Entre para seguir isso  
Seguidores 0
Sérgio Barros

O ar condicionado sobrecarrega o motor?

28 posts neste tópico

Já tinha ouvido isso, porém nenhum dos meus carros com ar teve qualquer problema dessa Natureza. Adquiri recentemente um Gol G4 2008/2009 com o motor  EA-111  1.0 8V Flex. Com o tempo, percebi que um ruído similar a máquina de costura ocorria no motor. Ele acontece quando o motor está com o giro não muito alto sem o ar ligado ou então com o ar ligado, em giro mais alto ainda. Isso me levou a concluir que em baixas rotações, a bomba de óleo deve ter vazão insuficiente para manter a pressão mínima de óleo no virabrequim, permitindo a batida na bronzina da biela. Além do mais, o óleo mais quente no cárter quando o ar é acionado, já que o motor faz mais trabalho no mesmo giro e a própria água do radiador tende a esquentar mais pelo resfriamento do freon, isso afina o óleo, o que intensifica o efeito.

É interessante observar que se o motor adquire um giro alto, estimo uns 3 mil rpm pra mais, todo esse ruído desaparece, lembrando que uso óleo SINTÉTICO recomendado pela fábrica. Garanto que não é grilagem devido a combustível, pois só uso álcool aditivado verde e amarelo. OBS. o carro está com 40 mil km e a compressão do motor, sensacional, anda muito.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Meu produz este ruído por causa do grilo da gasolina, independente do ar ligado ou não...

 

Agora esse barulho de máquina de costura é bem típico de grilo por causa da gasolina, experimenta usar etanol ou Pódium pra ver se dá o mesmo barulho.

Editado por Alex Rogers

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Alex, grato pela opinião, mas acho que Motor com álcool não grila, não há knocking com essa taxa de compressão, geralmente mais baixa do que os normais 12 x 1 do álcool.  

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caro Sergio

 

Respondendo a pergunta, acho que é isso o titulo do tópico: Sobrecarrega sim, pelo fato de ao acionar o ar condicionado, o eletro imã é acionado, no qual a polia passa a acionar o compressor, por isso notamos que o carro fica mais pesado, por assim dizer...

 

Agora nunca ouvi falar que o aquecimento do condensador aqueça o radiador, que aquece a água, que aquece o motor, que afina o óleo, que sobrecarrega a bomba dá deficiência na lubrificação...

 

Se é isso que o colega quis dizer...

 

O Condensador, preso no radiador é resfriado pelo próprio ventilador elétrico, que quando o ar está ligado, o ventilador entra na velocidade 1, justamente para resfriar a condensador independente da temperatura do motor...

 

Bem, isso é o que sempre soubemos...

 

Det: Esse barulho de maquina de costura é o aviso sonoro de alerta do seu motor...

 

Abç

Editado por Hildegardo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Grato Hildegardo!

Você tem toda a razão, se o sistema de arrefecimento, principalmente no motor 1.0 sobra, com certeza, o aquecimento excedente, ocorre em função da queima de mais combustível o que afina o óleo na camisa, porém com a temperatura do bloco/radiador,/condensador sempre mantendo nos 91-93°C.

 

Infelizmente, parece que motores de alto rendimento estão a abrir o bico bem antes dos saudosos 100 mil km. Sodade do tempo véi...

 

Gratíssimo

HildegardoPS curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Grato Hildegardo!

Você tem toda a razão, se o sistema de arrefecimento, principalmente no motor 1.0 sobra, com certeza, o aquecimento excedente, ocorre em função da queima de mais combustível o que afina o óleo na camisa, porém com a temperatura do bloco/radiador,/condensador sempre mantendo nos 91-93°C.

 

Infelizmente, parece que motores de alto rendimento estão a abrir o bico bem antes dos saudosos 100 mil km. Sodade do tempo véi...

 

Gratíssimo

 

Falou e disse!

 

É extremamente sorte esse motores 1.0 chegar a 100.000 sem abrir o bico, saudades do bom e velho motor AP, que por sinal colocou a Vw onde está hoje ...

 

Grande Abraço!

Sérgio Barros curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pow amigos, o que eu mais vejo são esses VHT chegando a mais de 100.000 km sem abrir o bico.

 

Claro, desde que a manutenção seja sequida corretamente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Procure entao trocar de oleo com um API moderno.

 

Eu uso o Penthosin 5w40 no meu 1.6

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sergio,

 

O motor faz mais esforço sim, pelo simples fato de ser acionado por correia junto ao motor. Agora, se faz mal ao carro? Lógico que não. 

 

Eu mesmo uso direto o ar e dou no "milho", sem dó. Tanto que há um sistema que desarma o mesmo em caso de o motor ser mais exigido ( por isso ocorrem aqueles estalos xaropes do relé  hehe )

 

Quanto ao aquecimento, pelo contrário, o motor vai manter sempre sua temperatura ideal, graças a valvula termostatica.

 

Sendo assim sem lógica a teoria de afinar o óleo. 

 

Abs!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sergio,

 

O motor faz mais esforço sim, pelo simples fato de ser acionado por correia junto ao motor. Agora, se faz mal ao carro? Lógico que não. 

 

Eu mesmo uso direto o ar e dou no "milho", sem dó. Tanto que há um sistema que desarma o mesmo em caso de o motor ser mais exigido ( por isso ocorrem aqueles estalos xaropes do relé  hehe )

 

Quanto ao aquecimento, pelo contrário, o motor vai manter sempre sua temperatura ideal, graças a valvula termostatica.

 

Sendo assim sem lógica a teoria de afinar o óleo. 

 

Abs!!

 

Compartilho da mesma opnião.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dogg, Alex, Paulinho:

 

Quem vê meu carro, pensa que ele do ano. Super bem cuidado. O motor é todo novo, tudo limpo.

Liguei pra Volks, assim que comprei o carro que me recomendou o (não sei se posso falar o nome do óleo aqui, mas lá vai) Magnatec Castrol SAE 5W 40 sintético, aqueles que rodam 10 mil, porém com uma recomendação de troca com menos km. Não creio que o óleo possa estar contribuindo, hoje, para o desgaste. Já me recomendaram colocar óleo para motores cansados do tipo 25W-60 da Castrol, pois sendo mais viscoso criaria mais dificuldade de ter seu limite plástico de tensão superado.

A temperatura do bloco, realmente deve se manter, mas com certeza há variações da viscosidade do óleo em função da temperatura externa, fato que justifica o "W" (Winter) = inverno na classificação do óleo, ou seja, quando o tempo está frio, a ventoinha não liga e se mais frio, o óleo fica com a viscosidade mais firme. Da mesma forma, no verão, há momentos em que a temperatura é capaz de solicitar toda a capacidade de arrefecimento do sistema e ainda assim ter a temperatura em algum ponto do motor um pouco acima da média geral do sistema. Isso afina o óleo, mas me lembrei que com a viscosidade menos intensa, o óleo tem menos perda de carga e isso aumenta a vazão e a pressão final, porém tudo isso deveria ser medido.

Contudo, na realidade é que o motor raja prematuramente. Dos meus outros três "Gols", nada a reclamar. Um GT 86, outro a ácool GTS 88, outro GLi 1,8 95/96 e esse último atual, o mais bonitinho, com esse problema, que pena.

Motores maltratados geralmente batem tudo, até saia, mas a compressão do meu está zero, até parece que tem mais de 90 CV. Por isso creio que possa ser um problema na têmpera do Virabrequim conforme já ouvi comentar em algumas discussões. Sem carga (marcha lenta) o motor quase não tem ruído, só com muita experiência um mecânico atentará para o problema.

O que eu queria saber, já descobri. Era justamente se o ar condicionado realmente sobrecarrega o motor com seus 4 a 7 CV de potência requisitada, o que realmente ocorre.

Mas tudo indica que foi uma aliança de problemas conjugados. Azar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o meu tem 60k e não tem nada de anormal. pelo contrário, economico e anda bem. Não sou muito criterioso com manutenção, sigo o manual troco óleo a cada 10k e boa. sem muita frescura, tem um amigo que tem um 2009 com 135k e o motor tá liso, não baixa nenhuma gota de óleo. Não sei daonde tiraram que esse motor não passa dos 100k

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pois é... Creio eu que esse problema no carro do amigo é um fato isolado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sergio;

 

Como o Alex falou, é um fato isolado este seu problema. Pena mesmo, tbm sou bem xarope com carro, tive varios e até hj sem nenhum B.O, mas ninguem ta livre.

 

Mas discordando um pouco sobre temperatura, sim, com motor desligado ele esfria. No momento em que o motor está em funcionamento, o sistema de arrefecimento faz o controle do clima: Se frio, fechando a valvula termostatica não deixando o motor resfriar com a água do radiador, e se quente, abrindo a valvula para que circule a água, entende? Então, nada de afinar o óleo. Já tentou usar um Motul? Eu sempre usei este oleo ( hoje por estar na garantia uso o tal do castrol mesmo, mas por enquanto )

 

Oleo 25w60 é exagero, se há problema deve ser sanado, um oleo desse só vai agravar.

 

** Curiosidade: Tem aqueles caminhões pesados que lá no frio extremo ( polo ) deixam o motor funcionando 24h, pois se desligarem não pega mais, congela tudo. 

 

Abs!!

Editado por Dogg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sergio;

 

Como o Alex falou, é um fato isolado este seu problema. Pena mesmo, tbm sou bem xarope com carro, tive varios e até hj sem nenhum B.O, mas ninguem ta livre.

 

Mas discordando um pouco sobre temperatura, sim, com motor desligado ele esfria. No momento em que o motor está em funcionamento, o sistema de arrefecimento faz o controle do clima: Se frio, fechando a valvula termostatica não deixando o motor resfriar com a água do radiador, e se quente, abrindo a valvula para que circule a água, entende? Então, nada de afinar o óleo. Já tentou usar um Motul? Eu sempre usei este oleo ( hoje por estar na garantia uso o tal do castrol mesmo, mas por enquanto )

 

Oleo 25w60 é exagero, se há problema deve ser sanado, um oleo desse só vai agravar.

 

** Curiosidade: Tem aqueles caminhões pesados que lá no frio extremo ( polo ) deixam o motor funcionando 24h, pois se desligarem não pega mais, congela tudo. 

 

Abs!!

 

Exatamente isso que vc postou.

 

Por isso se algum dia a vávula termostática dar defeito e o mecânico disser que pode tirar que não tem problema, não caia nessa, pois seu carro ficará um beberrão e foras outras coisas ruins.

Editado por Alex Rogers

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pow amigos, o que eu mais vejo são esses VHT chegando a mais de 100.000 km sem abrir o bico.

 

Claro, desde que a manutenção seja sequida corretamente.

 

Velho, já vi dúziassssss de vht 1.0 todos para fazer motor aqui na cc da cidade.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Velho, já vi dúziassssss de vht 1.0 todos para fazer motor aqui na cc da cidade.

 

E sabe o pior, já vi dúzias de donos de VHT 1.0 colocando o óleo mineral mais barato na hora da troca. :kkkkk:

 

E fora a galera que faz uso severo, que são 90% dos usuários, nem se importam em trocar o óleo a cada 5000 km. Aí já viu né...

 

É por isso que o Marea é tão mal falado.

 

O carro não é ruim, ruim eram os donos que não seguiam o caderno de manutenção.

 

Tanto que tem usuário mesmo aqui no tópico que já teve Marea, e nunca precisou fazer o motor, justamente por seguir o caderno de manutenção...

Editado por Alex Rogers

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o meu tem 60k e não tem nada de anormal. pelo contrário, economico e anda bem. Não sou muito criterioso com manutenção, sigo o manual troco óleo a cada 10k e boa. sem muita frescura, tem um amigo que tem um 2009 com 135k e o motor tá liso, não baixa nenhuma gota de óleo. Não sei daonde tiraram que esse motor não passa dos 100k

 

Caro Felipe como fico feliz, de boa mesmo, saber que vc e seu amigo foram felizardos com seus motores, pois aqui no fórum, na internet, na mídia tá cheio de motor Vw dessa geração G5 com problemas, independente da km, como sabemos muitos já foram trocados na garantia, e pelo que notamos nosso companheiro Sergio foi mais um infeliz com problemas no motor...

Espero que meu Voyage, 2009, hoje com 31000, que já deu até pau no compressor do ar, consiga chegar a essa marca de km...

Abç

Editado por Hildegardo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E sabe o pior, já vi dúzias de donos de VHT 1.0 colocando o óleo mineral mais barato na hora da troca. :kkkkk:

 

E fora a galera que faz uso severo, que são 90% dos usuários, nem se importam em trocar o óleo a cada 5000 km. Aí já viu né...

 

É por isso que o Marea é tão mal falado.

 

O carro não é ruim, ruim eram os donos que não seguiam o caderno de manutenção.

 

Tanto que tem usuário mesmo aqui no tópico que já teve Marea, e nunca precisou fazer o motor, justamente por seguir o caderno de manutenção...

 

x2!

 

Pessoal acha que o Gol é trator, inquebrável ( a própria VW vende essa ideia, lembram de uma propaganda que explorava isso? ) e acabam sendo relapsos com manutenção. Pô, em março fui fazer minha 1º troca de oleo e quase fui corrido da ccs, pq tinha que ser com 10k ou 06 meses, e eu estava com 5k e 03 meses ...

 

Outro ponto: Qual o percentual de quebra? Pois são vendidos em torno de 21.000 unidades por mês!! É muito Gol rodando por aí ...

 

** Tive 02 mareas e 01 Corsa GSI ( apenas citando os carros com péssima fama ) e nunca tive problema de motor, apenas dava a devida manutenção preventiva geral

 

Abs!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E sabe o pior, já vi dúzias de donos de VHT 1.0 colocando o óleo mineral mais barato na hora da troca. :kkkkk:

 

E fora a galera que faz uso severo, que são 90% dos usuários, nem se importam em trocar o óleo a cada 5000 km. Aí já viu né...

 

É por isso que o Marea é tão mal falado.

 

O carro não é ruim, ruim eram os donos que não seguiam o caderno de manutenção.

 

Tanto que tem usuário mesmo aqui no tópico que já teve Marea, e nunca precisou fazer o motor, justamente por seguir o caderno de manutenção...

 

Te garanto que as dúzias que eu vi (um deles eram meus). Estavam todos com menos de 15.000km rodados. Agora, se vc quer por a culpa no óleo, no dono ou em alguma outra coisa, que seja... Cada um com sua mania.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Te garanto que as dúzias que eu vi (um deles eram meus). Estavam todos com menos de 15.000km rodados. Agora, se vc quer por a culpa no óleo, no dono ou em alguma outra coisa, que seja... Cada um com sua mania.

 

Não to dizendo que é impossível o carro quebrar com essa baixa km e a manutenção seguindo a risca, mas tem que ser levado em consideração que se o carro vende mais teoricamente aparecerá mais casos de quebra, pois é muito gol rodando como o amigo Dogg citou. Tem que ser feito um percentual disso aí.

 

Ou vcs nunca viram casos de Ferraris e Lambos pegando fogo do nada no meio da rua? rsrs

 

Eu sou um dos poucos aqui no fórum que mete pau no Gol G5, sei dos problemas crônico dele, mas não podemos generalizar...

Editado por Alex Rogers

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parece que uma coisa é tendência, outra é o fato isolado. Realmente, parece que os motores dessa última geração da VW não pagam pra ser perto do motor AP, um cavalo equivalente ao velho e robusto motor do opala.

Além de me parecer beberrão, com essa tendência de não ter resistência, isso cria uma expectativa ruim pra VW, pois se quase já tiveram um "recall" de motores decretado, apesar de alguns usuários terem sido sorteados com essa zebra, a verdade é que a propaganda negativa não será muito boa.

Confio na VW, mas depois desse prejuízo me sinto inseguro para tentar um Fox, ou Gol g5, Voyage... e se der zebra de novo?

Decisão difícil.

Do meu antigo GT e GTS que andavam a mais de 5000 rpm de média...rsrsr... nem suspeita de ruído. Vou ser obrigado a aguardar.

Agradeço aos amigos daqui com suas excelentes colocações.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parece que uma coisa é tendência, outra é o fato isolado. Realmente, parece que os motores dessa última geração da VW não pagam pra ser perto do motor AP, um cavalo equivalente ao velho e robusto motor do opala.

Além de me parecer beberrão, com essa tendência de não ter resistência, isso cria uma expectativa ruim pra VW, pois se quase já tiveram um "recall" de motores decretado, apesar de alguns usuários terem sido sorteados com essa zebra, a verdade é que a propaganda negativa não será muito boa.

Confio na VW, mas depois desse prejuízo me sinto inseguro para tentar um Fox, ou Gol g5, Voyage... e se der zebra de novo?

Decisão difícil.

Do meu antigo GT e GTS que andavam a mais de 5000 rpm de média...rsrsr... nem suspeita de ruído. Vou ser obrigado a aguardar.

Agradeço aos amigos daqui com suas excelentes colocações.

 

Bah, Gol GT, quase tive um desses, era tarado num GT preto de um conhecido, depois o cara acabou turbinando e dando PT no carro 

 

Abs!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Menhor do que o GT, foi Gol GTS, um dos melhores da VW. O carro era nervoso, rápido, apesar de não ser muito veloz pela inexistência de um câmbio com seu tamanho, o que lhe daria, pelo menos, uns 10 km/h a mais de velocidade, era imbatível na descida da Anchieta, tanto faz com pista seca ou molhada. Do início da descida até o posto da rodoviária em Cubatão, era 7 minutos e uns quirikiki.

O motor, em segunda chegava quase a 90 km/h, baita aceleração, só perdia pro GTI . Se declarava uns CV a menos, mas parecia que ele tinha mais de 100 CV.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Menhor do que o GT, foi Gol GTS, um dos melhores da VW. O carro era nervoso, rápido, apesar de não ser muito veloz pela inexistência de um câmbio com seu tamanho, o que lhe daria, pelo menos, uns 10 km/h a mais de velocidade, era imbatível na descida da Anchieta, tanto faz com pista seca ou molhada. Do início da descida até o posto da rodoviária em Cubatão, era 7 minutos e uns quirikiki.

O motor, em segunda chegava quase a 90 km/h, baita aceleração, só perdia pro GTI . Se declarava uns CV a menos, mas parecia que ele tinha mais de 100 CV.

 

Ô saudade do AP!!!

Em casa a gente tinha uma saveiro 1999, quadradinha que compramos já usada, 1.6 AP, rodamos média de 350.000 a 400.000 com a manutenção na risca, olha que a bixinha sofria, só andava carregada, e só foi trocado o cabeçote uma vez, o motor era tão bom que não mandamos recuperar o cabeçote usado, colocamos outro original (R$ 600,00) Valeu cada centavo, pois a Saveiro merecia...

Só para ter idéia as engrenagens do painel de estragaram 2x nesse periodo de uso dela.

Isso sim é motor...

Viva o VW.... Rir para não chorar. rsrsrsr

Sérgio Barros curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar Agora
Entre para seguir isso  
Seguidores 0