denisrenault

Freios do Voyage 1.6 trepidando de forma intermitente.

11 posts neste tópico

Olá. Tenho um Voyage Trend 1.6 2009/2009 com 45.700 Km rodados e comprei o carro novo na concessionária. Bem, desde os 3.000 Km de uso percebi uma trepidação anormal nos freios do meu carro. Quanto mais alta a velocidade para frear, maior a intensidade da trepidação. Na época levei o carro em garantia à concessionária e lá eles fizeram "vários" testes e identificaram a necessidade de trocar os discos, visto que segundo eles estavam empenados. Feita a troca o problema parou por um tempo e retornou apoximadamente 2.000 km depois. Fui na concessionária novamente e segundo eles foram feitos alguns ajustes nos freios o que melhrou o problema por um tempo.

 

Com o carro fora da garantia resolvi investigar o problema pro conta própria levando a um mecânico de confiança. O primeiro mecânico em que levei recomendou a troca dos discos, pastilhas e óleo, o que foi devidamente feito, mas após aproximadamente 3.000 Km os freios voltaram a trepidar novamente.

 

Levei em outro mecânico que disse que o problema poderia estar no cubo da roda e recomendou trocar os cubos, os discos e pastilhas antigas que já estavam condenados por conta de defeito nos cubos das rodas e o bendito óleo de freio. Tudo isso foi feito e novamente após 2.000 Km o carro voltou a trepidar os freios novamente. Reclamei na oficina  eeles colocaram a culpa nos pneus. Troquei os pneus e o problema continou. Levei novamente à oficina e eles disseram que nada podiam fazer. Fiz uma reclamação no procon e eles entraram em acordo comigo me devolvendo parte do valor dispendido por mim na troca das peças.

 

Ano passado me recomendaram uma pessoa pra resolver o problema e levei o carro à oficina dessa pessoa que me recomendou trocar novamente os discos e os pastilhas que ele iria fazer um ajuste nos freios e resolveria o problema. Fiz as trocas recomendadas e o freio permaneceu normal por 3.000 Km voltando a trepidar novamente. Levei no tal mecânico e o mesmo disse que a recorrência do problema era muito estranha e que a última hipótese poderia ser problema nas pinças de freio e me recomendou trocá-las, só que até o momento não tive coragem de gastar esse dinheiro e trocar as ditas pinças com receio de ficar no prejuízo novamente e não resolver o problema.

 

 

Bom, continuo com os meus freios trepidando e muito chateado com o problema e gostaria que alguém aqui da comunidade me desse uma luz e ajudasse a resolver o meu problema.

 

Características: A trepidação ocorre praticamente sempre, mas em determinados momentos ela diminui ou fica quase imperceptível. Esses momentos não são específicos, ou seja, os freios podem estar frios, quentes, com clima seco ou chuvoso, a trepidação aparece em maior e menor intensidade em qualquer situação.

 

Aguardo a ajuda dos parceitos de comunidade.

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Assim que li o titulo do tópico vim louco pra escrever "disco empenado"...rsrrsrsrsr....

Cara, é algo que esta fazendo o disco empenar (claro né...rsrsrs), mas oq pode ser?

É provavel que seja as pinças mesmo, mas é triste quando o carro tem esses problemas complicados, gastamo, gastamos e sanar o problema que é bom, nadaaa...

 

Boa sorte ai!!!

Editado por AlissonXz

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Teu carro tem ABS?

Não, não tem. Já tive carro com ABS e sei diferenciar essa trepidação. A trepidação que o freio do meu carro faz é típica de disco empenado mesmo, mas queria que um especialista ou alguém que teve o mesmo problema me desse uma luz.

Assim que li o titulo do tópico vim louco pra escrever "disco empenado"...rsrrsrsrsr....

Cara, é algo que esta fazendo o disco empenar (claro né...rsrsrs), mas oq pode ser?

É provavel que seja as pinças mesmo, mas é triste quando o carro tem esses problemas complicados, gastamo, gastamos e sanar o problema que é bom, nadaaa...

 

Boa sorte ai!!!

Nem me fale! Já gastei por volta de 2 mil entre discos, pastilhas, serviços e pneus trocados. Já troquei por discos e pastilhas de marcas diferentes, mas o problema fica resolvido por pouco tempo, coisa de 2, 3 mil Km e depois volta. Eu já pensei em trocar as pinças, mas pra fazer isso eu teria que trocar os discos e as partilhas novamente o que vai me trazer um custo aproximado de 1.000 reais e pra fazer isso quero a certeza de que terei meu problema solucionado. Bom, obrigado.

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Já tive um carro com uma "doença cronica". Acabei vendendo....

 

Bem, se for mesmo tentar trocar tudo novamente, recomendo que use pastilhas "FRAS-LE" e discos de freio "VARGA". Você consegue comprar essas peças em auto-peças a um custo razoavelmente baixo e são peças de boa qualidade. Já usei ambas as marcas e recomendo.

Bem, em relação a reincidencia do problema eu realmente lamento, sei como é chato passar por isso.

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Oi amigo tenho um gol G5 2010 e preciso confessar, o meu tbm tripida, meu pai que foi mecanico da Volks aqui de franca em torno de 10 anos, disse que isso é ocorrido por falta de ventilação nas rodas, e impena o disco... ou então molhou qnd estava muito quente, mais devido ao motivo que tem vez que quase n sente, eu deixei de lado... mais sempre atento!!! qnd conseguir algo, poste pra nós! Boa sorte


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Já tive um carro com uma "doença cronica". Acabei vendendo....

 

Bem, se for mesmo tentar trocar tudo novamente, recomendo que use pastilhas "FRAS-LE" e discos de freio "VARGA". Você consegue comprar essas peças em auto-peças a um custo razoavelmente baixo e são peças de boa qualidade. Já usei ambas as marcas e recomendo.

Bem, em relação a reincidencia do problema eu realmente lamento, sei como é chato passar por isso.

Iceman, atualmente utilizo pastilhas e discos da VARGA. Não poupei $ a fim de sanar o problema, mas acabou não resolvendo. Obrigado pela ajuda.

 

Oi amigo tenho um gol G5 2010 e preciso confessar, o meu tbm tripida, meu pai que foi mecanico da Volks aqui de franca em torno de 10 anos, disse que isso é ocorrido por falta de ventilação nas rodas, e impena o disco... ou então molhou qnd estava muito quente, mais devido ao motivo que tem vez que quase n sente, eu deixei de lado... mais sempre atento!!! qnd conseguir algo, poste pra nós! Boa sorte

 

Maaykow, obrigado pela ajuda. Pode deixar que posto sim! Abraço.

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As hilux daqui do brasil acontecia isso , o problema era o peso do bicho que empenava os discos .

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Amigo, que chateação!

 

Vamos pensar um pouco, se toda vez que trocou os discos ficou bom o problema depois volta são os discos que empenan...

 

Porque empena? Existem vários motivos:

  1. Falta de ventilação (Acho que não é isso pq aconteceria em outros carros do mesmo modelo)
  2. Choque térmico (Isso só vc pode saber, o choque pode acontecer se até mesmo o carro for lavado quente, ou mesmo com os freios quentes passar em uma poça de agua ou coisa parecida). 
  3. Sujeira entre o cubo e o disco (isso as vezes acontece quando ao montar não se limpa direito as peças).
  4. Aperto irregular das rodas ( Os parefusos devem ser apertados gradativamente e em forma de X).
  5. Freadas bruscas (Muitos dizem que pisar bruscamente no freio pode empenar os discos).
  6. Ponta de eixo ou cubo de roda empenado ( Isso pode acontecer se bateu em um buraco forte, ou mesmo um defeito de fabricação na ponta de eixo ou no cubo) Acho que vale apena verificar.
  7. Cavalete ou suporte da pinça empenado ( Eu particularmente não acredito nisso, pois com o tempo as pastilhas se acomodam no disco)

O Ideal amigo é que vc procure uma oficina que tenha "relogio comparador" esse relogio é montado nas peças moveis verifica o empeno, veja abaixo.

relogio_sem_base.jpg?253

 

 

Acredito que seja o cubo ou ponta de eixo.

 

Nos mantenha informado.

 

abraço

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Amigo, que chateação!

 

Vamos pensar um pouco, se toda vez que trocou os discos ficou bom o problema depois volta são os discos que empenan...

 

Porque empena? Existem vários motivos:

  1. Falta de ventilação (Acho que não é isso pq aconteceria em outros carros do mesmo modelo)
  2. Choque térmico (Isso só vc pode saber, o choque pode acontecer se até mesmo o carro for lavado quente, ou mesmo com os freios quentes passar em uma poça de agua ou coisa parecida). 
  3. Sujeira entre o cubo e o disco (isso as vezes acontece quando ao montar não se limpa direito as peças).
  4. Aperto irregular das rodas ( Os parefusos devem ser apertados gradativamente e em forma de X).
  5. Freadas bruscas (Muitos dizem que pisar bruscamente no freio pode empenar os discos).
  6. Ponta de eixo ou cubo de roda empenado ( Isso pode acontecer se bateu em um buraco forte, ou mesmo um defeito de fabricação na ponta de eixo ou no cubo) Acho que vale apena verificar.
  7. Cavalete ou suporte da pinça empenado ( Eu particularmente não acredito nisso, pois com o tempo as pastilhas se acomodam no disco)

O Ideal amigo é que vc procure uma oficina que tenha "relogio comparador" esse relogio é montado nas peças moveis verifica o empeno, veja abaixo.

relogio_sem_base.jpg?253

 

 

Acredito que seja o cubo ou ponta de eixo.

 

Nos mantenha informado.

 

abraço

Boa tarde Hildegardo! Muito úteis as informações que você colocou aqui. Bom, o cubo já troquei duas vezes dos dois lados juntamente com os discos e as pastilhas. Problema de ventilação também acredito que não seja, pois o carro está com as rodas e calotas originais de quando saiu da concessionária. A possibilidade então estaria na ponta de eixo ou na própia pinça. Vou tentar me informar aqui na minha cidade sobre alguém que tenha referência sobre freios pra ver essa questão da ponta de eixo e da pinça. Vou verificar também a possibilidade de fazer a verificação com o relógio comparador. O que eu queria saber era se alguém já teve esse aborrecimento por aqui e se conseguiu resolver. Já estou querendo vender o carro, mas não queria vendê-lo nessas condições. Enfim, vou tentar mais uma vez e qualquer coisa posto aqui. Obrigado pelas dicas.

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Boa tarde Hildegardo! Muito úteis as informações que você colocou aqui. Bom, o cubo já troquei duas vezes dos dois lados juntamente com os discos e as pastilhas. Problema de ventilação também acredito que não seja, pois o carro está com as rodas e calotas originais de quando saiu da concessionária. A possibilidade então estaria na ponta de eixo ou na própia pinça. Vou tentar me informar aqui na minha cidade sobre alguém que tenha referência sobre freios pra ver essa questão da ponta de eixo e da pinça. Vou verificar também a possibilidade de fazer a verificação com o relógio comparador. O que eu queria saber era se alguém já teve esse aborrecimento por aqui e se conseguiu resolver. Já estou querendo vender o carro, mas não queria vendê-lo nessas condições. Enfim, vou tentar mais uma vez e qualquer coisa posto aqui. Obrigado pelas dicas.

 

Amigo!

já que trocou os cubos podemos ir por eliminação, só falta as pontas de eixo eas pinças, se tiver onde retificar (dar um passo) nos discos, assim vc faz economia nesse estagio, se resolver coloca discos novos, detalhe, vc pode ver se um torneiro mecânico tem o relogio, geralmente eles tem sim, deixa o carro desmontado e leva o cara lá para verificar, necessáriamente não necessita que a oficina tenha, um torneiro mecanico tem a capacidade de avaliar facil fail se tem empeno em algum componente.

Abç

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