contador

Latin NCap divulga testes de segurança com carros latinos

7 posts neste tópico

Latin NCap divulga testes de segurança com carros latinos Quarta etapa do programa da organização independente foca no México.
Agile e Clio Mio, vendido na Argentina, levam zero em proteção de adultos.
 

Do G1, em São Paulo

 
4 comentários
 

O Latin NCap, braço para a América Latina da organização europeia que promove testes independentes de segurança com carros ao redor do mundo, divulgou nesta quarta-feira (24), no México, os resultados da fase 4 de testes de colisão.

Desta vez, a entidade priorizou carros fabricados e vendidos no México. No entanto, entrou o Chevrolet Agile, vendido no Brasil. Foram avaliados, ao todo, 6 modelos, 4 sem airbags.

O Agile (veja o teste no vídeo acima), fabricado na Argentina, é vendido no Brasil com airbag duplo de série - que será obrigatório por lei no país para todos os carros novos, a partir do ano que vem. A unidade avaliada pelo NCap não tinha airbags, e ficou sem estrelas na categoria proteção para adultos. Levou duas na de crianças. O número máximo é de cinco estrelas.

A entidade destacou não só a ausência de airbags, como a deformação do carro em uma colisão, como fatores que colocam em risco os passageiros por lesões na região da cabeça, pescoço e ombros, o que é considerado grave. O Agile é feito na Argentina, mas seu projeto foi totalmente desenvolvido no Brasil.

 

Clio argentino
O Renault Clio Mio, fabricado e vendido na Argentina, também recebeu nota zero pelo mesmo motivo. Essa versão não é vendida no Brasil, que produz o Clio em São José dos Pinhais (PR). A unidade avaliada também foi testada sem airbags e obteve um resultado ainda pior do que o do Agile: zero estrela para proteção de adultos e apenas uma estrela para a segurança de criança.

Ambos os modelos apresentaram baixa compatibilidade para fixação de cadeirinhas especiais para o transporte de crianças.

Outros carros testados
Também foi testado um Nissan Sentra testado, que recebeu nota zero tanto para o trasporte de adulto quanto para o de criança, mas trata-se de uma versão antiga, que não é vendida no Brasil. Além dele, foram avaliados modelos Suzuki e Seat que também não são comercializados no país (veja os demais crash tests abaixo).

As avaliações do Latin NCap são realizados na Europa com o uso de bonecos (dummies) e barreiras. As colisões frontais são as chamadas parciais, que simulam a batida em que apenas parte da frente do carro é envolvida, o que é comum em acidentes entre veículos que trafegam em mãos opostas ou quando um carro atinge uma árvore ou poste, por exemplo. Os carros usados nos testes são comprados em concessionárias. "Representamos o consumidor", diz Alejandro Furas, diretor técnico do Latin NCap.

 

Suzuki Celerio 2 Airbags

 

 

 

 

 

 

Suzuki Alto K10

 

 

 

 

 

 

Seat Leon 6 Airbags

 

 

 

 

 

 

Nissan Tsuru / Sentra

 

 

 

 

 

seat-leon.jpgSeat Leon foi o primeiro a ganhar '5 estrelas'
da Latin NCap (Foto: Priscila Dal Poggetto/G1)

Primeiro carro 5 estrelas
Neste novo teste, o Latin NCap concedeu, pela primeira vez, uma qualificação cinco estrelas quanto à segurança do adulto. Trata-se do novo Seat Leon, modelo não comercializado no Brasil. "Os resultados evidenciam que os fabricantes podem proporcionar, na região, pequenos carros com estruturas estáveis, bem como com boa proteção para seus ocupantes", afirma a entidade.

De acordo com a Latin NCap, o Leon é realmente um modelo global que oferece uma proteção praticamente idêntica à sua versão europeia. Ainda segundo a entidade, o modelo da Seat conta com uma sólida estrutura, caso venha a ocorrer uma batida, proporcionando tanto os cintos de segurança quanto os airbags boa proteção aos passageiros contra colisões frontais e laterais. O

Novo Leon possui seis airbags, ABS e lembretes para cintos de segurança (SBR) na sua versão padrão. Todos os elementos mostraram bom desempenho na avaliação. Os airbags para os joelhos, padrão na Europa, e os airbags laterais traseiros, são de compra opcional. Este modelo ganhou a qualificação de quatro estrelas para a segurança de crianças, tendo o sistema ISOFIX nas ancoragens e nos SRI (ambos cumpriram com as regulamentações de tecnicidade da ONU) um papel decisivo.

Alto número de mortes
O Latin Ncap abriu a conferência no México chamando a atenção para o alto número de acidentes de trânsito na região, afirmando que, na maioria dos países, acidentes matam mais jovens e adultos do que o vírus HIV. Porém, diz o NCap, os  resultados que serão divulgados nesta quarta são evidência do progresso atingido.

A organização começou a testar modelos vendidos na região em 2010 e, até então, foram 28 carros. Reveja as avaliações das etapas anteriores abaixo.

Testes divulgados em março de 2013

 
2472278.jpg

Hyundai HB20
(teste válido especificamente para o mercado brasileiro)
Estrelas: 3 para proteção de adultos e 1 para a de crianças

 

 

 
2472266.jpg

Ford EcoSport
Estrelas: 4 para proteção de adultos e 3 para a de crianças

 

 

 

Os dois carros foram os últimos testados por não estarem disponíveis no mercado quando aconteceu o crash test anterior, em novembro.

Testes divulgados em novembro de 2012

 
2239667.jpg

Toyota Etios hatch
(teste válido especificamente para o mercado brasileiro)
Estrelas: 4 para proteção de adultos e 2 para a de crianças

 

 

 
2239628.jpg

JAC J3
(teste válido especificamente para o mercado brasileiro)
Estrelas: 1 para proteção de adultos e 2 para a de crianças

 

 

 
2239680.jpg

Ford New Fiesta hatch
Estrelas: 4 para proteção de adultos e 4 para a de crianças

 

 

 

 
2239658.jpg

Renault Sandero
Estrelas: 1 para proteção de adultos e 2 para a de crianças

 

 

 

 
2239698.jpg

Renault Fluence
Estrelas: 4 para proteção de adultos e 2 para a de crianças

 

 

 

 
2239673.jpg

Honda City
Estrelas: 4 para proteção de adultos e 4 para a de crianças

 

 

 

 
2239706.jpg

Volkswagen Polo hatch
(teste válido especificamente para o mercado brasileiro)
Estrelas: 4 para proteção de adultos e 3 para a de crianças

 

 

 
2239726.jpg

Volkswagen Bora
(não é vendido no Brasil)
Estrelas: 3 para proteção de adultos e 3 para a de crianças

 

 

 

Testes divulgados em 2010 e 2011

chevrolet-celta-teste.jpg

CHEVROLET CELTA
Ano do teste: 2011
Estrelas: 1
É vendido atualmente? Sim


assista ao vídeo

classic-teste.jpg

CHEVROLET CLASSIC
Ano do teste: 2011
Estrelas: 1
É vendido atualmente? Sim


assista ao vídeo

cruze-teste.jpg

CHEVROLET CRUZE LT (teste voluntário)
Ano do teste: 2011
Estrelas: 4
É vendido atualmente? Sim, mas o carro testado era importado da Coreia do Sul, e não o fabricado no Brasil


assista ao vídeo

meriva-teste.jpg

CHEVROLET MERIVA GL PLUS
(com airbags)
Ano do teste: 2010
Estrelas: 3
É vendido atualmente? Não; foi aposentado pelo Spin



assista ao vídeo

palio-teste.jpg

FIAT PALIO ELX 1.4
Ano do teste: 2010
Estrelas: 1 (sem airbags);
3 (com airbags)
É vendido atualmente? Não, o carro testado foi a geração anterior



assista ao vídeo

uno-teste.jpg

FIAT UNO EVO
Ano do teste: 2011
Estrelas: 1
É vendido atualmente? Sim


assista ao vídeo

focus-teste.jpg

FORD FOCUS HATCH
(teste voluntário)
Ano do teste: 2011
Estrelas: 4
É vendido atualmente? Sim


assista ao vídeo

ford-ka-teste.jpg

FORD KA
Ano do teste: 2011
Estrelas: 1
É vendido atualmente? Sim


assista ao vídeo

nissa-march-teste.jpg

NISSAN MARCH
Ano do teste: 2011
Estrelas: 2
É vendido atualmente? Sim


assista ao vídeo

tiida-teste.jpg

NISSAN TIIDA HATCH
(teste voluntário)
Ano do teste: 2011
Estrelas: 3 (com 1 airbag);
4 (com 2 airbags)
É vendido atualmente? Sim


assista ao vídeo

peugeot-207-teste.jpg

PEUGEOT 207 COMPACT 1.4
Ano do teste: 2010
Estrelas: 1 (sem airbags);
2 (com airbags)
É vendido atualmente? Sim


assista ai vídeo

corolla-teste.jpg

TOYOTA COROLLA XEi
Ano do teste: 2010
Estrelas: 4
É vendido atualmente? Sim, mas passou por reestilização

 

assista ao vídeo

gol-teste.jpg

VOLKSWAGEN GOL TREND 1.6
Ano do teste: 2010
Estrelas: 1 (sem airbags);
3 (com airbags)
É vendido atualmente? Sim, mas passou por reestilização


assista ao vídeo

 

* as estrelas correspondem ao quesito "segurança para adultos dentro do carro"

Fonte: LatinNCap e ProTeste

 

 

 

Fonte: http://g1.globo.com/carros/noticia/2013/07/latin-ncap-divulga-testes-de-seguranca-com-carros-brasileiros.html

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E o carro da VW com melhor avaliação, já está saindo de linha....acorda VW!

 

Em compensação, os New Ford estão bem na fita! 

 

Abre o olho pessoal...

Editado por biguia
HildegardoPS curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E o carro da VW com melhor avaliação, já está saindo de linha....acorda VW!

 

Em compensação, os New Ford estão bem na fita! 

 

Abre o olho pessoal...

 

Eu to assim ó !!!

 

Olho-aberto.jpg

Editado por Hildegardo
biguia curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar Agora