Jose Antonio

Dúvidas sobre o Kit Xenon

3 posts neste tópico

O conteúdo abaixo é de carater apenas informativo. Não estou fazendo apologia e nem incentivo do uso do Xenon. A intenção desse post é a de esclarecer possiveis duvidas que algumas pessoas tem.

 

Lembrem-se que o uso de Xenon está proibido por lei.

 

Se você resolver usar o Kit xenon, saiba que está infringindo uma lei e que o site g5clube.com.br se exime de toda e qualquer responsabilidade civil, penal ou criminal pelo seu ato.

 

Vamos lá???

 

- O que é um Kit Xenon (HID)?
É um sistema de iluminação automotiva feita a base de reatores e lâmpadas de gás Xenon. As iniciais HID é uma abreviação de “High Intensity Discharge”, ou seja, Lâmpadas de Descarga de Alta Intensidade. O sistema consiste no aprisionamento do gás Xenon dentro de uma lâmpada especial, que através de impulsos elétricos vindos de um reator específico, faz com que o gás se inflame e gere luz de alta intensidade.

 

- Qual a diferença do kit xenon para as lâmpadas halógenas comuns ?
O kit xenon ilumina 3x mais que uma lâmpada halógena, isso considerando a potência padrão de cada um deles, sendo de 55w para a lâmpada halógena e 35w para o kit xenon.

 

- Qual a vantagem de se instalar um kit xenon nos faróis ?
Primeiramente a SEGURANÇA. O kit xenon possue uma iluminação predominantemente branca, clara e intensa, permitindo uma condução mais segura.

 

- O que é temperatura de cor (ex: 4300k, 6000k, 8000k, etc…) ?
Toda lâmpada, seja ela halógena ou xenon, emite luz de várias tonalidades de cor, as quais são medidas através da escala Kelvin ou K. O tom mais claro, semelhante a luz do dia, gira em torno de 4300k.

3500K – iluminação amarela dourada, excelente para iluminação em neblina e serragem (Serração)
4300K – iluminação branca levemente amarelada (padrão de fábrica, similar a luz do dia)
6000K – iluminação branca
8000K – iluminação azulada
10000K – iluminação mais azulada que o 8000K
12000K – iluminação branca levemente roxeada
Xenon Color – há kit de cores específicas como: azul, amarelo, verde, rosa, etc… que não são permitidos para utilização em vias públicas

 

- Qual a cor de kit xenon que mais ilumina ? Quanto maior a escala K mais forte a lâmpada ?
A numeração na escala Kelvin apenas indica a temperatura de cor, a tonalidade da iluminação, não indico qual kit xenon é mais forte ou mais fraco. Lembrando que as cores que mais iluminam são as de 4300K a 6000K, por possuirem uma iluminação branca mais pura. Quanto mais clara a iluminação, mais lumens e maior visibilidade o kit xenon lhe proporcionará. Por ex: um kit xenon 8000K (2550 lumens) iluminará menos que um de 6000K (2800 lumens). A diferença não é tão visível a olho nú, porém,  em qualquer tonalidade o kit xenon iluminará cerca de 3x mais que uma lâmpada halógena comum.

 

- Qual a quantidade de Lumens dos kits xenon  ?
4300K – 3200 lumens
6000K – 2800 lumens
8000K – 2550 lumens
10000K – 2200 lumens
12000K/25000K – 2100 lumens
Pure Blue – 2100 lumens
Pink – 2100 lumens
Grenn – 2100 lumens
Yellow / Gold – 2100 lumens

 

- O kit xenon consome menos bateria ?
O kit xenon consome cerca de 35w, enquanto as lâmpadas halógenas consomem de 55w a 100w de potência. O kit xenon oferece uma iluminação mais forte, consumindo até 3 vezes menos !! Mesmo assim o kit xenon chega a iluminar até 3x mais.

 

- Qual a durabilidade do kit xenon em relação às lâmpadas halógenas comuns ?
Uma lâmpada halógena comum dura cerca de 300 horas de vida útil. Já as lâmpadas Xenon duram cerca de 3000 horas, ou seja, 10 vezes mais.

 

- Os kits xenon não danificam os faróis ?
Não. O kit xenon emite a chamada “luz fria”, ou seja, por trabalhar com consumo de apenas 35w e emitir luzes que variam do branco ao azul (e roxo), sua luminosidade é de baixa temperatura, o que não danifica os defletores e lentes dos faróis, mesmo os de acrílico (policarbonato).

 

– Meu carro é novo. Perco a garantia do fabricante se eu instalar o kit xenon ?
Normalmente não se perde a garantia não, porém indico que você contate a concessionária onde adquiriu seu veículo, averiguando a política do fabricante.

 

- Como é a instalação do kit xenon ?
A instalação é plug and play, através de conectores que possuem encaixes específicos, que só permitem o encaixe correto entre os plugs do sistema. Apesar da facilidade e do kit vir com manual explicando a instalação, é sempre bom contar com a ajuda de um instalador capacitado, seja um auto-elétrico ou lojas de acessórios.

 

- Quais os modelos disponíveis de kits xenon ?
- Kit Xenon – lâmpada de um estágio, funciona apenas como um dos faróis (alto, baixo ou milha)
- Kit Bi-Xenon Moving – lâmpada de 2 estágios, funciona como farol alto e baixo.

 

- Para cada veículo tem um modelo de lâmpada correto ? Qual a diferença entre os modelos disponíveis ?
Sim. Há veículos que utilizam lâmpadas de 2 filamentos internos, sendo farol alto e baixo na mesma lâmpada. Outros utilizam de um filamento, utilizando uma lâmpada para farol alto e outra para baixo, separadamente. Há ainda vários modelos de encaixe e formatos. Averigue qual o modelo utilizado pelo seu carro no manual do proprietário.

 

– Lâmpadas para farol alto e baixo separadamente. Qual utilizar ?
Em casos de lâmpadas de faróis alto e baixo independentes, caso você queira instalar apenas 1 kit xenon, recomendo que o adquira para o farol baixo, pois geralmente ele fica acesso pelo menos 90% do tempo de utilização. Caso prefira, pode adquirir 1 kit adicional para os faróis altos e/ou ainda para os auxiliares (ou faróis de milha). Basta conferir o modelo utilizado pelo seu carro no manual do proprietário.

 

– O que contem o kit xenon ?
O kit é composto de 2 lâmpadas xenon, 2 reatores, um chicote de ligação, 1 relê de proteção, 1 fusível e manual de instalação. Os reatores são blindados (a prova dágua).

 

– E se meu carro utiliza lâmpadas de 2 filamentos (farol alto e baixo na MESMA lâmpada) ?
Nos casos de lâmpadas de 2 filamentos (farol alto e baixo na MESMA lâmpada), você utilizará o kit Bi-Xenon. O kit Bi-Xenon moving acende como farol alto e baixo, assim como sua lâmpada original.

 

– Se eu trocar meu veículo, posso retirar o kit xenon e instalá-lo no novo veículo ?
Claro que sim! O sistema de instalação é do tipo “plug-and-play”, ou seja, as lâmpadas, reatores e os chicotes de instalação podem ser facilmente instalados e desinstalados. Você pode reinstalar em outro veículo com as mesmas especificações de lâmpada. Caso o novo veículo utilize modelo de lâmpada diferente do anterior, você deverá adquirir novas lâmpadas, compatíveis as utilizadas originalmente no novo modelo.

- O que é canceler ?
É um aparelho que evita que o computador de bordo acuse que a lâmpada está queimada quando troca-se a lâmpada halógena origianl pelo kit xenon em alguns carros. Ex: Audi, Mercedes, BMW, VW Golf, linha Fiat 2008 em diante, etc…

 

É isso ai pessoal, espero que esclareça algumas duvidas

 

Creditos: GP Thunder

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Boa noite, estou interessado  em instalar de 6000k nos faróis de milha, quais as melhores marca vc recomenda?

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Embora impere no mercado os reatores slims ( mais conhecidos por xenon para motos) devido ao seu tamanho compacto. Se você for instalar procure pelos reatores "Normais".

 

O maior problema encontrado no xenon slim hoje, é igual a todos os produtos eletronicos com tamanho reduzido e em local fechado encontram... aquecimento...

Por ele ser pequeno, os componenter eletronicos dele são mais juntos e apertados... com isso, ele aquece com o tempo...

Se voce pega uma estrada a noite e deixa ele ligado umas 5hrs por exemplo... ele vai aquecer e desligar para que não queime (sistema cliping)... com isso, no meio do caminho voce corre o risco de ir no escuro parte do trajeto...

O reator maior, algo que não vejo problema em ter, sendo que embaixo do capô tem espaço para por ums 200...

Ele tem menos problema nessa questão de super-aquecimento por ser maior e ter maior espaço interno para que o calor seja dissipado...

Na minha opnião, se voce não vai por em uma moto pequena (pois as grandes tem espaço tambem), não tem porque optar pelo reator SLIM...
 

Quanto a marca deles, nao vejo tanta diferença. Exceto pelo tamanho explicado acima.

 

Ja ouvi relato de pessoas que usando o reator SLIM, ele teve problema de um reator ligar e outro não. Aí ele desligou e ligou e o problema desapareceu. E isso nao é sempre que ocorre.

 

Trechos da resposta acima retirado do site ML

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