Entre para seguir isso  
Seguidores 0
Samuel Pinto

Indicador de cinto de segurança - Painel

6 posts neste tópico

Amigos,

 

notei que sempre que ligo o carro aparece um indicador no painel com o símbolo de um cinto de segurança em laranja, porém depois que dou a partida, o indicador some, mesmo eu ainda não estando com o cinto colocado.

alguém sabe me dizer se isso é normal, ou ele deveria permanecer aceso até eu colocar o cinto?

será que é só um "lembrete" para eu colocar o cinto?

 

Vlw

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo,

Este indicador não é lembrete sobre a colocação dos cintos.

 

E sim um indicador de segurança sobre o funcionamento dos pré-tensionadores dos cintos de segurança, essa luz indicadora apenas deve acender como observado, ao ligar o painel do carro (todas as luzes se acendem pois ao ligar a chave no painel, entra em funcionamento o sistema de testes de luzes do painel) e logo após a partida as luzes de apagam.

 

Com o carro em funcionamento essa luz somente acenderá para indicar algum problema no sistema de pré-tensionadores dos cintos, inclusive em caso de acidentes com acionamento dos cintos de segurança o sistema de pré-tencionamento dos cintos de segurança deve ser imediatamente substituído por medida de segurança.

 

Abaixo esclarecimentos sobre como funciona o sistema pré-tensionador dos cintos de segurança:

 

Se seu carro for igual ao meu e tiver Air-Bag, o sistema de Air-Bag funciona em conjunto com o sistema de pré-tensionamento dos cintos de segurança.

 

treinamento-1-maio-09.jpg

Cintos de segurança com pré-tensionador tem como objetivo aumentar a eficiência do cinto de segurança, com a diminuição da folga entre o usuário e o cinto no momento da colisão. Desta maneira ajuda a mover o passageiro para uma posição favorável no assento e garantir a integridade corporal.

treinamento-7-maio-09_400_329.jpg

A idéia de um pré-tensionador é enrolar toda sobra de tecido do cinto no caso de uma batida. Enquanto o mecanismo convencional de trava em um retrator impede que o cinto se estenda além do necessário, o pré-tensionador contrai no próprio cinto. Esta força ajuda a mover o passageiro para uma boa posição no assento.

Ele é ativado, quando necessário, pela desaceleração provocada pelo impacto de uma colisão de certa gravidade. O pré-tensionador desloca o cinto em direção aos ocupantes antes mesmo que eles se desloquem para a frente, aumentando, assim, a eficiência de todo o sistema.

Existem diversos modelos de pré-tensionadores, sendo que alguns impulsionam todo o mecanismo de retração para trás e outros fazem a própria bobina girar. Em geral, os pré-tensionadores estão ligados ao mesmo módulo de controle central, que ativa os air bags dos veículos. Os pré-tensionadores podem ser construídos em torno de motores elétricos e solenóides, mas os modelos mais populares usam a pirotecnia para recolher o cinto.

seatbelt-spark.gif

O elemento principal nesse pré-tensionador é um cilindro de gás combustível. Dentro do cilindro, há outro menor, com um detonador de material explosivo. Este cilindro menor é equipado com dois eletrodos, presos por cabos ao processador central. Ao ocorrer a colisão, imediatamente o módulo emite uma corrente elétrica pelos eletrodos. As fagulhas dos eletrodos acionam o detonador, que entra em combustão para inflamar o gás dentro do cilindro. O gás em combustão gera muita pressão externa. A pressão empurra o pistão do cilindro, forçando-o para cima a grande velocidade.

Uma engrenagem de resposta é ligada a um dos lados do pistão. Quando o pistão dispara, a cremalheira junta uma embreagem conectada ao sistema de retração da bobina. A cremalheira rotaciona a bobina fortemente, enrolando qualquer sobra de tecido do cinto de segurança.

Como a velocidade de saída da bolsa supera os 300km/h, a presença de cintos bem afivelados e livres de folgas é regra.

treinamento-4-maio-09.jpg

Descrição do que acontece durante uma colisão

Impacto + 15 milésimos de segundos
• Um forte afrouxamento do cinto é registrado.
• Ignição do dispositivo pirotécnico (o módulo do air bag reconheceu a desaceleração acima do valor tolerável em frenagens).
• O condutor está ainda sentado em posição normal sobre o seu acento.

Impacto + 20 milésimos de segundos
• A bolsa insuflável inicia a saída ao mesmo tempo em que o condutor desloca-se para frente.
• Início da deformação da carroceria.

Impacto + 40 milésimos de segundos
• A bolsa está completamente insuflada com nitrogênio a alta temperatura.
• O cinto de segurança está posicionado firmemente contra o condutor, sem sobras.
• A energia do choque foi parcialmente absorvida.

Impacto + 80 milésimos de segundos
• O veículo está imobilizado.
• A carroceria está deformada.
• O condutor mergulha para frente, cabeça e peito vêm de encontro à bolsa insuflada.
• Uma abertura calibrada existente na bolsa permite a evacuação rápida dos gases. para o lado do pára-brisa e o consequente amortecimento do ocupante.

Impacto + 120 milésimos de segundos
• O condutor retorna para trás sobre o seu lugar.
• A bolsa insuflável está praticamente vazia.
• A visibilidade do condutor está de novo assegurada.
• A bolsa insuflável não é um obstáculo à evacuação do veículo.

Em caso de qualquer colisão, os pré-tensionadores dos cintos devem ser verificados, pois são feitos para serem utilizados uma vez apenas, devendo ser substituídos após o uso.

Dizem que todos os veículos com airbag tem o cintos de segurança com pré-tensionador, mas não sei a realidade disso.

Em alguns carros existe um indicativo no painel de instrumentos que informa sobre o funcionamento do pré-tensionador, assim como do airbag.

Fonte: http://oficinabrasil.com.br/index.p...va-requer-conhecimento-e-cuidados-especificos

 

Espero ter ajudado ...

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ué o meu num tem essa luzinha ai, será que só os carros com airbag vem com ela? Pelo menos num lembro de ter visto no painel o.O

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ué o meu num tem essa luzinha ai, será que só os carros com airbag vem com ela? Pelo menos num lembro de ter visto no painel o.O

 

Tato,

 

Sei que o sistema dos Carros com Air Bag é conjugado ao sistema de pré-tensionadores dos cintos, pois como postado no esquema acima, para o Air Bag poder funcionar corretamente ele precisa do sistema de pré-tensionamento dos cintos para ele dar mais segurança ao ser acionado, do contrário no momento do acidente o corpo seria projetado para frente já que o cinto teria uma folga considerável e no momento que Air Bag for acionado ele iria "explodir" bem na cara do ocupante do veiculo e ao invés de salvar a vida, poderia contribuir em terminar com ela .... KKKK

 

Antes de comprar o meu Gol, aluguei 3 gols, 1.0 completos 2010/2011, mas eles não tinham Air Bags e realmente não lembro de eles terem essa luz indicadora do sistema de pré-tensionadores dos cintos de segurança não ...

 

Parece que isso reformar a ideia de somente os carros com Air Bag terem esse sistema e essa luz indicadora ...

 

Abraços maninho ...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Menos mal, valeu a explicação maninho...... KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar Agora
Entre para seguir isso  
Seguidores 0