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Novo GOLF final de Setembro

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http://motordream.bol.uol.com.br/noticias/ver/2013/09/13/teste-volkswagen-golf-vii-fora-do-tempo

 

 

Teste: Volkswagen Golf VII - Fora do tempo
12/09/2013 14:00  - Fotos: Michael Figueredo/Carta Z Notícias
 

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Volkswagen pula duas gerações com o Golf VII para ganhar força no segmento de hatches médios

por Michael Figueredo
Auto Press


A Volkswagen não tem dúvidas em afirmar que o Golf é o seu carro mais importante. Os números falam por si. São mais de 30 milhões de unidades vendidas em todo o mundo desde 1974. No Brasil, porém, o hatch andava de lado. Estava na quarta geração desde 1998 e, ao longo desses 15 anos, passou batido por duas evoluções do modelo no resto do mundo. Com isso, perdeu espaço e prestígio, enquanto rivais se fortaleciam no mercado. Ao lançar a sétima geração na Europa, em 2012, a fabricante decidiu mudar isso. Um ano após surgir nos principais mercados, Golf VII chega ao Brasil em duas versões – Highline e GTI –, que começam a ser vendidas no final de setembro. Com preço incial de R$ 67.990 – competitivo, mas não convidativo –, o modelo chega da Alemanha com um bom nível de equipamentos e motorização. A ideia é recuperar o tempo perdido e incomodar os rivais.

Com isso, a briga no segmento promete engrossar. A Volkswagen diz que quer a liderança entre os hatches médios já no ano que vem. Embora não crave um número, o volume médiomínimo seria em torno de 2 mil unidades – o líder atual, o Ford Focus, tem vendido na média 1.900 unidades por mês e o Chevrolet Cruze Sport6, 1800. O Golf conta com boas armas. A primeira é o interessante motor da versão Highline: 1.4 turbo – o mesmo do Audi A1. No hatch médio, ele entrega 140 cv entre 4.500 e 6 mil rpm. O torque de 25,5 kgfm é disponível desde 1.500 giros. Além da transmissão manual de seis marchas, pode receber a automatizada de dupla embreagem de sete velocidades – configuração que deve liderar as vendas, segundo a marca. Já a versão GTI ostenta números mais expressivos. O motor 2.0 TSI turbo entrega 220 cv de potência e 35,6 kgfm de torque. A transmissão é sempre de dupla embreagem, mas apenas com seis marchas. O conjunto permite que o Golf GTI acelere de zero a 100 km/h em 6,5 segundos e chega aos 240 km/h.

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Construído sobre a plataforma MQB – a mesma que sustenta o Audi A3 –, o Golf VII está 100 kg mais leve que o da sexta geração. Em comparação ao Golf IV, feito no Brasil, tem 52 kg a menos. Além da nova estrutura, a nova arquitetura eletrônica permite a instalação de uma vasta lista de equipamentos. Tanto o Highline quanto o GTI têm sete airbags, ar-condicionado de duas zonas, freios ABS com EBD, controles de estabilidade e tração, bloqueio eletrônico de diferencial, sistema de informação e entretenimento com tela sensível ao toque de 5,8 polegadas, sem contar os ítens mais comuns, como trio elétrico. O hatch médio conta ainda com opcionais que antes eram oferecidos apenas em modelos superiores da marca. Caso do sistema que auxilia no estacionamento do carro em vagas longitudinais e perpendiculares, disponível anteriormente apenas no CC e no Tiguan. A versão GTI conta ainda com sistema de direção progressiva, que muda a relação entre as voltas no volante e o esterçamento nas rodas, dependendo da velocidade – em estrada ou numa manobra de estacionamento, por exemplo.

O estilo do Golf segue linhas tradicionais e preserva alguns pormenores desde a primeira geração – caso da coluna traseira em formato de taco de golfe. No mais, a atual identidade da Volkswagen é ressaltada pelo conjunto ótico e a grade frontal, que destaca a logomarca da fabricante. Vincos que partem em diagonal de cada uma das extremidades do para-brisa e acabam no lado interno dos faróis dão um aspecto dinâmico. Com o eixo dianteiro deslocado mais para a frente, o capô parece mais longo e cria sensação de esportividade. As caixas de rodas pronunciadas dão robustez à silhueta do carro. No perfil “clean” do Golf, destaca-se a linha que percorre toda a lateral do carro e, graças à introdução de leds nas lanternas e nos faróis, parece envolver o hatch. No GTI, essa característica é ressaltada pelo friso vermelho na grade frontal – no estilo colmeia. O modelo também tem para-choque diferente e detalhes em volta dos faróis de neblina que mostram qual é a versão mais “nervosa” da família. A assinatura GTI está presente em toda parte.


A oferta do Golf tem dois valores-base. O Highline parte de R$ 67.990 na configuração chamada de Standard e o GTI inicia em R$ 94.900. Mas há ainda alguns pacotes de opcionais que podem elevar o preço do Golf 1.4 aos R$ 92.990. Para contar com a transmissão automatizada DSG são mais R$ 7 mil. Já o GTI, com todos os pacotes de opcionais, alcança os R$ 125.990. A sétima geração do Golf chega às concessionárias brasileiras no último final de semana de setembro. 

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Primeiras impressões

Contraste radical

Berlim/Alemanha – O enorme intervalo entre as gerações do Golf brasileiro e do europeu promove um choque. Por mais que nenhuma alteração extrema tenha sido feita no design do modelo, a predominante elegância do mais moderno chama a atenção. O estilo transmite a sensação de precisão. Diante do GTI, no entanto, por menores que sejam, os detalhes evidenciam a diferença.

O interior do novo Golf GTI é muito bem cuidado. Alguns detalhes da versão, como as costuras contrastantes em vermelho – no volante, bancos e alavanca do câmbio –, são agradáveis de se ver. Os primeiros quilômetros, no centro da civilizada capital alemã, serviram para observação de equipamentos como o start-stop, que desliga o motor a cada parada, e a direção progressiva – que, de fato, é mais prática para fazer curvas e manobras.

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A caminho de um campo de testes, nos arredores de Berlim, a rota pôs o Golf GTI em uma autobahn – rodovias que têm alguns trechos sem limite de velocidade. Era tudo o que faltava para o 2.0 turbo entrar em ação. O ponteiro do velocímetro sobe com extrema rapidez e, com baixíssimo nível de ruído, o hatch ultrapassa os 200 km/h – algo fora da realidade brasileira tanto por questões legais quanto pela qualidade das estradas locais. Com o modo sequencial selecionado, as trocas são feitas por aletas atrás do volante e fica ainda mais divertido acelerar o GTI. Em alta velocidade fica nítida a intervenção da assistência elétrica, que mantém a direção sempre rígida.

O Golf tem bons atributos também na versão Highline. Ainda que o desempenho não seja tão vigoroso, o conjunto formado pelo 1.4 TSI e a transmissão DSG ainda é acima da média. Em pequenas cidades na região metropolitana de Berlim, com pavimentação em paralelepípedo, foi o mais próximo da realidade brasileira. Nesse caso, a suspensão, embora não seja muito barulhenta, carece de suavidade. Foi possível ainda avaliar a versão de entrada, com câmbio manual, que tem o mesmo desempenho, mas merece destaque pela precisão dos engates.

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Ficha técnica

Volkswagen Golf Highline

Motor: A gasolina, dianteiro, transversal, 1.395 cm³, quatro cilindros em linha, com quatro válvulas por cilindro. Com injeção direta de combustível, turbocompressor e comando variável de válvulas. Acelerador eletrônico.
Transmissão: Manual de seis marchas à frente e uma a ré ou câmbio automatizado de dupla embreagem com sete marchas à frente e uma a ré. Tração dianteira. Oferece controle eletrônico de tração.
Aceleração de zero a 100 km/h: 8,4 segundos.
Velocidade máxima: 212 km/h.
Potência máxima: 140 cv com gasolina entre 4.500 e 6 mil rpm.
Torque máximo: 25,6 kgfm entre 1.500 e 3.500 rpm.
Diâmetro e curso: 74,5 mm x 80 mm. Taxa de compressão: 10,5:1.
Suspensão: Dianteira independente do tipo McPherson, com triângulos inferiores, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora. Traseira independente do tipo Multilink, com molas helicoidais, amortecedores telescópicos hidráulicos e barra estabilizadora. Oferece controle eletrônico de estabilidade.
Carroceria: Hatch em monobloco com quatro portas e cinco lugares. Com 4,25 metros de comprimento, 1,79 m de largura, 1,46 m de altura e 2,63 m de distância entre-eixos. Oferece airbags frontais, laterais e de cortina de série.
Freios: Discos ventilados na frente e sólidos atrás. 
Pneus: 205/55 R16.
Peso: 1.218 kg em ordem de marcha.
Capacidade do porta-malas: 313 litros.
Tanque de combustível: 50 litros.
Produção: Wolfsburg, Alemanha.
Lançamento mundial: 2012.
Itens de série:
Standard: Ar-condicionado dual zone, vidros e travas elétricas, direção com assistência elétrica, travamento das portas por controle remoto, airbags frontais, laterais e de cortina, freios ABS com EBS, controle de tração, controle de estabilidade, sistema de som com tela sensível ao toque de 5,8 polegadas e rádio/CD com Bluetooth, rodas de liga leve de 16 polegadas. Preço: R$ 67.990.
Elegance: adiciona seletor de modos de condução, sistema keyless, GPS e rodas de liga leve de 17 polegadas. Preço: R$ 72.990
Exclusive: adiciona faróis de xenônio, bancos de couro e aquecidos. Preço: R$ 82.990.
Premium: adiciona banco do motorista com ajustes elétricos e detector de fadiga. Preço:92.990

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Volkswagen Golf GTI

Motor: A gasolina, dianteiro, transversal, 1.984 cm³, quatro cilindros em linha, com quatro válvulas por cilindro. Com injeção direta de combustível, turbocompressor e comando variável de válvulas. Acelerador eletrônico.
Transmissão: Câmbio automatizado de dupla embreagem com seis marchas à frente e uma a ré. Tração dianteira. Oferece controle eletrônico de tração.
Aceleração de zero a 100 km/h: 6,5 segundos.
Velocidade máxima: 212 km/h.
Potência máxima: 220 cv com gasolina entre 4.500 e 6 mil rpm.
Torque máximo: 25,6 kgfm entre 1.500 e 3.500 rpm.
Diâmetro e curso: 82,5 mm x 92,8 mm. Taxa de compressão: 9,6:1.
Suspensão: Dianteira independente do tipo McPherson, com triângulos inferiores, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora. Traseira independente do tipo Multilink, com molas helicoidais, amortecedores telescópicos hidráulicos e barra estabilizadora. Oferece controle eletrônico de estabilidade.
Carroceria: Hatch em monobloco com quatro portas e cinco lugares. Com 4,26 metros de comprimento, 1,79 m de largura, 1,46 m de altura e 2,63 m de distância entre-eixos. Oferece airbags frontais, laterais e de cortina de série.
Freios: Discos ventilados na frente e sólidos atrás. 
Pneus: 225/45 R17
Peso: 1.317 kg em ordem de marcha.
Capacidade do porta-malas: 338 litros.
Tanque de combustível: 50 litros.
Produção: Wolfsburg, Alemanha.
Lançamento mundial: 2012.
Itens de série: Ar-condicionado dual zone, vidros e travas elétricas, direção com assistência elétrica, travamento das portas por controle remoto, airbags frontais, laterais e de cortina, freios ABS com EBS, controle de tração, controle de estabilidade, sistema de som com tela sensível ao toque de 5,8 polegadas e rádio/CD/com  com Bluetooth, rodas de liga leve de 17 polegadas. Preço: R$ 95.990.
Opcionais: seletor de modos de condução, sistema keyless, GPS, faróis de xenônio, bancos de couro e aquecidos, banco do motorista com ajustes elétricos e detector de fadiga.Preço completo: 125.990.

Veja mais: Golf R desembarca em Frankfurt com seus 300 cv

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