abre para circular a água fria pelo motor, mantendo assim o mesmo na temperatura ideal, nem frio, nem quente.

Quando ela trava aberta o motor trabalha frio, consome combustível e reduz a vida útil do mesmo. Quando ela trava fechada o motor aquece e pode vir a queimar a junta do cabeçote e empenar o mesmo.

A utilização de aditivo de qualidade na proporção correta, vai ajudar a manter o sistema livre de oxidação, o que vai garantir uma maior vida útil ao motor, componentes de arrefecimento (radiador, válvula termostática) e até mesmo do ar condicionado (ar quente). Se o reservatório escureceu e a água mudou de cor, tem problema no sistema, leve para fazer uma limpeza e coloque água com aditivo de qualidade (delphi, valeo, petronas) na proporção correta.

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Acredito que até 90ºC o motor não esteja na temperatura ideal de funcionamento, logo a válvula termostática está fechada, para que o motor atinja a temperatura ideal. Após o mesmo chegar a essa temperatura, a válvula abre para circular a água fria pelo motor, mantendo assim o mesmo na temperatura ideal, nem frio, nem quente.

Quando ela trava aberta o motor trabalha frio, consome combustível e reduz a vida útil do mesmo. Quando ela trava fechada o motor aquece e pode vir a queimar a junta do cabeçote e empenar o mesmo.

A utilização de aditivo de qualidade na proporção correta, vai ajudar a manter o sistema livre de oxidação, o que vai garantir uma maior vida útil ao motor, componentes de arrefecimento (radiador, válvula termostática) e até mesmo do ar condicionado (ar quente). Se o reservatório escureceu e a água mudou de cor, tem problema no sistema, leve para fazer uma limpeza e coloque água com aditivo de qualidade (delphi, valeo, petronas) na proporção correta.

 

Isso eu sei, mas minha dúvida é quanto as mangueiras...

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A mangueira superior é a que passa a água quente que vem do motor, e a inferior é  a que passa  a água já "fria" para o motor novamente...

 

A válvula termoestática só abre a partir de uma determinada temperatura, pois poderá ocorrer um "choque térmico" caso a água fria fosse diretamente ao motor.

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A válvula termoestática só abre a partir de uma determinada temperatura, pois poderá ocorrer um "choque térmico" caso a água fria fosse diretamente ao motor.<br />

<br /><br />a válvula abre apenas a partir da temperatura ideal de funcionamento do motor para ele esquentar mais rápido. depois de abrir, a água no bloco estará quente e água do radiador estará fria, e a circulação se inicia.

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Muito obrigado pela explicação.

 

Então meu sistema está ok?

Editado por Alex Rogers

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Boa tarde galera,

Tenho uma dúvida quanto ao funcionamento do sistema de arrefecimento.

 

Tipo o radiador tem duas mangueiras grossas que saem dele para o motor.

 

Uma é a superior e outra é a inferior

 

A superior é a responsável por passar a água quente do motor para o radiador?

 

E a inferior é responsável por passar água fria do radiador para o motor?

 

Outra dúvida é quando ligamos o carro, a mangueira superior fica quente e a inferior fria, só depois do carro atingir mais ou menos 90ºC que a mangueira inferior passa a ficar quente, mas não tanto como a superior.

 

É normal isso? A válvula termostática está funcionando corretamente com esses comportamentos das mangueiras?

A superior é a mangueira de avanço COD: 5UO122101, G5 2008/2009.

A inferior é a mangueira de retorno, COD: 5U0122051, G5 2008/2009.

A válvula está ligada junta a mangueira de retorno, impedindo que a agua abaixo de 82º (presumo eu) entre no motor.

Existem duas maneiras de saber se a válvula Termostática está danificada.

A primeira, não é muito interessante, pois causa o super aquecimento do motor. Sigficando que a válvula termostática está travada fechada.

A segunda, é andar com o carro aquecido a 90º. Se baixar a temperatura, significa que a válvula  está travada aberta.

Tudo tem tempo de vida... Recomenda-se trocar a bomba d'agua a cada 30.000 a 40.000 km, o mesmo para os componentes do sistema de arrefecimento. Nada melhor como manutenção preventiva!

A corretiva é dureza!!! XD

Editado por LordNyo

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No meu foi tirado a valvula por motivos de superaquecimento do motor e até hoje ta rodando de boa sem a valvula!!!

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No meu foi tirado a valvula por motivos de superaquecimento do motor e até hoje ta rodando de boa sem a valvula!!!

e por que não colocou outra ainda ? a válvula termostática alivia os efeitos negativos da partida a frio. sem ela seu motor demora mais para esquentar assim como o óleo e há maior estresse nos componentes internos.

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